Em 16 de abril de 2019, na cidade de Lyon (França), as delegações ucraniana e francesa assinaram um importante memorando sobre o desenvolvimento da cooperação na criação de meios eficazes e operacionais de treinamento profissional para trabalhadores da indústria de medicina veterinária.
O documento foi assinado pelo Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas, Universidade Nacional Agrária Belotserkovsky (BNAU) e a Escola Nacional de Veterinária da República Francesa, Instituto de Ensino Superior e Pesquisa no campo da alimentação, saúde animal, ciências agrícolas e meio ambiente (VetAgroSup).
A fim de implementar plenamente os acordos estipulados e garantir uma abordagem sistemática com base no BNAU, está planejado a criação de um Centro de Treinamento para Inspetores Veterinários do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas. O apoio metodológico ao Centro de Treinamento de Inspetores Veterinários será fornecido pela Escola Nacional de Veterinária da República Francesa. No âmbito do memorando, inspetores veterinários estaduais e outros especialistas veterinários poderão melhorar seu nível profissional.Em 23 de abril de 2019, o Presidente do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas, Vladimir Lapa, reuniu-se com representantes do BNAU para discutir o status da implementação do Memorando. Do departamento, o primeiro vice-presidente Andrei Zhuk e o chefe do setor de ensino a distância Natalya Kostina também participaram da reunião.
O BNAU foi representado por: Reitor, Acadêmico dos EAU, Doutor em Economia, Professor Anatoly Danilenko; Acadêmico do NAAS, Doutor em Ciências Veterinárias, Professor Mikhail Rublenko; Decano da Faculdade de Medicina Veterinária, Doutor em Ciências Veterinárias, Professor Vladimir Sakhnyuk; Professor Associado do Departamento de Epizootologia e Doenças Infecciosas, Candidato a Ciências Veterinárias Taras Tsarenko.
Os participantes da reunião discutiram o estado e os problemas de melhoria e retenção contínuas no nível apropriado de competência profissional de especialistas do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas, funcionários de autoridades públicas e melhores práticas para melhorar a competência profissional.Os participantes concordaram em desenvolver parcerias e combinar o máximo possível de esforços para criar condições favoráveis ao desenvolvimento de ensino a distância de especialistas do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas.
Manter constantemente um nível adequado de competência profissional de especialistas do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas, especialistas da Escola Nacional de Veterinária da República Francesa, professores do BNAU e outras instituições de ensino superior, especialistas de institutos de pesquisa e laboratórios credenciados, treinados em áreas e com certificados de instrutores de organizações internacionais (OIE, FAO etc.). Todos os participantes do processo poderão aplicar efetivamente seus conhecimentos profissionais, habilidades práticas e experiência para aumentar a eficácia do treinamento.