A China planeja permitir a importação de carne brasileira após negociações de alto nível agendadas para maio, disse o embaixador chinês no Brasil, Yang Wangming.
Ao mesmo tempo, o embaixador se recusou a comentar quantas fábricas de processamento de carne podem ser aprovadas para exportação para a China, mas disse que esse assunto será discutido durante a visita de maio da ministra da Agricultura, Teresa Cristina Diaz, à China.
Segundo o embaixador, novas licenças de exportação podem ser anunciadas depois que o vice-presidente do Brasil, Hamilton Murao, visitar Pequim no final do mês."Acreditamos que, graças à cooperação dos ministérios da agricultura e dos departamentos de controle de qualidade de ambos os países, mais produtos agrícolas e pecuários brasileiros podem ser importados para o mercado chinês", disse Yang Wangming.O aumento potencial nas exportações brasileiras de carne para a China deve-se a analistas alertando que negociações entre os EUA e a China para aliviar as tensões comerciais podem enfraquecer a demanda por soja brasileira.
O Brasil é o maior exportador mundial de soja e carne bovina. As compras chinesas subiram acentuadamente depois que um país asiático impôs taxas sobre a soja dos EUA em resposta a outras tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump.