Os agricultores da vila de Novosofievka, na região de Kherson, estão envolvidos no cultivo de rabanetes e cenouras.
Até recentemente, eles vendiam seus produtos apenas no mercado atacadista de Kopani, e produtos de baixa qualidade permaneciam nos campos como fertilizantes. Graças ao Projeto de Desenvolvimento de Negócios de Horticultura da Ucrânia (UHBDP), as fazendas se uniram e puderam entrar em outros mercados.
Três pequenos grupos de produtores agrícolas aderiram à mesma associação em novembro passado. Agora eles podem formar constantemente grandes lotes de mercadorias, o que abre o acesso a novos mercados. Dezoito famílias de agricultores decidiram trabalhar juntas.
Eles entendem que somente juntos eles podem competir no mercado doméstico do país. Agora, todas as 18 fazendas cultivam rabanetes e cenouras da mesma variedade. Os produtores de vegetais também desenvolveram as tecnologias de cultivo mais eficazes e aderem a elas.
As famílias de agricultores realizam todo o trabalho ao mesmo tempo. Plantando, processando produtos de proteção de plantas, fertilizando colheitas e colhendo, todos se juntam, o que permite formar grandes lotes de vegetais ao longo da temporada.
Para obter informações, o projeto de desenvolvimento de negócios de horticultura da Ucrânia UHBDP é de quase 40 mil pequenos e médios produtores de frutas e legumes, cogumelos, mel, que buscam um negócio sustentável e promissor, é uma plataforma para cooperação comercial com novos clientes e parceiros.