A Conferência de Grãos de Inverno foi realizada em Belokurikha (Território de Altai) de 26 a 28 de fevereiro pela 13ª vez. O evento contou com a presença de 250 pessoas de 20 regiões da Rússia e cinco países estrangeiros: Cazaquistão, Ucrânia, Moldávia, Lituânia, Turquia. São produtores agrícolas, representantes de empresas de processamento de grãos, comerciantes e principais especialistas e analistas do mercado agrícola.
Esse número de participantes é outro recorde da conferência. Além disso, lembrando-se do ano anterior, quando nem todos puderam entrar no fórum devido à falta de vagas disponíveis, desta vez os participantes mostraram atividades muito antes do evento e, no início de fevereiro, todas as cadeiras na sala de conferências do resort Sibir estavam ocupadas.
A agenda da Conferência de Grãos é inalterada ano após ano: especialistas resumiram os resultados do ano agrícola, conversaram sobre a situação no mercado de grãos, fizeram uma avaliação da qualidade da colheita em 2019 e cada um deles expressou sua previsão para o próximo ano agrícola.
Valery Gachman, Presidente da União dos Processadores de Grãos do Território de Altai (principal organizador da Conferência de Grãos de Inverno), abrindo o fórum, observou que vários fatores imprevisíveis surgiram nesta temporada agrícola que influenciaram o mercado de grãos. O coronavírus teve um grande impacto no comércio mundial, incluindo o comércio de grãos. Outro fator: a seca do ano passado no Cazaquistão corrigiu seriamente a situação, eles exportaram ativamente nossos grãos. O terceiro tópico-chave: o crescimento do volume de safras na Rússia e, ao mesmo tempo, um sério atraso nas exportações. Posteriormente, todos esses pontos foram de algum modo abordados por especialistas em seus discursos.
Segundo Andrei Klepach, economista-chefe do VEB da Federação Russa, a economia chinesa está agora travando contra um coronavírus. Como resultado, a economia global pode reduzir o crescimento em 0,1-0,2 pp. Isso afetará seriamente os preços do petróleo, metais, alimentos e volumes de exportação. Na Rússia, o crescimento do PIB pode diminuir em 0,1%.
Falando sobre a economia russa, Evgeny Gavrilenkov, sócio da GKEM Analytica, editora-chefe do Jornal Econômico da Escola Superior de Economia, observa a subestimação do crescimento econômico, considerando que no ano passado a economia apresentou um resultado melhor que o oficial.
Enquanto isso, o coronavírus já levou a uma queda nos preços mundiais de grãos, diz Dmitry Rylko, Diretor Geral do Instituto de Estudos do Mercado Agrícola.
Preços mais baixos não são muito felizes para exportadores e revendedores - sua margem é reduzida. Mas os produtores agrícolas, de acordo com Vladimir Petrichenko, diretor geral da ProZerno LLC, têm "um pouco mais de alegria". "O preço interno não cairá tanto quanto a exportação, devido à compra de grãos pelos pecuaristas", diz o especialista.
É esperada uma boa qualidade das culturas de inverno, uma situação bastante estável na primavera. A colheita de grãos como um todo para 2020 é vista acima de 2019, presumivelmente - 128 milhões de toneladas. - explicou Petrichenko.
Os preços mundiais e russos dos grãos serão, sem dúvida, afetados pelo fato de que nos EUA e no Canadá há uma tendência de reduzir a área cultivada com trigo, disse Dmitry Rylko (IKAR).
O mercado de Maslenitsa também teve tempo na conferência. Um dos relatórios mais interessantes sobre esse assunto foi feito por Alexander Maslov, professor da Escola Superior de Economia, um conhecido sinologista russo: “O mercado chinês é bom porque todos os dias é novo. Agora ele vive sob a influência do confronto EUA-Chinês e sua natureza não é comercial ... ... Os russos que vêm com suas fábricas para o mercado chinês devem entender que tudo isso consiste em nuances e existe total dependência das decisões da liderança regional, e a essência não é na corrupção, mas no sistema de clãs ”, disse o especialista.
Os especialistas ucranianos apresentaram suas opiniões sobre o mercado mundial de grãos e o mercado da CEI. Rodion Rybchinsky, diretor da Associação Ucraniana de Moagem de Farinha e atual especialista da FAO, falou sobre as oportunidades e perspectivas que se abrem hoje a todos os países pós-soviéticos no mercado mundial de grãos. O palestrante, embora não compartilhe previsões otimistas, apresentou uma imagem detalhada do movimento de grãos e farinha no mercado europeu e falou sobre as perspectivas de trabalhar com os países africanos.
Andriy Druzyaka, diretor da Grain Star International Ukraine, compartilhou a situação no mercado de grãos da Ucrânia e as perspectivas agrícolas de seu país, onde as autoridades se reiniciaram completamente e o Ministério da Agricultura foi abolido, enquanto 18% do PIB da Ucrânia é produção agrícola e cerca de 42,5-43 % - ganhos de câmbio no país com exportações agrícolas.
A crise e seu impacto no sentimento dos consumidores russos é outro tópico sério da conferência. A pesquisa de mercado do consumidor e suas tendências globais foram apresentadas por Sergey Yashko, diretor comercial da Gfk Rus.
Em geral, a 13ª Conferência sobre grãos de inverno foi muito animada, interessante para discussão e, como sempre, útil para contatos comerciais. Apesar do adiamento dos voos devido ao clima, das estradas nevadas de Altai, todos os participantes e especialistas ainda conseguiram e se reuniram em Belokurikha.
A geografia dos participantes, que está se expandindo a cada ano, enfatiza a relevância e a importância do fórum. É possível reunir os principais especialistas do setor da Rússia que não estão representados em nenhum fórum desse tipo apenas graças aos organizadores da Winter Grain Conference - a União de Processamento de Grãos Altai e a participação pessoal de Valery Gachman, Instituto de Pesquisa de Mercado Agrícola (CEO Dmitry Rylko), LLC ProZerno "(CEO Vladimir Petrichenko) e Altai Mills LLC (CEO Vitaly Kopytov).
A Conferência de grãos de inverno em Altai também tem uma oportunidade única de se comunicar pessoalmente com os palestrantes, iniciar uma discussão geral e fazer contatos comerciais necessários para os negócios. Esse formato e a organização do evento em alto nível (participantes estrangeiros também o notam) tornam possível manter o interesse na Conferência de Grãos de Inverno e atrair anualmente "agricultores de grãos" para uma reunião em Belokurikha.
Materiais mais detalhados sobre a conferência, trechos de apresentações de especialistas podem ser encontrados no site http://zzk22.ru
Parceiros de informação:
Participações: SD Group, Altapress Publishing, Região Publishing, Panorama Publishing
Revistas: Agrotime, Setor agrário, Agro-Sibéria, Tópico agrário, Política agrária, Agrário siberiano, APK Notícias e Notícias da fazenda, Notícias agrícolas, Notícias agrícolas, Moscow Economic Journal , "International Agricultural Journal"
Jornais: Altai Niva
Portais da Internet: "Agro2b", "Agrostrana", SoyaNews, "Fermer.Blog", EXPONET.RU, "AGRO News of Russia", portal agroindustrial do sul da Rússia.