Cada jardineiro cultiva pepinos em sua trama. O número de variedades é tão grande que é difícil fazer uma escolha. Os principais requisitos para esta cultura são produtividade, resistência a doenças e frutos precisos. Tudo isso combina a variedade "Adam F1", cuja descrição será fornecida abaixo.
Caracterização e descrição da variedade
Variedade de pepinos "Adam" refere-se a plantas de tamanho médio indeterminadas com um tipo de floração feminina. Esta espécie é um híbrido maduro precoce criado por criadores holandeses, apenas 40-50 dias após a semeadura, os primeiros frutos podem ser obtidos.
Você sabe Nos Emirados Árabes Unidos, os criadores conseguiram desenvolver uma variedade de pepinos com frutas quadradas.
As folhas da planta são pequenas, de cor verde saturada. As frutas são regulares, cilíndricas, alongadas, com cerca de 10 cm de comprimento, com a pele delicada coberta por pequenos espinhos. A cor dos pepinos é verde escuro, geralmente com listras amareladas. Às vezes, nos frutos, você pode observar a formação de uma arma.
Vantagens e desvantagens
- Pepinos "Adam" são muito populares entre os jardineiros, devido a várias de suas vantagens:
- amadurecimento precoce e alta produtividade (cerca de 10 kg por 1 metro quadrado de plantio);
- frutifica durante toda a estação de crescimento;
- a forma da fruta é ideal para preservação e torna os pepinos convenientes para armazenamento;
- excelente sabor de polpa;
- alta resistência a doenças e pragas.
- O híbrido quase perfeito, no entanto, não deixa de ter algumas desvantagens:
- essa variedade não se destina à produção de sementes; portanto, elas devem ser compradas novamente a cada ano;
- a pele fina da fruta é facilmente danificada.
Tempos de aterrissagem ideais
"Adam" é cultivado de duas maneiras: mudas e mudas.
Dependendo da opção escolhida, o momento do plantio é diferente:
- as mudas de criação começam 1,5 meses antes de plantá-la em campo aberto, ou seja, em abril. As mudas são transferidas para os canteiros geralmente a partir da segunda semana de maio;
- as sementes são semeadas em campo aberto somente após o final da geada, quando a superfície do solo no local se aquece para + 15 ... + 16 ° C, geralmente no final de maio.
Importante! Se, após a semeadura das sementes, a temperatura do ar cair repentinamente, é necessário cobrir as camas com um filme para preservar o calor.
Plantar e cultivar pepinos
Para obter uma boa safra de pepinos, é necessário observar cuidadosamente a tecnologia agrícola, dependendo do método escolhido para plantar a safra.
Método de mudas
A maioria dos jardineiros cultiva pepinos criando mudas.
Aprenda sobre outras variedades partenocárpicas de pepino:
Essa variedade é caracterizada por boa germinação, o principal é organizar adequadamente a sementeira:
- As sementes produzidas na Holanda, que já estão em fase de embalagem, são tratadas com fungicidas e estimulantes do crescimento, para que sejam semeadas na forma seca. O material de plantio não tratado pode ser pré-embebido por 20 minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio e depois embrulhado em um pano úmido por alguns dias até que as primeiras raízes apareçam;
- para mudas, é necessário preparar um recipiente individual; são adequados copos de plástico ou turfa com uma largura de 5-7 cm;
- o solo deve ser leve e fértil, é adequada uma mistura de turfa, húmus e solo do local em proporções iguais;
- as sementes são aprofundadas na mistura do solo em 1-2 cm e regadas com água assentada;
- panelas são instaladas em um local bem iluminado, protegido de correntes de ar;
- a rega é realizada à medida que a camada superior do solo seca, não sendo necessária cobertura adicional;
- cerca de 40 dias após a semeadura, as mudas são transferidas para o campo aberto, plantando os jovens nos furos de acordo com o padrão 30x70 (30 cm entre os arbustos e 70 cm entre os canteiros). Deve-se lembrar que apenas arbustos com pelo menos 2 folhas são permitidos para transplante;
- 2 dias antes do transbordo das mudas para o local, elas precisam ser abundantemente regadas.
Importante! Os pepinos não gostam de transplantar e mudar o solo; portanto, é necessário transplantar mudas juntamente com um pedaço de terra, sem separá-lo das raízes.
Sementeie diretamente no campo aberto
É muito mais fácil usar o método de cultivo de pepinos semeando diretamente no jardim onde eles crescerão.
O principal nesta questão é a escolha correta da terra e a conformidade com a tecnologia agrícola:
- o local ideal para plantar pepinos é o lado ensolarado da cerca ou as paredes de qualquer prédio. É aconselhável não plantar a planta na área onde outros representantes da abóbora foram cultivados antes;
- Cavar o solo e afrouxá-lo e fertilizá-lo com cobertura para pepinos industriais (por exemplo, Rodnichok) de acordo com as instruções;
- uma treliça é instalada no local selecionado, ao longo do qual os rebentos da planta se tecem. Para fazer isso, entre as colunas montadas verticalmente, estique o fio horizontalmente ou prenda uma malha metálica grande;
- o padrão de plantio de sementes é o mesmo que para mudas entre furos - 30 cm, espaçamento entre linhas - 70 cm, é necessário aprofundar o material de plantio no solo em 2-3 cm.
Cuidados com o pepino após o plantio
Para obter uma rica colheita de pepinos Adam, você precisa garantir o cuidado adequado da planta, seguindo as regras básicas.
Molho e rega
Os pepinos precisam de muita umidade, por isso você precisa de rega regular: a cada 2 dias à taxa de 10 litros por 1 metro quadrado. m de solo. Em calor extremo, a folhagem dos arbustos deve ser umedecida por irrigação de um regador. É melhor fazer isso não sob luz solar direta, mas antes do anoitecer, para que a umidade tenha tempo de evaporar.
Você sabe Os picos nos frutos da planta são projetados para remover o excesso de umidade.
A cultura é realizada regularmente durante todo o período de crescimento ativo, seguindo um plano aproximado:
- as mudas são fertilizadas 7 a 10 dias após o transplante; as mudas são plantadas em sementes abertas - com aparência de flores. O esterco de vaca é usado: 1 xícara de verbasco é criada em 1 balde de água; aí você pode adicionar 1 colher de chá de superfosfato;
- quando os pepinos começam a dar frutos, eles precisam de fertilizantes minerais. Você pode usar tradicionalmente nitrato de potássio (25 g de salitre por 15 litros de água).
O fertilizante deve ser aplicado sob a raiz, combinando com a próxima rega.
Jarreteira e modelagem
Como qualquer outra planta de tecelagem indeterminada, este arbusto requer a formação de:
- é necessário remover novos rebentos e ovários na parte inferior do mato, nos seios das 5 primeiras folhas, pois o desenvolvimento dessa parte da planta pode enfraquecer o desenvolvimento do ramo principal. Essa parte da haste é chamada de zona ofuscante;
- os processos laterais precisam ser beliscados de acordo com o seguinte esquema: da zona ofuscante a 1 m, os brotos laterais beliscam a primeira folha e deixam 1 ovário; beliscar os brotos sobre a 3-4ª folha, deixando 3 ovários;
- quando o chicote cresce na parte superior da treliça, você pode beliscar, interrompendo um crescimento maior ou jogá-lo sobre a borda do suporte para que o crescimento do chicote continue diminuindo.
Para amarrar, é usado um barbante comum: uma extremidade é amarrada em torno da base do chicote sobre 3 folhas, a segunda é amarrada ao topo da treliça. A haste do arbusto é cuidadosamente enrolada em volta da corda a cada 2-3 folhas.
Cuidado do solo
A duração da frutificação dos pepinos Adam depende não apenas da água e fertilizantes, mas também das condições do solo e da redistribuição de substâncias minerais nele contidas.
As camas nas quais os pepinos crescem precisam ser removidas com regularidade das ervas daninhas quando aparecem, aproximadamente uma vez a cada 7 dias. O crescimento de ervas daninhas não deve ser permitido, pois esgota o solo.
1-2 dias após a rega, as camas devem ser cuidadosamente afrouxadas para garantir uma boa troca de ar e redistribuir a umidade nas camadas do solo.
A cobertura do solo ao redor dos arbustos não é necessária para essa variedade; no entanto, ele economiza umidade e desacelera o crescimento das ervas daninhas. É melhor cobrir o solo com feno.
Controle de Pragas e Doenças
A variedade "Adam", como seus outros híbridos, é muito resistente à maioria das doenças e pragas, características dos pepinos.
Essa espécie raramente afeta oídio, cladosporiose, mosaico viral, mas também existem doenças e parasitas que podem causar problemas para os jardineiros:
- míldio (peronosporose) - uma doença fúngica em que a folhagem da planta fica coberta de manchas marrons e começa a secar. Essa doença surge devido ao aumento da umidade e à má ventilação do mato, o que permite que esporos de fungos penetrem na espessura das folhas. Para combater a doença, são utilizadas soluções fungicidas de produção industrial à base de cobre (por exemplo, mistura de Bordeaux, Oksikhom), de acordo com as instruções;
- pulgões - um inseto que se alimenta de brotos e folhagens jovens pode não apenas destruir a coroa com a velocidade da luz, mas também infectar a planta com vários vírus. Para a destruição da praga, são utilizados produtos químicos prontos (por exemplo, "Actofit"), utilizados de acordo com as instruções e não misturados com outros meios;
- urso ou críquete de barro - uma praga vivendo no subsolo e comendo raízes de plantas. Pode chegar ao local a partir de terras vizinhas ou em conjunto com fertilizantes orgânicos importados. A luta com o urso é muitas vezes realizada mecanicamente: eles destroem as passagens cavadas por insetos lavrando profundamente o solo e afrouxando o solo a uma profundidade de pelo menos 15 cm. Às vezes você precisa recorrer a produtos químicos (por exemplo, grânulos Thunder, eles são misturados com areia e introduzidos no solo, em contato com o produto químico, o inseto morre).
Colheita
Os primeiros pepinos Adam podem ser obtidos em junho. Retire-os do chicote com extrema cautela, tomando cuidado para não danificar os brotos. As frutas coletadas são colocadas em caixas de madeira ou plástico com ventilação. O prazo de validade dessa variedade é bom; os pepinos tomados, quando armazenados adequadamente em um local fresco, permanecem frescos e elásticos por 2 semanas.
Portanto, essa espécie é híbrida, devido à sua alta produtividade e imunidade estável à maioria das doenças. O cumprimento das regras simples da tecnologia agrícola e a organização adequada dos cuidados com as plantas contribuem para a frutificação a longo prazo, que permitirá aos jardineiros obter uma colheita rica.