Durante o fórum "Agronegócio da Sibéria: Presente e Futuro", realizado em Barnaul, Roman Kostyuk, diretor geral da União Nacional dos Produtores de Carne Bovina (NSPG), relatou uma escassez catastrófica de carne bovina no mercado russo.
A análise do mercado interno da Federação Russa mostrou que ele está passando por uma escassez aguda de carne de gado.
Para saturar completamente o mercado com este produto, atendendo às necessidades dos cidadãos, o país carece de 2 milhões de vacas, disse o especialista.
Toda a esperança da indústria agora está apenas nos criadores de gado Altai. São eles que desenvolvem intensamente a criação de gado de corte na Rússia. Os criadores de gado no Território de Altai foram os primeiros a dominar o uso de recursos naturais para o desenvolvimento da criação de gado de corte, além de organizar entregas de exportação de vacas criadas, disse Roman Kostyuk.
Para informação, de acordo com dados oficiais, na primeira metade do corrente ano na Federação Russa foram mantidos 7 milhões de 984 mil cabeças de gado.
Isso é quase a metade do que era em 1917. Os especialistas prevêem que até 2025 seu número será reduzido para 7,4-7,5 milhões de cabeças.
Durante o primeiro censo agrícola geral de 1916-1917. o número de vacas na Rússia atingiu 17,3 milhões de cabeças.