O termo "geléia" apareceu muito tempo na Rússia antiga. Essa palavra foi chamada de deliciosa iguaria cozida. Hoje não é apenas uma sobremesa deliciosa com um aroma agradável, mas também uma preparação comum para o inverno. Uma das mais deliciosas e saudáveis é a geléia de ameixa.
Pode ser preparado a partir de uma ampla variedade de variedades, mas ainda será um sabor especial e, graças às características das receitas originais, os benefícios do produto são preservados. Abaixo você os encontrará, juntamente com uma lista detalhada de ingredientes, instruções passo a passo e fotos do produto.
Você sabe Um café da manhã ameixa começa na manhã da rainha Elizabeth II da Inglaterra. As frutas receberam esse mérito devido às suas incríveis propriedades curativas.
Conteúdo calórico e valor nutricional
O conteúdo calórico da geléia de ameixa por 100 gramas é de 287,14 kcal, dos quais 0,4 g são proteínas, cerca de 73,40 g são carboidratos e algo em torno de 0,3 g são gorduras. Se considerarmos esses dados na proporção, com um baixo teor calórico, o produto contém muitos carboidratos. A sobremesa não é menos útil que as próprias ameixas e retém muitos minerais e é um armazenamento real dos oligoelementos necessários.
A polpa de ameixa contém mais vitaminas do que maçãs e peras. Uma dessas vitaminas é a rutina (vitamina P) - aumenta a ação da vitamina C. As pectinas atuam como auxiliares e removem as substâncias que envenenam o corpo.
A fibra alimentar contribui para uma boa digestão e os monossacarídeos e ácidos orgânicos fornecem a energia necessária. Outro segredo dos grandes benefícios dessas frutas é uma concentração suficiente de vitamina B2 e caroteno (vitamina A). A composição nutricional do produto é complementada com zinco, iodo, sódio, cálcio e potássio.
Os benefícios e malefícios do produto
As ameixas de jardim comuns são consideradas não apenas saborosas, mas também medicinais. Mesmo quando processados, eles retêm vitaminas e minerais; portanto, a geléia dessas frutas não é menos útil que as próprias frutas. Por exemplo, a rutina fortalece os capilares, normaliza a pressão sanguínea e tem um bom efeito no sistema endócrino.
A geléia de ameixa é popular entre as pessoas com hipertensão e melhora o funcionamento do sistema nervoso. O produto não é rico em calorias, mas uma grande quantidade de carboidratos é uma grande vantagem, porque eles são o principal fornecedor de energia para o corpo humano.
Você sabe O húngaro também é notável pelo fato de que é a partir de seus frutos que eles produzem ameixas. Outros tipos de ameixas são inadequados para isso.
Uma quantidade suficiente de potássio ajuda com doenças associadas ao metabolismo. Além disso, a geléia de ameixa tem um efeito diurético nos rins, mas em caso de insuficiência renal, onde a água deve ser removida do corpo, pelo contrário, será prejudicial.
Magnésio, fósforo e ferro ajudarão a reduzir a memória, anemia e fragilidade óssea. Mas a vitamina E é um dos segredos da beleza e da juventude. Esta substância retarda o envelhecimento das células e evita o aparecimento de coágulos sanguíneos.
O tratamento da ameixa amarela é rico em caroteno; afeta favoravelmente a visão e a condição da pele. Um pote de geleia aberto no inverno não só trará prazer, mas também ajudará a lidar com o estresse e, devido ao fato de o corpo absorver bem todas as substâncias úteis, o benefício será máximo.
Apesar do grande número de elementos necessários para o corpo, a sobremesa de ameixa tem limitações. Não é recomendado para crianças com menos de três anos de idade, pois danifica o estômago e pode causar transtornos.
Ameixas, embora um pouco azedas, mas com mais doces, contêm muito açúcar e, na geléia, sua quantidade aumenta muitas vezes; portanto, é melhor não usar o produto para pessoas com obesidade e diabetes. Contra-indicações também são diarréia, úlcera péptica e gastrite na fase aguda.
Seleção e preparação de ingredientes
As ameixas são um presente único da natureza. Eles sempre eram bons para enlatar. A tradição de fazer espaços em branco para o inverno permaneceu em muitas famílias hoje. No entanto, é importante saber não apenas como preparar uma deliciosa sobremesa, mas também como escolher e preparar as frutas para que elas não percam seu valor. O húngaro é o mais adequado para a preservação - grandes ameixas azuis escuras, quase pretas com polpa densa e elástica.
Importante! Despeje o açúcar em camadas uniformes para que fique do lado de fora e dentro.
Geralmente, as frutas maduras são compradas ou colhidas para que a carne permaneça densa e não ferva durante o cozimento. Muito maduros ou muito macios são adequados para atolamento ou atolamento. As ameixas não devem ser verdes ou estragadas.
É importante verificar se há frutas vermes e também remover podres ou com uma casca danificada. As frutas selecionadas são cuidadosamente lavadas em água corrente e os caules são removidos e depois secos em uma toalha de cozinha limpa.
As ameixas compradas devem ser tratadas com água a alta temperatura. Você precisa ferver a água, coloque as frutas em uma tigela funda e despeje água fervente por 3-5 minutos. Esse processamento é necessário para remover o revestimento de cera, que é aplicado nas redes de varejo para maior armazenamento.
Em seguida, as frutas são descascadas: você precisa fazer um corte circular ao longo do sulco e dividir cuidadosamente em fatias - dessa forma, elas manterão sua forma e a geléia permanecerá grossa no final. Antes de cozinhar, as ameixas devem ser cobertas com açúcar por 4-5 horas. Você pode começar a cozinhar quando as ameixas deixarem o suco por muito tempo.
Plum Jam Recipes
A ameixa é uma fruta incrivelmente deliciosa e cresce em quase toda parte, porque pode suportar tanto o calor quanto as geadas da Sibéria, o que significa que toda dona de casa tem vários frascos de preparações de ameixa nas prateleiras para fornecer ao corpo não apenas uma sobremesa doce no inverno, mas também vitaminas.
Além disso, as ameixas combinam bem com outras frutas e bagas. Cada receita apresenta benefícios especiais e, em seguida, o doce de ameixa comum se transforma em uma obra-prima culinária única.
Geléia clássica sem caroço
45 horas 40 minutos
Valor nutricional por 100 g:
- As ameixas devem ser bem lavadas e, em seguida, cortadas ao meio e remova a pedra.
- Coloque as metades em uma panela e polvilhe com açúcar. Nesse formulário, eles são deixados por 10 a 12 horas. É melhor fazer isso à noite, para que durante a noite eles insistam e iniciem o suco, e pela manhã foi possível continuar colhendo.
- Quando as ameixas já tiverem iniciado o suco, você poderá começar a cozinhar e ferver. As frutas com a panela devem ser agitadas suavemente, em vez de mexer, isso causará menos danos.
- Cozinhe a peça por 3-5 minutos e depois reserve para que ela insista. Quando o atolamento esfriar completamente, esse procedimento deverá ser repetido mais três vezes.
- Para não verificar se o congestionamento esfriou ou não, é melhor fazê-lo de manhã e à noite, depois de cerca de 12 horas entre a infusão. Antes do 3º cozimento, você precisa preparar todo o recipiente: lavar e esterilizar os frascos, ferver as tampas. Disponha a geléia muito quente em frascos preparados e aperte imediatamente as tampas.
- Além disso, a peça de trabalho deve ser bem embrulhada e deixada esfriar completamente.
- Quando o atolamento esfriar, é aconselhável anexar uma etiqueta a cada frasco com uma breve descrição e nome da peça de trabalho, bem como o ano de fabricação.O atolamento preparado pode ser removido em um porão frio e escuro.
Receita de vídeo
Geléia sem sementes clássicaImportante! Ameixas inteiras são perfuradas ou cortadas com cuidado para não explodir durante o cozimento.
Receita original de especiarias
45 horas 10 minutos
Valor nutricional por 100 g:
- Enxágüe as frutas e limpe-as com uma toalha de papel ou apenas espere que elas secem. Divida as ameixas ao meio e pegue as sementes.
- Cubra com camadas de açúcar e deixe descansar por 6-8 horas.
- Quando as ameixas começaram o suco, você pode adicionar especiarias e nozes. Em seguida, misture delicadamente com uma espátula de madeira.
- Coloque no fogo e leve a geléia para ferver, deixe ferver por 5 minutos.
- Depois disso, é necessário deixar a geléia esfriar completamente, e os temperos dão seu sabor.
- Após 5-6 horas, você precisa remover os temperos da geléia e ferver novamente. Quando a geléia ferver, adicione a manteiga e aqueça por mais cinco minutos.
- Enquanto a geléia estiver fervendo, você pode preparar latas.
- Quando a bebida ferver - coloque-a em potes e feche as tampas. Vire os frascos de geleia, cubra com uma toalha e deixe esfriar completamente.
Com nozes
340 minutos
Valor nutricional por 100 g:
- Lave bem as frutas e divida-as em fatias.
- Antes de adicionar nozes, elas precisam ser secas em uma panela. Em seguida, as nozes e as ameixas devem ser cobertas com açúcar; em seguida, adicione água e canela.
- Quando tudo estiver pronto, você pode começar a cozinhar geléia. Primeiro, você precisa cozinhar em fogo médio e, quando a bebida ferver, é recomendável reduzir o fogo ao mínimo.
- Quando a geléia ferver, mexa por 20 minutos para amolecer as ameixas. É importante não esquecer de coletar espuma de vez em quando.
- Antes de derramar a bebida em frascos, os paus de canela são removidos.
- Quando tudo estiver pronto, a geléia deve ser derramada em frascos esterilizados, enrole e deixe esfriar completamente.
Com laranja
330 minutos
Valor nutricional por 100 g:
- É necessário remover as frutas estragadas, lavá-las e colocá-las em uma toalha de cozinha limpa para que o copo tenha excesso de líquido.
- Apare o rabo de cavalo e remova os ossos. A pele não pode ser removida, ao cozinhar, ela se separa.
- A laranja deve ser limpa e remova o máximo possível as partições brancas - elas darão amargor ao atolamento. A raspa pode ser removida com um ralador.
- Adicione as raspas e polpa da laranja às ameixas descascadas, adicione o açúcar e deixe por várias horas.
- Quando as ameixas e a laranja são suficientes para infundir e deixar o suco ir, elas podem ser enviadas para o fogão. Antes de ferver, cozinhe em fogo médio e mexa e cozinhe por mais 15 minutos, removendo a espuma.
- Antes de cozinhar, a geléia deve estar completamente fria. A geléia resfriada deve voltar a ferver e cozinhe por 10 a 15 minutos.
- Antes de enviar a sobremesa para os frascos, eles precisam ser esterilizados e ferver as tampas de metal.
- Despeje a mistura final nos frascos preparados, embrulhe e deixe esfriar.
Regras de armazenamento
Uma geléia ideal é um xarope grosso e transparente, no qual os pedaços de frutas são distribuídos uniformemente. Vale lembrar que a duração do armazenamento depende da densidade: quanto mais espessa, mais tempo ela permanecerá. O doce de ameixa, se preparado de acordo com todas as regras, pode ser armazenado por um longo período de tempo. Mas é importante saber como armazenar os espaços em branco corretamente e em que condições para o inverno.
Vale a pena esquecer o plástico; a melhor opção são os frascos de vidro bem esterilizados e lavados com refrigerante. Eles devem estar bem arrolhados e não devem deixar entrar ar. Se houver muito açúcar na sobremesa, vale a pena adicionar algumas gotas de suco de limão para que os frascos não explodam com o tempo.
Importante! Se houver sementes nas ameixas, a substância contida nelas, com aquecimento prolongado, se transforma em ácido cianídrico. Esse congestionamento não é armazenado por mais de 8 meses; caso contrário, a quantidade de veneno pode exceder o limite permitido. Mas se você remover as sementes das ameixas e ferver o xarope com a polpa por cerca de meia hora, as substâncias tóxicas desaparecerão, incapazes de suportar a alta temperatura.
O melhor local para armazenamento é uma despensa escura, onde a temperatura não atinge + 20 ° C. As coberturas metálicas em alta umidade começam a enferrujar, por isso é muito importante que a sala esteja seca. Não é recomendável congelar a geléia ou apenas retirá-la ao frio, pois pode ser açucarada.
No entanto, isso pode ser facilmente corrigido - você precisa colocar o atolamento em um recipiente grande e adicionar 30 ml de água por cada quilograma. Depois disso, deixe ferver e cozinhe por mais alguns minutos, mexendo sempre. Em seguida, é devolvido aos bancos ainda quentes e fechados.
Vale lembrar que esta peça de trabalho deve ser usada em um futuro próximo. Mudanças repentinas de temperatura também não são uma boa opção, pois podem aparecer bolores e, em seguida, o produto será completamente inadequado para consumo. Quando a casa não possui despensa e adega, os espaços em branco podem ser mantidos na prateleira inferior do armário ou embaixo da cama, mas você deve prestar atenção ao fato de que não há bateria ou fogão nas proximidades.
A geleia sem sementes adequadamente preservada pode durar vários anos, agradando com seu sabor agradável em tempos frios. Nenhuma sobremesa comprada pode competir com uma enorme fonte de vitaminas, escondidas em conservas caseiras comuns.