Estamos acostumados a abrir terraços onde você pode se divertir com clima quente e até quente, mas conforme as circunstâncias mudam, o espaço se torna impraticável. Para criar uma sala completa com essa plataforma, basta comprar janelas deslizantes.
Tipos de janelas deslizantes por material
As possibilidades financeiras do proprietário afetam diretamente a escolha do material, a partir do qual a casa e a própria varanda são construídas, além de vários outros aspectos. Abaixo falaremos sobre o mais conveniente e confiável.
Alumínio
Este material é considerado um dos mais práticos, geralmente é instalado em terraços onde não há aquecimento. Na venda, você encontra duas opções para janelas deslizantes de alumínio: com um perfil frio e quente. O primeiro é adequado para varandas não aquecidas, usadas apenas no verão, portanto não requer isolamento adicional, e o segundo é para casas que estão em operação durante todo o ano.
Você sabe A primeira menção escrita ao vidro da janela data de 1240 — foi chamado de "romano", e no próprio texto foi descrita a igreja, que foi construída pelo príncipe Daniil de Galich.
- Entre as vantagens deste material podem ser identificadas:
- longa vida útil - o sistema de envidraçamento não precisa ser trocado por meio século ou mais;
- aparência atraente;
- falta de necessidade de atualizar as cores a cada poucos anos;
- facilidade de instalação e cuidados adicionais;
- aperto;
- falta de carga forte na fundação devido ao seu peso leve.
Existem várias desvantagens. Por exemplo, muitos podem ser afastados pelo alto custo das janelas de correr em alumínio; elas esquentam rapidamente no verão e refrescam no outono e inverno. Embora o aperto seja realmente considerado uma vantagem, há uma necessidade frequente de arejar a sala.
Plástico ou PVC
Estruturas deslizantes de plástico têm armações feitas de perfil de PVC de várias câmaras. As vantagens óbvias são o custo relativamente baixo, a não suscetibilidade a influências atmosféricas e atmosféricas agressivas, resistência, durabilidade e facilidade de manutenção.
Importante! Em temperaturas negativas, o plástico tende a encolher de tamanho, devido ao qual a conexão das asas se torna menos densa.
Não existem muitas desvantagens - a massa dos caixilhos, que não queimam durante o fogo aberto, mas derreter, exalando um cheiro perigoso para a saúde humana. Ao contrário das janelas de correr em alumínio, esse design recebeu o segundo nome de "vidros quentes", pois instalam janelas com vidros duplos ou até triplos que não conduzem a frio.
Variedades por tipo de construção
Para que as janelas selecionadas atendam perfeitamente aos requisitos dos proprietários, toda a atenção deve ser dada ao mecanismo de movimento das asas. Atualmente, existem quatro tipos principais de estruturas no mercado: elevação, inclinação, deslizamento, deslizamento e sem moldura. Todos eles estão aproximadamente no mesmo nível de demanda. Abaixo estão as informações básicas para cada tipo.
Sistema de inclinação e deslizamento
Esse design funciona com o princípio de um guarda-roupa deslizante: você precisa abrir a janela levantando-a levemente, reduzindo assim o peso das asas inferiores. O mecanismo é simples e confortável de usar.
- Vantagens do sistema:
- aperto completo, preservação de calor no quarto;
- exclusão de umidade do exterior;
- a presença de um guia para inserir um mosquiteiro em movimento;
- estabilidade e durabilidade;
- preservação da área útil da sala.
As desvantagens são o alto custo e a incapacidade de abrir a janela em toda a largura da abertura, porque as persianas se movem uma após a outra.
Sistema de inclinação e deslizamento
Essa opção é semelhante às janelas de plástico comuns, mas a principal diferença é que a inclinação e o deslizamento podem abrir-se sobre ela mesma e para o lado. Às vezes, esse sistema pode ser encontrado em ônibus turísticos.
Você sabe O PVC, que é o material para a fabricação do perfil de janelas de correr em plástico, é considerado um dos materiais mais seguros e ecológicos. Na medicina, é frequentemente usado para criar recipientes de armazenamento de sangue.
- Vantagens:
- o mais alto nível de calor, som e impermeabilização;
- uso racional do espaço em uma pequena sala;
- o mecanismo permite consertar a faixa, aberta para ventilação;
- presença de um limitador de abertura: você pode deixar a faixa em qualquer posição desejada;
- no segmento de preços ocupa o lugar do meio.
A única desvantagem significativa pode ser considerada a presença obrigatória de um limiar que não pode ser ultrapassado: o cloreto de polivinil rapidamente se torna inútil se for pesado. No entanto, você também pode adquirir blocos especializados que o protegem contra danos.
Design dobrável deslizante
Este sistema de vidros é chamado popularmente de "acordeão", uma vez que consiste em várias asas que se dobram, permitindo abrir a abertura em toda a largura. As vantagens deste projeto podem ser consideradas a capacidade de zonear o espaço, o bom isolamento térmico e acústico, a capacidade de deixar entrar a luz do sol, o sistema é feito de diferentes materiais (PVC ou alumínio), a abertura de uma ou duas asas.
Não há desvios óbvios.
Sistema de envidraçamento sem moldura
O design apareceu nos países da CEI relativamente recentemente. A principal característica distintiva dos vidros é a ausência de divisórias e molduras, por isso parece leve e não sobrecarrega o interior.
Além disso, ao contrário das variedades acima, o sistema sem moldura envolve o uso de vidro mais espesso de 6 a 12 mm. O design funciona como um armário deslizante, as janelas são abertas deslocando segmentos nos rolos ao longo dos corredores da parte inferior do perfil em uma direção.
- Vantagens:
- a possibilidade de aplicação para todos os tipos de terraços e varandas, independentemente da forma e tamanho;
- a presença de vidro à prova de choque e fixadores confiáveis;
- o espaço interior é preenchido com a luz solar, tanto quanto possível;
- proteção completa do vento, chuva e poeira;
- simplicidade em sair;
- instalação em qualquer época do ano.
- Desvantagens:
- baixo isolamento térmico;
- o nível de ruído atrás do vidro é reduzido em não mais que 10–12 dB;
- a necessidade de cortinas grossas, persianas ou vidro colorido na massa de vidros, para não ficar constantemente visível em sua casa;
- é indesejável instalar este sistema em galerias e varandas aquecidas;
- a diferença de temperatura entre a sala e a rua difere em apenas alguns graus.
Regras para instalação de janelas deslizantes
Se você decidir não confiar na instalação para os profissionais, mas fazer tudo sozinho, é recomendável que você se familiarize com várias regras técnicas:
- Se antes do procedimento o produto anterior foi desmontado, é necessário restaurar a integridade da abertura da janela na presença de danos.
- A desembalagem (em círculos profissionais chamados “desembalagem”) deve ser realizada com muito cuidado, sem movimentos bruscos. Primeiro, as janelas com vidros duplos são removidas da moldura da janela e, em seguida, a faixa é removida.
- Verifique todos os componentes quanto a arranhões, rachaduras ou outros defeitos.
- Ao fixar o quadro, é imperativo usar um medidor de nível para que ele ocupe a posição correta.
- É proibido o uso de placas de metal para ajustar a posição dos caixilhos das janelas.
- No final do trabalho, você não pode deixar as costuras preenchidas com espuma, pois pode deformar até a estrutura mais durável. Certifique-se de inserir retificadores.
- A espuma de vedação é realizada exclusivamente na direção de cima para baixo.
- As pistas são tratadas com drywall ou gesso.
A lista de regras é adequada para todos os tipos de estruturas e até mesmo sistemas de envidraçamento sem moldura - nesse caso, em vez de molduras ao redor de todo o perímetro, é usado um perfil de alumínio ou plástico, que também envolve o uso de um medidor de nível e placas para ajustar a posição.
Etapas de instalação DIY
As regras básicas foram anunciadas, agora é a hora de iniciar a instalação seguindo estas etapas:
- Para limpar os restos do quadro anterior e se livrar de detritos, com a ajuda de gesso para nivelar as encostas.
- Instale a estrutura e nivele-a usando fatias de madeira. Não é necessário corrigir o próprio quadro do produto, mas sua superfície.
- Após o alinhamento, verifique a distância entre a borda externa e a abertura, verificando se não há mais de 5 mm. Caso contrário, a folga é reduzida usando uma placa de polímero ou prancha de madeira.
- Usando parafusos e uma placa de ancoragem, fixe a estrutura na abertura.
- Encha o perímetro com uma camada fina, após 2 horas (durante esse período, a espuma de montagem deve secar completamente), remova os elementos de fixação e preencha os espaços vazios resultantes com selante de espuma de poliuretano.
- Após a secagem completa, corte o excesso de espuma com uma faca de escritório afiada.
- Cole um filme permeável ao vapor na superfície limpa, que não permita que a umidade entre na sala, mas passe livremente o ar.
- Realize a instalação de pistas, peitoris de janelas (se houver) e marés baixas.
- Insira uma janela com vidro duplo na moldura, encaixe os caixilhos e os acessórios.
Importante! O procedimento de instalação para janelas de alumínio e plástico é quase idêntico, portanto, não requer uma descrição das duas opções.
Cuidados deslizantes
Para garantir que o sistema instalado dure por muitos anos e não perca a aparência recém-adquirida, é recomendável estudar e tomar nota de várias regras de cuidados:
- Uma vez a cada 2-3 anos, é necessário desmontar as válvulas e limpá-las com um pano úmido ou aspirador de pó, devido ao acúmulo de poeira e sujeira.
- Se você é proprietário de uma construção de alumínio “fria”, é necessária uma limpeza cuidadosa das vedações das fendas todos os anos, uma vez que muita poeira se acumula lá.
- O mecanismo deve ser lubrificado para garantir um bom desempenho.
- Manuseie cuidadosamente as abas, especialmente se um sistema de elevação deslizante estiver instalado.
- Durante geadas severas, as persianas geralmente são congeladas e é simplesmente impossível abri-las, mas é estritamente proibido o uso de força bruta. Em vez disso, você deve manter uma ferramenta especial à mão - um “desembaçador” de vidro. Se a aquisição não for possível, você pode usar um secador de cabelo, aquecendo a área necessária.
Existem muito poucas regras, mas segui-las pode economizar significativamente dinheiro e tempo para chamar mestres e reparar mecanismos quebrados.
Vantagens e desvantagens do vidro deslizante
- As principais vantagens do sistema deslizante, independentemente do tipo de construção, podem ser consideradas:
- uso racional do espaço da varanda ou terraço;
- operação mais longa de cortinas e persianas;
- fixação confiável - as persianas não serão capazes de se abrir de uma forte rajada de vento;
- usando este sistema, você pode criar uma parede transparente;
- o design deslizante facilita a fachada geral da casa;
- uma grande quantidade de luz solar;
- alta resistência e confiabilidade, independentemente do material selecionado;
- capacidade de ser facilmente combinada com qualquer interior.
Importante! Note-se também que os critérios de seleção, vantagens e desvantagens das janelas são relevantes para portas de correr.
- Não importa qual a solução ideal possa parecer uma vidraça deslizante, existem várias desvantagens, entre as quais:
- necessidade frequente de limpar o perfil inferior da guia;
- no outono e primavera, na presença de condensado, é necessário monitorar cuidadosamente as partes da estrutura;
- o alto preço das janelas e uma duplicação do custo se você procurar o mestre;
- A produção própria é bastante problemática.
Recentemente, os sistemas de vidros deslizantes estão ganhando cada vez mais popularidade. Eles são usados para qualquer construção: uma casa particular, uma residência de verão, uma varanda, uma varanda, um terraço e até um mirante. Depois de estudar cuidadosamente as informações acima, você pode fazer a escolha certa.