Apesar da abundância de maçãs baratas no mercado doméstico, a demanda por bananas está em constante crescimento.
Assim, em março de 2019, de acordo com os últimos relatórios do Serviço Fiscal do Estado da Ucrânia, em março deste ano, o país comprou 27 mil toneladas de bananas de outros estados. Isso não apenas excede os números de fevereiro, mas também 14% a mais do que em março de 2018.
Vale ressaltar que a tendência de alta nas compras de bananas à importação tem sido observada desde o início da temporada. Nos primeiros 7 meses de 2018/19, o país importou 168 mil toneladas de bananas. Quando comparado com o mesmo período da safra anterior, o consumo dessas frutas aumentou 13%.A tendência para um aumento no consumo de banana na Ucrânia é alarmante para os membros da Associação Ucraniana de Frutas e Legumes (UPAA). As bananas são os principais concorrentes de maçãs na cesta de consumidores ucranianos. E essa competição continua a crescer, apesar da grande diferença de preço.
Embora as bananas não sejam cultivadas na Ucrânia, há muito deixam de ser exóticas para a população. As bananas estão incluídas nos livros de receitas modernas e são compradas para um lanche. E são "mais convenientes" que as maçãs, inclusive para crianças pequenas, comenta a analista-chefe da UPRA Tatyana Smirnova sobre a situação.O especialista observa que o crescimento das importações de banana é suportado por uma situação relativamente estável no mercado de câmbio, que evita o produto de aumentos acentuados nos preços.