No final do inverno, em locais abertos, em parques e prados, pequenas flores brilhantes aparecem. Estas são prímulas. Eles também são chamados de prímulas. Na floricultura doméstica, é comum encontrar a prímula invertida, mas existem variedades obtidas de outras espécies desta planta. A compra de uma flor para paisagismo deve ser planejada para a primavera. Eles começam a ser vendidos nas lojas no início de março. No artigo, você encontrará informações sobre como cultivar prímula interna, bem como sobre os recursos para cuidar dela.
Cuidado e cultivo de prímula em casa
Crescer prímulas em casa implica a organização das condições certas para o seu desenvolvimento. Entre eles estão:
- condição de temperatura;
- iluminação;
- umidade.
Além disso, você também precisará observar o ciclo anual de desenvolvimento dessas plantas: alimentar, cortar, propagar, cuidar de mudas jovens, preparar-se para o inverno.
Para garantir o cuidado adequado, você precisa entender como a prímula cresce na natureza. A maioria das prímulas são perenes herbáceas. Após um período de floração, eles têm um período inativo com uma diminuição da temperatura do ar.
Importante! Preste atenção à área de distribuição das espécies às quais a prímula pertence. Alguns deles crescem em solos úmidos e pantanosos, enquanto outros crescem em solos pedregosos e secos. Isso é importante ao escolher o tipo de solo em que a flor crescerá em casa.
Mas na sala a temperatura está quase no mesmo nível e não pode fornecê-la. Portanto, depois que a prímula desaparece, no outono, ela deve ser levada para uma varanda sem aquecimento, mas envidraçada, ou movida para o local mais fresco da sala.
A prímula pode crescer no solo com baixo teor de nutrientes. Mas a terra deve estar uniformemente umedecida. Se a propagação ou crescimento em um recipiente alongado estiver implícito, a distância entre as plantas individuais deve ser deixada em cerca de 15 cm, para que sejam uniformemente acesas e sopradas com ar.
Vídeo: Como cultivar prímula em ambiente interno
Solo
Prímula na natureza é encontrada em solos arenosos ou de cascalho. Mas prefere substratos bem drenados. Tolera facilmente a falta de nutrientes. Nos viveiros, é cultivada em substratos compostos de turfa, vermiculita e areia de quartzo. Além disso, as plantas precisarão ser fertilizadas regularmente.
Em uma panela com prímula, com certeza serão feitas 2 camadas: drenagem no fundo e uma camada de solo nutriente no topo. A camada de drenagem pode consistir em seixos, cascalho grosso, poliestireno ou outro material semelhante. Leva cerca de 1/3 da capacidade.Você sabe Os gregos antigos chamavam prímula a flor de 12 deuses. Eles acreditavam que esta planta é uma cura para todas as doenças.
O solo do composto e da relva é misturado por cima, misturado em proporções iguais. Você também pode comprar uma mistura de solo para plantas com flores na loja. A acidez da mistura resultante deve ser neutra ou levemente ácida.
Iluminação
Prímulas prosperam em florestas sombrias ao ar livre. No início da primavera, antes da floração, a prímula é colocada em uma sala onde há muita luz solar. Eles são considerados plantas internas "leves" e se sentirão bem no parapeito da janela oriental.
Curtos períodos de exposição com raios diretos da manhã e luz indireta durante o resto do dia contribuirão para um bom desenvolvimento e floração.Importante! A iluminação afeta a duração da floração. Quanto mais sol, mais flores e mais novos caules de flores aparecerão.
Com o início do período adormecido, as flores são limpas do sol, na parte mais fria do norte da sala. A temperatura do ar não deve exceder + 10 ° C para garantir um período de descanso. Se possível, transfira a prímula para a penumbra após a floração.
Temperatura
A prímula se desenvolve nas condições de uma longa luz do dia: 16 horas de iluminação e 8 horas de escuridão. Se o horário de verão for insuficiente, a prímula não florescerá. No ambiente natural, forma folhas, se por 2 semanas a temperatura for mantida acima de + 10 ° C durante o dia.
Você sabe Na Alemanha antiga, acreditava-se que, se uma jovem fosse a primeira a encontrar uma prímula no campo da Páscoa, nesse ano ela certamente se casaria.
Portanto, a temperatura padrão varia de + 18 ° C a + 22 ° C. Acima de + 24 ° C é permitido, mas esse período não deve ser longo, pois contribuirá para a murcha da prímula.
Umidade e rega
Todas as plantas precisam de umidade. Ele transporta nutrientes. A falta de umidade leva à murcha e ao excesso - à podridão. As primulas precisam que o solo esteja úmido, mas não molhado. Portanto, eles são regados se a umidade do solo não for sentida sob os dedos.
Importante! O recipiente deve ter aberturas no fundo para drenar a água. Se houver um pires embaixo da panela, a água que drena é drenada para não criar condições para o desenvolvimento de fitopatógenos.
Se o nódulo de terra começar a secar mais lentamente que o normal, na mesma temperatura do ar, isso indica uma doença de prímula. Essa planta deve ser removida da panela e examinada as raízes. Se eles são fracos e escurecidos, precisam ser cortados, processados de maneira saudável em uma solução de permanganato de potássio e transplantados para um novo substrato.
Com o início de julho-agosto, a frequência de rega aumenta devido ao calor e também porque os botões de flores são colocados nessa época para o próximo ano. No inverno, a planta é regada com muito menos frequência - cerca de uma vez por mês.
Fertilizantes e fertilização
Fertilize a prímula no início da primavera e termine imediatamente após o desbotamento. O resto do tempo é considerado um período natural de descanso e, nesse momento, a flor não é perturbada.
É aconselhável usar um fertilizante balanceado no qual nitrogênio, fósforo e potássio estejam em porcentagem igual. Por exemplo, 10-10-10. Quanto ao volume, apenas a metade é necessária para a prímula a partir da dose recomendada nas instruções da embalagem. A exceção são as variedades de dois tons. Para eles, tome a dose completa. A frequência de aplicação é de 1 vez em 3 semanas.
Se você preferir compostos orgânicos, escolha excrementos podres de pássaros. É diluído com 0,5 kg por 10 litros de água e derramado sob as plantas. Mas o número desses curativos por temporada não deve exceder 2-3, pois os orgânicos contêm grandes doses de nutrientes.
Transplante de prímula e seleção de vasos
O pote pode ser feito de qualquer material: plástico, cerâmica. O principal é que ele tem orifícios de drenagem. O tamanho depende do tamanho das raízes - a capacidade deve ser 5-6 cm maior em diâmetro. O mesmo vale para o transplante. O pote futuro é escolhido de acordo com o mesmo sistema - 5-6 cm a mais que o anterior. Se já estava em uso, lave-o com sabão.
Importante! Para o transplante, você precisa de uma mistura e drenagem de solo fresco. Para a drenagem, são retiradas pedras ou poliestireno, e para o solo - turfa e composto em quantidades iguais.
Planeje seu transplante a cada 2 anos. Para entender se é hora de fazer isso - preste atenção na rapidez com que o solo seca após a rega. Se ela fizer isso mais rápido que o normal, então o que estava na panela já está totalmente dominado pelas raízes e é hora de transplantar.
Instruções de transplante:
- No fundo da nova panela estava a drenagem. Ele deve produzir cerca de 1/3 do volume.
- Uma parte da mistura do solo é colocada em cima.
- Poucas horas antes do transplante, a prímula é regada para facilitar a retirada.
- Em seguida, tocando no corpo, você precisa conseguir a separação da raiz das paredes. Mas em uma panela de cerâmica, esse método não funciona. Em seguida, a planta é separada, passando a parte de trás da faca ao longo do lado da panela.
- Agora você precisa afofar um pouco as raízes e colocar a prímula em uma nova.
- Para adicionar solo.
- Regue a planta. Verifique se o colar de raiz está acima da superfície do solo. Se necessário, compacte levemente o solo próximo à saída.
Controle de pragas
Parece que as plantas de interior não são afetadas por pragas. Mas isso não é verdade. Os insetos entram na sala junto com o vento, as roupas e são transportados por animais de estimação. Portanto, você precisa prestar atenção ao aparecimento de pragas a tempo e tomar medidas. Caso contrário, as plantas começam a desaparecer.
Ácaro aranha
O ácaro é um inseto vermelho muito pequeno e arredondado. O seu diâmetro não excede 1 mm. A luta contra isso é complicada pelo fato de que durante o dia o inseto se esconde nas axilas das folhas e na parte de baixo e come à noite.
As marcas de escala são muitas lesões microscópicas em uma placa de folha. Para combatê-lo, use: “Fitoverm”, “Akarin”, “Thiophos”. Repita o tratamento após 5 dias, quando uma nova geração de pragas surgir dos ovos.
Pulgões
Os pulgões são pequenos insetos pretos ou marrons que colonizam folhas ou estacas. Alimentam-se da seiva da planta, danificando-a. Mas as pragas são perigosas, não só isso. No processo de alimentação, os pulgões secretam um revestimento pegajoso.
Os esporos de um fungo fuligem descem do ar para ele, formando um revestimento preto. O fungo é perigoso porque bloqueia o fluxo da luz solar para as folhas e isso impossibilita a fotossíntese. Como resultado, as folhas morrem. Para o tratamento, você pode aplicar a pulverização com "Decis" ou "Actara".
Lagartas
Flores de interior podem ser atacadas por pragas de jardim. Se você trouxe flores para o terraço, há uma chance de colidir com elas. Um sinal do aparecimento de lagartas está comendo buracos nas folhas.
Durante o dia, um ganso pode se esconder embaixo deles. Inspecione cuidadosamente a planta e colete os visitantes manualmente. Também pulverize com Intavir se de repente você sentir falta de alguém.
Doenças e suas soluções
As doenças incomodam as plantas de interior mais frequentemente do que as pragas. Os esporos da maioria dos fungos são bem tolerados pelo ar e pela água da chuva. Mas eles não podem se manifestar até que surjam condições adequadas.
Portanto, é importante fornecer à planta as condições corretas para o desenvolvimento:
- boa iluminação;
- uma quantidade suficiente de espaço livre ao seu redor;
- cobertura superior, pois plantas fortes são capazes de lidar com a doença por conta própria.
Você sabe Pela primeira vez, compostos de cobre foram usados para pulverizar plantas de fungos parasitas no século XVI. Um desses medicamentos ainda é usado. — isso é fluido de Bordeaux.
Podridão
A podridão ocorre devido ao excesso de umidade. E é perigoso para pequenas plantas herbáceas. A prímula pode encontrar as seguintes variedades de podridão:
- Raiz ou caule. A podridão começa com o pescoço da raiz, depois as folhas ficam amarelas e murcham. Se você remover a prímula do solo, poderá ver as raízes escuras com áreas avermelhadas. Essa planta não pode ser curada e é jogada fora.
- Cinza ou botrite. Acompanhado por manchas de água cinza nas folhas. Então a folha fica marrom e se desfaz. As doenças contribuem para o clima úmido e frio. Em tal situação, todas as partes doentes da planta são destruídas e pulverizadas com "Skor", "Chistotsvetom", "Fundazolom", "Fitosporin" ou "Gamair".
Oídio
Oídio também afeta a prímula em tempo chuvoso. Manifesta-se sob a forma de um revestimento esbranquiçado, semelhante a manchas de farinha.
Eles iniciam o tratamento removendo as partes afetadas da planta e pulverizando-as com Fundazol. Dois dias depois, o solo é tratado com zircão, a fim de destruir os esporos do fungo que está no solo e melhorá-lo.
Mancha de folhas
Manchar, como podridão, é um sintoma que caracteriza várias doenças. Entre eles estão:
- Ramular spotting - são manchas marrom-acinzentadas em torno das quais a placa foliar começa a ficar amarela. É tratado por pulverização com Fitosporin, Alirin ou outro medicamento.
- Mancha ovular acompanhado por um revestimento branco. Os pontos em si parecem ao mesmo tempo que descoloridos em áreas brancas. É tratado por pulverização com Fitosporina e outros fungicidas à base de cobre.
Criação de prímula
Como toda prímula florida propagada por sementes, estacas, divisão do mato. No ambiente natural, a prímula se propaga apenas por sementes. E em casa, a partir deles, você pode cultivar mudas. Eles começam a plantar em fevereiro para que a planta esteja em seu ciclo biológico natural.
Importante! Se a água do abastecimento de água da cidade for usada para irrigação, ela deverá ser defendida para reduzir a quantidade de íons de cloro. É prejudicial para as plantas.
Embora as sementes possam germinar em qualquer época do ano, sujeitas a condições. Por divisão, essas cópias da prímula, que são muito grandes, são propagadas. As estacas são realizadas no verão, escolhendo folhas fortes e saudáveis na planta mãe. Usado para plantas que desejam se propagar, mas para dividir o arbusto ainda é pequeno.
Vídeo: Como propagar a prímula
Divisão de arbusto de prímula
A divisão é realizada em agosto, depois que a prímula desapareceu. Para fazer isso, inspecione cuidadosamente o arbusto. Deve ser volumoso, mas com folhas menores. Retire-o da panela. Inspecione as raízes, remova as danificadas.
Tecnologia de pouso:
- Divida delicadamente o arbusto em 2 partes para que cada um tenha aproximadamente o mesmo número de pontos de crescimento. Tente danificar raízes menores.
- Prepare 2 potes novos. Cada tamanho deve ter 1,5 vezes o diâmetro da raiz.
- Coloque uma camada de drenagem no fundo.
- Cubra com uma mistura de composto, turfa e areia, tomadas em proporções iguais.
- Coloque a prímula por cima.
- Adicione terra.
- Despeje sobre a água.
Propagação de sementes
A semeadura é praticada em fevereiro. Para fazer isso, pegue o recipiente. Despeje a mistura de solo nele. Pode ser uma mistura de terra de relva, composto, areia e vermiculita em partes iguais.
Você sabe Folhas jovens de prímula podem ser consumidas como uma salada. E as flores são usadas na indústria de confeitaria para decorar bolos.
Instruções de desembarque:
- Verifique se há aberturas no recipiente de desembarque para a água escorrer.
- Coloque uma camada de cascalho fino no fundo.
- Espalhe uma mistura de solo por cima.
- Despeje sobre a água.
- Coloque as sementes de prímula sobre uma distância de 2-3 cm uma da outra.
- Pressione-os levemente contra o solo.
- Cubra o recipiente com papel alumínio e deixe germinar. Esse processo levará de uma a duas semanas.
- Monitorar periodicamente a condição do solo. Deve estar molhado.
- Quando a prímula aparece 3-4 folhas verdadeiras, elas são mergulhadas em vasos separados. Isso é necessário para ajudá-los a formar um sistema raiz desenvolvido.
Estacas
Este método é usado quando a planta tem um sistema radicular fraco e não há sementes, mas eu gostaria de propagar esse arbusto. Para estacas, escolha uma folha saudável. Se for grande, a parte superior será cortada.
Instruções de pouso passo a passo:
- A turfa é derramada no tanque.
- Molhe com água.
- Plante uma folha.
- Polvilhe a superfície com areia de quartzo.
- Cubra a parte superior do recipiente com polietileno e instale-o em uma sala iluminada, mas para que a luz direta do sol não caia sobre a planta. A temperatura do ar não deve ser superior a + 15 ° C.
- De tempos em tempos, você precisa verificar as condições do solo e umedecê-lo.
O enraizamento levará várias semanas ou alguns meses. A evidência de que a prímula está enraizada será uma nova saída de folha, que começará a se desenvolver próxima à folha plantada.
Prímula não é muito exigente. Eles crescem bem em qualquer solo. Portanto, cultivá-las em ambientes fechados não é difícil. Você só precisa seguir as regras simples para cuidar deles.