Os agricultores são incentivados a estar vigilantes e conhecedores dos níveis cada vez mais sofisticados de fraudes e ataques cibernéticos à indústria agrícola.
Pequenos e médios agricultores estão mais expostos a esse perigo, porque eles estão focados em determinados períodos do ano e os golpistas sabem que têm grandes fluxos de receita.
Os criminosos roubaram 1,2 bilhão de libras como resultado de fraude em 2018, quando indivíduos e empresas se tornaram vítimas de vários fraudadores. Bancos e empresas de cartão evitaram a perda de 1,68 bilhão de libras como resultado de fraude não autorizada no ano passado.
O HSBC UK, a holding bancária e financeira internacional sediada no Reino Unido, pediu aos agricultores que fiquem vigilantes e disse que essa "ameaça muito real" ocorre de várias formas e pode ser "destrutiva". O HSBC adverte os agricultores a serem vítimas de quatro tipos de fraude.Compromisso de e-mail comercial. Um fraudador finge ser outra pessoa e envia um email ao departamento de pagamento da empresa para convencê-lo a fazer um pagamento urgente ou alterar as informações da conta. Fraudes de texto e telefone. Chamadas telefônicas de phishing ("vishing") e textos fraudulentos ("smishing") são ataques baratos e fáceis. Ambos podem levar a roubo ou fraude.
Software malicioso: apenas algumas das ameaças incluem vírus, cavalos de Troia, bots, adware e ransomware. Programas maliciosos podem entrar no sistema através de equipamentos infectados. Os golpistas de phishing permanecem ocultos por enquanto entre os programas regulares. Os e-mails de phishing parecem reais e aparentemente remetentes legítimos para incentivar as pessoas a clicar em links ou anexos maliciosos - para roubar dinheiro ou dados.