O início do século XXI foi marcado por um esgotamento significativo da fauna zoológica da terra negra ucraniana, usada para o cultivo.
Em particular, houve menos acenos de cabeça e minhocas. Em terras onde são usados pesticidas, água de amônia, escória de fosfato e amônia, eles geralmente deixam de existir, de acordo com os resultados da pesquisa.
Ao mesmo tempo, prados e pastagens continuam sendo um paraíso para minhocas, onde em 1 ha de solo existem de 250 mil a 1 milhão de indivíduos com um peso vivo de 0,5 a 1 tonelada.Como resultado de sua atividade vital, a permeabilidade à água do solo aumenta - até 25 mm / h. retenção de água - em 17%. Para valores aceitáveis, o pH também aumenta.As minhocas estruturam bem o solo e o enriquecem com microflora benéfica devido à absorção de partículas do solo e à digestão de matéria orgânica nele. Os cientistas provaram que as minhocas na quantidade de 4-6 indivíduos são capazes de absorver até 90 t / ha de terra na estação quente.
Os coprólitos, ou secreções que passaram pelo trato digestivo dos vermes, têm uma alta concentração de nutrientes em altas concentrações, que são facilmente absorvidos pelas plantas. Assim, eles são duas vezes mais ricos que o magnésio, 5 vezes mais nitrogênio e 7 vezes mais fósforo móvel e potássio solúvel.O fazendeiro Vladimir Moklyak estuda minhocas e seus efeitos no solo há 8 anos. Ele apresentará os resultados mais interessantes de seu experimento estacionário na conferência “Agricultura Eficaz. Know-Till - a tecnologia do futuro ”, que será realizada de 23 a 24 de maio em Mirgorod.