Nippon Telegraph and Telephone Corp. (NTT) disse que está começando a testar um serviço de apoio ao agricultor usando drones e tecnologias de inteligência artificial.
Espera-se que o novo sistema, que conecta drones aos satélites GPS, ajude a agricultura no país diante de severas faltas de mão-de-obra. Com este serviço, a NTT espera aumentar a produção agrícola em até 30%.
De final de abril a março de 2021, a gigante das telecomunicações realizará testes experimentais dos serviços de apoio aos agricultores em 8 hectares de arrozais na província de Fukushima, com a perspectiva de lançar o serviço em uma base comercial no Japão em dois anos.Quatro drones com câmeras associadas aos satélites quase zênites de Michibiki voarão sobre terras agrícolas e fotografarão plantas de arroz. Em seguida, o sistema, usando inteligência artificial, analisará as imagens obtidas junto com outros dados, incluindo a temperatura, para determinar o momento ideal para a fertilização.
Além disso, a NTT está trabalhando para garantir que o serviço possa usar as câmeras para detectar pragas e fornecer informações sobre o tempo necessário para a aplicação de fertilizantes no ar.