Casas no parapeito da janela Obkonika prímula cresceram sem problemas. Ela é uma planta muito bonita e delicada. Uma lenda atraente também está associada à aparência atraente. Nos diz que o apóstolo Pedro certa vez deixou cair as chaves do paraíso. Destas, surgiram flores no solo, chamadas de primulas. Portanto, quando você olha para essas plantas, involuntariamente sente que está em um pedaço de terra celestial. E para que a prímula se desenvolva com sucesso, ela precisa criar condições especiais.
Como cuidar de uma flor em casa
A assistência domiciliar adequada à planta é muito importante. Embora a flor não seja extravagante e possa crescer com sucesso com o mínimo de intervenção do produtor, ela deve ser regada em tempo hábil, alimentada e o regime de temperatura na sala deve ser observado. Recomenda-se que os vasos sejam colocados em locais onde sempre haja boa iluminação. A rega deve ser feita com cuidado, sem a introdução de muita água. Caso contrário, a flor pode aparecer podre.
Solo
Para que a prímula floresça bem, ela precisará criar um substrato de terra especial. É preparado a partir de turfa, folha e relva e areia, tomadas em quantidades iguais. Uma camada de drenagem deve ser criada na parte inferior do recipiente. Periodicamente, é necessário realizar o procedimento de alimentação, cujas sutilezas serão descritas abaixo.
Importante! Se as flores desbotam muito rapidamente, o que significa que a temperatura ambiente não é mantida. A quantidade de calor deve ser reduzida.
Localização
A planta fica ótima com luz suficiente. Portanto, não é recomendável mantê-lo longe das janelas. Um lugar ideal seria um peitoril da janela. Nesse caso, a luz solar direta deve ser regulada. Sua exposição não deve durar mais que 3-5 horas por dia.
Modo de temperatura
A flor cônica (nome alternativo para a prímula) deve crescer a uma temperatura do ar que não exceda + 20 ° C. Durante a formação dos brotos e o seu florescimento, este deve ser reduzido para + 15 ° C. Os cultivadores de flores experientes afirmam que esse indicador é ideal para a formação de grandes inflorescências. Além disso, existe uma alta probabilidade de a planta florescer por mais tempo.Em casa, o controle climático portátil, instalado em qualquer superfície plana, ajudará a alcançar essa mudança climática. No verão, é permitido enterrar a planta no jardim com um vaso de flores. Para fazer isso, escolha uma área sombreada do canteiro. Acredita-se que é a água da chuva que beneficiará a prímula. Durante esse período, os arbustos ganharão esplendor e o sistema radicular aumentará.
A principal condição que deve ser observada no outono é o retorno oportuno da flor ao quarto. Isso deve ser feito até o momento em que a temperatura ambiente cair abaixo de + 5 ° C. Caso contrário, a planta poderá morrer. Para que a prímula tolere bem o inverno, ela precisa de temperatura suficiente na faixa de + 12 ° C a + 15 ° C.
Rega
Uma característica da prímula é a resistência a uma curta ausência de umidade. Portanto, a planta deve ser regada apenas quando o solo secar. É especialmente importante evitar a saturação excessiva com água. Mesmo se você pular uma rega, a flor restaurará rapidamente suas propriedades decorativas. É importante que essa falta de umidade não se torne sistemática. A introdução de fluido é permitida exclusivamente sob a raiz da planta. Regar as folhas não é recomendado.
Importante! Se houver excesso de água, ela deverá ser drenada após 10 minutos. Estagnação da umidade não é permitida.
Humidade do ar
Segundo os jardineiros, o nível de umidade na área circundante praticamente não afeta as condições da planta. No entanto, se o indicador cair muito baixo, as folhas ficam amarelas na prímula e podem secar completamente. Para evitar que isso aconteça, basta colocar um recipiente com uma pequena quantidade de água perto do vaso. Alguns jardineiros ainda permitem uma pequena pulverização de folhas do frasco de spray com água.
Top vestir
A prímula é uma flor que não gosta de uma superabundância de fertilizantes orgânicos ou minerais. Ele começa a definhar diante dos nossos olhos. O primeiro sinal dessa situação é o amarelecimento das bordas da folhagem. Portanto, os especialistas recomendam a compra de fertilizantes exclusivamente adequados em lojas de jardinagem.
Pode ser, por exemplo, "Agrícola". Deve ser utilizado de acordo com as instruções indicadas na embalagem. Produtores mais experientes relatam que começaram a acostumar a prímula a fertilizantes com metade da dose indicada nas regras de uso. A composição mineral é mais frequentemente usada, mas são conhecidos casos de introdução bem-sucedida de uma solução a partir de verbasco ou excremento de pássaros.
Transplantar em um vaso adequado
O transplante de plantas de um vaso para outro é realizado pelo menos uma vez por ano. Para fazer isso, escolha qualquer dia da primavera ou outono. Inicialmente, você deve escolher um vaso adequado. Deve ser muito maior que o anterior, para que as raízes da planta possam se desenvolver livremente. A principal condição para a escolha certa é a presença de um orifício de drenagem. Ou crie você mesmo.
O segundo passo é a seleção de uma mistura de solo adequada. A opção mais fácil será comprá-lo em uma loja especializada. Pode ser uma mistura de turfa e terra foliar com uma leve adição de areia. Se você mesmo misturar o substrato de plantio, é importante escolher as porções certas. Normalmente, um pedaço de areia e duas turfa e terra são levados. Antes de remover a prímula da panela anterior, a terra é abundantemente derramada com água.Depois de bem umedecido, você deve fazer uma escavação com uma espátula. Este procedimento é realizado com muito cuidado para não danificar a raiz da flor. Depois, retirando a planta sob o pescoço basal no recesso, retire-a. A melhor opção é lavar as raízes em água corrente. O sistema radicular liberado da terra é colocado no fundo de um novo vaso de flores. Em alguns casos, para a prímula doméstica, é necessário criar uma camada de drenagem.
Para isso, é adequada a pedra britada, que pode ser encontrada no distrito, ou argila expandida, adquirida anteriormente em uma loja. A raiz da planta está no centro desse travesseiro artificial. Um substrato preparado ou adquirido em uma loja deve cobrir a raiz do pescoço para que ele espreite do chão por alguns centímetros. A terra deve ser cuidadosamente compactada. Após o transplante, a planta é regada e, se necessário, alimentada.
Reprodução
Qualquer arbusto de prímula pode ser propagado de várias maneiras, a saber:
- coletando e plantando sementes;
- dividir o arbusto mãe em duas ou mais partes;
- a criação de mudas.
Qualquer uma dessas opções é adequada para uso doméstico. No processo, é permitido o uso de podador, tesoura de jardim, pá (de preferência de plástico). Todas as operações devem ser realizadas com luvas, pois o suco da planta é perigoso para seres humanos e animais devido à sua toxicidade.
Divisão Bush
A principal condição para o crescimento bem-sucedido de prímula no peitoril da janela é a ausência de outros brotos em uma panela. Uma planta cultivada deve ter apenas uma roseta de folhas. Se outro aparecer, ele será excluído imediatamente. Caso contrário, o arbusto começará a florescer pior. No entanto, os cultivadores de flores não recomendam apressar-se com a remoção da saída.Pode ser usado na propagação da prímula dividindo o arbusto, sendo cuidadosamente separado da raiz da mãe e plantado em um vaso separado. O ponto de corte é necessariamente tratado com pó de Fundazol ou carvão moído. As primeiras flores devem aparecer em um novo arbusto após 7 semanas.
Sementes
As sementes de prímula podem ser obtidas de duas das maneiras mais simples. Isso é uma aquisição na loja ou uma coleção independente de uma planta já plantada. Vale a pena saber que a flor é facilmente polinizada. Pode trazer um número bastante grande de sementes. Deve-se lembrar que algumas variedades criadas artificialmente podem não ter características maternas. Portanto, eles às vezes não surgem. A prímula, que se desenvolve na sala, na forma de sementes, pode ser plantada a qualquer momento.
Você sabe No mundo antigo, propriedades únicas eram atribuídas a uma flor. Ele foi considerado uma cura única para todas as doenças.
No entanto, o material de plantio resultante se deteriora muito rapidamente, portanto, não é recomendável adiar esse processo. Se as sementes tiverem mais de um ano, é melhor obter outras. Para o procedimento de plantio, você precisará encontrar uma bandeja plástica com tampa. Furos de drenagem especiais são criados na parte inferior. Em alguns casos, eles devem ser feitos na tampa.
O recipiente é preenchido com um substrato especial, que pode ser preparado a partir de:
- 2 porções de solo adequadas para o cultivo de gerânios;
- 1 porção de vermiculita;
- 1 porção de perlita.
Imediatamente após colocá-lo dentro da bandeja, recomenda-se derramar uma pequena quantidade de Fitosporina. Nesta forma, a terra deve permanecer por pelo menos 24 horas.
As opções de semeadura mais simples e convenientes são:
- Mistura de areia e sementes. Essa mistura é derramada em qualquer pedaço de papel, que é dobrado ao meio. Agitando suavemente sobre a bandeja com o solo, o material de plantio deve polvilhar a partir da dobra. É proibido molhar ou polvilhar a superfície com terra.
- Coloque uma fina camada de neve em uma panela no solo e despeje sementes nela. Quando derreter, o material estará em solo úmido.
Depois disso, a bandeja é coberta com uma tampa e enviada para um local escuro: na geladeira ou em um monte de neve. Neste último caso, a quantidade de neve acima da cobertura deve ser de pelo menos 10 cm, chamado de estratificação. Quando a bandeja é colocada na geladeira, ela é removida em intervalos de 3-4 dias. O condensado acumulado é removido da tampa com um pano. Verifique visualmente a germinação das sementes. Se eles eclodirem, o recipiente é transferido para um local mais iluminado.No entanto, não deve ter luz solar direta nem correntes de ar. O regime de temperatura ideal varia de + 16 ° C a + 20 ° C. É permitido molhar a partir do fundo da bandeja. Se as mudas não aparecerem, o recipiente é removido da geladeira ou retirado do monte de neve após 3 semanas. O condensado acumulado é removido da tampa e depois firmemente fechado. Nesta forma, o recipiente é exposto em um local sombreado.
É permitido abrir a tampa por alguns minutos por dia. De acordo com jardineiros experientes, a prímula deve brotar após 2 semanas de execução desses procedimentos. O transplante para um vaso separado é permitido somente quando pelo menos 2 novas folhas aparecem no mato. Após um mês, a planta novamente precisa ser transplantada para um vaso maior. Eles podem ser transferidos para um habitat permanente após mais 30 dias.
Vídeo: plantando sementes de prímula obkonik
Estacas
Este método é usado quando não é possível dividir o arbusto mãe. Na parte inferior do mato, uma folha é cortada junto com um rim na base. Metade do prato também é cortada. A alça é colocada em um copo de plástico. Um orifício de drenagem deve ser feito em seu fundo. A turfa é usada como substrato pré-umedecido. É preenchido para que os brotos na base das folhas permaneçam acima da superfície do solo. Acima do pedúnculo é envolto em polietileno.
Todo dia você tem que abrir a prímula. A condensação acumulada é removida da superfície do filme. O procedimento de irrigação, como no caso anterior, é realizado a partir de baixo. As primeiras raízes visíveis devem aparecer somente após 4 meses. Em alguns casos, se forem criadas condições ambientais adequadas para o desenvolvimento da prímula, o cultivo levará menos tempo.
Doenças e Pragas
A prímula é frequentemente infectada com doenças. Mas sua aparência depende diretamente do procedimento de atendimento. No caso de desempenho inadequado de qualquer ação, a flor expressa sua insatisfação na forma de várias mudanças.
Entre as doenças mais comuns estão:
Ao mesmo tempo, danificam ativamente a flor da casa e vários insetos, a saber:
A maioria das pragas aparece na planta em clima quente. Isso se refere principalmente a ácaros e pulgões. Para matá-los, use qualquer inseticida adequado e disponível comercialmente. A doença mais perigosa é uma infecção fúngica chamada murcha manchada. Manifesta-se com mais frequência na primavera. É caracterizada por manchas brancas na folhagem. Se a prímula não fornecer assistência oportuna, poderá morrer.
Em alguns casos, essa doença afeta plantas próximas. Para se livrar desta doença, recomenda-se remover inicialmente as folhas afetadas e usar um medicamento chamado Fundazol ou Topsin. Se o estágio da infecção for muito tarde, a flor terá que ser completamente descartada. Outras doenças, como a podridão cinzenta, podem ser curadas de maneira semelhante. A causa de sua aparência é rega excessiva.
Propriedades venenosas na prímula
Vale lembrar que a prímula é uma planta venenosa. Quase toda a sua superfície é coberta por vilosidades específicas. Eles acumulam um segredo especial de consistência oleosa. Pode causar reações alérgicas de vários graus quando em contato com a pele, do prurido comum à vermelhidão e até queimaduras.Se parte da planta for engolida, pode ocorrer um trato gastrointestinal, diarréia e vômito. Especialmente perigoso é o consumo de plantas como alimento pelos animais. Se a assistência oportuna não for fornecida, os animais de estimação podem morrer. Além disso, as flores, juntamente com o aroma, liberam substâncias entorpecentes. Portanto, em um edifício residencial, eles podem ser colocados apenas em quantidades estritamente limitadas.
Você sabe Na Alemanha, há uma crença. Se a menina for a primeira a encontrar uma flor de prímula durante as férias da Páscoa, ela terá que se casar este ano.
A prímula tem uma aparência atraente. Mais e mais pessoas estão ansiosas para plantar esta flor em casa. E para que ele agrade aos olhos com uma bela vista, recomenda-se observar várias regras ao reproduzi-lo e sair.