Se você estiver procurando por uma bela planta de casa sempre verde ou com muitas flores, preste atenção à tabernemontana. Este nome incomum esconde um belo arbusto nativo de países asiáticos e ilhas do Pacífico. Em casa, esse exótico não requer cuidados especiais; mesmo assim, os jardineiros iniciantes vão gostar.
Descrição botânica da planta
Tabernemontana é um arbusto decorativo em forma de árvore pertencente aos Kutrovs. Pode ser encontrada no Sri Lanka, em Singapura, Tailândia, Índia, regiões tropicais da África, América do Sul e Central, onde é popular como arbusto de rua em áreas costeiras.
Tabernemontana em casa tem uma aparência atraente. Parece um arbusto ou uma árvore baixa com muitos galhos finos. Sua altura geralmente não excede 1 a 1,5 m O caule de um espécime jovem é bastante frágil, envelhece e fica coberto de casca leve. A ele, com a ajuda de pecíolos curtos e grossos, são anexadas folhas verdes claras em forma oval (8 a 10 cm) com pontas afiadas. Se você tentar com o toque, entre as veias, poderá sentir as protuberâncias densas.
Você sabe O botânico Bergzabern da Alemanha, que usou a versão latina de seu próprio nome, atribuiu o nome incomum à flor.
Na primavera e no verão, flores em forma de espiral brancas como a neve aparecem com pétalas duplas de 3-15 peças em inflorescência. Florescendo, a planta enche a sala com um aroma maravilhoso, confundido com jasmim. O final da floração é marcado pelo aparecimento de frutas esverdeadas com polpa suculenta de cor laranja.
Tabernemontana vive há mais de 7 anos e, com os devidos cuidados, pode florescer o ano todo com pequenas pausas.
Sistema raiz | compacto |
Caule | amadeirado |
Forma de folha | oval |
Cor da folha | verde escuro |
Forma da flor | espiral |
Cor da flor | branco |
Forma de frutas | pod |
Cor da fruta | verde escuro |
O sabor da fruta | intragável |
Tipos principais
Em casa, várias variedades desta bela árvore espessa são cultivadas hoje. Externamente, eles são muito parecidos entre si, mas há pequenas diferenças:
Condições de cultivo da casa
Muitos floricultores de Tabernemontana gostam não apenas por causa de sua aparência magnífica e elegante. Esta planta é despretensiosa na vida cotidiana e não requer muito tempo para cuidar dela. O primeiro passo é proporcionar a ele um ambiente confortável para o desenvolvimento.
Iluminação
A melhor opção para tabernemontana será um local nos peitoris das janelas leste ou oeste: há luz suficiente para o desenvolvimento normal da planta, mas os raios diretos não caem sobre ela durante o calor da hora do almoço.
Importante! Teoricamente Tabernemontana pode permanecer na sombra parcial, no entanto, é improvável que floresça neste caso. Afinal, ela precisa de pelo menos 4-5 horas por dia para que os botões apareçam. Mas, se você fornecer iluminação artificial em quantidades suficientes, as flores aparecerão mesmo em dezembro.
Airing
Todas as plantas adoram ar fresco, então Tabernemontana se sente bem na estação quente na varanda ou na sombra do jardim. No entanto, não permita rascunhos e evite mover o vaso no momento da formação dos brotos: a flor pode reagir negativamente a isso.
Modo de temperatura
Tabernemontana refere-se a plantas de interior que gostam de calor. No verão, ela se sente bem à temperatura ambiente normal e, no inverno, é desejável manter a temperatura em + 18 ... + 20 ºС, mas não inferior a +15 ºС.
Você sabe Do latim "tabernemontana" é traduzido como "mosteiro da montanha".
Humidade do ar
Tabernemontana como um nativo de um clima tropical precisa de alta umidade. As seguintes técnicas ajudarão a garantir isso:
- pulverização de um spray fino pelo menos 2 vezes por semana no verão e 1 vez por semana no inverno;
- uso regular de umidificador de ar;
- lavagem periódica sob um banho quente;
- limpe com um pano úmido ou uma esponja.
Home Care
Tendo assegurado o local adequado para tabernemontana, preste atenção às características de cuidar dele.
Rega
A planta adora umidade, mas tem medo de umidade excessiva. Use as seguintes diretrizes para garantir a rega adequada:
- no verão, é necessário regar moderadamente, a cada 2-3 dias, assim que a camada superficial do solo seca;
- se o tempo estiver muito quente, a hidratação poderá ser realizada com mais frequência;
- no inverno, a quantidade de água é bastante reduzida. No frio, vale a pena regar a flor somente depois que a terra no vaso estiver meio seca.
Para a irrigação, vale a pena usar chuva ou água parada normal para que o tabernemontana não sofra com sais duros. A temperatura do líquido não deve ser inferior à temperatura ambiente.Importante! A planta pode sofrer com a umidade das folhas; portanto, é melhor fazer a rega sob a raiz.
Top vestir
O tabernemontana saudável pode florescer por 7 a 8 meses, mas para isso precisa da força que a planta recebe durante a cobertura, portanto, durante a floração, aplique fertilizante com potássio e fósforo nas plantas a cada 2 semanas (Agrecol, Activin), periodicamente alternando-os com orgânicos. A flor prefere receber fertilização na forma líquida durante a rega.
Poda
Para formar uma linda coroa em um tabernemontan, basta fornecer uma iluminação uniforme; nesse caso, você pode fazer sem cortar.
Você sabe Na medicina alternativa, infusões de folhas de tabernemontana são usadas como parte de fundos para doenças oculares.
Se você ainda deseja moldá-lo ao seu gosto, é melhor fazer isso na primavera ou no verão. Use uma ferramenta afiada para isso e trate os pontos de corte com carvão.
Transplante
Ao contrário da poda da coroa, o transplante é de grande importância para o desenvolvimento normal de uma planta, especialmente uma jovem. Tabernemontana é transplantado pelo menos uma vez por ano e durante o período de crescimento ativo - uma vez a cada seis meses. É melhor fazer isso no final do inverno - início da primavera antes da floração.Como um novo vaso de plantas, escolha um vaso com um diâmetro de 3-4 cm maior que o anterior. Então cuide da drenagem na parte inferior. O solo não é menos importante. Para sua preparação, é melhor usar um solo levemente ácido, consistindo em:
- terra de folha;
- húmus;
- areia grossa;
- turfa.
Se você não tiver tempo para preparar a mistura, use os substratos adquiridos "Lemon" e "Azalea" misturando-os 1: 1 e diluindo-os com areia ou perlita.Importante! O solo solto é importante para a tabernemontana; portanto, adicione perlita ou briquetes de flocos de coco à mistura para melhorar o fluxo de água e oxigênio.
O transplante em si deve ser realizado com muito cuidado, pois possui raízes quebradiças, portanto, nesse caso, eles utilizam o método de transbordo, preservando todo o nódulo terroso. Dentro de um mês e meio depois disso, a planta deve ser preservada: reduza a quantidade de água ao regar, pare temporariamente a alimentação. Tais medidas são necessárias para que as raízes não apodreçam se houver quebras em algum lugar.
Reprodução
O lindo tabernemontana atrai a atenção com flores brancas como a neve e folhas brilhantes; portanto, esteja preparado para que os familiares produtores de flores definitivamente solicitem um "bebê". Portanto, não custa nada descobrir como propagar adequadamente essa planta.
Camadas
Este método é usado em maio-junho. O processo é o seguinte:
- Durante um dia, pré-regue bem a flor para que seus caules e galhos sejam preenchidos com água.
- Para uma futura planta, prepare uma panela com uma mistura de areia e turfa. O nível do solo deve estar de 1,5 a 2 cm abaixo da borda do tanque.
- Agora é hora de fazer camadas inclinando o caule longo da planta. Certifique-se de que a dobra esteja no pecíolo da folha, mas 10 a 12 cm além do final do caule.
- Uma dobra semelhante não deve quebrá-la, mas a fixação provocará o desenvolvimento de novas raízes neste mesmo local, de modo que o local da dobra deve ser fixado em uma nova panela de 3 a 4 cm Se necessário, você pode usar um fio em forma de U.
- Em seguida, compacte o solo e regue-o bem.
- Coloque os dois vasos (com a planta mãe e o futuro "bebê") em um palete para não danificá-los no futuro.
- Assim que brota, brotos de folhas aparecem na camada, você pode separá-lo do arbusto principal e cultivá-lo como uma planta independente.
Você sabe Na Índia e no Sri Lanka, tabernemontana é chamada a flor do amor.
Estacas
É conveniente propagar tabernemontana usando estacas:
- Primeiro, escolha a área semi-lignificada apical ou caule, na qual estão localizados 2-3 internódios.
- Corte a haste obliquamente. Se cortado da haste, o corte superior é feito sobre o nó com os rins.
- O suco que apareceu nos cortes é lavado com água morna.
- Em seguida, é necessário nutrir as futuras mudas com estimulantes radiculares ("Kornevina", "Zircon"), mergulhando-os nos preparativos por um dia.
- Agora você precisa esperar que as raízes apareçam. Para isso, o pedúnculo é deixado na água com aditivos de carvão ou imerso em uma mistura de areia, turfa e musgo esfagno.
- Em seguida, o recipiente com a alça deve ser coberto com um filme para criar o efeito de uma estufa.
- Em média, a aparência das raízes leva até um mês, após o qual a planta pode ser plantada em uma panela preparada.
Dificuldades crescentes
Na maioria das vezes, os proprietários de tabernemontans enfrentam os seguintes problemas:
- Os tabernemontanos costumam virar folhas amarelas. Este é o primeiro sinal de clorose. O transplante em um substrato levemente ácido ou o tratamento do solo existente com sulfato de ferro, juntamente com um aumento no número de coberturas, ajudarão a curar a planta.
- Nas folhas da planta, ocasionalmente, aparecem manchas que lembram as úmidas, que eventualmente secam e se transformam em buracos. Eles surgem como resultado de irrigação irregular (a princípio eles não umedeciam o solo por um longo tempo e depois inundavam excessivamente e não removiam a água restante do poço). Para impedir que isso aconteça, tente regar uniformemente e regularmente a taberne montana.
- Periodicamente, na parte inferior da folha, são encontrados selos leves e espinhas. Muitos jardineiros os levam para pragas. De fato, ele aparece na superfície da seiva da planta com rega excessiva, portanto reduza a quantidade de água e o problema desaparece. Além disso, uma diferença repentina de temperatura na sala pode causar um efeito semelhante.
- Tabernemontana às vezes sofre com insetos escamados. Esses insetos de casca podem ser encontrados na parte inferior das folhas, nos seios e até nos caules. Livre-se deles lavando com água com sabão ou tratando com inseticidas (Actellik, Fitoverm).
- Tabernemontana pode ser atacado por ácaros. Por causa deles, as folhas da planta ficam amarelas, emaranhadas em uma fina teia pegajosa. Para se livrar das pragas, primeiro é necessário remover as folhas afetadas e, em seguida, tratar com a infusão de casca de cebola (100 g de casca por 5 l de água, deixe fermentar por 5 dias) ou inseticidas (Fitoverm, Neoron).
Tabernemontana vai agradar os amantes de plantas exóticas que não têm muito tempo para cuidar.O principal é escolher o local certo para a flor e fornecer-lhe o mínimo de cuidado; em seguida, Tabernemontana decorará qualquer casa com seu magnífico "traje" de folhas brilhantes e flores brancas como a neve, e seu agradável aroma complementará a atmosfera do conforto da casa.Importante! Se os botões fechados se juntam e caem, o ar está muito seco para a planta. Aumente a frequência da pulverização e a umidade aumentará.