Os gazebos do tipo fechado são convenientes, pois resistem com sucesso ao clima e você pode relaxar neles sob várias condições climáticas. A organização do espaço interno depende completamente do desejo do proprietário e das oportunidades disponíveis. Obviamente, esses edifícios ocupam mais espaço, e esse edifício é mais caro, mas pode executar várias funções.
A escolha do material para a construção do mirante
Gazebos fechados no país podem ser construídos a partir de vários materiais. Eles são construídos de madeira, pedra ou tijolo, metal. Atualmente, edifícios feitos de perfis metálicos e janelas com vidros duplos com sistemas deslizantes estão se tornando comuns, mas os clássicos de pedra e madeira também não desistem de suas posições. Todos esses materiais podem ser combinados organicamente entre si.
Você sabe Os edifícios de tijolo mais antigos foram encontrados na Ásia na Península Arábica (cidade de Shubam). São casas de 9 andares, com mais de 2 mil anos.
Árvore
A madeira é considerada um material totalmente ecológico. Somente vale a pena considerar que a madeira deste edifício precisará ser tratada com anti-sépticos e aplicar um revestimento refratário. Para gazebos cobertos, use frequentemente blocos de madeira, ripas e troncos. Esse material deve primeiro ser bem seco.
Com a construção e o processamento adequados, essa estrutura permanecerá por muito tempo e será agradável aos olhos. Mandris de madeira parecem esteticamente agradáveis e muito aconchegantes. Eles podem ser decorados com belas esculturas e outros detalhes. Esse edifício se encaixa perfeitamente no estilo ecológico, rústico, escandinavo, japonês ou russo.
Pedra ou tijolo
Tais estruturas de tipo fechado podem ser feitas de pedra ou tijolo. Estes materiais são bem resistentes a condições climáticas adversas externas - chuva, neve e vento. O arranjo desse gazebo será mais problemático e caro. Para uma estrutura de tijolos, você precisa de uma boa base.
Mas será forte e durável, além de à prova de fogo. Nele, você pode colocar com segurança um churrasco, lareira ou fogão. Tijolos de silicato que podem ser rebocados são adequados para esse edifício. A decoração interior pode ser variada.
De metal
Mandris de metal são estruturas bastante fortes e confiáveis, mas para sua construção você precisa de experiência no trabalho com uma máquina de solda. Você pode fazê-los usando tubos de metal, que têm seções diferentes. Este material é mais leve e não requer a instalação de uma base confiável. Para construir essa estrutura, primeiro é feita uma estrutura de metal e depois revestida com policarbonato ou inseridas janelas com vidros duplos.
Nesse caso, os sistemas de envidraçados e deslizantes panorâmicos funcionam bem. Este projeto deve ser tratado com meios especiais para proteção contra corrosão. A desvantagem é que um edifício de metal aquece rapidamente da luz solar e perde calor no frio. Tais estruturas são mais resistentes ao fogo que a madeira, duráveis e podem ter uma configuração muito diferente.
Criação de desenho
Ao determinar as dimensões do mirante, deve-se orientar pelo tamanho da área suburbana e pelas funções selecionadas. Nessa sala, você pode equipar um braseiro com superfícies de trabalho, lareira, área de recreação e alimentação, estudo, oficina, geladeira e buffet.
Você sabe No período pré-petrino, os mandris eram chamados de “sótãos”. Há evidências escritas de que em 1680 o czar russo Fedor III instalou em seu novo jardim um sótão de madeira esculpida pintado com tintas.
Para determinar a área do edifício, você também precisa considerar o seguinte:
- O estilo geral do site. Um gazebo em estilos japonês ou chinês é bom para colocar ao lado da lagoa, em russo - ao lado da casa de banho. Nesse caso, a aparência externa e interna deve corresponder a eles.
- Se o mirante estiver ao lado da casa, esses edifícios deverão estar em harmonia um com o outro. Por exemplo, você pode fazer um mirante feito com o mesmo tijolo ou com o mesmo acabamento que o prédio principal.
- Para uma estadia confortável no mirante, cada visitante precisará de 2 m². Se estiver planejando uma área de relaxamento interna com espreguiçadeiras ou uma área de recreação, planeje 4 m² por pessoa. Em condições apertadas, as pessoas podem acomodar-se mais de perto, e para isso é recomendável usar vários métodos de economia de espaço. Por exemplo, monte um banco para se sentar ao redor do perímetro do mirante, montando os assentos nas paredes.
- Braseiro. Se for planejado colocar uma área de churrasco ou uma lareira de pedra ou tijolo dentro, a sala deve ser espaçosa o suficiente para que haja pelo menos 2 m entre o braseiro e outros móveis.Normalmente, as superfícies de churrasco e de trabalho estão localizadas ao longo do perímetro do mirante. O comprimento mínimo da churrasqueira com uma superfície de trabalho e um local para armazenar lenha é de 2,4 a 3,4 m, e a profundidade é de 0,75 a 1 m.
- Formulário. Pérgulas são retangulares, poligonais, redondas e combinadas. Isso afeta a configuração do telhado, o tamanho das paredes e aberturas.
Para uma estrutura tão complexa, é melhor usar projetos padrão ou contratar um especialista. Se desejar, você mesmo pode fazer um desenho, mas definitivamente pense bem em todas as dimensões e transfira-as para o papel.
Seleção e layout do local
Ao escolher um local para o mirante, você deve inspecionar cuidadosamente o plano do local. Uma boa opção seria um local isolado, com belas vistas da paisagem ou o ponto mais alto do terreno. É melhor remover o prédio com churrasqueira do prédio a uma distância de 8 m. Ao mesmo tempo, não é recomendável colocar um mirante, no qual está planejado receber e preparar alimentos, muito longe da cozinha com uma geladeira.
Nenhuma água deve se acumular no local selecionado. É bom que exista uma plataforma próxima para a realização de uma mesa com cadeiras para tomar chá ao ar livre ou para se bronzear em uma espreguiçadeira. O terreno da construção deve ser limpo de detritos e vegetação e depois nivelado. Antes da construção, é feita a marcação dos cantos e paredes do mirante com pinos e corda.
A maneira mais fácil é marcar uma forma retangular. Para fazer isso, use a regra do triângulo egípcio, verifique o comprimento das paredes e para que todos os ângulos sejam estritamente retos. Para fazer isso, use um quadrado. Ao marcar formas poligonais, devemos lembrar as lições de geometria e desenhar formas de 6 a 8 ângulos.
Construção passo a passo
Após marcar a base e verificar seu tamanho com ferramentas de medição, você deve prosseguir para a construção do mirante. Uma almofada de concreto é feita sob a estrutura e cavas mais profundas são cavadas nos locais onde os suportes estão instalados. A vidraça deve ocupar muito espaço ou quase toda a parte das paredes. Ao decorar o espaço interior, você pode mostrar toda a sua imaginação.
Baía de fundação
Um poço é cavado ao longo das linhas delineadas com uma profundidade de cerca de meio metro. Nos locais onde os postes de apoio estão instalados, são feitas cavidades com 1,5 m de profundidade e a cofragem é instalada ao redor do perímetro. O fundo dos caroços é coberto com geotêxtil e coberto com uma camada de pedra britada de 20 cm, o fundo do poço é abarrotado e também revestido com uma almofada de pedra britada da mesma espessura.
Importante! Se o tempo estiver quente, a base deve ser regada diariamente para evitar rachaduras..
Dentro da cofragem, é aplicado um reforço de metal. Barras grandes, por exemplo, 10 × 15 × 25 cm, são inseridas nas covas e o concreto é derramado. O concreto derramado é nivelado e seco sob estopa ou panos úmidos para uma secagem uniforme. A base pode ser deixada em concreto ou revestida (com lajes, pedra) ou piso de madeira.
Pilares e paredes
Os suportes devem ser instalados estritamente verticalmente nas covas preparadas e reforçados até a argamassa de concreto secar. Para gazebos espaçosos, você pode criar suportes de tijolos duráveis. Ao instalar ou construir pilares, um nível é sempre usado para controlar seu tamanho e direção.
Após a instalação dos pilares, as ligações inferiores e superiores são feitas primeiro e somente depois o revestimento (madeira ou vidro). Mas as paredes de tijolos são dispostas imediatamente após a fundação secar.
Telhado e telhado
As vigas do telhado são montadas nos postes de apoio e sua ligação é feita de acordo com o projeto. Para isso, podem ser utilizados blocos de madeira ou um perfil de metal. Na fabricação de vigas, o recuo das paredes e a forma da estrutura são levados em consideração. Em seguida, são colocados materiais isolantes e o telhado é assentado. Pode ser ardósia, azulejo, ondulina. Alguns preferem montar um telhado de policarbonato em um perfil.
Vidros
Nos mandris de tijolo e madeira, são feitas grandes aberturas para vidros. Ao mesmo tempo, você pode usar quadros ou sem eles, escolha vidros duplos ou únicos. Você pode criar janelas panorâmicas e admirar a paisagem circundante. Ao usar um perfil, é bom instalar sistemas deslizantes.
Essa estrutura geralmente é completamente coberta com janelas com vidros duplos ou policarbonato. Algumas pessoas preferem fazer vitrais para obter um efeito decorativo mais alto. Para uma melhor ventilação, é recomendável abrir janelas.
Você sabe Pela primeira vez, as janelas eram envidraçadas no Império Romano, mas um prazer tão caro só podia saber.
Design de interiores e decoração para o gazebo
Ao usar um coreto de tijolo ou pedra natural com madeira, deve-se enfatizar a naturalidade dos materiais utilizados. Ao finalizar, materiais ecológicos, móveis de madeira, têxteis, cerâmica e vidro serão bons. Dentro do gazebo coberto, você pode fazer o revestimento dos painéis de madeira e cobri-los com manchas. Uma bela adição ao design estará pendurada nas aberturas de vasos de flores com flores frescas.
Dentro do gazebo, você pode usar cortinas bonitas, persianas ou cortinas romanas. É melhor usar cores claras no interior. O uso de têxteis - uma toalha de mesa, manta, toalhas, travesseiros, capas de tecido, criará uma atmosfera agradável. Se o local permitir, na área de recreação você pode colocar um sofá, pendurar uma rede, balançar (com crianças) e organizar futons. Uma boa opção seria usar móveis estofados modulares sem moldura. Se houver uma lareira (real ou falsa), uma área de recreação está localizada próxima a ela.
O estilo rústico ou russo da construção permite o uso de móveis ou bancos maciços. O último é melhor feito com as costas para a conveniência das pessoas. No gazebo japonês, recomenda-se o uso de materiais naturais e o princípio do minimalismo, atributos de bambu. Aqui será possível usar travesseiros e kotatsu - uma mesa baixa com um cobertor que executa funções de aquecimento.
Se uma variante do mirante com janelas panorâmicas e um sistema deslizante for construída, é melhor escolher móveis elegantes de tamanho pequeno e não abusar dos elementos decorativos. Se houver um churrasco de pedra ou tijolo, o piso de lajes de pedra, móveis ou utensílios de ferro forjado e grades artísticas parecerão organicamente.
No mirante coberto deve conduzir eletricidade e fazer iluminação, além de instalar vários equipamentos elétricos, como uma geladeira. Para cada zona (descanso, cozinhar, comer), é recomendável fornecer sua própria fonte de iluminação. Pode ser uma lâmpada, uma lâmpada, uma lâmpada de mesa, uma arandela. No mirante, você também pode conduzir o suprimento de água e colocar uma pia. Se você ajustar o aquecimento do edifício, poderá usá-lo não apenas no verão.
Importante! O piso, as paredes e o teto não devem ter a mesma cor, caso contrário, a sala parecerá um caixão.
Um mirante fechado protege perfeitamente do clima, é possível equipar não apenas a área de refeições, mas também a área de churrasco e relaxamento. É uma estrutura de capital permanente, que pode ser construída em pedra ou tijolo, madeira ou metal. No entanto, deve-se lembrar que as vistas externa e interna do edifício devem estar em harmonia com o estilo geral do local e dos edifícios adjacentes.