Desde os tempos antigos, o mel tem sido considerado não apenas saboroso, mas também um produto valioso para a saúde, contendo uma enorme quantidade de vitaminas úteis para o corpo. Entre toda a variedade de variedades, o trevo é hoje uma demanda especial, embora seja extremamente raro um consumidor moderno encontrá-lo nas prateleiras das lojas. Este artigo discute a utilidade do mel de trevo, sua aparência, bem como comê-lo e como diferenciá-lo de um falso.
Descrição e características do mel de trevo
À primeira vista, pode parecer que o trevo não tenha um valor particular, porque todo o seu uso geralmente se resume à alimentação de animais, mas na apicultura essa planta é considerada uma das principais e mais confiáveis plantas de mel. Hoje, alguns países, incluindo Canadá, EUA e Nova Zelândia, são especializados no cultivo de trevos com o objetivo de importar mel de trevo para o exterior.
Entre todas as variedades de trevo, as abelhas eram especialmente “amadas” pelo branco, vermelho e sueco, e as duas últimas são especialmente cultivadas e florescem não mais que um mês. O próprio produto da apicultura - mel de trevo - é uma das variedades de alta qualidade e é famoso por seu excelente sabor, aroma e propriedades medicinais.
Como é isso?
Uma característica distintiva do mel de trevo fresco é a sua densidade. A cristalização do produto, no entanto, é bastante fácil, logo se torna densa e adquire uma estrutura granular. O produto acabado, como resultado da consistência, deve ser muito viscoso e viscoso, devendo surgir um aroma floral pronunciado.
Você sabe No Egito antigo, o mel era tão valioso que era considerado um análogo completo do dinheiro. Acreditava-se que cem vasos de néctar eram comparáveis em valor ao gado. Posteriormente, esse sistema foi adotado pelos romanos. — os impostos no antigo império romano podiam ser pagos tanto em ouro quanto em mel, e até os antigos eslavos podiam pagar uma multa em dinheiro, gado ou mel.
Cor
Após o açúcar, o mel de trevo natural adquire uma cor âmbar branca ou pálida. Na forma fresca, esse produto será diferenciado por sua incolor e até transparência. A exceção é o néctar obtido das flores do trevo vermelho - nesse caso, ele terá um leve tom avermelhado. Sua cor não afeta o sabor e as propriedades úteis do produto.
Gosto e Aroma
Pelo gosto, o mel de trevo não é de forma alguma inferior a outras variedades e é considerado um dos mais deliciosos e doces, o que agradará especialmente os gulosos. O sabor do néctar natural é leve e muito delicado, parecendo um doce de caramelo. O produto fresco deixa um sabor prolongado, caracterizado por notas frutadas discretas, é facilmente digerível e não é amargo. Tem um aroma floral rico.
Termos de açúcar
A coleta de néctar ocorre na primavera, o que proporciona uma cristalização mais fácil, porém prolongada - de 1 a 3-4 meses. Acredita-se que o mel coletado na primavera seja muito melhor e mais saboroso; isso pode ser determinado pelo cheiro - quanto mais tarde ele for coletado, mais saturado ele terá um cheiro. O período mais longo de adoçamento pertence ao mel de trevo vermelho - de 4 a 5 meses, e nesse processo esse produto perde o tom vermelho, transformando-se gradualmente em uma massa homogênea branca.
Propriedades do mel para o corpo humano
Propriedades saudáveis dessa variedade merecidamente a equiparam com os melhores méis de alta qualidade. É graças à ampla gama de habilidades de cura que este produto é utilizado com sucesso em cosmetologia, nutrição e medicina.
Importante! O tratamento térmico do mel é contra-indicado, pois destrói todas as suas qualidades úteis, por isso não é recomendável beber com chá quente.
Benefício
Os benefícios do mel de trevo eram conhecidos nos tempos antigos - evidência disso são os antigos documentos chineses datados do segundo milênio aC. Mais tarde, as habilidades milagrosas deste produto foram observadas por Hipócrates, descrevendo em detalhes seu uso na medicina.
Desde então, ele não perdeu suas características curativas e, entre as principais, ele tem o seguinte:
- Efeito antibacteriano e anti-inflamatório. O alto teor de vitaminas, ferro, magnésio e potássio contribui para um efeito cicatrizante eficaz, portanto o produto é usado ativamente no tratamento de queimaduras e feridas. As capacidades regenerativas do néctar fornecem seu uso na farmacologia, onde este produto faz parte da maioria dos cremes, géis e pomadas. Além disso, o efeito antienvelhecimento obtido com o uso regular e um tom geral de pele aumentado também foram observados.
- Normalização do sistema cardiovascular e trato gastrointestinal. Apenas algumas colheres de chá deste produto por dia fortalecem o músculo cardíaco, o que impede a ocorrência de várias doenças do coração e dos vasos sanguíneos. Além disso, a mesma dosagem reduz rapidamente a pressão arterial, portanto, esse tratamento será especialmente útil para pessoas que sofrem de hipertensão. Afeta beneficamente o trabalho do intestino, fígado e vesícula biliar; inibe perfeitamente a ocorrência de tumores. As substâncias contidas neste produto são perfeitamente absorvidas pelo organismo, sem sobrecarregá-lo, o que significa que o mel de trevo fresco e de alta qualidade pode ser consumido com segurança, sem medo de pesar no estômago.
- Ação expectorante. Como outras variedades, o mel de trevo é simplesmente indispensável no combate à tosse - na estação fria, é extremamente útil usar este produto em combinação com medicamentos. A naturalidade e a segurança, bem como as propriedades antioxidantes do néctar, permitem seu uso no tratamento de crianças pequenas. O mais importante é garantir que a criança não seja alérgica a ela.
- Regulação do sistema nervoso, normalização do sono e melhora geral da saúde. O uso dessa variedade é recomendado em caso de perda crônica de força, para recuperação após uma longa doença ou cirurgia. Melhorar o apetite, evita a exaustão, tem um efeito benéfico na atividade cerebral e atua como um antidepressivo natural, aliviando a fadiga e a tensão nervosa.
Danos e contra-indicações
Com todas as propriedades úteis do mel de trevo, não se esqueça das contra-indicações prescritas para um determinado grupo de pessoas. O pólen, que faz parte de um produto natural, pode causar intolerância; portanto, antes do uso, você deve se certificar de que não há alergia a ele.
- Você deve abster-se de guloseimas:
- crianças com menos de 3 anos de idade - o mel é considerado um produto complexo para o corpo da criança que pode causar uma reação alérgica;
- para pacientes com diabetes mellitus - um alto teor de carboidratos na composição do néctar pode aumentar o açúcar no sangue;
- pessoas que sofrem de alergias;
- gestantes;
- pessoas que sofrem de doenças do sistema circulatório, nomeadamente varizes, tromboflebite e aumento da coagulação do sangue.
A composição química e o teor calórico do produto
A quantidade e a qualidade deste produto de apicultura dependerão diretamente de fatores como o clima. Um regime de temperatura estável de +25 a + 30 ° С proporcionará ao mel coletado um aroma mais pronunciado do que em outras circunstâncias, quando as abelhas o diluirem com outras ervas, provocando diversas alterações na composição química.
Apesar disso, é seguro destacar a presença dos seguintes componentes no mel:
- água - até 18%;
- carboidratos, nomeadamente frutose, glicose, sacarose, maltose e outros dissacarídeos - até 83%;
- minerais - menos de 1%;
- vitaminas, proteínas, enzimas e aminoácidos hidrossolúveis - até 4%.
Separadamente, vale destacar alguns compostos ativos e substâncias inerentes ao néctar:Você sabe Para coletar apenas 100 g de néctar, uma abelha deve voar pelo menos 47.000 km.
- macro e microelementos: potássio, cobre, manganês, sódio, cálcio, magnésio, fósforo, etc;
- enzimas, aminoácidos e antioxidantes;
- compostos vitamínicos dos grupos B, E, C, K e PP;
- taninos;
- ácido salicílico;
- óleos essenciais;
- caroteno.
Como verificar a naturalidade do mel de trevo em casa
Devido à inacessibilidade do mel de trevo, é muito fácil para um consumidor moderno enganar e passar um produto falso como natural. Para não cair na isca de um vendedor sem escrúpulos, você sempre deve ter um certificado confirmando a qualidade e o tipo comercial do produto antes de comprar. No entanto, mesmo isso nem sempre garante autenticidade, por isso é melhor comprar essa variedade diretamente, ou seja, do apicultor.
Em casa, é muito difícil determinar a naturalidade dessa variedade, mas ainda possível graças aos seguintes recursos:
- aroma floral pronunciado e agradável;
- densidade e ductilidade - um produto natural nunca deve ser líquido. Já em meados do outono, o tratamento deve ser cristalizado e muito denso. Se você está tentando vender xarope líquido de uma estrutura incompreensível, pode ter certeza de que isso é falso;
- a cor do mel de trevo real é transparente se não tiver passado mais de 2 meses a partir do momento da coleta e, posteriormente, branca;
- nenhuma amargura deve ser sentida no sabor - o néctar real tem um alto teor de açúcar, portanto, não é amargo, tem um sabor muito agradável e doce, deixa para trás um longo sabor frutado.
Como tomar
Os tremendos benefícios à saúde deste produto apícola abrem uma série de possibilidades em seu uso - tanto para fins medicinais quanto culinários. No entanto, no primeiro e no segundo caso, é importante aderir a certas dosagens de um doce, caso contrário, o mel trará apenas danos, em vez dos benefícios esperados.
Na medicina popular
O mel de trevo é um produto comum na medicina tradicional, porque, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e calmantes, é realmente capaz de ajudar a se livrar de muitas doenças.
É importante considerar que, para cada doença, o método de tomar o produto será diferente:
- em caso de doenças do trato gastrointestinal o néctar deve ser tomado de manhã com o estômago vazio - não mais do que 2 colheres de chá. O fato é que o efeito terapêutico do produto será alcançado imediatamente antes de comer - um medicamento saboroso cobrirá com precisão as paredes do estômago e contribuirá para a secreção de suco gástrico;
- para o tratamento de doenças respiratórias Os médicos recomendam beber leite com uma colher de chá de mel de trevo durante a noite. Essa droga ajudará facilmente a lidar com a descarga de expectoração, a prevenir possíveis complicações e a aliviar os processos inflamatórios;
- eliminar rapidamente o resfriado comum e fortalecer a imunidade você pode usar esta receita: ao preparar o chá de gengibre, adicione um punhado de raiz de gengibre moído e deixe fermentar. Após a infusão da bebida, você pode adicionar uma colher de chá de mel de trevo e uma fatia de limão. Um remédio tão saboroso é simplesmente indispensável na temporada de resfriados e no risco de doenças respiratórias;
- para baixar a pressão arterial, essa variedade - Uma excelente ferramenta, mas não se apresse em comê-la imediatamente. Para que a iguaria funcione com força total, é recomendável colocar um pedacinho de mel cristalizado embaixo da língua e dissolver lentamente. Este procedimento deve ser repetido a cada 30 minutos antes de comer.
Importante! O consumo regular de mel, mesmo em pequenas quantidades, pode causar cárie dentária, portanto, após cada refeição, é recomendável enxaguar a boca e ainda melhor — escove os dentes.
Na cozinha
As pessoas aprenderam sobre as excelentes qualidades de sabor dessa variedade quase que imediatamente; portanto, nos tempos antigos, essa iguaria servia como uma excelente alternativa ao açúcar. Para fins culinários, era usado ativamente para preservação - eles eram revestidos com carne e com a maioria dos outros produtos para conservá-los e, ao mesmo tempo, reduzir o risco de deterioração. Hoje, existem muitas receitas para produtos de confeitaria usando mel de trevo - bolos, biscoitos de gengibre, tortas etc. No entanto, essas iguarias são apreciadas pelos especialistas em culinária, não apenas por seu sabor e aroma - graças a isso, o cozimento não fica obsoleto por muito tempo, retém a umidade e dá a consistência necessária para alguns produtos. por exemplo, baklava.
Uma característica distintiva do produto é sua capacidade de açucar devido ao seu alto teor de sacarose. Isso complica muito o seu uso na culinária; portanto, na maioria dos casos, ele precisa ser tratado termicamente primeiro - para que o mel não seja açucarado imediatamente. Quando derretido, é perfeitamente usado como recheio para todos os tipos de sobremesas, ou xarope, que é regado por cima de doces.
Como armazenar e em que condições
A compra de mel de trevo real pode não parecer um problema tão grande em comparação com o armazenamento deste produto, porque ele possui vários requisitos e nuances, cuja não observação inevitavelmente levará a deterioração.
Para que esta variedade retenha todo o seu sabor e propriedades medicinais e os agrade por vários anos, é necessário cuidar dos seguintes fatores:
- Temperatura. O mais adequado para armazenar mel é uma temperatura de -5 ° C a + 20 ° C. À temperatura ambiente, não é recomendável armazená-lo, caso contrário ele absorverá rapidamente a umidade e o ácido. Em indicadores de temperatura mais alta, ela perde uma parte significativa das vitaminas e com todas as suas propriedades úteis. As baixas temperaturas não afetam a qualidade do mel, apenas endurece, embora se sinta muito melhor.
- Panelas. O recipiente para guardar iguarias nunca deve estar sujo ou molhado. É inaceitável ter restos de mel ou néctar de outra variedade do ano passado - ele fermentará e se deteriorará rapidamente. Os materiais mais adequados para recipientes são alumínio, cerâmica e vidro; o armazenamento de mel em pratos de ferro, zinco e cobre é estritamente contra-indicado, uma vez que o conteúdo a longo prazo do produto nesses metais o tornará tóxico. Um recipiente feito de plástico de qualidade alimentar também é considerado uma opção aceitável; no entanto, nesse caso, o prazo de validade do mel será de apenas um ano.
- Umidade e cheiro. Em nenhum caso o mel deve ser armazenado em alta umidade - o fato é que ele tem a capacidade de absorver a umidade e os odores do ambiente, para que a louça seja bem fechada. É indesejável manter o recipiente com néctar próximo a fontes de água e produtos odoríferos - caso contrário, ele se deteriorará rapidamente e se tornará completamente inadequado para o consumo.
- Iluminação. O pior inimigo do mel é a luz solar; portanto, se você armazenar néctar em uma jarra de vidro, é melhor colocá-lo em um quarto escuro. O fato é que a exposição prolongada ao sol destruirá todas as substâncias e enzimas benéficas responsáveis pelas propriedades antimicrobianas do produto.
Leia sobre as propriedades benéficas de outras variedades de mel:
O mel de trevo desde os tempos antigos se estabeleceu como uma das variedades mais deliciosas e saudáveis. Depois de experimentar essa variedade uma vez, é garantido que você a ama, e na sua mesa esse produto ocupará um lugar especial de honra.