Um galinheiro compacto e móvel para cinco galinhas poedeiras pode ser uma boa ajuda em uma trama pessoal para uma família que quer constantemente ovos frescos na mesa e, ao mesmo tempo, não se sobrecarregar com preocupações com um rebanho de frango descontrolado que anda livremente pelo local. Como construir um galinheiro pequeno com suas próprias mãos será discutido no artigo.
Características da estrutura da casa para 5 galinhas
A principal diferença entre um galinheiro pequeno e as casas comuns é a possibilidade de movê-lo pelo local para selecionar o melhor lugar para passear o pássaro, aquecendo as instalações no inverno com raios de sol ou protegendo-o do vento.Além disso, a casa compacta possui mais alguns recursos:
- se estiver bem isolado, não precisará de aquecimento adicional na estação fria;
- não é necessária a criação de um sistema de ventilação que seja substituído com sucesso por portas;
- existe arranjo suficiente de todo o par de ninhos;
- também nessa casa, apenas um bebedor e um par de alimentadores são suficientes.
Você sabe As galinhas criadas em humanos se tornaram campeãs em número entre todos os vertebrados do planeta, atingindo um tamanho de gado de quase 20 bilhões.
Layout e dimensões
Como regra, essa casa se assemelha a uma casa pequena. Seu tamanho é determinado pelos padrões veterinários, segundo os quais um metro quadrado é suficiente para três galinhas viverem - ou seja, para cinco camadas, dois metros quadrados é suficiente em excesso. Para aquecer uma sala tão pequena, o próprio calor das galinhas que vivem nela é suficiente.
Para cumprir o regime de luz, aumentar a postura de galinhas no inverno e facilitar o tratamento sanitário do galinheiro, basta instalar uma lâmpada de 40 W nele. A janela deve ocupar pelo menos 10% da área total da parede e consistir em uma camada de vidro dupla ou até tripla para evitar vazamentos de calor durante a estação fria.Como ventilação, uma pequena porta se abre através da qual as camadas entram no gabinete. Para ventilar ativamente a sala na ausência de galinhas, é possível abrir simultaneamente a grande porta através da qual são executados os alimentos, a água e o tratamento sanitário da sala.
Para 5 camadas, as casas são geralmente construídas com lados de 1x2 m ou 1,5x1,5 m.A altura do galinheiro é determinada pelo crescimento dos hospedeiros, aos quais 0,2 m é adicionado, o que cria comodidade ao servir galinhas e limpar o galinheiro. Para a área do gabinete por cinco camadas, 2 metros quadrados são suficientes. metros.
Ferramentas e materiais
Para construir uma mini-casa, você precisará de materiais de construção na forma de:
- estrutura de madeira com uma seção de 4x4 cm;
- tábuas aplainadas;
- painéis de partículas orientadas ou outros painéis para revestir a casa;
- ardósia, decks ou coberturas metálicas;
- vidraças;
- portas e janelas, portas e dobradiças;
- malha de metal ou plástico para o gabinete.
- serra;
- uma serra para uma árvore;
- chave de fenda.
Você sabe O frango, em média, precisa de cerca de 0,3 litros de água por dia. Com a falta de água, as galinhas poedeiras reduzem imediatamente sua produção de ovos em mais de 15%.
Como fazer uma mini cooperativa de 5 frangos
Você pode construir uma casa pequena da seguinte maneira:
- Corte a viga e as tábuas da estrutura no comprimento necessário.
- Para um galinheiro móvel sobre vigas de apoio, é necessário fortalecer as rodas por baixo.
- Monte molduras retangulares para as paredes do galinheiro a partir da madeira. Todos os elementos de madeira são presos com parafusos autorroscantes.
- Separadamente, faça uma moldura retangular com uma ripa interna para os ninhos. Se você não deseja instalar os ninhos dentro da casa, pode fazer uma extensão na forma de uma pequena caixa, que é levada para fora da estrutura principal, permanecendo, no entanto, parte integrante.
- Uma abertura é feita em uma das paredes para instalar uma porta para os proprietários, em outra - para uma pequena porta destinada a um pássaro e na terceira - para uma janela.
- A estrutura da mini-casa é montada em uma área plana.
- O acabamento do piso pode ser elevado 0,3 m acima do nível do solo.
- O revestimento do piso é realizado usando duas camadas de tábuas, entre as quais o isolamento é aplicado.
- O revestimento da parede é realizado com placas OSB ou material similar.
- Portas grandes e pequenas são montadas nas portas e uma janela na porta correspondente.
- O telhado é construído a partir de painéis de revestimento e material de cobertura.
- A estrutura de madeira é coberta com uma rede para formar um gabinete, no qual também é desejável fazer uma porta.
- O gabinete é instalado perto da casa.
Vídeo: como fazer um mini galinheiro
Arranjo de um galinheiro
Esta pequena sala foi projetada para acomodar nela:
- pares de ninhos;
- bebedores;
- três alimentadores;
- dois poleiros;
- banheiras com cinzas de madeira.
Importante! Uma escada deve levar ao poleiro.
Poleiros
O comprimento total dos poleiros deve levar em conta o fato de que o espaço confortável e pessoal de uma galinha é de um quarto de metro. Mas isso se aplica apenas ao período quente. No inverno, as galinhas empoleiram-se uma contra a outra, aquecendo-se mutuamente.O nível de localização dos poleiros depende da capacidade dessa raça de galinhas de voar. Para camadas pouco voadoras, a altura do poleiro geralmente não excede 1,2 m.
Ninhos
Especialistas dizem que, para cinco galinhas, um ninho pode ser suficiente, mas a proporção de 2 ninhos por 5 aves é considerada ideal. Ambos os ninhos, na forma de gavetas com lados de 0,4x0,4x0,4 m, são colocados na parede - na forma de um rack dentro da sala ou na caixa remota - na forma de uma extensão da qual os ovos podem ser removidos do lado de fora, levantando a tampa que cobre esta extensão.
Bebedouros e taças
A principal condição que os alimentadores devem cumprir, além da máxima acessibilidade para as aves, é excluir a possibilidade de galinhas espalharem alimentos na casa. Portanto, os alimentadores são instalados não abaixo do nível da ninhada e são feitos de uma forma que exclui o acesso à alimentação das pernas de frango.As calhas de alimentação são feitas separadamente para ração seca, ração úmida e aditivos minerais. O bebedor também deve eliminar a poluição da água por galinhas, para as quais bebedores automáticos de mamilo ou vácuo são mais adequados.
Ninhada
Além de proteger as pernas postas do frio no inverno, a ninhada também serve como um meio de perceber o instinto da galinha de varrer a superfície com os pés, além de proteger o chão de excrementos. Para a fabricação de roupas de cama no galinheiro, eles costumam usar:
- palha;
- feno;
- turfa;
- serragem.
Importante! A altura da cama, em regra, não é inferior a 0,2 m.
Isolamento do galinheiro para o inverno
Os padrões veterinários recomendam manter a temperatura no galinheiro não inferior a + 14 ° C. Geralmente, as galinhas proporcionam uma temperatura confortável em sua casa com seu próprio calor, desde que o galinheiro esteja adequadamente isolado. O uso de painéis com baixa condutividade térmica durante a construção da casa, o uso de isolamento ao assentar o piso e a camada de vidro dupla tripla na janela, como regra, garantem a preservação do calor no ambiente.
No entanto, ao instalar a fiação elétrica para iluminar o galinheiro, eles geralmente fazem um soquete para conectar o aquecedor, caso a temperatura no quintal caia abaixo de -20 ° C.Galinheiros pequenos e móveis para um máximo de 5 galinhas estão se tornando cada vez mais populares nas parcelas domésticas. Além da conveniência da manutenção, eles também diferem na possibilidade de sua própria construção pelos proprietários.