Para muitas pessoas, a apicultura é um passatempo favorito, permitindo obter mel doce e saudável. Mas, às vezes, no processo de criação de abelhas, existem várias doenças que, se tratadas de maneira inadequada, levam a uma diminuição da produtividade dos insetos e podem até causar sua morte. Um dos medicamentos mais comuns para o tratamento e prevenção de doenças apícolas é o Apimax. Este artigo lista os componentes constituintes e as propriedades farmacológicas desse agente, são descritas as indicações para seu uso e métodos de uso, e são apresentadas opções de dosagem e frequência de tratamentos, dependendo da finalidade pretendida.
A composição da droga "Apimax"
Esta ferramenta é muito apreciada pelos apicultores, pois possui uma composição natural. Os ingredientes ativos do Apimax são extratos de plantas medicinais, que foram obtidos naturalmente. Eles desempenham a função de um antibiótico, proporcionando um efeito desinfetante e anti-inflamatório, e também contêm muitas vitaminas e nutrientes.
Você sabe As abelhas são capazes de reconhecer o proprietário de um apiário por características faciais, por isso raramente é exposto a suas picadas.
A composição de Apimax contém extratos dessas plantas:
- rabo de cavalo - é uma ferramenta eficaz para combater os carrapatos;
- alho - promove a desinfecção do ar e ajuda a combater infecções fúngicas;
- pimenta - efetivamente ajuda os insetos a lidar com varroatose e narizmatose;
- absinto - destrói vírus e micróbios nocivos;
- agulhas - proporciona fortalecimento do corpo das abelhas durante o combate à ascoferose e varroatose, e também dá à droga um rico cheiro de coníferas;
- echinacea - efeito benéfico sobre o útero, estimulando um aumento na prole;
- eucalipto - serve para fortalecer a imunidade das pessoas que trabalham na colméia.
Características farmacológicas
O Apimax está disponível na forma de uma solução concentrada com uma estrutura viscosa e um cheiro pronunciado de agulhas. O produto é pintado em marrom escuro ou preto e é caracterizado por um sabor amargo. As plantas medicinais que compõem o produto determinam suas características farmacológicas.
Os princípios básicos da ação do medicamento "Apimax" estão listados abaixo:
- Possui efeito bactericida e antiprotozoário, matando bactérias, vírus e carrapatos nocivos;
- efetivamente elimina doenças fúngicas devido ao seu efeito fungicida;
- promove a restauração da imunidade das abelhas após um longo inverno;
- aumenta a produtividade dos indivíduos que trabalham;
- estimula um aumento no número de insetos na colméia;
- promove a produção aprimorada de geléia real;
- reduz a morte e diarréia em insetos;
- evita a ocorrência de várias doenças.
Indicações de uso
As características farmacológicas listadas do medicamento Apimax tornam possível usá-lo de forma eficaz, não apenas para fortalecer a imunidade das abelhas, mas também para tratar toda uma gama de doenças infecciosas e impedir seu aparecimento.
Você sabe No século XII, o rei Ricardo, o Coração de Leão, durante as batalhas usadas contra os contêineres inimigos com as abelhas como arma.
As indicações para o uso deste medicamento estão listadas abaixo:
Instruções de uso
Se forem observados sinais de doença no apiário, o tratamento com Apimax deve ser iniciado imediatamente para interromper a propagação da infecção. Devido à sua composição natural inofensiva, este medicamento não tem contra-indicações, portanto, não é tóxico para as abelhas.
Porém, para obter a máxima eficácia, ele deve ser utilizado de uma certa maneira; portanto, durante o processamento, é recomendável observar rigorosamente a dosagem indicada para cada um dos métodos de aplicação.
Dosagem
O medicamento "Apimax" pode ser usado de várias maneiras, cada uma das quais com sua própria dosagem. O uso desta dose permite alcançar o melhor resultado no tratamento de uma doença e evitar as consequências negativas de uma overdose.
Importante! No outono, o Apimax é usado para fortalecer a imunidade e aumentar o número de abelhas, e na primavera - para prevenir doenças, aumentar a produtividade das abelhas e do útero e a rápida recuperação de insetos após o inverno.
As taxas de consumo para vários tipos de tratamento apiário estão listadas abaixo:
- para alimentar as abelhas com um líquido doce com a adição de Apimax, é preparada uma solução de 10 l de xarope de açúcar e 100 ml da droga - a quantidade de ingredientes é calculada para que 35 ml do produto caiam em um quadro;
- para preparar o curativo, misture 5 kg de massa Candy com 100 ml de Apimax, gastando 50 g da mistura por quadro;
- Para preparar uma solução para a irrigação de colmeias, é necessário misturar Apimax com água na proporção de 1:10 - a quantidade da mistura de trabalho é calculada com base no fato de que 10 ml de medicamento devem ser gastos em cada quadro.
Métodos de processamento
O Apimax pode ser usado de três maneiras diferentes, cada uma das quais é descrita em detalhes nas instruções. Portanto, um apicultor experiente pode tentar várias opções para usar essa ferramenta e escolher a que for mais eficaz.
Os recursos de cada um dos métodos de processamento estão listados abaixo:
- Cobertura com calda de açúcar com a adição de Apimax. Para fazer isso, prepare uma solução doce de açúcar e água misturada na proporção de 1: 2 e despeje o medicamento de acordo com a dosagem. A mistura resultante é derramada em células ou alimentadores vazios, que são instalados na seção de criação da colméia.
- Molho Kandy com adição de Apimax. A massa pronta para essa alimentação terapêutica pode ser comprada em uma loja especializada, mas, se desejado, o apicultor pode prepará-la independentemente com mel e açúcar em pó, misturando esses ingredientes na proporção de 1: 4. Apimax é adicionado ao doce acabado ou durante a mistura dos componentes constituintes. As bolas são formadas a partir da mistura espessa resultante, aderindo à dosagem indicada e, em seguida, são dispostas nos alimentadores de colméia.
- Uma solução aquosa de Apimax para pulverização. Para prepará-lo, o medicamento é misturado com água fervida quente, observando as proporções especificadas nas instruções e, em seguida, deixe o produto resultante esfriar a uma temperatura de +21 ... + 22 ° C. A solução final é vertida em um pulverizador finamente dividido e irrigada com abelhas.
Frequência de pulverização, dependendo da aplicação
Para alcançar o efeito desejado, é necessário não apenas observar a dosagem recomendada do medicamento, mas também realizar o tratamento no momento certo, escolhendo o intervalo certo entre eles. O número e a frequência das aplicações Apimax dependem do que o apicultor busca.
Importante! A pulverização de abelhas com a solução de trabalho Apimax pode ser realizada a uma temperatura do ar de pelo menos +15°C.
Um diagrama detalhado do uso da droga é apresentado abaixo:
- para evitar a ocorrência de doenças, basta pulverizar uma vez ou alimentar as abelhas com calda ou massa 1 vez;
- para curar a narizose, você precisa usar o curativo líquido 2 vezes com uma frequência de 3 dias ou 1 vez para dar às abelhas uma porção da massa com a adição de Apimax. Você também pode borrifar a estrutura com uma solução medicinal, após 2 tratamentos com uma frequência de 4 dias;
- para o tratamento da ascaridíase e varroatose, as abelhas são alimentadas com líquidos 4 vezes, observando um intervalo de 5 dias entre os procedimentos ou 3 vezes alimentando insetos com massa, mantendo 1 semana entre doses adjacentes. Neste caso, a pulverização terapêutica é realizada 3 vezes com um intervalo de tempo de 3 dias;
- para curar doenças infecciosas, é necessário aplicar um dos dois tipos de alimentação ou pulverizar as abelhas com uma solução de tratamento até que os sintomas desapareçam completamente. Nesse caso, o curativo líquido é aplicado a cada 3 dias, massa de doces - 1 vez por semana e a pulverização é realizada com uma frequência de 4 dias;
- após a eliminação completa de todos os sintomas da doença, você precisará usar o Apimax novamente para consolidar o resultado. Nesse caso, a alimentação com uma mistura líquida e a pulverização são realizadas após 4 dias, e a massa é feita 6 dias após o desaparecimento dos sinais de um problema.
Precauções de segurança
Ao trabalhar com o medicamento, o apicultor precisa ter cuidado para evitar que o produto entre nas mucosas ou na pele. Apesar da ausência de constituintes tóxicos, Apimax pode causar reações alérgicas locais ou irritação.
Importante! Apimax deve ser mantido em local escuro e seco a uma temperatura de +20 ... + 30 ° C. O prazo de validade do medicamento é de 3 anos.
As principais precauções necessárias ao usar o medicamento estão listadas abaixo:
- Antes de preparar a solução de trabalho Apimax, você precisa usar um casaco longo feito de tecido grosso, luvas de borracha e óculos de segurança - essa roupa de trabalho ajudará a impedir que o medicamento entre na pele e nas mucosas;
- durante o trabalho com o produto, é proibido fumar, além de ingerir alimentos ou bebidas - partículas da solução podem cair na cavidade oral e causar irritação;
- se o medicamento entrar em contato com a pele, os olhos ou a mucosa da boca, essas áreas devem ser imediatamente lavadas com um jato d'água;
- depois de concluir o trabalho com a droga, ensaboe as mãos e lave-as em água morna, além de enxaguar bem as luvas e pendurá-las para secar;
- o frasco de medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais de estimação.
Opiniões de apicultores experientes
Muitos proprietários de apiários chamam o Apimax de um dos melhores medicamentos para o tratamento e prevenção de várias doenças. Portanto, ele era amplamente conhecido, e o baixo custo da garrafa permite que você use constantemente este medicamento para várias necessidades.
A opinião geral de apicultores experientes sobre o Apimaks pode ser expressa nas seguintes teses:
- estimula o crescimento intensivo do número de abelhas;
- evita o aparecimento de insetos sem asas;
- com sua ajuda, é possível curar um grande número de doenças de várias naturezas;
- consumido economicamente durante o uso - para 100 quadros com abelhas, basta uma embalagem do medicamento;
- não piora o sabor e as propriedades curativas do mel;
- as abelhas comem este medicamento bem como parte de xarope de açúcar ou massa doce.
Você sabe Para produzir 30 g de mel, 200 abelhas devem coletar néctar ao longo do dia.
A preparação do Apimax é eficaz e segura, e até um apicultor iniciante pode usá-lo em seu apiário. Usando as recomendações para o uso do medicamento listado neste artigo, você pode se livrar rapidamente de muitas doenças e impedir que elas ocorram no futuro.