Recentemente, a codorna tornou-se uma das aves mais populares para criação em casa. Eles são criados para obter carne e ovos valiosos, deliciosos, nutritivos, deliciosos. Mas, para manter a alta postura dos ovos, eles precisam organizar boas condições de vida. Para fazer isso, você precisa de células espaçosas que podem ser compradas em lojas especiais ou executadas por conta própria. Como fazer isso, vamos dar uma olhada.
Requisitos para o conteúdo celular de codornas
O arranjo de uma vida confortável para codornas começa, antes de tudo, com a criação de uma moradia especial - uma gaiola, porque é a gaiola considerada a maneira mais eficaz de obter alta produtividade, produção de ovos de aves e carne de boa qualidade. Deve-se notar que, para as gaiolas e a sala onde elas estarão localizadas, são apresentados vários requisitos em relação ao tamanho, iluminação, arranjo interno, etc. Vamos descobrir qual deve ser o design do alojamento da codorna.
Dimensões
Os tamanhos das células para o rebanho de pais devem ser projetados com base no número de objetivos que serão contidos neles:
- para o número de aves adultas até 10 indivíduos, são consideradas as dimensões mínimas - 300x750 mm;
- para 30 indivíduos - 450x1500 mm;
- para 50 indivíduos - 750x1500 mm.
- para 10 gols - 250x600 mm;
- para 30 indivíduos - 350x1200 mm;
- para 50 indivíduos - 600x1200 mm.
Além disso, condições mais próximas ou amplas podem levar ao fato de as aves começarem a perder peso e reduzir a postura de ovos. A altura mais ideal do dispositivo é de 25 cm, o que possibilita a instalação de células em algumas linhas, dependendo da altura do teto da sala.
Importante! O nível mais baixo de células deve estar localizado acima do piso, pelo menos 30 cm.
Iluminação
Na sala onde as estruturas de codornas serão localizadas, é necessário fornecer um regime de luz de 18 horas. Para isso, é recomendável usar lâmpadas artificiais com luz difusa. Também é bom complementar os dispositivos de iluminação com a função de ajustar automaticamente a intensidade do fluxo de luz. É estritamente proibido o uso de lâmpadas com luz muito intensa e ofuscante.
Temperatura e umidade
Codornas caseiras devem ser mantidas em uma área quente, seca e bem ventilada, onde não há correntes de ar nem luz solar direta. A temperatura ideal é considerada +18 ... + 23 ° C.
No meio da sala, deve estar seco, o nível de umidade permitido é de 60 a 75%. Também é muito importante organizar a ventilação de suprimento e exaustão, o que não permitirá que o ar estagne. Não é recomendável instalar estruturas com pássaros em edifícios localizados perto de lagoas, rios ou lagos.Além disso, as instalações escolhidas para a manutenção de animais de estimação devem:
- localizado longe da faixa de rodagem, locais movimentados e outras fontes de ruído. Os pássaros projetados para oviposição são muito sensíveis a vários sons, tímidos, mal transportados em condições ruidosas;
- fique longe de vários estímulos externos - luz intensa, vento, etc. Esses fatores têm um efeito prejudicial sobre codornas, até uma diminuição na intensidade da oviposição ou sua completa interrupção.
Opções de design para aves de diferentes idades
Todos os modelos de células de codorna podem ser divididos em dois tipos principais: células que se distinguem por seu design e células que possuem certas propriedades funcionais. A produtividade do rebanho e as características de qualidade dos produtos à base de carne dependerão diretamente de como a célula está organizada.
Você sabe Codornizes e seus ovos não são afetados por uma doença como a salmonelose. É por isso que os ovos podem ser armazenados por um longo período à temperatura ambiente e não tenha medo de que se deteriorem.
Por características de design distinguem:
Além disso, todas as células podem ser classificadas de acordo com sua finalidade funcional:Independentemente da finalidade ou das qualidades do projeto, todas as células estão equipadas com taças, alimentadores de várias formas. Sob cada camada do produto, um palete é instalado, o que é necessário para coletar vários resíduos.Como fazer gaiolas de codornas em casa
Fazer dispositivos caseiros de codorna é bastante simples, se você seguir as instruções passo a passo desenvolvidas anteriormente. Para criar produtos para a carcaça, você pode usar madeira, plástico, perfil de gesso cartonado, além de outros materiais encontrados na casa.
Importante! Cada pedaço de madeira deve ser tratado com um anti-séptico que proteja a madeira da umidade, podridão e fungos, garantindo assim uma longa vida útil.
De madeira
Uma das gaiolas mais seguras é considerada uma construção feita de blocos de madeira. Ela:
- fácil de montar;
- não requer grandes custos de caixa e tempo;
- excelente processabilidade;
- não prejudica a saúde do pássaro.
- barras de madeira, seção 40x40 mm;
- uma grade com células de tamanho médio;
- parafusos, pregos;
- grampeador de construção.
- Corte as peças das barras: 4 partes de 90 cm de comprimento, 4 partes de 70 cm cada e 4 partes de 60 cm cada.
- Monte a estrutura: prenda as peças de trabalho traseiras e frontais aos postes a uma distância de 70 cm e as peças laterais a uma distância de 60 cm. Nesse caso, o limite inferior da fixação deve estar a uma altura de 20 cm do chão.
- Aperte o quadro com uma rede: corte nas redes, cujos tamanhos correspondem aos tamanhos das partes lateral, frontal, traseira, superior e inferior do quadro. Prenda a malha à estrutura com pregos, parafusos, grampos. A malha deve ser presa ao fundo do produto sob uma leve inclinação para que os ovos possam deslizar para dentro do coletor de ovos.
- Na frente, instale uma porta pré-fabricada com pequenos blocos de madeira e equipada com uma rede. Prenda-o com ganchos ou toldos.
- Monte paletes sob a gaiola usando folhas galvanizadas.
- Equipe o produto com tigelas e alimentadores.
Vídeo: como fazer uma gaiola de codorna de aldeia
Gaiola sem moldura
Como mostra a prática, as células de estrutura são mais confiáveis e práticas, no entanto, muitos criadores preferem opções sem moldura, pois possuem suas próprias vantagens principais:
- simplicidade e ritmo acelerado de fabricação;
- mobilidade da instalação;
- facilidade de instalação;
- fabricação barata.
- malha de arame galvanizada com 90 cm de largura e malhagem 25x25 mm;
- malha galvanizada com pequenas células para criar o fundo da estrutura;
- fio de metal;
- ferramenta de solda;
- moedor;
- tosquiadeira com suportes;
- backups.
A construção passo a passo de uma construção residencial inclui os seguintes estágios:
- Corte pedaços de fio salientes ao longo das bordas da malha.
- Corte a grade em dois retângulos de 90x42,5 cm, que serão necessários para formar a parte inferior e o teto.
- Faça um espaço em branco retangular com dimensões de 90x27,5 cm, que servirá como parede traseira.
- Corte outra peça de 90x27,5 cm e divida ao meio. Estes serão os "lados" do design.
- Faça um espaço em branco retangular de tamanho 90x15 cm, que funcionará como a parede frontal. Nele, faça alguns furos através dos quais o pássaro será alimentado.
- Corte o tamanho do orifício de alimentação da rede da porta.
- Na malha com células pequenas, corte a parte inferior da estrutura medindo 90x60 cm. Do lado largo da malha, faça uma dobra de 2-3 cm de altura.
- Para montar a gaiola: usando o cortador, conecte a parede traseira ao fundo no nível de: 6 células na parte superior, 5 células de malha na parte inferior, ou seja, a peça de trabalho será fixada aproximadamente no centro. Fixe a peça de trabalho superior, que servirá como teto, depois prenda as “laterais”. Prenda a parte inferior em branco ao produto por baixo, formando um “segundo” fundo no qual as bandejas de resíduos serão instaladas. “Prenda” a parte da frente à estrutura, fixe as portas nela. À parte saliente da folha, que servirá como coletor de ovos, prenda pequenas paredes laterais com uma altura de cerca de 2 cm.
- Equipe a gaiola com paletes, alimentadores e taças.
Vídeo: como fazer uma gaiola de codorna sem moldura
Um design semelhante é adequado para atingir 30 a 35 objetivos.
Feito de plástico
Para realizar as células, você pode usar caixas de plástico comuns, ou melhor, de PVC. Essa opção é considerada a mais simples, pois, neste caso, não há necessidade de calcular as dimensões, construir adicionalmente o quadro, mas você só precisa executar uma pequena "atualização". As vantagens de estruturas plásticas feitas a partir de caixas de frutas são óbvias:
- facilidade de instalação e montagem;
- peso leve;
- facilidade de materiais de limpeza;
- durabilidade em operação;
- força do produto.
- caixas plásticas de tamanhos diferentes - 3 peças .;
- fio
- faca para aparar plástico.
- Corte os cantos da parte superior das gavetas.
- Coloque uma gaveta alta em uma pequena, que servirá de suporte para resíduos. Instale outra gaveta baixa na parte superior da estrutura, prenda o produto com arame.
- Tampa superior cortada.
- Expandir as células da caixa para que a cabeça de codorna possa se arrastar para dentro delas durante a alimentação.
- Anexe acessórios de alimentação e água à estrutura a partir do exterior.
Vídeo: como fazer uma gaiola de codorna em plástico
Esta opção será ideal para o cultivo de 20 indivíduos. Para mais objetivos, serão necessárias caixas adicionais.
Do perfil para drywall
Uma das opções mais simples para uma célula caseira é considerada um design a partir de um perfil para drywall. Esta opção tem as seguintes vantagens:
- respeito pelo meio ambiente e segurança dos materiais;
- baixo custo e disponibilidade;
- simplicidade na execução;
- mobilidade, ou seja, a capacidade de mover o produto para qualquer local desejado.
Suas dimensões serão:
- altura - 200 cm;
- largura - 100 cm;
- profundidade dos compartimentos - 50 cm.
Leitura Recomendada
Para a sua produção deve ter:
- o perfil com o qual o drywall é fixo - 13 bandas;
- rede de malha com células de diferentes tamanhos;
- perfil de drywall com seção transversal de 8 mm;
- fio;
- parafusos;
- tesouras para metais;
- chave de fenda;
- roleta.
O algoritmo de criação de moradia para codornas consiste nas seguintes etapas:
- Monte uma estrutura de 13 tiras de perfil galvanizado. Conecte todas as peças com parafusos.
- Anexe barras transversais paralelas do perfil à estrutura montada, e as barras transversais superiores são fixadas exatamente em um ângulo de 90 graus, e as inferiores com uma inclinação.
- A estrutura é “revestida” por uma grade: nos pisos, monte uma grade com pequenas células, no teto e nas paredes - com as maiores. Prenda a malha com fios e parafusos.
- De uma malha com um fio mais durável, crie portas de tamanho 100x15, fixe-as no teto do produto.
- A partir de chapas de aço galvanizado, faça paletes correspondentes às dimensões da estrutura e deslize-os para dentro de cada célula.
- Para fixar os bebedouros acabados em garrafas plásticas e alimentadores feitos com o mesmo perfil.
Se você precisar de uma gaiola para 16 ou 20 gols, isso poderá ser feito em apenas uma camada. Além disso, casas para pássaros podem ser feitas de muitos materiais improvisados, por exemplo, de madeira compensada, um armário antigo.
Arranjo celular
Naturalmente, qualquer gaiola de codornas, independentemente de seu design, deve ser equipada com detalhes adicionais, como tigelas, alimentadores e paletes.
Bandeja de areia e gaiola
A presença de paletes na gaiola de codornas é obrigatória, pois elas permitem coletar resíduos, resíduos de aves, garantindo assim a limpeza em casa. Como material para o suporte inferior, você pode usar metal fino, chapa galvanizada, plástico e madeira compensada.
No entanto, a última opção é menos desejável porque se deteriora rapidamente devido à exposição regular à umidade. Você também pode comprar paletes de plástico ou aço prontos.Para manter codornas, criadores experientes usam uma ninhada profunda, que é serragem, turfa, aparas, palha. O uso de lixo é especialmente importante no inverno, quando as patas dos pássaros permanecem desprotegidas.
O uso do material de cama é vantajoso, pois quando entra em contato com a umidade ou com os resíduos orgânicos, ele começa a compostagem, criando assim uma fonte de calor adicional.
Importante! A cama deve ser trocada regularmente, caso contrário, partículas de sujeira e fezes grudam nos pés dos pássaros, levando ao desenvolvimento de várias doenças.
Bebedouros e taças
As calhas de alimentação e as taças para gaiolas podem ser compradas prontas em lojas especializadas ou feitas de forma independente. No entanto, todos eles devem atender a certos requisitos:
- não tenha cantos afiados que possam ferir o pássaro;
- o material dos produtos deve ser altamente higiênico, seguro e fácil de limpar;
- o volume do alimentador deve ser ligeiramente maior que o volume necessário para a alimentação;
- as construções devem ser bastante poderosas e fornecer acesso gratuito a água e alimentos para codornas e criadores.
Você sabe Ovos de codorna são superiores ao Viagra em suas propriedades. Os cientistas provaram que eles são um dos estimulantes de potência mais potentes; portanto, usando ovos de codorna regularmente, você pode aumentar e restaurar a força masculina.
As melhores opções do fabricante
Obviamente, a maneira mais fácil de obter uma gaiola de codorna é prepará-la em lojas especializadas. Felizmente, hoje os fabricantes oferecem um grande número de produtos, entre os quais você pode escolher facilmente a melhor opção, levando em consideração os recursos de design, a finalidade e o custo.
Em O TOP-5 das estruturas de fábrica mais populares e procuradas inclui:
- KPA-1 - construção industrial em várias camadas e em várias seções, sobre estrutura de aço, projetada para a criação profissional de aves. Sua capacidade é de 1100 objetivos.O produto é equipado com um coletor de gotejamento, alimentadores com lados altos, tigelas para beber, sistema de remoção de esterco, bandeja, coletor de ovos;
- Gaiola para aves - design compacto e dobrável usado para criar codornas e criar galinhas. Armazena até 27 objetivos. Feito de malha de arame galvanizado durável com células de 25x25 mm nas paredes e 6x6 mm na parte inferior.
- KP-10 - Um produto conveniente, prático e seguro, feito de uma estrutura metálica durável e chapas galvanizadas. Ele foi projetado para 10 objetivos, mas é possível adicionar vários níveis. As principais vantagens do design são: espaço, resistência, durabilidade no uso, resistência à corrosão. A gaiola é adicionalmente equipada com bebedouros, alimentadores, um coletor de ovos, uma bandeja de coleta de lixo;
- KP-30 - uma gaiola de camada única para 30 animais, equipada com bebedouros de mamilo e alimentadores montados. Possui boa espaço, compacidade, facilidade de montagem, alta qualidade e segurança dos materiais, a capacidade de aumentar facilmente o número de camadas com um aumento na pecuária;
- KP-60 - Uma confortável estrutura de aço galvanizado de dois níveis, projetada para cultivar 60 indivíduos. A gaiola é complementada com bebedouros de mamilos e alimentadores montados. O produto é fácil de usar, fácil de transportar e instalar em qualquer lugar, possui uma longa vida útil;
- célula "Solução simples" - uma estrutura modular de dois níveis, feita de aço galvanizado, que pode acomodar até 120 cabeças. Possui as seguintes vantagens: é fácil de instalar, é ótimo para instalação em pequenas áreas, é rapidamente limpo, complementado com novos módulos.
Dicas úteis
Codornas que atingiram a idade de um mês são consideradas aves de corte. Ao construir uma gaiola para eles, deve-se aderir a alguns aspectos:
- as paredes das estruturas são feitas de malha ou treliça;
- é permitido o uso de uma grade no chão com células grandes, pois os pássaros são grandes e não caem nos buracos;
- para frangos de corte, não há necessidade de instalar um criador;
- os melhores materiais para a produção de células são madeira ou metal. O quadro neste caso não é mais necessário;
- gaiolas baixas devem ser usadas nas quais o pássaro se moverá menos, ganhando massa mais rapidamente.
Você sabe Em 1990, embriões de codorna foram enviados para o espaço. Foram esses pássaros que se tornaram os primeiros a nascer no espaço sideral.
Desenhos de gaiolas para diferentes números de aves
Para fabricar adequadamente gaiolas de codornas com as próprias mãos, desenhos preliminares são indispensáveis. As dimensões das estruturas, em primeiro lugar, serão determinadas pelo número de pássaros que serão mantidos nelas. Para aqueles que encontraram a tarefa de construir gaiolas, são oferecidos projetos estruturais para 5, 10, 20 e 50 objetivos.
O mais simples é o design para 5 objetivos. O desenho dela é o seguinte:
Geralmente, o tamanho da habitação para 10 cabeças é: 30x75 ou 25x60, dependendo do objetivo do cultivo de codornas - galinhas poedeiras ou aves para engorda.
O diagrama do design tem o seguinte formato:
onde:
- quadro;
- taça para beber;
- a porta;
- calha de alimentação;
- bandeja de ovos;
- sexo
- tanque de lixo.
Apesar de os fabricantes modernos oferecerem aos consumidores uma enorme variedade de modelos para a criação de aves, as gaiolas para codornas caseiras são incrivelmente procuradas e populares.
E isso não é surpreendente, porque com custos e tempo financeiros mínimos, você pode criar um design simples, seguro e prático para um projeto individual que pode durar mais de uma dúzia de anos e cultivar mais de uma geração de aves.