A araucária é uma árvore de Natal em vasos. Uma planta conífera atraente será uma adição interessante a qualquer interior e purificará o ar interno. O artigo enfoca as principais condições para o cultivo de araucária em casa.
Descrição botânica da planta
Na natureza, a araucária é encontrada nos estados do sul da América, Austrália, Nova Zelândia. Possui 20 subespécies. As árvores são usadas para produzir madeira de alta qualidade (produção de móveis), as sementes são consumidas. Em casa, as araucárias variegadas, chilenas e Bidville também se enraízam. Um representante da família Araucariaceae.
A araucária é uma planta de casa alta e sempre-verde. Sob condições naturais, as árvores atingem 50-90 m - dependendo de onde a árvore cresce e sob quais condições (qualidade do solo, clima); para cultivo interno - 150 cm.Você sabe O mais antigo representante das coníferas — Matusalém. Este representante do pinheiro da intermountain espinhosa cresce há 4846 anos. Da semente, a árvore brotou em 2931 aC.
Galeria de Fotos
Os ramos representados por espirais circulares estão localizados quase perpendicularmente ao tronco; eles formam uma coroa piramidal. Os brotos são cobertos com formações de agulhas planas de cor verde brilhante, substituindo as folhas. Araucária dióica e monóica são encontradas. Durante a floração, os espécimes masculinos formam inflorescências suspensas - estróbilos, as fêmeas formam inflorescências masculinas alongadas e inflorescências femininas - esféricas. A araucária entra na fase de frutificação aos 40-50 anos de vida. Após a polinização em plantas femininas, cones esféricos em decomposição são formados. Em casa, a floração é impossível.
Sistema raiz | Rod |
Tronco | Vertical |
Forma de folha | Em forma de agulha |
Cor da folha | Verde claro |
Forma da flor | Alongado, esférico |
Cor da flor | Alguns tons mais claros que agulhas |
Forma de frutas | Esférico |
Cor da fruta | Marrom acinzentado |
Condições de cultivo da casa
A araucária requer cuidados especiais. A seguir, são apresentados os recursos que podem afetar o desenvolvimento da árvore.
Importante! As árvores coníferas não toleram o ar seco, por isso é impossível colocar a araucária perto de aparelhos de aquecimento no inverno. As plantas respondem ao microclima adverso ao deixar cair agulhas.
Iluminação
A árvore de Natal precisa de muita luz difusa. A opção ideal é uma lâmpada fluorescente localizada diretamente acima da árvore. Uma boa opção seria colocá-lo em uma sala iluminada por dois lados. Nesse caso, é necessário girar a planta em torno do eixo em 90 ° a cada semana. No verão, deve ser levado para a varanda, alpendre ou instalado no jardim. O principal é criar proteção das plantas contra a luz solar direta.
Temperatura
No verão, esta extensa árvore de coníferas se sente confortável a qualquer temperatura. Mas fornecer calor adicional ao pulverizar os galhos e o ar ao redor da árvore é uma obrigação.
No inverno, a araucária precisa baixar a temperatura para +10 ... + 12 ° C. Quando a temperatura média diária no inverno sobe para + 15 ° C, as árvores começam a doer - os galhos murcham, as agulhas ficam amarelas e se desfazem.
Humidade do ar
A araucária é uma planta higrófila. Mesmo a secagem excessiva a curto prazo leva ao derramamento de agulhas. A umidade na sala deve ser mantida em 80% (se a temperatura do ar estiver acima de + 14 ° C), 60% - a +10 ... + 12 ° C. Pulverize diariamente. Para aumentar a umidade, uma caixa com cascalho pode ser instalada ao lado da árvore, que é periodicamente pulverizada com água.
Home Care
Sujeita a todas as regras da tecnologia agrícola, a araucária se desenvolve bem em casa. O principal é lembrar que essas plantas são principalmente de crescimento silvestre; portanto, em ambientes fechados, geralmente sofrem com a falta de ar fresco. Todos os dias (em qualquer época do ano), você precisa ventilar a sala, mas evitando correntes de ar.
Rega
A araucária deve ser regada abundantemente na própria raiz: todos os dias - em um período quente, todos os dias - no inverno. É melhor cavar uma vala de 3 cm de profundidade a uma distância de 5 cm da borda da panela e despejar água nela para hidratar. Quando cultivada ao ar livre ou em casa de vegetação, um tipo de irrigação por gotejamento é adequado.
Para irrigação, use água fervida quente sem cloro. A temperatura ideal da água é de + 20 ° C. Para cada planta com menos de 4 anos de idade, aproximadamente 0,8–1 L de água é consumida, se tiver 5-7 anos de idade, 1–1,5 LImportante! Mesmo com a secagem a curto prazo do coma de terra, os galhos desaparecem. Corrigir a situação ajudará a pendurar a araucária "de cabeça para baixo". Na superfície da panela, por um ou dois dias, eles prendem um dispositivo circular especial com uma abertura para o barril, que impede a terra de sair da panela, vira-a e pendura-a sob o teto.
Top vestir
Os fertilizantes são aplicados ao longo do ano:
- na primavera - verão - uma vez a cada 2 semanas;
- no outono e inverno - uma vez por mês.
É melhor alternar fertilizantes orgânicos com fertilizantes minerais contendo pequenas quantidades de cálcio, nitrogênio, potássio e fósforo na composição. Como orgânicos, você pode usar verbasco líquido. É produzido em água à taxa de 300 ml de verbasco por 10 litros de água.
Sob cada planta, 300-400 ml são feitos pela manhã e regados com água limpa à noite. No dia seguinte, o solo deve ser coberto com palha.Os minerais são adicionados nas seguintes proporções, diluídos em 10 litros de água:
- 5% de farinha de dolomita;
- 30% de nitrogênio;
- 40% de potássio;
- 25% de fósforo.
Você sabe Durante os incêndios nas florestas, os cones das coníferas se transformam nas chamadas conchas incendiárias, que são disparadas a 50 metros, o que contribui para a disseminação de sementes de plantas e acelera a queima de territórios próximos.
Poda
Se a araucária é necessária ou não, a poda dependerá dos objetivos do produtor. Se você prefere cultivar uma árvore alta e esbelta, a araucária não precisa ser podada. O procedimento interrompe o crescimento e o desenvolvimento harmoniosos da coroa. Com a idade, as próprias araucárias expõem a parte inferior do tronco, libertando-se dos galhos crescidos. Eles são cuidadosamente limpos.
Ao cultivar araucária-bonsai, a poda é a principal medida agrícola. Na primavera, galhos jovens são beliscados nessas plantas, e a forma da coroa é ajustada usando um arame.
Transplante
Antes de transplantar a araucária, você precisa se certificar de que isso é realmente necessário, pois as coníferas são difíceis de tolerar a colheita e geralmente ficam doentes após esse procedimento. Apenas aquelas plantas cujo sistema radicular cobre todo o caroço de terra são transplantadas. Ao transplantar, é melhor pegar uma panela grande e espaçosa.
Se você cultivar bonsai de araucária, eles selecionam, pelo contrário, um recipiente menor para interromper o desenvolvimento da coroa. Adultos (acima de 7 anos) e amostras muito altas são transplantadas 2 a 4 vezes por ano, se o transplante para o jardim de inverno se seguir.
Solo para araucária misturado nas proporções de 2: 2: 1, usando:
- solo folhoso;
- turfa;
- a areia
Outra opção é possível nas proporções de 2: 0,5:Importante! Para a araucária, uma opção ideal seria um transplante em vasos de turfa. Será possível mover facilmente recipientes com plantas para um vaso maior, preenchendo o espaço oco com solo nutriente.
- solo argiloso;
- a areia
Vídeo: Recursos para cuidar da araucária
Reprodução
A araucária, cultivada em casa, pode ser propagada de duas maneiras:
- Estacas.
- As sementes
Estacas
O topo de uma árvore com 10 anos ou mais é usado como alça. É cuidadosamente cortado a uma distância de 3-4 cm abaixo da espiral. Dentro de 12 a 24 horas, o talo é seco e tratado com uma fatia de cinza de madeira. A fatia pode ser tratada com o poderoso promotor de crescimento de heteroauxina para acelerar a formação de raízes.O solo solto é preparado para estacas, misturando areia e turfa em proporções iguais. Plante-as, aprofundando o corte em 2-3 cm, um de cada vez em pequenos recipientes, após molhar o solo. Acima, o material de plantio precisará ser coberto com uma garrafa de plástico ou jarra de vidro.
Os vasos são transferidos para uma sala com luz ambiente, onde a temperatura é mantida em +20 ... + 25 ° C. A formação das raízes leva de 2 a 5 meses. Todo esse tempo você precisa monitorar a umidade do solo e a temperatura do ar.
Desde o início da formação de novos rebentos, as plantas são alimentadas com fertilizantes minerais contendo nitrogênio. Você pode usar cinzas. 200 g de cinza são dissolvidos em 5 l de água e fervidos por 5 minutos. A solução arrefecida é adicionada 400 ml sob cada broto. Após 2 semanas, são adicionados 10 g de farinha de dolomita (para cada planta). O próximo curativo em 2 semanas pode ser realizado organicamente, usando qualquer esterco disponível. Os orgânicos são dissolvidos em água na proporção de 1: 3 e 200-300 ml são aplicados sob a planta.
As estacas são transplantadas para o solo quando as raízes trançam todo o pedaço de terra.
Sementes
As sementes coletadas são semeadas imediatamente, caso contrário, elas perdem a capacidade de germinar. O solo para plantio é misturado de acordo com uma das opções acima. As mudas são colocadas em recipientes comuns a uma distância de 5-7 cm uma da outra. Cobrir com areia úmida peneirada e cobrir com musgo. As mudas são transferidas para uma sala escura, onde a temperatura do ar é mantida não inferior a + 20 ° C. A umidade do solo antes da germinação das sementes deve variar entre 70-80%.
As sementes germinam muito lentamente. A principal tarefa no estágio de germinação é impedir que a luz solar direta entre nas plantações. Quando os brotos atingem uma altura de 5 cm, precisam ser afinados, deixando uma distância entre eles de 10 a 15 cm. Quando os brotos atingem uma altura de 15 cm, são mergulhados em vasos volumétricos separados e continuam a sair de acordo com o esquema padrão.
Possíveis dificuldades crescentes
A planta praticamente não adoece se você seguir todas as regras de cultivo. O principal problema que os criadores de plantas encontram ao cultivar araucária é amarelar e derramar agulhas, murchar os galhos que ocorrem como resultado do excesso de ar ou de um coma de terra. A solução para o problema é regular o regime de umidade.
Danos graves à araucária podem ser causados por pragas:
- Pulgões - uma pequena população pode ser eliminada pulverizando com uma decocção de urtigas. 2,5 kg de tampas e folhas são adicionados a 5 litros de água, fervidos por 5 minutos, insistidos por 2 horas. O concentrado é diluído 1: 0,5 e são realizadas 3 pulverizações com um intervalo de 5 dias. Se o remédio não der efeito, use o medicamento "Actara". 30 g de substância são adicionados a 10 l de água. A pulverização é realizada 2 vezes com um intervalo de 14 a 20 dias.
- Mealybug - uma pequena quantidade de pragas é eliminada por tratamento com uma solução de sabão. Na ausência de efeito, "Aktaru" é usado (da mesma maneira que para os pulgões).
Você sabe As coníferas emitem voláteis em qualquer época do ano. Na floresta onde crescem, o ar é quase estéril. Se comparado com a cidade, então nela contém 200-300 bactérias (na cidade —30 000).
Seguindo todas as regras de cultivo acima e mantendo um microclima ideal, não haverá problemas no cultivo de araucária em casa. Essa planta irá decorar e revitalizar qualquer interior.