Ao ouvir a frase "uvas sem sementes", podemos assumir que o fruto consistirá em uma polpa. De fato, as bagas de algumas variedades sem sementes podem de fato não conter sementes, mas em outras elas estarão presentes na forma de inclusões tangíveis, rudimentos de sementes. Há um grande número de variedades dessas bagas, e algumas delas são descritas abaixo.
Características gerais das variedades
A maior parte das variedades de uva sem sementes atualmente existentes foi obtida por seleção. Exceções são variedades com os nomes Thompson (White Quiche) e Black Monucca. Foi graças ao cruzamento dessas duas plantas que outras variedades e formas híbridas foram obtidas.
Você sabe Nas moedas dos estados antigos, cuja população estava envolvida no comércio de vinho, as uvas eram geralmente representadas. A moeda russa mais antiga com essa imagem data da época de Catarina II. Ela foi libertada especificamente para premiar os alunos do Instituto Smolny de Noble Maidens.
Dependendo do tamanho das sementes (inclusões), todas as variedades são divididas em 4 classes:
- até 6 mg;
- 6-10 mg;
- 10-14 mg;
- mais de 14 mg.
Entre as vantagens das variedades sem sementes sobre as demais, deve-se destacar:
- exibem uma proporção ideal de ácido para açúcar;
- ideal para fazer passas e alimentos frescos;
- são polinizadores para outras variedades, híbridos;
- resistência ao gelo;
- despretensão;
- alta produtividade;
- apresentação digna;
- resistência à maioria das doenças.
Propriedades da uva sem sementes
Uvas - uma baga que é muito útil para os seres humanos. Ele contém muitas vitaminas e minerais necessários para o nosso corpo.
Importante! Antes de usar, o produto deve ser cuidadosamente lavado e separado, removendo as frutas estragadas.
Benefício
- A rica composição da baga determina essas propriedades úteis:
- assistência na restauração da força após doenças;
- efeito calmante suave;
- normalização de processos metabólicos;
- o estabelecimento do trato digestivo;
- eliminação de problemas renais e hepáticos;
- profilático contra acidente vascular cerebral;
- tem um efeito antibacteriano;
- restaura o nível de hemoglobina;
- satura o corpo com substâncias úteis.
Prejudicar
- Existem restrições ao uso de uvas para algumas doenças:
- pancreatite
- uma úlcera;
- obesidade
- diabetes
- doença da vesícula biliar.
Melhores uvas sem sementes
A seguir, exemplos das melhores uvas brancas, vermelhas e pretas sem sementes, com uma breve descrição.
Uvas brancas sem sementes
As cultivares brancas são donas de bagas verdes claras, cuja cor provavelmente surgiu devido a mutações nos genes responsáveis pelo pigmento escuro.
Estes incluem:
- Passas brancas. A cultura é madura, com frutos grandes e suculentos. Frutas em um cacho não são muito densamente arranjadas. O pincel pesa de 500 a 1200 g e possui um sabor doce e azedo equilibrado. O período de maturação é de 140 a 160 dias. Ideal para cultivo no centro da Rússia. Quando crescido, é aparado para 7 a 10 olhos.
- Marquês. O proprietário de bagas de âmbar redondas, coletadas firmemente em cachos, pesando 300-600 g. Uma baga pesa 3-5 gramas; o gosto dela é terno, rico. Pertence às variedades de alto rendimento das quais são obtidos excelentes vinhos brancos. A cultura é resistente a geadas, doenças fúngicas e putrefativas. Os pincéis podem ser coletados em meados de agosto.
- Ak kishmish. Variedade de baixa caloria (69 kcal por 100 g). Só pode ser cultivada nas latitudes meridionais, porque não gosta de saltos de temperatura. Os frutos amadurecem por um longo tempo, 5-6 meses. Sua produtividade é alta, além de sabor ao mais alto nível.
O cacho consiste em bagas pequenas, mas densamente localizadas em grandes números. O pincel pesa 190-220 g.
Uvas vermelhas sem sementes
Nas variedades vermelhas, em comparação com as variedades brancas, há um aumento do teor de antioxidantes e substâncias úteis necessárias para o bom funcionamento do coração e manutenção dos níveis de hemoglobina.
- Ainset Siddis. Possui bagas vermelhas brilhantes, com um peso médio de 2,3 g, formando um cacho de densidade média, pesando 180 a 250 g e o teor de açúcar é de 19 a 21%. Uma característica da variedade é o sabor de morango da fruta. A cultura é resistente ao gelo (-25 ... -27 ° C), o que permite o inverno sem abrigo. A colheita pode ser armazenada por 2-3 meses devido à pele densa, não propensa a rachaduras. Bom para fazer vinhos semi-doces.
- Kenadis. Representante da cultura no meio do início, com bagas cor de rosa, pesando 2-3 g. Uma escova pesa 250-450 g. É capaz de tolerar uma diminuição da temperatura para -30 ° C. Frutifica bem, mas precisa normalizar a colheita, pois, com uma abundância de escovas no mato, nem todo mundo tem tempo para amadurecer completamente. Tem imunidade a doenças fúngicas. Sujeito a condições de armazenamento, pode permanecer por cerca de 4 meses. É usado para consumo fresco e suco.
- Kishmish Radiant. Uma variedade universal com grandes bagas alongadas, que têm uma cor rosa rica e um aroma pronunciado de moscatel. De um arbusto, você pode coletar 8 a 14 kg de safra, desde que a planta seja lançada em uma treliça. Um grupo, em média, pesa 700-900 g, mas existem cópias de 1 a 1,5 kg. A preservação é alta, as bagas podem repousar até o inverno em condições adequadas. 60-70% dos brotos estão frutificando. Resistente a flutuações de temperatura.
Uvas pretas sem sementes
Os vinhos tintos rubis são obtidos a partir de uvas pretas, que são mais úteis para o nosso corpo como agente de suporte.
- Dedo preto. Variedade de sultanas com frutas grandes, longas, oblongas e carnudas. O seu teor de açúcar é superior a 20%. O pincel se assemelha a um cilindro assimétrico e pesa de 600 a 2000 G. A cor das bagas é de azul a roxo escuro, quase preto. Em comprimento, a baga pode atingir 30 mm, com um peso de 14 g, e os frutos amadurecem em 155 dias. A tolerância ao gelo da cultura é relativamente alta (até -20 ° C).
- Jisper Jigsaw. Apareceu relativamente recentemente. Possui boa resistência ao gelo, graças ao qual é capaz de passar o inverno sem abrigo. Frutas bem. Uma escova pesa 400 g, as bagas são redondas e pesam 5 g cada e têm sabor de noz-moscada.
- Sultana Black. Variedade madura precoce, dando uma colheita no final de agosto. Tem uma videira poderosa com ampla folhagem caída. As flores são todas unissexuais e bem polinizadas. Os cachos estão soltos, pesando 500-600 G. Com os devidos cuidados, você pode obter escovas pesando 2-3 kg. Uma baga extrai de 7 a 10 g e possui uma polpa doce, suculenta e carnuda, com notas de ameixa. A casca é densa e tricota levemente o sabor.
Características do cultivo de uvas sem sementes
Qualquer que seja a variedade de uvas, sua tecnologia agrícola é sempre a mesma. É uma rega oportuna, cobertura e a formação de um arbusto.
Você sabe Em 2007, um grupo de arqueólogos de diferentes países (Armênia, Irlanda e EUA) descobriu a vinícola mais antiga da caverna Areni, na Armênia. Uma análise de radiocarbono da Universidade da Califórnia e estudos botânicos sugerem que a planta data de cerca de 4000 aC. e
Regras básicas de cuidados de variedade
As regras para o cuidado de plantas sem sementes são simples:
- Rega realizado com um intervalo de 4 dias. Três baldes de água são consumidos por arbusto. Três semanas antes da colheita, a irrigação é mínima.
- Após a rega afrouxamento círculo do tronco, remoção de ervas daninhas, cobertura do solo.
- Antes que os botões apareçam primeira alimentação (fertilizantes nitrogenados). Durante a formação de um aglomerado, o reabastecimento é realizado por complexos de fósforo-potássio.
- Em uma planta jovem em 1 m vinha precisa deixar no máximo 12 fotos laterais. Geralmente, 8-12 ocelli são removidos. Você também precisa remover regularmente brotos e folhas doentes, fracos e moribundos.
- Em um clima severo para o inverno, a videira precisa ser removida do seu suporte, torcida em uma trança, coloque em um sulco e polvilhe com terra. Cubra com lapnikom ou material de cobertura especial em cima.
Métodos de criação
A ausência de sementes não significa que a planta não possa se reproduzir. Como a maioria das outras variedades, as plantas sem sementes se propagam vegetativamente: por estacas, por camadas. Estas são as maneiras mais convenientes de cultivar. Além disso, esta técnica permite salvar todas as características varietais da planta.A essência do método das estacas é que parte da videira amadurecida é colhida, limpa de folhas e bigodes. No momento certo, está enraizado na água, seguido pelo plantio no solo em recipientes separados. Quando a planta jovem é um pouco mais forte, é plantada em um local permanente.
Importante! Um excesso de minerais no solo não deve ser permitido, pois isso levará a uma desaceleração no desenvolvimento do mato.
Para a propagação por camadas, você precisa selecionar uma videira lateral, beliscar sua parte superior, remover toda a folhagem e enteados e colocá-la em uma vala escavada lateralmente da planta. No topo da videira é polvilhado com uma mistura de nutrientes. No próximo ano, novos brotos aparecerão dos olhos.
Possíveis dificuldades crescentes
A planta sem sementes não cria dificuldades especiais quando cultivada, porque é caracterizada por despretensiosidade e boa imunidade. A única coisa que pode estragar a colheita são os insetos:
- vespa (eles voam para o cheiro doce das bagas, para proteger os cachos são colocados em sacos de malha e os arbustos são fumigados com fumaça);
- ácaro (inseticidas ajudarão a expulsar a praga);
- larvas de besouros (as raízes atacam; ao plantar, você precisa cavar cuidadosamente a cama, classificando manualmente cada pedaço de terra).
Assim, uvas sem sementes, que são muito populares entre os amantes, não são apenas passas bem conhecidas. Existem muitas variedades úteis entre as uvas vermelhas e pretas, que não são piores que as passas.Importante! O profilático ideal contra muitos infortúnios é o líquido de Bordeaux. Ela deve processar os arbustos com o advento da primavera.