O trigo sarraceno é líder entre toda a lista de cereais em uma posição de liderança, uma vez que é um alimento dietético. Pertence a isso devido ao alto teor de minerais e antioxidantes. Dificilmente é possível encontrar um compatriota que não experimentaria o mingau de trigo sarraceno da cor marrom habitual. No entanto, entre os amigos, há claramente aqueles que não sabem da existência do trigo sarraceno verde. O cereal marrom (tratado termicamente) é generalizado na Rússia. As lojas de alimentos naturais na Europa e nos Estados Unidos costumam vender produtos não processados rotulados como "bio" ou "orgânicos".
Como é o trigo verde e marrom?
Em geral, o trigo sarraceno não é uma colheita de grãos (cereais), como muitas pessoas pensam. Mas as sementes de trigo sarraceno verde e marrom são de grande benefício para o corpo, pois contêm vitaminas, minerais, minerais, micro e macro elementos importantes para a saúde humana.
Você sabe A qualidade do trigo mourisco é fácil de verificar em casa. 1000 pedaços de sementes de trigo sarraceno completamente maduros e devidamente secos devem ter uma massa de exatamente 20 g.
O trigo sarraceno verde e marrom é uma fonte de prebióticos. Este é o "alimento" para o pleno desenvolvimento das bactérias intestinais, que garantem a saúde da microflora intestinal no trato digestivo.
Estudos mostram que os prebióticos são importantes para:
- manutenção do sistema imunológico;
- normalização da saúde mental;
- manter o peso corporal dentro da norma fisiológica.
O produto de trigo sarraceno também contém muita fibra solúvel, o que pode ajudar a diminuir o colesterol. A fibra dos cereais melhora a digestão, elimina a constipação e, a longo prazo, pode reduzir o risco de câncer de cólon. O produto de trigo sarraceno tem um valor de índice glicêmico de 45 (55 e abaixo é considerado "baixo") devido ao seu alto conteúdo de proteínas e fibras.
Importante! Os pediatras não recomendam a introdução de um produto “vivo” na dieta de crianças com menos de quatro anos de idade, uma vez que a fibra grossa dos grãos é mal digerida. Depois de comer este alimento, os bebês podem experimentar constipação.
Isso significa que, ao comer alimentos saudáveis, você pode se sentir mais cheio. Garupa também é uma fonte de proteína vegetal e contém todos os aminoácidos essenciais. É uma rica fonte de vitaminas do complexo B, manganês, magnésio, zinco, cobre, ferro e folato.
As diferenças entre o trigo marrom e o verde
O trigo sarraceno, que tem uma cor diferente, é o mesmo produto que cresceu no mesmo campo. No entanto, o trigo sarraceno verde será diferente do usual.
A diferença entre os dois é a seguinte:
- Sementes de cor verde primeiro debulhou e depois descascou da casca preta. E para obter o familiar cereal marrom, eles adicionaram outro procedimento - fritar, resultando na habitual sombra escura.
- Grumos de trigo sarraceno, que não foi submetido a tratamento térmico, contém uma grande quantidade de antioxidantes, entre eles a rutina (localizada na casca dos grãos não tratados) e a quercetina. Eles protegem o corpo humano de câncer e doenças cardíacas. Essas substâncias ajudam a melhorar a circulação sanguínea. São as sementes cruas de trigo sarraceno que são recomendadas para uso por pessoas que sofrem de artrite. Devido ao tratamento térmico, muitas substâncias benéficas relacionadas às vitaminas do grupo P na garupa marrom simplesmente se desintegram.
- Em 100 g o produto não tratado contém 13,25 g de proteína e a mesma quantidade de frito ou cozido no vapor - 11,73 g - gordura em 100 g de sementes de trigo sarraceno verde - 2 g e processada - 1 g a mais. Carboidratos - 60 e 64 g, respectivamente.
- Há uma diferença de sabor e cor. O trigo mourisco "cru" é um pseudo-grão marrom muito claro, ligeiramente verde, com a forma de uma pirâmide. Quando quebrada, a semente simplesmente desmorona na boca, porque é pulverulenta e macia. O cereal cru quando consumido deixa um sabor residual de avelãs e sementes de girassol, o que não se pode dizer sobre o produto marrom processado.
- Trigo verde pode ser germinado, mas não marrom.
- Produto cru consumido cru. O tempo e o método de cozinhar deliciosos mingau também são diferentes. O trigo sarraceno verde não precisa ser cozido por muito tempo. Basta encher o cereal com água, deixar ferver e retirá-lo imediatamente do fogo, cobrindo-o com uma tampa. Após 10 a 15 minutos, um produto saudável pode ser consumido. À noite, você pode preparar um delicioso café da manhã - basta encher as sementes de trigo verde em uma garrafa térmica e despejar água fervente sobre ela. Todos os nutrientes serão salvos.
Importante! Com cautela, o produto não processado do trigo sarraceno deve ser consumido por pessoas com pouca coagulação do sangue. Para não prejudicar o corpo, é melhor consultar um nutricionista ou seu médico para obter orientação.
Que trigo mourisco é mais útil
Cerca de 30% das vitaminas, macro e microelementos contidos nas sementes marrons de trigo sarraceno, a altas temperaturas, são simplesmente destruídos durante o tratamento térmico. Portanto, podemos chegar a uma conclusão inequívoca: um produto não processado é mais útil do que sujeito a tratamento térmico, porque, para que as sementes de trigo sarraceno fiquem marrons, elas devem ser torradas ou cozidas no vapor e depois secas.O quiroinozitol, contido em um produto "vivo" do trigo sarraceno, é um tipo único de carboidrato solúvel, levando a uma diminuição no açúcar no sangue. Isso sugere que, no futuro, a presença dessa substância no trigo mourisco pode ajudar no tratamento da diabetes. Somente sementes "vivas" são a fonte mais rica em alimentos deste composto vegetal.Pelo exposto, fica claro que o trigo mourisco não tratado para uma pessoa é mais útil do que o marrom.
Por que o trigo sarraceno verde é mais caro do que o habitual
A diferença entre o preço do produto fresco e frito é significativa. O maior custo de "viver" sementes de trigo sarraceno é devido a uma vida útil mais curta (até 2 meses). Nesse produto, os bugs podem começar e o mofo pode aparecer; portanto, deve ser armazenado em casa em sacos de linho ou em recipientes de vidro, de preferência em local escuro, e o cereal marrom tem prazo de validade de 6 a 20 meses.
Você sabe O trigo mourisco é cultivado há mais de 8000 anos e às vezes é chamado de "grão antigo". A “rainha dos cereais” ocupa um lugar digno na culinária da Europa Oriental.
Parece que o fabricante paga o custo de torrefação, secagem e esse produto deve custar mais, mas acontece o contrário. Isso se deve ao fato de que o armazenamento de sementes de trigo sarraceno processadas é mais fácil e barato, portanto, o preço “na prateleira” é menor em comparação aos grãos verdes. Também um aspecto importante é que o custo do trigo sarraceno sem processamento é afetado pelo fato de este produto ser classificado como alimento saudável.O trigo mourisco "vivo" pode ser usado para implementar qualquer receita que exija grãos integrais. As pessoas que seguem uma dieta saudável consideram benéfico comer grãos verdes de trigo sarraceno no café da manhã. Vale lembrar que, como o produto não tratado contém todos os aminoácidos essenciais, essas sementes semelhantes a grãos servirão como fonte de proteínas completas e substâncias úteis necessárias para o corpo humano.