Galinhas exóticas com pele e penas preto antracite, bico e crista da cor do pó de carvão. Esses pássaros incomuns pertencem à raça Aemi Chemani. No artigo abaixo, você se familiarizará com esta raça de galinhas, suas características e aprenderá a cuidar de aves exóticas e a se envolver em sua criação.
História e origem da raça
A origem das galinhas Ayam cemani é bastante vaga. Fontes oficiais indicam Sumatra como sua terra natal, onde a raça original foi extinta. Ayam Chemani é frequentemente associado a um grupo de galinhas da raça conhecida como Javanese kedu.
Acredita-se que o ramo de Ayam Chemani tenha se originado da raça Ayam Bekisar, encontrada em um pequeno grupo de ilhas da Indonésia e galinhas verdes selvagens da selva. A raça foi introduzida pela primeira vez na Europa em 1998 por um holandês chamado Jan Steverink. Ayam Chemani é uma das galinhas mais caras do mundo, o custo de um pássaro geralmente chega a US $ 2.500.
O nome da raça tem dois significados: Ayam em indonésio significa “galinha”, mas a adição de Cemani pode significar “vila de Chemani” no dialeto local e “preto sólido” em sânscrito.
Você sabe Os galos Ayam Chemani têm vozes muito altas e distintas; há muito tempo são usados por marinheiros indonésios como um marco de voz no nevoeiro. Os barcos foram enviados para o galo chorar no nevoeiro, que finalmente chegou à terra com segurança. Este método ainda é praticado na Indonésia.
Descrição de Ayam Chemani
Galinhas ayam chemani são aves de barro que gostam de se arrancar do chão à noite. A composição do grupo natural inclui um galo dominante, uma ou mais galinhas especialmente próximas, um ou mais galos subordinados e fêmeas jovens. No ambiente natural, essas aves preferem viver em pequenos rebanhos, com um número não superior a 20 animais.
São galinhas absolutamente negras - por dentro e por fora, com penas, bico, pernas, vieiras, ossos e pele pretos. Uma aparência tão sombria se tornou a razão pela qual os xamãs indonésios usam champanhe em seus ritos. Ayam Chemani é um pássaro muito espetacular, suas penas de carvão preto são lançadas com vegetação e violeta ao sol.O pássaro não é muito grande: os galos pesam cerca de 1,8-2,7 kg e as galinhas pesam 1,3-1,8 kg; portanto, a maior parte dos pássaros é de tamanho médio. Externamente, as galinhas são fortes e musculosas, com penas bem ajustadas ao corpo, estão sempre em guarda, uma pose confiante e lutadora. O sangue Chemani é vermelho, mas muito mais escuro do que outras raças, embora os ossos e o cérebro dos pássaros sejam pretos.
Hoje, esse pássaro é bastante raro e é muito difícil comprar em qualquer lugar, exceto na Indonésia. A fazenda de criadores da raça Ayam Chemani nos EUA tem pré-encomendas para os filhotes deste pássaro até 2019.
Galeria de Fotos
Característica de aparência
Embora a raça ayam Chemani não seja reconhecida pela American Poultry Association, atualmente está em andamento nos Estados Unidos um padrão de elite para a raça. Existe um padrão atual holandês para esta raça.
Descrição da raça, de acordo com o padrão holandês:
Parte do corpo | Características |
Corpo | Muscular médio |
Cabeça | Pequeno puro |
Pente e amentilhos | Brincos ovais ou redondos pretos, vieiras com vieiras pretas |
Bico | Preto encurtado |
Peito | Peito largo e costas de tamanho médio, nas quais o pescoço passa suavemente |
Couro | Completamente preto |
Ossos, cérebro e órgãos internos | Cor preta |
Barriga | Puxado para cima |
Asas | Asas são longas e fortes |
Cauda | A cauda é mantida em uma posição moderadamente alta, em machos com penas longas e exuberantes |
Patas, quadris | O pássaro tem 4 dedos em cada perna, os quadris são poderosos e musculosos |
Capa de penas | As penas são todas pretas e se ajustam perfeitamente ao corpo. À luz do sol, as penas podem brilhar de verde a roxo. |
Suporte | O pássaro geralmente fica de pé, cauteloso |
Galinhas ayam chemani, por via de regra, são boas galinhas e tocam com carinho seus filhotes.
Esta raça não tem problemas de saúde específicos, a menos que se deva mencionar a fibromelanose. O pássaro tem um gene mutante que causa hiperpigmentação e ajuda a adiar o excesso de pigmento preto.Esse aumento da acumulação de melanina torna os tecidos da pele e do corpo pretos. Essa característica genética, além do ayam chemani, é inerente a apenas três outras raças de galinhas - seda chinesa, preto sueco e kadaknath (preto indiano).
Em todos os outros aspectos, o ayam chemani é um pássaro saudável e forte, não propenso a nenhuma doença específica da galinha.
Você sabe As galinhas mantêm uma postura estável, graças a quatro dedos, organizados da seguinte maneira: três deles olham para a frente e um é girado 90 graus em relação a eles e "olha" para trás.
Caráter
Chemani são pássaros bonitos e amigáveis. Eles são inteligentes, obedientes e facilmente domados, incluindo galos. Ayam Chemani adapta-se facilmente à vida em países com invernos rigorosos, quando recebem acomodações quentes. Eles se sentem especialmente bem em países com climas quentes.
Prós e contras
Como qualquer outra raça, a Chemi tem prós e contras. Eles são os seguintes:
- Prós
- Carne saborosa;
- aparência brilhante e exótica;
- cuidar das galinhas em relação à prole;
- resistência a doenças.
- Contras
- Custo extremamente alto de cada indivíduo (de 500 a 2500 dólares);
- precisa de um galinheiro muito quente para o inverno;
- fraca produção de ovos.
Características de cuidados e manutenção
Os Ayam Chemani são pássaros fisicamente ativos que passam a maior parte do dia procurando comida - eles arranham e bicos em busca de grãos, sementes de plantas, frutos maduros, bagas, insetos e vermes. Eles também comem muita grama fresca, rica em cálcio e vitaminas.Esta raça precisa de iluminação e calor adequados. Na estação fria, é necessário um galinheiro quente, cuja temperatura não caia abaixo de +10 ° C, acesso constante à água morna para beber e comer.
Arranjo de um galinheiro
Ao organizar uma casa para galinhas, é necessário levar em consideração esses fatores:
- fornecimento de um metro quadrado de espaço para 3-4 aves;
- o arranjo das instalações com dois tipos de alimentadores para ração úmida (purê de purê) e ração seca;
- a presença na sala de pelo menos uma tigela, idealmente duas;
- o dispositivo de poleiros confortáveis para dormir;
- a presença de ninhos convenientes e acessíveis para galinhas poedeiras, a partir do cálculo - um ninho para 3-4 galinhas;
- mais temperatura no galinheiro (não inferior a +7 ... + 10 ° C) na estação fria;
- um recipiente com pequenas pedras e giz, cuja ingestão contribui para a digestão de galinhas e compensa a falta de cálcio no corpo;
- disponibilidade de espaço para caminhadas na rua e acesso gratuito a ela;
- equipamento da sala com lâmpadas (no inverno, pelo menos, 8 horas por dia).
Prado de verão
Andar ao ar livre é muito importante para as galinhas, elas se aquecem ao sol e tomam banhos de pó. O pó limpa os ácaros das penas. As galinhas precisam de um espectro completo de luz solar natural para fornecer ao corpo vitamina D e melhorar a saúde geral.
Requisitos a pé:
- A cerca - O território para passear os pássaros deve ser cercado ou cercado; a cerca é necessária para a proteção de predadores; também não permitirá que os pássaros saiam da área que lhes é atribuída e danifique o canteiro de flores ou os canteiros de jardins. Os animais de estimação são frequentemente caçados por animais como doninhas, raposas, guaxinins, gambás, corujas, falcões, cães e às vezes gatos atacam galinhas pequenas.
- Sombra - em um pasto de rua, as galinhas precisam ter acesso a locais frescos e sombreados para evitar superaquecimento. A temperaturas acima de +26 ° C e a incapacidade de se esconder na sombra, as galinhas sofrem estresse por calor, o que pode levar à sua morte.
- Luz natural - O champanhe Aemi não deve ser forçado a viver sob luz artificial contínua, isso prejudica o sistema imunológico, a percepção de cores e a capacidade de transportar cálcio através das membranas celulares.
Ninhos e poleiros
Colocando ninhos:
- Para cada 4-5 camadas, é fornecido um ninho.
- O tamanho do ninho deve ser aproximadamente 1,5 vezes maior que o tamanho médio do corpo da galinha (essa característica depende da raça dos pássaros).
- Como ninhos, são usadas caixas de madeira com uma parede lateral aberta ou cestas, preenchidas com materiais macios (palha, serragem, feno).
- A localização dos ninhos das caixas pode ser em camadas (até três camadas), uma acima da outra. Nesse caso, pequenas plataformas de decolagem são feitas perto das caixas em cada camada ou uma escada é instalada no chão e no ninho.
- Acima do ninho superior, é melhor construir um telhado inclinado, cuja inclinação inconveniente impedirá que os pássaros passem a noite neles. Isso é necessário para que os excrementos que caem de cima não contaminem os ovos.
Requisitos de poleiro:
- Os poleiros são feitos na forma de amplas escadas de madeira, com uma distância entre os "degraus" de 25 a 35 cm.
- O diâmetro da seção transversal dos polos para poleiros deve ser de pelo menos 4-5 cm, isso é importante para uma aderência confiável.
- Um poleiro é construído longe o suficiente da parede, a uma distância de 30 a 35 cm, de modo que seria conveniente que os pássaros sentassem nela sem tocar na parede com suas caudas.
- Ao construir um poleiro, é levado em consideração que para cada galinha é necessário um espaço de pouso de 20 a 25 cm.
- A primeira etapa do poleiro está localizada a uma altura de pelo menos 1 metro do piso, o que garantirá a ausência de ar frio nessa zona no inverno.
- Para a conveniência de limpar a cama, durante a construção, o poleiro é fixado (em cima) à parede nas dobradiças móveis. Durante a limpeza, o poleiro é temporariamente levantado e fixado verticalmente na parede com um gancho especial. Excrementos de frango devem ser empoleirados diariamente.
Bebedouros e taças
Ayam Chemani deve sempre ter água e alimentos frescos e limpos. A comida é servida em local limpo, seco e inacessível aos alimentadores de roedores.
Alimentadores:
- seu número depende do tamanho do rebanho - aproximadamente uma cocheira para 10 a 12 cabeças;
- localização - eles estão presos às paredes ou a uma estrutura especial no meio do galinheiro;
- material - madeira, plástico, metal;
- requisitos de projeto - a alimentação interna não deve ser acessível para ajuntar patas de frango (cobrindo churrasqueiras frequentes, aberturas estreitas).
Taça para beber:
- requisitos de projeto - resistência a virar;
- a estrutura é fixada em qualquer uma das paredes do galinheiro;
- o acesso gratuito de aves à água é fornecido a qualquer hora do dia.
Ventilação
Se você não cuidar de uma boa ventilação no galinheiro, o ar interno poderá ficar úmido e ofensivo. Além de criar odores desagradáveis no pátio da casa, esse ar estagnado também pode contribuir para o surgimento de doenças em galinhas. Esses problemas podem ser evitados se, durante a construção do galinheiro, forem fornecidos orifícios de ventilação ao longo do teto ou pequenas janelas de abertura estiverem localizadas ao longo do lado leste ou sul da estrutura.
Importante! As galinhas não mastigam comida, engolem-na inteira e, para facilitar o processo de digestão, bica pequenas pedrinhas para moer o conteúdo do estômago. No inverno, no galinheiro, sem ter acesso à rua, os pássaros devem ter livre acesso ao tanque, que contém areia, pedrinhas, conchas trituradas.
Ração alimentar
Esses pássaros exóticos comem exatamente o mesmo que as galinhas comuns:
- grãos que foram germinados anteriormente;
- alimentos compostos para animais que consistem em milho, cevada e trigo em várias proporções;
- farinha de agulhas e grama, uma mistura de legumes ralados;
- cascas de ovos trituradas, giz triturado e conchas;
- farelo cozido no vapor;
- levedura
- pequenas pedras e areia grossa do rio para melhorar o trato digestivo;
- resíduos de cozinha, insetos e vermes.
Sintomas de deficiência de vitamina
Vitaminas solúveis em gordura | |
Vitamina A | Diminuição da produção de ovos, fraqueza e falta de crescimento |
Vitamina D | Ovos rachados, produção reduzida de ovos, crescimento lento, raquitismo |
Vitamina E | Articulações aumentadas do joelho, encefalomalácia (doença das galinhas) |
Vitamina K | Coagulação sanguínea prolongada, sangramento intramuscular |
Vitaminas solúveis em água | |
Tiamina (B1) | Perda de apetite e morte |
Riboflavina (B2) | Paralisia do polegar, baixo crescimento e baixa produção de ovos |
Ácido pantotênico | Dermatite, úlceras no bico e pernas |
Niacina | Cair para os pés, inflamação da língua e cavidade oral |
Colina | Baixo crescimento, obesidade no fígado, diminuição da produção de ovos |
Vitamina B12 | Anemia, crescimento deficiente, mortalidade fetal |
Ácido fólico | Baixo crescimento, anemia, baixa plumagem e baixa produção de ovos |
Biotina | Dermatite nas pernas, ao redor dos olhos e bico |
Fornecer minerais ao corpo também é muito importante para as aves, sua falta pode causar danos significativos à saúde. Abaixo estão os minerais necessários e as consequências de sua falta no corpo para galinhas domésticas.
Minerais saudáveis | |
Cálcio | Cascas de ovos de baixa qualidade e baixa eclodibilidade, raquitismo |
Fósforo | Raquitismo, casca de ovo frágil, baixa eclodibilidade |
Magnésio | Morte súbita |
Manganês | Perose, baixa eclodibilidade |
Ferro | Anemia |
Cobre | Anemia |
Iodo | Bócio |
Zinco | Plumagem ruim, ossos quebradiços |
Cobalto | Crescimento lento, alta mortalidade, menor eclodibilidade |
Como indicado acima, a falta de vitaminas e minerais pode causar inúmeros problemas de saúde em galinhas, em alguns casos levando à sua morte. Para evitar isso, uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais essenciais, deve ser preparada para animais de estimação.
Você sabe Na natureza, as galinhas começam a se alimentar antes do amanhecer. Com olhos sensíveis ao infravermelho, eles distinguem entre a luz do dia quase uma hora antes de se tornar acessível ao olho humano.
Substituição de rebanho planejada
Se as aves são mantidas para a carne, levando em consideração o fato de que, após três anos de vida, a carne fica rígida, o abate deve ocorrer quando o ayam chemani atingir a idade de cerca de um ano. A essa altura, o pássaro está ganhando peso máximo, a carne é jovem e macia.
Para que o número de aves adultas no rebanho permaneça aproximadamente no mesmo nível, os proprietários das aves precisam cuidar disso com antecedência. Se está planejado abater até 10 indivíduos para carne no próximo ano, então já este ano plantará um ovo de ninhada nos ovos para obter animais jovens.
Galinhas que atingiram a idade de um ano e não se destinam à postura de ovos são mortas. Em uma base contínua, apenas um galo e 5-6 galinhas poedeiras permanecem.
Problemas de derramamento e idade
A primeira e mais comum razão pela qual a ayam chemi perde suas penas é a muda anual.
Derramamento é um período em que uma galinha lança suas penas velhas e cria novas. Isso geralmente ocorre no outono, no final da estação de postura, e está intimamente associado à diminuição do horário de verão. Primeiro, as galinhas perdem penas no pescoço, depois as mudas se espalham para as costas, depois para o peito, e as penas da cauda caem por último.
Além das penas que caem, o pente perde parcialmente sua cor; do vermelho brilhante, ele fica desbotado.A muda típica dura cerca de 6 semanas, mas as aves mais velhas mudam muito mais devagar, pode levar de 10 a 12 semanas para elas.
Importante! Se os proprietários querem criar “indonésios” de raça pura, é melhor manter a família de frango Ayam Chemani isolada dos outros habitantes do galinheiro. Isso garantirá que as galinhas sejam de raça pura.
Durante a muda, a postura das galinhas diminui significativamente ou para completamente. O motivo é que, para a produção de ovos, você precisa de muita proteína, o que também é necessário no processo de construção de uma nova plumagem. Os pássaros não têm proteína suficiente para construir penas e produzir ovos simultaneamente.
Idade
As aves são abatidas após atingirem 8 a 12 meses, quando ganham peso corporal suficiente. Após três anos de vida, a carne fica rígida e deve ser cozida até ficar completamente macia por várias horas.
Após 5 anos de vida, as galinhas poedeiras reduzem a taxa de produção de ovos e devem ser substituídas por galinhas mais novas.
Como criar galinhas?
Para cultivar todas as galinhas negras chocadas sem perda, é aconselhável observar o regime correto de temperatura e aderir à dieta recomendada pelos veterinários.
Alimentação adequada
Para cultivar galinhas sem perda:
- Na primeira semana de vida, os animais jovens recém-nascidos são alimentados com queijo cottage desnatado (com um teor de gordura não superior a 15%) e uma mistura de ovos cozidos finamente picados com cereais cozidos (milho, cevada ou milho picado). Verduras finamente picadas são adicionadas a qualquer uma dessas misturas.
- A partir do 8º dia de vida, os alimentos compostos são adicionados à dieta das galinhas em pequenas doses.
- A partir do trigésimo dia de vida, as galinhas são completamente transferidas para rações prontas com alto teor de proteínas.
- Frango jovem alimenta vermes e os solda com vitaminas líquidas. As vitaminas não são diluídas na água potável, mas cada bebê é enterrado no bico.
- As galinhas precisam de muita bebida: pode ser água fervida ou uma solução aquosa de glicose. Para manter a água limpa, é necessário colocar uma tigela ao lado das crianças de tal forma que elas não possam se levantar e se molhar.
- É indesejável incluir arroz na dieta de galinhas, mesmo em pequenas doses, pois pode causar paralisia e mortalidade na população de aves. Também é absolutamente impossível permitir que as crianças tragam areia. Útil para galinhas adultas, a areia pode entupir o bócio tenro das galinhas e levar à obstrução do esôfago. Para evitar isso, é instalada no aviário uma tigela contendo cascalho pequeno, cujo diâmetro não excede 2-5 mm, com galinhas mensais. O cascalho ajuda a limpar o esôfago e ajuda a digerir os alimentos no estômago.
Cuidado
Até que as galinhas fiquem completamente crescidas, o calor é vital para elas, que elas encontrarão em abundância nas galinhas-mãe. Se as galinhas são criadas sem ninhada, elas devem ser mantidas sob a lâmpada para aquecimento durante as duas primeiras semanas de vida. A temperatura na caixa com galinhas é mantida na faixa de + 28 ° ... + 30 ° C. A partir da 2ª semana de vida dos bebês, a temperatura começa a cair gradualmente.
As galinhas também devem ter uma área de resfriamento onde possam evitar o calor de uma lâmpada se ela ficar muito quente. Colocar uma fonte de calor (lâmpada) em metade da caixa de frango permitirá que os bebês se movam mais (ou mais perto) do calor, conforme necessário. Na sala onde as galinhas estão localizadas, é necessário prever a ausência de correntes de ar.
De 50 a 60 dias de vida, o jovem ayam Chemani já vive em um galinheiro junto com pássaros adultos.
Você sabe Na Indonésia, as galinhas ayam chemi nunca viveram em galinheiros de pessoas comuns no país. Eles eram mantidos nos lares de pessoas com uma alta posição na sociedade ou na riqueza, e eram mais contidos como símbolos de prestígio e do status do dono da casa.
Vacinação
Qualquer vacinação de galinhas é realizada somente após consulta com um veterinário que aconselhará a preparação necessária e sua dose diária de acordo com a idade e o peso das aves.
Na avicultura moderna, a prevenção de doenças específica e inespecífica é usada. Ao realizar profilaxia específica, soros especiais são derramados nos filhotes.A realização de profilaxia não específica implica um conjunto de ações:
- a presença de vitaminas nos alimentos para animais;
- separação de galinhas saudáveis e doentes;
- prazo de quarentena;
- realização de tratamento.
Como apoiar e fortalecer os frangos jovens?Importante! A vacinação é realizada apenas para aves absolutamente saudáveis, se alguns indivíduos são lentos, relutantes e com pouca movimentação, o procedimento deve ser adiado até que estejam completamente recuperados.
Antes de chocar, as galinhas estavam no ovo, seu corpo não contém bactérias. Para maior vitalidade, os bebês precisam da presença de boas bactérias no intestino. Cada frango precisa receber uma colher de iogurte semanalmente ou adicionar pó probiótico à ração geral (uma vez por semana). Essas ações garantirão a saúde das galinhas, as colônias de bactérias boas se estabelecerão no intestino e ajudarão o trato gastrointestinal.Além disso, os bebês precisam de vitamina B (uma versão especial e segura para galinhas), que é uma vitamina muito importante para filhotes que se tornam letárgicos ou sofrem estresse. A vitamina B não apenas estimula a energia, mas também aumenta o apetite, salvando a vida de um pequeno pássaro.
Doenças frequentes
Bacteriano
As doenças bacterianas são as causas mais comuns de mortalidade em aves. Este grupo inclui:
- febre tifóide;
- salmonelose;
- pastelose;
- colibacilose;
- micoplasmose;
- micotoxicose;
- tuberculose.
Você sabe O pássaro preto ayam chemani, de acordo com os indonésios, tem propriedades mágicas inatas e pode facilitar a comunicação entre o mundo dos vivos e o mundo dos espíritos. Portanto, na Indonésia, é usado como um pássaro de sacrifício, abatido como um presente para os deuses, sua carne raramente (quase nunca) é usada pelos moradores locais como alimento.
Febre tifóide
A causa da febre celíaca em galinhas é fezes, sujeira, água e alimentos contaminados e pessoas infectadas. As aves são infectadas diretamente pelo sistema digestivo ou respiratório. Os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença são a sujeira no galinheiro, bem como o estresse que acompanha os pássaros nas células.
Sintomas
- falta de apetite;
- penas desgrenhadas;
- mude a cor da vieira e dos amentilhos para azul;
- o aparecimento de ovos sem casca ou com casca com irregularidades e manchas de cálcio.
Salmonelose
Ele entra no corpo do pássaro através do trato digestivo (com água, comida ou fezes). Pode ser encontrado na carne e nos ovos.
Sintomas
- diarréia aguda;
- diminuição da oviposição;
- às vezes inflamação dos ovários, trompas de falópio e peritônio.
Como tratar? Se não tratada, a diarréia pode se tornar crônica e levar a falta de apetite, perda de líquido corporal e até morte.
Prevenir a salmonelose é difícil, pois as galinhas podem ser portadoras ocultas da infecção, sem sintomas.
Para prevenir a doença, uma vacina aquosa é usada, mas em camadas nem sempre funciona.
Pasteurelose
As doenças bacterianas também incluem pasteurelose altamente contagiosa, que muitas vezes leva à sepse e é caracterizada como morbidade com uma taxa de mortalidade bastante alta no rebanho.
Sintomas
- depressão, penas desgrenhadas;
- febre, corrimento nasal;
- cor azul da crista e dos amentilhos;
- falta de ar e diarréia.
As aves geralmente são infectadas pelo sistema respiratório ou por lesões na pele. Infecção infecciosa através do sistema digestivo ocorre um pouco menos frequentemente.
Como prevenir? A prevenção da doença é manter a limpeza e a desinfecção regular no galinheiro. É importante evitar o contato de galinhas com aves selvagens (pardais, chapim), pois elas podem ser uma fonte.
As vacinas são usadas apenas em certas áreas onde ocorreu uma pandemia. Como regra, as galinhas são tratadas com quimioterapia, mas após a recidiva geralmente ocorrem associados a portadores ocultos da doença.
Colibacilose
Outra doença que está associada a condições precárias e geralmente acompanha outras doenças como traqueíte, amigdalite e bronquite. As fontes de infecção são lixo úmido, alimentos e água infectados, embora as aves também possam ser infectadas por gotículas transportadas pelo ar.
Sintomas
- sonolência
- espirros e coriza;
- inflamação da mucosa nasal;
- conjuntivite.
Micoplasmose
A doença é transmitida por gotículas no ar. Condições adversas no galinheiro - umidade, falta de limpeza e desinfecção da sala, contribuem para o desenvolvimento da doença.
É transportado por aves selvagens, a causa da doença são as micotoxinas, metabólitos secundários de fungos que entram no corpo das aves através de alimentos infectados. Por via de regra, sofra: sistemas nervoso, circulatório e digestivo. A infecção também penetra na casca do ovo.
Sintomas
- as galinhas estão nervosas, um tremor característico da cabeça aparece;
- inflamação dos seios da face, sistema reprodutivo e seios da face;
- descarga do nariz e olhos
- inchaço na área dos olhos.
Você sabe Os indonésios consideram o ayam Chemani um pássaro que traz boa sorte, enquanto o sangue e outras partes desses pássaros são usados na medicina alternativa local.
Tuberculose
Uma doença muito comum entre todas as espécies de aves, que está na lista de infecções zoonóticas e está sujeita a relatórios rigorosos. Tem um período de incubação muito longo. As bactérias entram no corpo através do sistema digestivo, e a fonte da doença são os excrementos de aves infectadas, que infectam forragens, água e roupas de cama no galinheiro com bacilos tuberculosos.
Sintomas
- a atividade diminui, as galinhas poedeiras tornam-se letárgicas;
- amentilhos e vieiras empalidecem;
- diarréia aparece com secreção verde-acinzentada, claudicação.
Doença parasitária - coccidiose
Além de galinhas bacterianas, podem ocorrer etiologias parasitárias, como a coccidiose. As aves os infectam consumindo oocistos ativos em baixa temperatura e alta umidade. O agente causador da doença é o gênero mais simples Eimeria.
Sintomas
- letargia e perda de apetite;
- perda de peso;
- penas desgrenhadas;
- os pássaros se amontoam e se apegam;
- diarréia com sangue ou comum;
- redução na produção de ovos.
Leitura Recomendada
Tratamento. Geralmente, alguns dias após a infecção, a própria doença desaparece.
Os criadores de aves de capoeira usam uma vacina coccidiostática como profilaxia.
Além disso, como medida preventiva, são utilizados remédios naturais à base de plantas, que podem ser adquiridos em veterinários.
Viral
A seguir estão as doenças virais que podem afetar o ayam chemani.
Doença de Newcastle
Esta é uma doença viral chamada peste aviária e causa alta morbimortalidade entre galinhas. Se pelo menos um pássaro infectado entra na fazenda, ocorre 100% de infecção de todos os habitantes de galinheiros.
O vírus entra no corpo através dos sistemas respiratório e digestivo, e a fonte da infecção são aves doentes e mortas. As descargas do nariz, boca e fezes de galinhas infectadas têm a maior concentração de micróbios que entram na água, alimentos para animais, equipamentos de aves e roupas de trabalho.
Sintomas
- paralisia das pernas e asas;
- contrações musculares involuntárias;
- indigestão e diarréia verde;
- apatia, fraqueza, sonolência;
- conjuntivite;
- inchaço da cabeça.
Laringotraqueíte
Esta doença infecciosa afeta o sistema respiratório e é bastante contagiosa. A infecção é transmitida por aves infectadas.
Sintomas
- diminuição na produção de ovos;
- traqueíte;
- laringite hemorrágica;
- descarga laríngea;
- órbitas inchadas;
- conjuntivite purulenta.
Síndrome do ovo descendente
Esta doença causa uma queda na produção de ovos, e os ovos postos têm uma forma distorcida e uma casca fina e pigmentada. Às vezes, galinhas infectadas depositam seus ovos sem casca, em um saco.
Tratamento. Até agora, nenhum tratamento eficaz foi encontrado para a síndrome do ovo de cima para baixo. Como medida preventiva, são utilizadas alimentação completa e vacinação anual de rebanhos de frango.
Gripe aviária
Uma doença grave de natureza viral, que afeta todo o estoque de aves. As aves são infectadas umas pelas outras por gotículas no ar.
Sintomas
- cãibras musculares;
- espasmos no pescoço;
- inchaço da cabeça e pescoço;
- conjuntivite.
Frango ayam chemani incomum e exótico, absolutamente preto, encantará seus donos com ovos rosa pálidos e decorará com sua própria pessoa o quintal da casa. É mais uma raça decorativa de galinhas do que carne ou ovo, mas, é claro, vale a pena crescer.