Os cogumelos, chamados galinheiros, que crescem nos matagais da floresta, são muito saborosos e saudáveis. Mas, devido à sua semelhança externa com os mergulhões, nem todo mundo, mesmo um experiente colhedor de cogumelos, pode certamente reconhecer essa espécie. Descrição do galinheiro ou do guarda-chuva corando, como cultivá-lo e cozinhar em casa, continue a ler.
Descrição do cogumelo
Esta espécie pertence à família Champignon, ordem agárica. Sua tampa atinge um diâmetro de até 20 cm. A princípio, tem uma forma esférica ou arredondada e, à medida que o cogumelo cresce, o chapéu se abre e se torna mais plano, transformando-se em um guarda-chuva. Suas bordas podem ser viradas para dentro, onduladas com pequenas rachaduras. A cor varia de bege a marrom escuro. Toda a superfície da tampa é coberta com flocos dispostos em círculo.
Você sabe Alguns cogumelos podem conter substâncias alucinógenas. Os vikings usavam essa propriedade da planta para serem mais corajosos na batalha.
O chapéu é macio, de sabor delicado. Na sua forma bruta, exala um aroma pronunciado de cogumelo, o que indica sua comestibilidade. No corte, a carne começa a ficar vermelha.
O galinheiro tem uma perna longa, que pode crescer até 25 cm acima do solo. Seu diâmetro é de cerca de 2 cm, a forma é cilíndrica, com um topo ligeiramente estreitado. É fibrosa, rígida, se cortada, as fibras são vermelhas ou marrons, como é o caso do ápice. Na parte superior do caule, à medida que o fungo cresce, permanece um velum ou colcha - os restos da concha que protegeu a planta em uma idade jovem. Este anel é fino, na parte superior é branca e na parte inferior é marrom.
Como é isso?
O cogumelo jovem tem uma tampa arredondada que se encaixa perfeitamente na perna. À medida que cresce, a parte superior se abre e se assemelha a um guarda-chuva, daí o nome "Umbrella corando". Na foto de cogumelos adultos para galinheiros, pode-se ver claramente a forma arredondada de seus chapéus com pratos frequentes apertados firmemente à perna. No centro do ápice, há um ponto marrom pronunciado, do qual pontos menores da mesma sombra divergem para os lados.
Onde está crescendo
Essa variedade cresce em clareiras e bordas da floresta. Muitas vezes, um galinheiro pode ser encontrado em jardins e parques. O guarda-chuva avermelhado é comum em climas temperados - na Rússia, Ucrânia, República da Bielorrússia e também em países asiáticos.Os guarda-chuvas são caracterizados pela frutificação em grupos e pela formação dos chamados "círculos de bruxas". Um guarda-chuva vermelho raramente cresce sozinho.
Comestível ou não
O galinheiro é uma variedade comestível de cogumelos, embora sua aparência seja muito semelhante a um mergulhão. Para cozinhar use chapéus. Eles são macios e de bom gosto. As pernas têm uma estrutura rígida. Portanto, eles não são usados na culinária.
Variedades e duplas
Graças à análise filogenética, os cientistas descobriram que o parente mais próximo dessa espécie é clorofila de escória de chumbo, que também pertence à família Champignon. Difere na aparência da tampa, que possui uma superfície lisa e uma perna mais fina.
Outro membro da família é guarda-chuva de menina. Difere de corar em uma cor mais clara.
Importante! O guarda-chuva de uma garota está listado no Livro Vermelho da Rússia e da Bielorrússia. Portanto, em muitas regiões sua coleta é proibida.
O marrom escuro de Chlorophyllum também pertence aos Agarikovs. Sua estrutura externa se distingue pela presença de um espessamento arredondado na parte inferior da perna.
Guarda-chuva heterogêneo
O guarda-chuva heterogêneo é uma das espécies comestíveis que freqüentemente é confundida com o galinheiro.. Distingue-se por uma ponta maior, com diâmetro de até 35 cm.As escamas localizadas no chapéu desta variedade são facilmente destacáveis, sua sombra é marrom. A polpa é mais grossa que a de um galinheiro. Quando deformado, não muda de cor.
Homólogos de cogumelos
Entre as muitas variedades de cogumelos, existem guarda-chuvas e venenosas. O coletor de cogumelos pode facilmente confundi-los comestíveis e sofrer intoxicações graves.
Variedades venenosas:
- Pente tem uma ponta mais fechada, que atinge até 4 cm de diâmetro. Cor - bege, com manchas marrons no chapéu.
- Castanha Leopita difere em um pequeno chapéu (até 5 cm). No início do crescimento, tem a forma de um sino e, em um mais maduro, ele se abre completamente.
Crescendo
Para cultivar um galinheiro em sua casa de campo, é melhor usar a reprodução de esporos. Isso exigirá:
- No local selecionado para o pouso, remova uma camada de solo com 25 cm de espessura.
- Colete cerca de 20 a 30 cogumelos e escolha chapéus deles.
- Corte as partes superiores em pedaços pequenos e mergulhe em água da chuva (se não houver uma disponível, você pode usar a água do poço, que é defendida por dois dias).
- Depois de um dia, os cogumelos estão amassando com as mãos ou com uma argamassa de madeira até obter um mingau homogêneo.
- Coe a suspensão através de uma peneira.
- Despeje a solução resultante uniformemente sobre o terreno preparado.
- Polvilhe mingau de cogumelos por cima.
- Encha o "patamar" com o solo e despeje água.
Você sabe Em 1960, os cogumelos foram designados para o mesmo reino, um reino separado, porque, durante longas disputas, os cientistas nunca foram capazes de classificá-los como plantas ou animais.
Benefícios do cogumelo
Devido ao alto teor de vitaminas B no fungo ajuda a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos, melhora a função miocárdica. A presença de ácido ascórbico tem um efeito benéfico no sistema imunológico e aumenta a resistência do corpo a resfriados.
Comendo pratos de cogumelos ajuda a diminuir o açúcar no sangue. Este produto é pobre em calorias e contém uma grande quantidade de proteínas. Portanto, pode ser incluir na dieta para perda de peso e ganho muscular.
As vitaminas E e K na composição química regulam os processos metabólicos e ajudam a diminuir o colesterol no sangue.
Aplicação de Culinária
O guarda-chuva Shaggy é amplamente utilizado na culinária. A maneira mais fácil de cozinhar é cozer cogumelos (cerca de 30 minutos) com cebola. Em seguida, coloque-os em uma panela e frite até dourar. Sirva com batatas e outros vegetais.
Este produto vegetal pode ser adicionado aos caldos, em conserva e cozido em um purê de sopa. É combinado com carne de porco e frango.
Uso médico
Cogumelos secos e em pó são usados como anti-séptico local. Eles podem tratar feridas purulentas. Apenas 2 g do medicamento aplicado na ferida, após 2 dias, eliminarão a alocação abundante do útero e aliviarão o inchaço no local da inflamação.Na medicina popular, uma re-decocção de 100 g de cogumelos secos em 2 litros de água é usada para reumatismo. 20 ml do medicamento (dose única), ingeridos de manhã e à noite por 5 dias, ajudarão a lidar com a dor nas costas.
Perigo de cogumelo
Apesar dos benefícios que o corpo humano recebe da ingestão de cogumelos, existem contra-indicações para seu uso. É expressamente proibido comer em crianças com menos de 12 anos, porque o sistema digestivo não pode lidar com as fibras grosseiras dos cogumelos, o que levará à intoxicação do corpo. Pelo mesmo motivo, os pratos com a adição do galinheiro não devem ser consumidos durante o período de gestação. Cogumelos podem provocar constipação ou um ataque de náusea, o que afetará adversamente a saúde da mãe e do bebê.
Importante! Se os sintomas aparecerem depois de comer um prato de cogumelos — tonturas, vômitos, escurecimento dos olhos, você deve consultar imediatamente um médico.
Mesmo cogumelos comestíveis podem ser perigosos, porque são alérgenos.. Seu uso pode causar choque anafilático ou ataque de asma. Um produto vegetal é proibido para pessoas com doenças do trato gastrointestinal, bem como patologias dos rins e fígado.
Coop (guarda-chuva avermelhado) é um cogumelo delicioso que cresce em florestas e clareiras. Mas os fãs da caça silenciosa devem ser extremamente cuidadosos ao colecioná-los, porque existem colegas venenosos dessa variedade, que são facilmente confundidos com os comestíveis.