Em 17 de maio deste ano, analistas da agência de notícias Infoindustria monitoraram produtores agrícolas na região de Zhytomyr. A pesquisa revelou que um grande número de agrários de Zhytomyr realiza pesquisas de campo e calcula as perdas causadas pelo mau tempo em 16 de maio deste ano.
De acordo com a maioria dos agricultores da região de Zhytomyr, as chuvas recentes sob a forma de fortes chuvas e, em alguns lugares com granizo, além de fortes ventos, causaram danos significativos à safra futura do ano em curso.
Assim, os entrevistados disseram que se formaram poças nos campos, o que pode acarretar a imersão das plantas cultivadas. O maior número de reclamações sobre o clima nesta primavera veio de produtores agrícolas da região de Novograd-Volyn.Os agricultores afetados não têm pressa com uma avaliação final do estado das culturas, alegando que ela pode ser dada antes de 20 de maio de 2019.
De acordo com o Ministério de Política Agrária, em 17 de maio deste ano, agrários da região de Zhytomyr plantaram milho para grãos - 110,5 mil ha (64,1% da previsão), girassol - 75,2 mil ha (61,9% da previsão) , soja - 39,5 mil ha (27,9% da previsão).