O assentamento de asplênio pertence a samambaias. Em nossas latitudes, é usado como planta decorativa de folhagem para decorar instalações residenciais e de escritórios. Quais condições o Asplenium precisa para o desenvolvimento ideal e como cuidar dele em casa, leia abaixo.
Descrição botânica da planta
As plantas nativas são florestas tropicais da África, Polinésia, Ásia. Na natureza, cresce como uma epífita, crescendo nas árvores.
O rizoma da planta é rastejante espesso ou encurtado verticalmente. Tem uma estrutura escamosa. As plantas são comuns em quase todos os continentes. Dependendo da zona climática, sua aparência também será diferente. Nos trópicos, são arbustos altos com cirros ou folhas inteiras em forma de fonte. Placas de folhas crescem a partir do topo do rizoma, atingindo uma altura de 2 m. Em casa, a altura das plantas é muito menor, até 1 m.
As placas de folhas de nidificação de asplênio são frequentemente sólidas. A superfície das folhas tem uma estrutura semelhante a couro, de cor verde brilhante. A veia central é fortemente pronunciada, pintada de marrom-amarelo.Você sabe As samambaias estão entre as espécies mais antigas de plantas. Eles apareceram cerca de 400 milhões de anos atrás, no período devoniano da era paleozóica.
As plantas nunca florescem. Na parte inferior das placas foliares, no lado interno da folha, existem esporângios - os órgãos genitais que secretam esporos pelos quais a planta se multiplica.Na cultura caseira, a planta parece espetacular, raramente fica doente e é afetada por pragas ao criar condições ideais que são próximas da natural.
Condições de cultivo da casa
A nidificação de asplenium é uma planta tropical, portanto, a principal atenção deve ser dada a:
- manutenção de umidade;
- iluminações;
- temperatura.
Que tipo de iluminação é necessária para a planta
O Asplenium precisa de iluminação difusa em abundância. Muito medo da luz solar direta. O vaso com a planta deve ser constantemente girado em torno de seu eixo em relação à fonte de luz, para que a coroa se forme uniforme.
Colocar plantas é melhor no lado leste e oeste.
Importante! O Asplenium, cultivado em casa, mantém seu efeito decorativo em sombra parcial, mas cresce mal com sombreamento completo.
Requisitos de temperatura e umidade
Nest Asplenium adora calor. O modo ideal para isso é +20 ... + 28 ° C, no inverno é permitido baixar a temperatura para + 18 ° C. Além do calor, as plantas precisam de alta umidade, mais de 50%, o limite ideal é de 75%.
Características do atendimento domiciliar
Para manter a decoratividade do assentamento de Asplenium, você deve seguir as regras da tecnologia agrícola.
Regras de rega
O asplênio precisa de rega moderada durante a estação quente. O solo deve estar úmido, mas não encharcado. Idealmente, a estrutura do solo deve estar solta, mas não com as mãos sujas e não grudá-las, ou seja, com uma umidade de 50%. Uma planta, ao contrário de outras, tolera melhor a seca a curto prazo do que o transbordamento.
A água é usada à temperatura ambiente, assentada, macia. A rega é realizada pela parte superior, introduzindo água ao longo da borda da panela ou na panela. De qualquer forma, o excesso de umidade da panela deve ser removido 20 minutos após a rega. No inverno, a rega é reduzida, produzida sob demanda aproximadamente a cada 7 a 10 dias, dependendo das condições do microclima.
A turfa é excelente para amolecer a água. Um punhado de turfa é adicionado a 2-3 litros de água e bem misturado. Defenda o dia e produza rega.
Para regar pela parte superior, você pode usar um regador com o nariz alongado. A água é derramada até que comece a fluir para a panela a partir dos orifícios de drenagem. Este método deve ser usado com mais frequência do que com pouca rega. Derramar o solo permite lavar os sais que se acumulam no solo, o que tem um efeito benéfico no desenvolvimento das plantas.
Você sabe As samambaias são capazes de melhorar a radiação de fundo.
Top vestir
Os fertilizantes são aplicados uma vez por mês, começando em abril e terminando em setembro. Use curativos destinados a ficus ou filodendro, reduzindo pela metade a dosagem indicada na anotação. O fertilizante universal para todas as plantas é "Mr. color - vagão". Para alimentar samambaias, é produzido na proporção de 0,5 cápsulas por 1 litro de água fervida, resfriada à temperatura ambiente.
2 vezes durante toda a temporada, você pode usar cobertura superior à base de casca de banana. Para isso, três bananas são colocadas em uma jarra e são derramados 3 litros de água. Insista 2 dias. Após esse período, a solução é drenada e diluída com água 1: 1.
Os fertilizantes Aspleniumam são aplicados apenas através da rega superior. É permitido o reabastecimento foliar limpando com um cotonete úmido, usando uma solução fertilizante na metade da dosagem necessária para a raiz. É importante que o cotonete esteja apenas molhado, sem vazamento, caso contrário, a umidade entrará na saída da folha e a planta poderá morrer.
Poda
As manipulações de remoção de folhas de asplênio são realizadas em vários casos:
- precisa remover folhas secas, amareladas e moribundas;
- a planta sofreu pragas, doenças ou queimaduras;
- precisa estimular o crescimento de novos brotos.
A poda por tesouras de podar processadas em álcool é realizada. Folhas grandes são cortadas na raiz.
Importante! Em nenhum caso as raízes e as folhas jovens rastejam para fora do vaso localizado na base da planta. Se estiverem danificadas, a planta não poderá se recuperar, é melhor torcer as raízes em um gancho de cabelo e prendê-las cuidadosamente ao solo.
A poda é permitida no máximo 2 vezes por ano e não durante a estação de crescimento ativo (de abril a outubro).
Transplante
As plantas precisam replantar uma vez a cada 1-2 anos, dependendo da idade. A manipulação é realizada no início da fase de vegetação ativa. As datas ideais são de abril a maio.
Para o Asplenium, o solo é preparado misturando:
- 1 parte do solo frondoso;
- 2 partes de turfa;
- 1 parte do húmus de composto;
- 0,5 partes de areia.
O transplante é realizado pelo método de transbordo, se necessário, removendo raízes velhas secas. Se tudo estiver normal com as raízes, é melhor não tocá-las.
É melhor selecionar um vaso para o Asplenium de largura, mas não muito profundo, já que o sistema radicular nele geralmente cresce para os lados, e não para o fundo. É ideal sempre levar o vaso 2 cm maior em diâmetro e 1 cm em altura que o anterior. É melhor para as plantas jovens comprar recipientes transparentes, para que seja mais fácil monitorar o desenvolvimento do sistema radicular. Os adultos podem tomar vasos opacos ou translúcidos.
Importante! A cobertura após o transplante não pode ser realizada antes de 6 semanas.
Sequência de transplante:
- Realize manipulações 24 horas após a rega, quando o solo estiver solto e facilmente removido do tanque junto com as raízes.
- Certifique-se de tratar o novo tanque com ácido bórico.
- No fundo, coloque argila expandida misturada com perlita e musgo de esfagno, você também pode adicionar pequenas frações de madeira (você pode fazer parte do solo para orquídeas).
- Coloque uma camada de solo sobre a drenagem.
- Incline cuidadosamente a panela com a planta para o lado, apoiando a parte da folha com uma mão. Mergulhe a outra mão no espaço formado entre a parede da panela e o solo e remova a planta.
- Mova o Asplenium para um novo recipiente e preencha as lacunas com o solo.
- Umedeça levemente o solo com água morna (+ 30 ° C) e cubra a planta com uma tampa ou polietileno.
- Após 3 dias, retire o polietileno e coloque a planta em um local permanente.
Como propagar em casa
Em casa, o Asplenium é propagado de uma das três maneiras:
- disputas;
- dividindo o mato;
- torcendo crianças.
Litígios
A propagação de esporos é melhor realizada na primavera. Para semear esporos, são utilizados viveiros com menor aquecimento, nos quais o regime de temperatura é mantido dentro de +20 ... + 22 ° C.
Uma folha com esporos é cortada e raspada em papel. Para o plantio de esporos, o solo é preparado a partir de esfagno, turfa e areia, misturando-os em proporções iguais. O solo deve ser regado abundantemente. Para fazer isso, use uma solução de cinza de madeira. Para 1 litro de água fervente, adicione 1 colher de sopa. eu esfrie e esfrie a solução a uma temperatura de + 30 ° C e depois regue. Isso desinfecta o solo e enriquece com substâncias úteis.
Você estará interessado em aprender sobre o cultivo e o cuidado de outros tipos de samambaias:
Argila expandida com perlita é colocada no fundo do viveiro, depois é completamente preenchida com o solo. As disputas não se aprofundam, mas polvilham diretamente na superfície do solo. O viveiro é coberto com vidro e instalado em um quarto escuro. Todos os dias, o vidro é removido por 15 minutos para ventilar o solo e verificar seu conteúdo de umidade, se necessário, pulverizar da pistola.
Após 4-12 semanas, quando os brotos aparecem, o viveiro é movido para um local bem iluminado e o vidro é removido. Quando as plantas atingem uma altura de cerca de 5 cm, precisam ser afinadas. Instâncias fracas estão sujeitas a remoção. Deve-se manter uma distância de 2,5 cm entre os brotos remanescentes no vaso, após 2 meses é realizado um transplante em diferentes recipientes, colocando 3 plantas por vaso.
Dividindo o mato
A manipulação é realizada na primavera no momento do transplante. Depois de remover a planta do solo, sacuda cuidadosamente o excesso de solo e avalie o número de pontos de crescimento. Se o ponto for apenas um, a divisão não será realizada. Cada parte destacável deve ter 2-3 pontos de crescimento. A divisão é realizada manualmente.
Plantas separadas são enraizadas em um substrato úmido e solto em recipientes de plástico transparentes. Depois disso, são cobertos com capuz por uma semana, são ventilados periodicamente e, se necessário, umedecem o solo.Você sabe Espécies arbóreas de samambaias nos trópicos são usadas em um canteiro de obras, e no Havaí várias delícias culinárias são preparadas a partir de seu núcleo.
Enraizando crianças
Periodicamente, nas veias, formam-se tubérculos merísticos, que são convertidos em botões da ninhada. A partir desse rim, as folhas e pecíolos curtos crescem. Posteriormente, esse rim desaparece e se enraíza por si próprio. Esses botões podem ser quebrados e enraizados em um substrato úmido. Se o rim já caiu e está enraizado, basta desenterrá-lo e movê-lo para outro recipiente.
Dificuldades crescentes
O Asplenium costuma sofrer de:
- bacteriose das folhas - as folhas afetadas são removidas, a rega é reduzida, as cinzas são tratadas;
- podridão cinza - as ações são as mesmas da bacteriose;
- tafrins - doença fúngica, as partes afetadas são removidas, são tratadas com “Tsineb” ou seus análogos de acordo com as instruções;
- filosticose - Outra doença fúngica, as ações são as mesmas que com o tafrin.
Em casa, o Asplenium pode sofrer um ataque de cochonilha. Você pode eliminá-lo com pó de tabaco.
Você sabe Algumas variedades de samambaias contêm substâncias tóxicas, as mais venenosas - a tireóide. Mas ele também encontrou aplicação - é usado na fabricação de medicamentos para vermes.
O Asplenium é usado como planta decorativa de folhagem para cultivo em casa. Partir não é exigente. Ao criar condições ideais, raramente fica doente e é afetado por pragas.