O zimbro azul do tapete pertence aos arbustos sempre verdes. Na maioria das vezes ele é encontrado nas terras altas. Devido à rica tonalidade das agulhas, esta planta recebeu uma grande demanda entre os jardineiros domésticos. Este artigo discute as principais características das espécies, bem como as regras para seu cultivo.
Descrição botânica
Blue Carpet foi criado na Holanda em 1972. Literalmente, após 4 anos, essa variedade recebeu reconhecimento e uma medalha de ouro na exposição internacional por suas altas qualidades decorativas. A cultura é adaptada às condições climáticas da Rússia, portanto, é capaz de sobreviver a fortes geadas, até -40 ° C.
Descrição do arbusto verde escamoso:
- a altura de uma planta adulta não exceda 30 a 80 cm;
- diâmetro - cerca de 2 m;
- agulhas espinhosas com 0,6 cm de comprimento;
- casca de cor marrom-acinzentada saturada;
- brotos de uma agradável sombra azul;
- cones azuis aparecem no final do verão;
- coroa de forma rastejante. Ela parece um tapete grosso no chão.
O representante mais compacto é considerado o Squamata Blue Carpet. A altura do arbusto é de cerca de 50 cm.
Você sabe Como os matagais de zimbro são encontrados na natureza perto de costuras de carvão, os geólogos conseguiram encontrar a bacia de carvão perto de Moscou.
O crescimento anual da planta é de cerca de 10 cm, portanto a cultura é chamada de variedades de crescimento rápido. A expectativa de vida das variedades de zimbro Blue Carpet é de cerca de 250 a 300 anos.
Aterragem
Crescer zimbro escamoso não é difícil se o jardineiro levar em consideração várias regras básicas:
- escolha o solo e o local certos para o plantio;
- aderir à tecnologia passo a passo do plantio;
- cuidar adequadamente da cultura.
Vídeo: Floco de Juniper Blue Carpet
Preparação de mudas
Você precisa comprar mudas de qualidade para viveiros especializados. Neles, o material de plantio é armazenado em condições adequadas e recebe cuidados de qualidade. Ao comprar plantas nesses locais, você terá certeza de que a planta crescerá saudável e bonita.
Ao escolher mudas, considere alguns recursos:
- sistema raiz fechado;
- falta de sinais de doenças e pragas (manchas, placas, rachaduras, buracos no tronco);
- idade - não mais que 1 ano.
Importante! Se você comprar plantas com um sistema de raiz aberta, precisará plantá-las durante o tempo chuvoso (abril, maio ou início do outono). Caso contrário, os arbustos não serão capazes de criar raízes devido à secura excessiva do solo e do ar.
3 dias antes do plantio, mergulhe o material de plantio em soluções estimulantes do crescimento. Os melhores medicamentos são Radifarm e Fulvix. Ambas as preparações devem ser diluídas nas proporções corretas para não prejudicar as mudas (40 g por 5 litros de água). As plantas são mantidas em solução por 3 dias.
Seleção e preparação do local
Ao escolher um local para o plantio, é necessário levar em consideração o fato de o zimbro preferir crescer nas seguintes condições:
- Nível de luz adequado. É necessário que os raios do sol caiam sobre a planta, mas ao meio-dia deve ser protegido da luz direta.
- Terreno com pH neutro, não salino.
- Profundidade das águas subterrâneas - pelo menos 2 m.
A variedade Juniper Blue Carpet prefere crescer em solos argilosos neutros. Durante a escavação do local, realizada duas semanas antes do plantio, são introduzidos no solo húmus (20 g por 1 m²), turfa (1 balde por 1 m²) e areia (1 balde por 1 m²).
Processo de pouso
O plantio do material de plantio começa na primavera, quando a neve derrete.
Uma instrução de pouso passo a passo é a seguinte:
- Cavar um buraco com cerca de 70 cm de profundidade.
- Encha o fundo do poço com uma camada de drenagem de 20 cm (pedra britada ou seixos).
- Encha o sistema de drenagem com solo turfoso e turfa.
- Coloque a muda dentro e polvilhe-a com o solo.
Importante! Deixe o colo da raiz acima da superfície para permitir que o ar e os nutrientes entrem nas raízes. Não esmague o solo, pois ele se assentará gradualmente.
A distância entre as mudas deve ser de pelo menos 50 cm e não mais de 2 m. Tudo depende da espessura que você deseja plantar.
Juniper Care
Cuidar de zimbro escamoso não é difícil. É bastante despretensioso para regar e vestir. O jardineiro precisará afrouxar regularmente o solo superficial, a fim de evitar a estagnação da umidade e remover as ervas daninhas que provocam o aparecimento de pragas. Não são necessários restos de formação, o que simplifica muito o cuidado com a colheita.
Vídeo: Juniper Care
Rega
Os arbustos adultos são caracterizados pela resistência à seca e, portanto, são regados não mais do que 2 vezes por mês. Para uma planta, são utilizados 30 l de água tratada, para não aumentar o nível de sal no solo.
Zimbro jovem é mais exigente em regar. O intervalo de irrigação é de 1 semana. Sob cada arbusto, despeje 20 litros de água. Você também precisa regar regularmente a coroa. Faça isso todos os dias. Os procedimentos de irrigação são realizados de manhã ou à noite, quando não há luz solar ativa, o que pode desencadear o aparecimento de queimaduras na planta. Se você mora em uma região com verão seco, precisa irrigar as plantações todos os dias, usando 10 litros de água por 1 arbusto.
Top vestir
Recomenda-se a aplicação de fertilizantes na primavera, quando começa o desenvolvimento ativo do zimbro. Em abril e maio, é utilizado nitroammophoska (70 g por 10 litros de água) e todo o volume é derramado sob cada arbusto.
No outono, aplique superfosfato e nitrato de potássio (50 g de cada medicamento por 1 planta). Isso aumentará a resistência ao gelo da cultura e reterá a umidade do solo.
Afrouxamento e cobertura do solo
Solte o solo superficial (a uma profundidade de 5-7 cm) toda semana. Graças a essas ações, o ar e os nutrientes poderão penetrar melhor no solo e no sistema radicular. Você também precisa soltar o solo antes de cada rega e fertilização, para que a água e os nutrientes não permaneçam na superfície.
A cobertura do círculo do tronco é realizada imediatamente após o plantio. Para esses fins, use húmus, ramos de abeto ou folhas caídas. A camada de cobertura morta deve ter pelo menos 20 cm. Este estágio é necessário, pois permite controlar o nível de umidade no solo e proteger os arbustos de uma mudança acentuada na temperatura ambiente.
Poda
Como já mencionado, a variedade de zimbro em flocos Blue Carpet não precisa formar uma coroa. Somente restos sanitários (no início da primavera) serão necessários. No processo, ramos danificados por geadas, doenças e pragas são removidos. Também são cortados brotos secos, que absorvem a maioria dos nutrientes da planta.
O procedimento deve ser realizado antes do início do fluxo de seiva, caso contrário, o arbusto pode morrer. Se necessário, se o zimbro diminuir a velocidade ou se tornar menos exuberante, a poda antienvelhecimento deve ser realizada. Durante o procedimento, brotos antigos (com mais de 5 anos) são removidos.
Preparações de inverno
Apesar da alta resistência à geada da colheita, os arbustos jovens devem ser preparados para o inverno. No início de outubro, o zimbro é coberto com fibra de fibra, que é removida com o início do calor da primavera. Para plantas adultas, a cobertura é suficiente, que cobrem um mês antes do início do resfriamento. Eles não precisam de abrigo adicional.
Possíveis doenças e pragas
Os arbustos de zimbro do tapete azul geralmente mostram sinais ferrugem (manchas alaranjadas brilhantes na superfície dos brotos). Se a doença se desenvolver, em alguns anos a planta perderá suas propriedades decorativas e morrerá. O tratamento consiste em pulverizar os arbustos com uma solução de "Arcerida" (30 g por 10 litros de água). O intervalo de processamento é de 10 dias.
A cultura também pode ser afetada. secando galhos. A doença se manifesta na forma de crescimentos marrons nos brotos, bem como em amarelos e agulhas secas. Contra esta doença, é utilizada uma solução de sulfato de cobre (10 g por 10 l de água), que é pulverizada a cada 2 semanas.
Traqueomicose - Esta é uma doença fúngica muito comum que afeta o zimbro. Perceber os sintomas desta doença não é difícil. Se você encontrar galhos secos nos arbustos, significa que você precisa tratá-los com urgência com uma solução Quadrice (50 g por 6 litros de água).
Das pragas podem ser encontradas escudo de mineração de traça e pulgão. Contra a crosta, use a solução Fitoverma (10 g por 5 l de água). No combate às traças mineiras, é utilizado o Decis (30 g por 10 litros de água). Um remédio anti-pulgão eficaz é considerado "Oksikhom" que contém cobre (20 g por 10 litros de água). A pulverização é realizada 2 vezes por mês.
Métodos de criação
O Juniper Blue Carpet pertence a plantas dióicas. Isso significa que ele tem arbustos femininos e masculinos. Você pode determinar a diferença pela coroa. A versão feminina da planta possui arbustos abertos e agulhas soltas, a versão masculina possui arbustos estreitos e em forma de ovo.
O zimbro é propagado de várias maneiras:
- por sementes;
- estacas.
Você sabe Na Rússia antiga, o zimbro era usado para fazer pratos para armazenar leite. Nele, não azeda, mesmo em um dia muito quente.
O primeiro método é usado com menos frequência, uma vez que as sementes apresentam baixa germinação e as características varietais podem não ser preservadas.
Este método é o seguinte:
- No outono, colete as sementes e coloque-as em um recipiente.
- Coloque o recipiente em uma área seca e bem ventilada.
- Plante as sementes em campo aberto na primavera.
- Os primeiros tiros aparecerão apenas em um ano.
Tecnologia de propagação por estacas:
- De uma planta adulta, os brotos são cortados com pelo menos 15 cm de comprimento.
- Limpe os ramos coníferos inferiores.
- Retire a madeira velha e deixe de molho as estacas por 3 dias em uma solução de "Heteroauxin" (50 g por 5 l de água).
- Plante-os em uma mistura de solo e turfa a uma profundidade de 10 cm.
- Regue as mudas abundantemente todos os dias.
- Após 3 meses, as raízes começam a se desenvolver nelas. Em seguida, você pode transplantar o material de plantio para um local permanente.
Uso em paisagismo
A variedade Blue Carpet foi especialmente popular devido ao seu uso no paisagismo. Esta planta é plantada em jardins, parques públicos e praças. Com a ajuda dessa variedade, grupos únicos de flores são criados contra um gramado brilhante. Pode ser combinado com diferentes culturas anuais.
Graças à bucha rasteira, o tapete azul de zimbro é usado como material de cobertura do solo. Também estão decorados com pistas. Muitas vezes, os designers plantam essa variedade ao longo de lagoas de jardim para dar ao local mais estética e beleza.
Então, agora você sabe como cultivar em seu jardim um zimbro bonito e decorativo da variedade Blue Carpet. Essa cultura, graças à sua despretensão e crescimento rápido, foi reconhecida pela maioria dos jardineiros, por isso é usada não apenas para decorar jardins particulares, mas também para melhorar a aparência de jardins e parques públicos.