Ruskus não é freqüentemente encontrado em coleções de flores em casa. Apesar de seu alto valor decorativo, essa espécie só ganhou popularidade entre os verdadeiros apreciadores de flora exótica. Além do significado decorativo, possui propriedades medicinais únicas. Este artigo descreve as principais características desta planta, bem como as principais sutilezas de seu cultivo.
Descrição da planta
Ruscus é um arbusto perene da família dos espargos, com até 60 cm de altura, formado por brotos ramificados, cobertos de casca escamosa. Neles, pequenas folhas ovadas alternativas se desenvolvem. Eles são desprovidos de estacas e são ramos modificados de brotos. A borda superior da folha é decorada com uma pequena espinha, que no ambiente natural ajuda a proteger a planta dos ruminantes. Daí o segundo nome da planta - agulha. Seu sistema radicular é rastejante, tipo superfície.
Distribuição
No ambiente natural, o arbusto é bastante difundido. No território da Macronésia encontra-se nos Açores e nas Canárias, bem como na Madeira. Na África, a planta é comum na Tunísia, Marrocos e Argélia. Na vastidão da Eurásia, ruscus é encontrado em todos os lugares, até a Crimeia, o Cáucaso e a Transcaucásia. A planta também é representada por espécimes da Ásia: pode ser encontrada na Palestina, Irã e Turquia.
Como florescer
A agulha geralmente floresce na segunda metade da primavera, no entanto, existem algumas espécies que podem florescer no final do outono e no inverno. Durante a floração, pequenas inflorescências se desenvolvem na planta, localizada em pedicelos curtos. Eles crescem diretamente a partir das folhas e se distinguem por um nimbus esbranquiçado ou roxo com cerca de 1 cm de diâmetro.
As flores da planta são heterossexuais; portanto, para que a polinização de Ruscus ocorra, é necessário adquirir espécimes de ambos os sexos. Após a polinização, pequenos frutos de uma tonalidade vermelha saturada se desenvolvem a partir da flor. Em cada fruto, 1 ou 2 sementes amadurecem, o que em condições ideais pode dar uma planta jovem.
Importante! Com os frutos da agulha, você precisa ter cuidado: mesmo em pequena quantidade, eles podem causar todos os tipos de distúrbios digestivos e intoxicação do corpo.
Ruskus (agulha): atendimento domiciliar
A principal característica desta planta é que ela tem a capacidade de se adaptar a qualquer condição de vida. Ruscus pode ficar sem água por um longo tempo, bem como com a luz solar intensa. Mas, para obter decoratividade e vegetação especiais da agulha, ela deve criar condições ideais, incluindo a rega apropriada.
Iluminação
Este arbusto é cultivado com sucesso tanto em sombra parcial quanto em peitoris bem iluminados. A falta de luz não afeta a aparência da planta, mas seu excesso pode prejudicar (causar queimaduras). O local mais favorável para o desenvolvimento do arbusto é considerado o fundo da sala ou um peitoril da janela bem sombreado.
Temperatura e umidade
O Ruskus é capaz de crescer e se desenvolver a qualquer temperatura ambiente; no entanto, no inverno, esse indicador não deve ser inferior a + 13 ° C; caso contrário, a agulha pode ficar doente e morrer. A planta tolera muito bem o calor, mas as amostras mais valiosas decorativamente se desenvolvem a uma média diária ótima de + 18 ° C: nesse caso, não apenas o crescimento uniforme é observado, mas também o florescimento mais e mais longo do mato.
Em relação à umidade, essa espécie também é despretensiosa, tolera o ar seco e, portanto, não precisa de umidade adicional. Mas a alta umidade é prejudicial para Ruscus. Sob sua influência, a planta pode apodrecer e desaparecer lentamente. Embora durante os verões quentes, a pulverização leve de uma planta a partir de uma pistola de pulverização uma vez a cada 2-3 dias afeta positivamente o crescimento e a cor da folhagem.
Como regar
A agulha é regada com moderação e com muita delicadeza. Esta espécie não tolera nem mesmo curtos períodos de alagamento do substrato, o que é sempre acompanhado por lesões putrefativas das raízes. A rega é realizada conforme necessário, em pequenas porções e somente após o solo secar bem. Embora durante a primavera, eles recorram ao procedimento regularmente, pois nesse momento há um crescimento ativo de brotações, exigindo um substrato umedecido. Use apenas água limpa e bem defendida, aquecida à temperatura ambiente (+22 ... + 25 ° C) para irrigação.
Solo e fertilizantes
Para plantar Ruscus, use qualquer solo bem fertilizado para flores em casa. O principal requisito para o substrato é a alta permeabilidade ao ar, portanto o solo deve necessariamente consistir apenas de componentes soltos. O substrato ideal deve conter areia, grama e solo frondoso (1: 1: 3). Para esses fins, o solo adquirido, que não contém componentes de argila, também é adequado.
A agulha é alimentada apenas durante o crescimento ativo, de março a final de maio, embora, se necessário, o procedimento também possa ser realizado no verão. Eles fazem cobertura superior uma vez por mês: para isso, usam misturas minerais complexas para cactos e suculentas (Pokon, "Flower Paradise", "Agricola" etc.). Eles contêm a proporção ideal de potássio, fósforo e sódio, além de minerais importantes para o crescimento e desenvolvimento.
Você sabe As plantas de interior apareceram pela primeira vez na China antiga, cerca de 5 mil anos atrás. Supõe-se que os médicos antigos especializados no tratamento de ervas e seus extratos foram os primeiros a cultivá-las.
Capacidade de desembarque
Para plantar esta flor, use todos os recipientes de jardim feitos de vidro, cerâmica, plástico e outros materiais. Sua principal condição é um orifício de drenagem funcional, sem o qual o sistema radicular do ruskus será suscetível a lesões putrefativas. Se você estiver replantando uma planta adulta, escolha um vaso novo 4-5 cm mais largo que o antigo. Uma planta jovem pode ser plantada em recipientes largos e estreitos. No primeiro caso, o ruskus enche rapidamente o solo, formando um arbusto grande e volumoso. E em uma panela estreita, a agulha dará um arbusto pequeno, mas elegante, diferenciado por apenas alguns brotos.
Poda e rejuvenescimento
O arbusto não precisa de poda frequente, inclusive para rejuvenescimento. A poda sanitária é realizada conforme necessário: para remover folhas desbotadas ou brotos não viáveis. O rejuvenescimento das agulhas, combinado com o transplante, passa no início da primavera, enquanto mergulha o mato em uma panela nova. Brotos grandes e danificados, com pelo menos 2-3 anos de idade, devem ser removidos.
A poda é feita usando uma poda de jardim ou faca. Antes do procedimento, esse instrumento deve ser esterilizado com 70% de álcool ou 1% de solução de permanganato de potássio. Locais de cortes são necessariamente tratados com cinzas de madeira picada, o que ajuda a proteger o Ruscus de danos causados por fungos.
Tipos de ruscus (iglitsa) com uma foto e descrição
Hoje, várias variedades populares desta planta são conhecidas. Sua principal diferença está no tamanho e formato das folhas, o que confere ao Ruscus características únicas.
Agulha Pontic
Esta espécie distingue-se por um arbusto bastante alto, cujo tamanho médio é de 60 cm, mas em condições ideais, pode ser estendido até 1 m, sendo encontrado na natureza no Mediterrâneo, no Cáucaso e na Crimeia. Este Ruscus possui brotos eretos, densamente cobertos com folhas lanceoladas e coriáceas, localizadas em galhos em forma de folha, com um tom verde escuro saturado. A planta floresce de novembro a dezembro. Durante a floração, pequenas flores verde-violeta se desenvolvem no seio da bráctea do arbusto. Sob condições ideais, grandes frutos vermelhos saturados aparecem em seu lugar.
A agulha é sublingual
A agulha hipodérmica é uma planta pequena, com 30 a 40 cm de altura.Em condições culturais, essa espécie não é comum, pois hoje está na lista de plantas raras e ameaçadas de extinção. Na natureza, pode ser visto principalmente na Crimeia e na Ásia Menor. A planta se distingue por folhas verde-escuras e flores bissexuais, capazes de autopolinização. A floração é observada entre abril e maio. Os frutos desta agulha são pequenos, tons de vermelho brilhante.
Agulha de folha
Esta espécie cresce em média 50 cm, suas hastes são ramificadas, as folhas são de cor verde brilhante, caracterizadas por uma forma oblongo-lanceolada, com um ligeiro estreitamento na borda. Na natureza, a planta é encontrada no Mediterrâneo e na Transcaucásia. Durante a floração, pequenas flores brancas ou azuis pálidas aparecem no mato, coletadas em inflorescências de 3-10 peças. Após a floração, uma pequena baga vermelha é formada, com carne carnuda.
Agulha Hyrcanic
Esta planta é considerada uma espécie de relíquia, que na natureza é distribuída principalmente no Cáucaso e no norte do Irã, embora ocasionalmente possa ser encontrada na Crimeia. O arbusto atinge uma altura não superior a 40 cm, é formado por hastes ramificadas com formações em forma de folha de forma oblonga-ovada ou lanceolada-elipsóide. As flores são observadas em abril, geralmente elas se juntam em pequenas inflorescências de 3 a 5 peças, mas às vezes podem crescer sozinhas. Os frutos são pequenos, com menos frequência - cor vermelha média, carnuda e rica.
Colchis de agulha
Os representantes desta espécie são conhecidos por suas folhas grandes e pontiagudas, bem como caules fracamente ramificados, com altura entre 40 e 50 cm.No ambiente natural, a planta pode ser encontrada na Turquia, Crimeia, Geórgia e sul da Rússia. O florescimento da agulha de Colchis é observado durante o outono e o inverno, as flores aparecem uniformemente, após o que as bagas amadurecem na primavera. Esta planta é considerada medicinal, uma vez que, em sua base, é criado um grande número de medicamentos para a medicina tradicional e tradicional.
Como transplantar Ruscus
Esta planta é transplantada por transbordo. O período mais favorável para o procedimento é a primeira metade da primavera. O procedimento é realizado não mais do que 1 vez em 3 anos.
As principais etapas do transplante:
- Trate o novo recipiente com solução a 70% de álcool ou 1% de permanganato de potássio (para desinfecção) e depois enxágue-o cuidadosamente em água corrente.
- Coloque uma camada de cascalho de 3-4 cm no fundo do prato estéril e 4-5 cm de solo novo em cima.
- Remova cuidadosamente o arbusto do vaso antigo (junto com o solo). O excesso do substrato antigo pode ser eliminado, mas a camada de raiz do solo deve permanecer no mato.
- Coloque a planta com um pedaço de terra em um novo recipiente, preencha as rachaduras entre o vaso e a planta com novo solo.
- Regue bem a planta e coloque o vaso em um local quente.
Criação de Ruscus
Esta espécie é propagada tanto vegetativamente (por estacas) quanto genericamente (por sementes). Acredita-se que a propagação vegetativa seja mais simples e mais eficaz. Durante o processo, não é necessário criar um microclima especial para a germinação, que é um pré-requisito no caso da germinação de sementes.
Vegetative
A propagação vegetativa começa somente depois que o arbusto cresce e cresce completamente. Isso exigirá pelo menos 3-5 anos, caso contrário, o procedimento poderá afetá-lo fatalmente. A reprodução é realizada durante o transplante, mas o mais tardar no meio da primavera. O mais favorável para isso é o método de dividir o arbusto.
Os principais estágios da reprodução de Ruscus dividindo o mato:
- Prepare o solo e 2-3 recipientes de jardim para o plantio.
- Encha os vasos com uma camada de drenagem de cascalho, despeje um novo solo em cima.
- Remova cuidadosamente a planta da panela velha com um pedaço de terra.
- Enxágue completamente o substrato antigo do sistema radicular em água corrente.
- Divida o arbusto com uma faca afiada em 2 a 3 partes; trate os locais dos cortes com carvão picado (para desinfecção). Nesse caso, é necessário remover brotos antigos e inviáveis.
- Coloque os divisores em uma panela nova, cubra as raízes com o solo e regue bem.
- Transfira as plantas para um local quente e iluminado e cuide delas como se fossem um adulto.
Sementes
A propagação de sementes é iniciada apenas se houver uma necessidade urgente de cultivar uma nova variedade ou um híbrido de Ruscus. Para executar o procedimento, você precisará de habilidades bastante sérias em floricultura, para que somente floristas experientes o iniciem.
As principais etapas da propagação de sementes:Importante! Para criação de ruscus, use apenas um substrato estéril. Para isso, seus 15–20 minutos assados no forno a + 125 ° C ou congelados na geladeira 2–3 dias a uma temperatura de -20 ...- 25 ° C.
- Esterilize a semente. Para isso, é embebido por 20 minutos em uma solução a 1% de permanganato de potássio.
- Encha recipientes largos ou vasos de jardim com o solo. Para a germinação, é adequada uma mistura de partes iguais de turfa e areia.
- Faça linhas longitudinais de 2 cm de profundidade no chão, a uma distância de 3-4 cm entre cada uma.
- Plante as fileiras com sementes e cubra-as com uma camada de solo de 2 cm e regue abundantemente.
- Cubra os vasos com polietileno transparente ou vidro e coloque em um local quente e bem iluminado com uma temperatura de +22 ... + 25 ° C.
- Depois de 2 a 3 meses, quando os primeiros brotos aparecem, as colheitas devem ser reduzidas.
- Na fase de 2-3 folhas, remova a tampa protetora dos recipientes e mergulhe as mudas em vasos individuais.
Uso prático
O principal uso da agulha é o paisagismo de paisagens e instalações, embora essa planta também seja usada para fins medicinais. Além de um efeito geral de fortalecimento, é capaz de curar o corpo, além de lidar com muitas doenças.
Propriedades curativas
As propriedades curativas do ruskus são conhecidas desde a antiguidade. Este arbusto tem um efeito estimulante e anti-inflamatório no corpo humano, tornando-o tão popular na medicina popular. Para a preparação de medicamentos, geralmente são utilizados rizoma e frutos de plantas, com base nos quais são preparados todos os tipos de decocções, infusões e unguentos.
- Esses fundos são especialmente eficazes para:
- icterícia
- patologias do sistema cardiovascular;
- insuficiência renal;
- trombose;
- aterosclerose;
- dores de cabeça;
- varizes;
- gota
- hemorróidas;
- edema;
- gangrena
- Doença de Meniere;
- Doença de Alzheimer;
- Aflição de Raynaud.
Contra-indicações
Apesar de uma ampla gama de propriedades úteis, a agulha possui várias contra-indicações.
- É altamente recomendável não usar extratos desta planta nesses casos:
- com inflamação da bexiga e trato urinário;
- com hipertensão;
- durante a gravidez.
É adequado para a formação de bonsai
Na terra natal, a árvore da agulha não é considerada uma espécie popular para o cultivo de árvores em miniatura, mas nos EUA e na Europa é freqüentemente usada para formar bonsai.
Para aumentar essa composição, você deve seguir as seguintes regras:Você sabe As sementes de algumas variedades de Ruscus são usadas como uma alternativa ao café. Essa bebida não é apenas desprovida de cafeína prejudicial, mas também tem um efeito benéfico na saúde humana.
- apenas pequenos vasos são usados na técnica;
- solo arenoso excepcionalmente pobre é adequado para bonsai ruscus;
- para que a planta não seja excessivamente alta, ela fica enfraquecida: para isso, as raízes jovens são removidas antes do transplante e pequenos cortes são feitos no tronco;
- Não é fácil formar uma coroa a partir de uma agulha; portanto, é necessária uma liga dos galhos com um fio ou um fio forte;
- um corte cuidadoso do arbusto antes do plantio ajudará a cultivar uma pequena árvore: para isso, é limpo de todos os brotos e raízes jovens.
Problemas crescentes
Ruscus é considerado uma planta bastante despretensiosa, então problemas com ela surgem com pouca frequência. Na maioria dos casos, são o resultado de cuidados inadequados da planta. Em outros casos, esse arbusto é resistente a todos os tipos de doenças, além de pragas.
Doença
Acredita-se que o ruscus tenha resistência natural a todos os tipos de fungos, portanto, é afetado por eles apenas com baixa imunidade. Mas, com erros na rega e no umedecimento, a podridão pode se desenvolver no mato. Superá-las ajudará a aparar as partes afetadas, incluindo rizomas, além de tratar a planta com solução de Fitosporina (1,5 g / 2 l de água).
Pragas
As pragas mais comuns neste arbusto podem ser encontradas:
- ácaro;
- Mealyworms
- tripes.
Os mais populares entre eles são as drogas:
- "Actellicus";
- "Bi-58";
- "Haupsin";
- Fitoverm.
Problemas de folhas
Os principais problemas com as folhas da agulha e os métodos para sua eliminação são apresentados na tabela:
O problema | Razão | Remédios |
Amarelecimento, torção, um leve revestimento pálido pode ser observado na parte inferior da folha | Pragas | As plantas doentes são tratadas duas vezes (com um intervalo de 14 dias) com fungicidas |
Focos pútridos | Fitossporose causada por hidratação inadequada | Os focos pútridos são removidos, as plantas doentes são tratadas com Fitosporina. Certifique-se de ajustar o modo de irrigação, bem como a umidade do ar |
Pequenas manchas secas ou amarelas na folhagem | Queimadura solar | A planta é transferida para um local com luz mais difusa ou sombreada com uma cortina translúcida |
Folhas amareladas | Podridão devido a irrigação | A multiplicidade da rega é reduzida pela metade, se necessário, o mato é replantado, removendo os focos de putrefação |
Ruskus é uma das poucas plantas que tem significado universal para os seres humanos. Além do alto valor decorativo, possui propriedades curativas. Hoje, essa planta é cada vez mais encontrada na floricultura doméstica, mas é adequada apenas para profissionais reais que podem fornecer cuidados adequados à planta.