As abelhas não dependem muito da pessoa. Mas às vezes eles precisam de ajuda. Portanto, um alimentador de abelhas é necessário para apoiar a família das abelhas em uma situação imprevista. Leia sobre o que são as calhas de alimentação e como fazê-las, leia esta revisão.
Requisitos gerais para alimentadores
Alimentação adicional será necessária se a família das abelhas não tiver comida suficiente. Na ausência de comida, as abelhas podem morrer de fome. O alimentador não está instalado na colmeia para sempre. Mas deve estar ao seu alcance e usado quando ocorrer uma emergência, não apenas no inverno, mas às vezes no verão.
As situações na apicultura em que um alimentador é necessário podem ser as seguintes:
- ao criar um novo apiário - neste momento as abelhas não estão familiarizadas com o terreno e as plantas de mel nele e precisam de apoio;
- com o início do inverno. Alguns apicultores consideram necessário instalar alimentadores adicionais no outono, antes que as geadas comecem a permitir que as abelhas se preparem melhor para o inverno;
- para alimentar formulações medicinais;
- para alimentar xaropes com sabor ao ensinar abelhas novas plantas de mel.
Requisitos do alimentador:
- confortável para insetos - o processo de nutrição deve ser fácil e seguro para elas (as abelhas não devem se afogar);
- fornecendo acesso fácil insetos da colméia para alimentar;
- impedindo o acesso ao alimentador para abelhas de outras colméias;
- espaçoso - suficiente para colocar até 4 kg de produto ou 0,5 kg de medicamentos;
- transparente - a qualquer momento, o apicultor deve ver a quantidade de comida nele, não perturbando demais as abelhas;
- neutro - o alimentador não deve reagir com alimentos ou qualquer outra coisa na colméia, alterando assim a composição química do alimento;
- fácil de limpar e lavar.
Importante! Antes de usar qualquer alimentador, lave-o com água morna. Não use detergentes, pois eles podem ser tóxicos para as abelhas.
Tipos de alimentadores de abelhas
No local do alimentador pode ser localizado fora e dentro da colméia. Ao ar livre são montados e independentes. Tais projetos têm um grande número de desvantagens e não são recomendados para uso.
- Entre suas deficiências, observe que:
- atraem não apenas abelhas, mas também todos os representantes da natureza selvagem, incluindo vespas, pássaros, guaxinins e até ursos;
- insetos que usam um alimentador de rua ao ar livre podem facilmente transmitir doenças e parasitas entre si;
- além disso, as abelhas desse tipo, em regra, combatem, como resultado, colmeias fracas ficam ainda mais fracas.
De acordo com o método de colocação, os alimentadores intra-alimentares podem ser teto ou piso. Garrafas de plástico, caixas, sacolas estão presas ao teto. No plano lateral do ninho, são instalados alimentadores do tipo quadro, bem como caixas externas, cuja entrada é apenas da colméia.
Os principais tipos de alimentadores internos:
- Alimentador de entrada. Consiste em duas partes principais: uma bandeja de alimentação, que é inserida na entrada da colméia, e um recipiente com um xarope invertido, que é inserido nela, mas permanece do lado de fora da colméia. Sua vantagem é que você pode ver facilmente a quantidade de alimento nele. Mas não funciona bem em clima frio, uma vez que o meio líquido da ração é propenso a congelar e as abelhas simplesmente não conseguem.
- Design de moldura - Este é um dispositivo de alimentação com uma placa divisória. Realizado na forma de uma moldura para ninhada. O material de fabricação é plástico. É instalado em vez de um dos quadros. A vantagem do design é que ele está localizado dentro da colméia e as abelhas podem protegê-la facilmente. A desvantagem é que as abelhas estão se afogando, apesar do design ter sido projetado para não afundar. Além disso, se esse alimentador estiver vazio, as abelhas coletarão um pente dentro, usando-o em vez de uma moldura. E se esse design for colado, ele também poderá vazar.
- Estruturas de tetoinstalados na extensão sob a tampa da colméia. Esses alimentadores têm muitas variedades. Nem todos eles são confortáveis. Mas a principal desvantagem é que o apicultor precisará de algum tipo de inibidor de mofo para impedir que apareça no recipiente de xarope.
- Alimentador externo localizado na parte superior da colméia. Este é um recipiente que é virado sobre a entrada na tampa interna. As abelhas não se afogam nele e são protegidas do contato com o ar. A desvantagem é o peso pesado da estrutura cheia de xarope e a falta de estabilidade em ventos fortes.
- Desenhos em forma de saco. Em essência, este é um saco de xarope no qual as abelhas bebem o conteúdo através de um espaço. O calor da colméia impede que o xarope congele.
Design do quadro do alimentador
O alimentador de estrutura é um contêiner retangular na forma de uma estrutura. Pode ser feito de plástico ou madeira. Montado em um suporte ou fixado da mesma maneira que os quadros de soquete. Pode ocupar tanto espaço quanto dois quadros juntos. Para proteger as abelhas, paredes internas irregulares, uma grade de jangada especial e escadas de entrada são fornecidas para que seja conveniente que os insetos entrem e saiam do alimentador.
Superalimentação
Um alimentador de subquadro é uma estrutura montada acima dos quadros. Ele cobre completamente os quadros na parte superior. Alguns apicultores acham confortável para insetos. Consiste em dois compartimentos com carros alegóricos que impedem as abelhas de se afogar. O xarope é derramado nesses compartimentos e depois coberto com a tampa acoplada e a parte superior é instalada neles. O volume do dispositivo pode ser diferente - até 8 litros, inclusive. Para chegar ao xarope, as abelhas têm uma entrada.
Importante! Você pode anexar uma caixa à colméia na qual colocar o alimentador de lado, tendo perfurado a entrada da colméia.
Teto
O alimentador de teto é uma estrutura retangular tipo caixa com divisórias dispostas verticalmente. Por um lado, é instalada uma tremonha com calda. A parte superior da estrutura é coberta com painéis de plástico transparentes. Através de um buraco especial, as abelhas podem penetrar no interior. O design é anexado ao teto. Dentro do compartimento para alimentos, há uma balsa para abelhas.
Vídeo: Alimentadores de abelha DIY
Externo
Um alimentador externo é montado na parte externa da colméia. É feito de madeira ou plástico. Representa uma caixa ou outra capacidade. Despeje o alimento na caixa. A passagem para as abelhas é feita do interior da colméia através da parede e a ração é derramada do lado de fora. Uma balsa é instalada dentro da estrutura. Durante a alimentação, as abelhas se sentam nele. Uma enorme desvantagem desse projeto é a dependência da temperatura na rua. Em clima frio, a comida esfria e as abelhas a comem com relutância.
Você sabe O mel mais valioso do mundo é o produto de abelhas gigantes do Himalaia. É valorizado não apenas por suas propriedades benéficas, mas também por ser um alucinogênio derivado dos rodendros do Himalaia.
DIY fazendo alimentador
A questão de um alimentador caseiro de abelhas pode surgir por várias razões:
- Você tentou muito, mas não encontrou um que lhe convinha completamente;
- você precisa urgentemente de um alimentador;
- há um desejo de fazer com menos dinheiro.
Antes de projetar, você precisa entender o princípio do design e só depois passar para os desenhos e fabricação. O alimentador futuro deve fornecer a capacidade em que o xarope será localizado, o caminho ao longo do qual os insetos chegarão à alimentação e uma maneira de as abelhas interagirem com o xarope seguro para as abelhas.
Vídeo: Alimentador de abelhas simples e conveniente
De uma garrafa de plástico
A versão mais simples de um alimentador de uma garrafa de plástico consiste em:
- garrafas;
- palete.
Para instalar o alimentador imóvel, use um grampo para prender a garrafa ao palete. Este é o design mais simples. Um alimentador com prendedores pode ser instalado na entrada da colméia ou colocado acima das estruturas, se usado sem prendedores.
Importante! A maioria das colmeias tem design padrão, então você sempre pode comprar alimentadores e acessórios para elas nas lojas de apicultores.
Alimentador horizontal
O design horizontal da garrafa é extremamente simples. Você só precisa de uma garrafa e uma unha quente. Garrafas usadas de qualquer tamanho.
Instruções para fabricação:
- Em uma garrafa de plástico, os buracos são feitos com uma unha quente. Eles podem ter 3 ou 4. O tamanho do buraco não deve exceder 0,3 cm, o suficiente para uma abelha.
- Despeje a calda.
- Coloque a garrafa horizontalmente em cima dos quadros.
- Dos furos feitos, o xarope vazará, que as abelhas usarão.
Alimentador vertical
O design básico é muito simples: uma garrafa ou um frasco de alimentação fica em uma plataforma de madeira que se aproxima da entrada da colméia. As abelhas têm acesso aos alimentos através dos orifícios na tampa do frasco invertido.
Instruções para fazer um alimentador a partir de uma garrafa de plástico:
- Prepare o estojo (suporte) no qual a garrafa será instalada: uma moldura de madeira, com um suporte, que é um local de alimentação e a parte inferior da estrutura. A largura da parte inferior do suporte é de 8 a 10 mm, a largura interna é de 6 mm. Esses tamanhos são aceitáveis para as abelhas e não as deixam se afogar em calda. O comprimento e a profundidade do palete não são críticos.
- É feito um orifício na tampa da garrafa para que o xarope líquido possa passar através dela para o suporte.
- Eles coletam alimentos na garrafa e os instalam na estrutura.
- O xarope entrará gradualmente na panela enquanto os insetos comem o lote anterior.
Importante! Não use placas de madeira resinosas. A resina pode dar ao mel um sabor específico.
Alimentador de teto
O alimentador de teto é feito de plástico, plástico ou madeira. A altura da estrutura não é inferior a 30 mm. É apresentado na forma de uma caixa com partições. Montado em um quadro de tábuas e montado acima dos quadros. Os tamanhos desses alimentadores são calculados com base no tamanho da sua colméia. As dimensões da estrutura abaixo são para a colméia de Varre.
Para o trabalho, você precisará de:
- pranchas;
- malha de arame galvanizado;
- parafusos;
- prendedores;
- cola resistente à umidade na madeira;
- broca para madeira;
- serra;
- tesouras para metais;
- um martelo;
- ferramentas auxiliares.
A partir da placa será feita: o piso do alimentador (10 "x 11 7/8" x 3/8 "), a parede interna (1" x 3 "x 12 1/2"), as extremidades do alimentador (1 x 4 "x 11 5) / 8 ") e seus lados longos (1" x 4 "x 13 1/2").
Para não se enganar com as dimensões, observe o desenho do projeto e recalcule as dimensões da sua colméia. Para garantir que parte do alimentador de xarope seja à prova de vazamentos, a cera de abelha pode ser usada. Sela perfeitamente todas as juntas.
Instruções passo a passo:
- Faça 2 lados compridos da caixa e 2 lados curtos do quadro. Verifique se eles se encaixam bem com o tamanho do espaço do subquadro em que serão instalados.
- Faça a parede interna do quadro.
- Serra as ranhuras nas quais a folha de madeira compensada será inserida (piso do alimentador).
- Lembre-se de que a umidade pode se expandir devido à umidade, e as ranhuras de corte devem ser ligeiramente maiores que a espessura da placa usada para o piso.
- A placa interna é instalada de maneira a deixar um lugar para as abelhas passarem (semelhante aos buracos do verão).
- Use os parafusos para montar a caixa. Nas juntas, você também pode usar cola na madeira.
- Após a montagem, você verá dois orifícios no final do alimentador deixados por slots estreitos para o piso. Se deixados em aberto, eles podem atuar como entrada / saída para abelhas. Você pode adicionar pequenos pedaços de metal a eles, o que bloqueará o percurso, se você precisar reabastecer o alimentador.
- Prenda a folha de grade na parede interna.
- Encerar o fundo e as costuras. Protegerá contra a umidade e protegerá o recipiente do mofo.
- Encha o alimentador com água e verifique o aperto das juntas por várias horas.
- Cubra com uma malha de metal a parte em que as abelhas chegarão à alimentação.
- Aperte a malha e seu alimentador está pronto para uso.
- A parte superior é fechada com uma folha de policarbonato transparente ou plástico para a conveniência do apicultor.
De uma jarra de vidro
Um alimentador de jarra de vidro (alimentador de entrada) é instalado na entrada da colméia. O design básico é muito simples: o pote com comida "fica" em uma plataforma de madeira. As abelhas têm acesso aos alimentos através dos orifícios na tampa do frasco invertido.
A vantagem do design é que você pode ver o nível de xarope. E não há necessidade de abrir a colméia para verificar ou substituir os alimentos. Mas a desvantagem do design externo é que ele atrai outros insetos.Você sabe As abelhas podem selar e desinfetar a colméia por conta própria. Eles fazem isso com própolis. Esta resina —selante natural com altas propriedades bactericidas.
Instruções de fabricação passo a passo:
- Corte 2 pranchas de acordo com as dimensões indicadas na imagem. O material é madeira. Essas placas se tornarão as paredes laterais do quadro.
- Corte um pedaço de chapa 4 1/2 polegadas por 14 polegadas. Tira bordas afiadas.
- Nas linhas marcadas com um marcador vermelho, dobre a folha em ângulo reto.
- O elemento resultante deve caber no perfil de entrada da placa.
- Depois de mover a placa lateral do quadro para a dobra do perfil de entrada em chapa, faça uma marca mostrando onde a parte traseira do quadro lateral estará localizada.
- Repita em cada lado da folha de metal.
- Desenhe uma linha reta entre as duas marcas - aqui será a primeira deflexão para o alimentador.
- Segurando o painel lateral do quadro no lugar, faça uma marca no metal para indicar onde a linha de dobra deve estar.
- Desenhe uma linha entre as marcas.
- Prenda a folha em um torno.
- Dobre a folha em uma linha em um ângulo de 90 graus.
- De acordo com o diâmetro da lata, você precisa desenhar um círculo na folha do alimentador. Posicione-o no centro, marque com um marcador e faça um furo com uma serra circular.
- Bordas afiadas e suaves.
- Conecte as partes da estrutura com uma chave de fenda.
- Faça furos na tampa. O número deles não importa.
- Encha o frasco com calda e coloque-o com a tampa para baixo. O xarope será mantido dentro.
De sacos de plástico
O alimentador do saco é um saco plástico com zíper denso. O xarope é recrutado para ele. A embalagem é colocada acima dos quadros, fazendo um corte limpo nela. As abelhas se alimentam dele. Este método veio da Austrália e criou raízes em muitos países devido à sua simplicidade.
Importante! Apicultores experientes recomendam não fazer incisões, mas simplesmente polvilhar o saco com calda. Isso atrairá a atenção dos insetos. E eles vão fazer buracos por conta própria. E esses serão os tamanhos de furo mais corretos.
Métodos para conectar um alimentador de abelhas
Alimentadores de teto são colocados acima dos quadros. Eles são instalados ou empilhados em cima deles. A estrutura do quadro é presa aos ombros.
Ao escolher um alimentador, concentre-se nos requisitos para eles, conveniência para o apicultor e insetos. Cada design tem suas próprias vantagens e desvantagens. E o apicultor apenas se adapta ao que funciona melhor para as abelhas.