Representantes da família Sosnovye estão entre as culturas mais comuns cultivadas na horta. Um lugar especial nesta lista é ocupado por variedades de abeto balsâmico Brilliant. Esta variedade é caracterizada por baixo crescimento. O artigo descreve a descrição da cultura, fornece regras para o plantio e o cuidado.
Descrição botânica
O diamante de abeto balsâmico ou também coreano (Abies balsamea Brilliant, Abies koreana Brillant) é uma variedade original que pertence aos anões naturais. Na maioria das vezes, essa variedade é usada no projeto paisagístico. A cultura vive principalmente nos territórios da América do Norte, Canadá e Coréia do Norte.
Você sabe Os cones de abeto, diferentemente dos de outras coníferas, crescem exclusivamente verticalmente.
Descrição da variedade:
- coroa compacta, em forma de travesseiro;
- altura da planta - 30-50 cm;
- diâmetro da coroa - 55 cm;
- agulhas são curtas, densas. Cada lado das agulhas tem uma cor diferente. Se a parte superior tiver uma tonalidade verde saturada brilhante, a parte inferior terá pequenas faixas prateadas de uma estrutura longitudinal com bordas onduladas;
- o comprimento das agulhas é de cerca de 1-2 cm;
- a resistência do inverno é média, até -23 ° C.
A planta pertence a culturas de crescimento lento. O crescimento anual não ultrapassa os 4 cm, quando o arbusto atinge os 10 anos de idade, atinge uma altura de 40 cm e uma largura de 60 cm e a expectativa de vida não é superior a 200 anos.
Aterragem
A variedade é plantada em solo úmido, fértil e levemente ácido. O equilíbrio ácido-base ideal é de 5 a 7,2 pH. É preferível pousar em áreas ensolaradas. Além disso, a planta pode se desenvolver em sombra parcial, apenas a cor das agulhas será um pouco mais pálida.
Você sabe As agulhas de abeto contêm voláteis, de modo que os galhos das árvores podem ser usados para desinfetar a sala ou o ar.
Recomenda-se a compra de mudas de diamante em viveiros especializados, onde o material de plantio é armazenado nas condições certas. Além disso, os arbustos jovens fertilizam durante o processo de formação, de modo que os jardineiros não podem adicionar nutrientes durante o plantio.
Vídeo: Como plantar e cuidar do abeto
Como o plantio é realizado na primavera, a preparação do solo é realizada no outono. Primeiro, eles cavam uma horta. No processo, todas as ervas daninhas são removidas junto com o sistema radicular. Depois disso, o húmus ou o estrume de cavalo são introduzidos em todo o território (20 kg por 1 m²). Após 2 semanas, quando os fertilizantes são absorvidos, é necessário cavar os orifícios de aterrissagem, com tamanho de 50 × 50 cm.
As instruções de pouso passo a passo são as seguintes:
- No fundo do buraco, despeje 20 cm de drenagem. Melhor umidade passa tijolo quebrado e argila expandida.
- Polvilhe a camada de drenagem com solo nutriente. Para fazer isso, misture turfa e relva na proporção de 1: 2.
- Coloque as mudas dentro e espalhe as raízes. Isso evitará a formação de vazios que provocam apodrecimento do sistema radicular.
- Polvilhe com terra e tampe.
- Despeje 20 l de água em cada arbusto.
Fir Care
Após o plantio, você precisa fornecer todo o cuidado às plantas. Antes de tudo, regue adequadamente os arbustos para que o solo não seque, mas também não fique muito úmido.
É necessário afrouxar o solo e remover ervas daninhas, a fim de impedir o desenvolvimento de pragas. A planta não precisa formar uma coroa, portanto, apenas a poda sanitária é necessária.
Rega e alimentação
Arbustos jovens precisam de rega mais abundante que os adultos. Portanto, os primeiros seis meses irrigam o solo com um intervalo de 5 dias. São derramados pelo menos 10 litros de água sob cada planta. A rega adicional é realizada 1 vez em 2 semanas. Nesse caso, 20 litros de água são usados para cada arbusto.
Para tornar a coroa mais brilhante, você pode irrigá-la com uma mangueira. Este procedimento também permite liberar todas as pragas existentes.
A cobertura é aplicada 2 vezes por temporada. Se você comprou mudas em um viveiro, nos 3 primeiros anos não precisará fertilizar.
O uso adicional de nutrientes é realizado de acordo com o seguinte cronograma:
- na primavera, 10 l de uma solução de “Hetrauxin” (40 ml por 10 l de água) são derramados sob cada arbusto
- no outono, Radifarm é usado (25 ml por 10 l de água). 1 litro é derramado sob uma planta.
Afrouxamento e cobertura do solo
Solte o solo toda semana. Se não houver crosta na superfície do solo, o ar e os nutrientes poderão penetrar melhor no sistema radicular.
A cobertura é realizada imediatamente após o plantio. Para fazer isso, use serragem, casca de pinheiro ou turfa. A camada de cobertura morta deve ter pelo menos 20 cm para proteger os arbustos da hipotermia.
Poda
Os abetos não precisam de aparas constantes. As plantas de Crohn mantêm sua forma por um longo tempo. Basta remover galhos secos e danificados na primavera. Também é necessário apertar os botões centrais no outono. Isso é feito para preservar a fofura da planta.
Preparações de inverno
Apesar da resistência média ao gelo, o abeto jovem precisa de abrigo para o inverno. Para isso, em outubro ou novembro, as plantas são protegidas com um filme plástico ou papelão grosso..Os abrigos precisam ser removidos quando o ar aquecer até + 15 ° C. Se isso não for feito, o sistema raiz começará a apodrecer.
Importante! Arbustos adultos não precisam de proteção antes das geadas do inverno. Basta colocar em outubro uma densa camada de cobertura morta.
Reprodução
Nem todo jardineiro pode comprar mudas prontas, devido ao seu alto custo. Portanto, alguns preferem cultivá-los em casa.
Os métodos de criação mais comuns:
- estacas;
- sementes.
Para implementar o primeiro método, é necessário cortar uma pequena sessão anual na primavera. Divida-o em várias partes, para que cada uma tenha até 5 cm de comprimento. Coloque as mudas na solução Kornevin (30 g por 10 l de água). Deixe de molho por 10 horas. Depois disso, despeje a mistura de nutrientes (turfa, terra do relvado e areia na proporção de 1: 2: 1) em um recipiente ou vaso de flores. Encha o recipiente com 2/3. Aprofundar a haste em 3 cm e regá-la com 5 l de água todos os dias.
Já na próxima primavera, você pode plantar a planta em campo aberto
Para coletar sementes para reprodução, é necessário coletá-las de cones grandes e bonitos. Coloque as sementes na geladeira por um mês. Depois disso, mergulhe em água morna limpa por um dia. O procedimento de cultivo é o mesmo que no caso de estacas. As diferenças são apenas no fato de você precisar aprofundar a semente em 5 cm, pois as mudas prontas estarão prontas em 2 anos.
Vídeo: Abeto crescente a partir de sementes
Possíveis doenças e pragas
A única doença que afeta o abeto de diamante é a ferrugem. Manifesta-se na forma de amarelecimento nas agulhas e crescimentos marrom-alaranjados ao longo dos brotos. As áreas afetadas da árvore são cortadas e queimadas. Depois disso, a planta é pulverizada com uma solução de sulfato de cobre (20 g por 10 l de água). O intervalo de processamento é de pelo menos 3 semanas.
Pragas comuns são:
- Folheto. A luta consiste no processamento com a solução Kronefos (30 ml por 5 l de água). A pulverização é realizada 1 vez por mês.
- Ácaro aranha. Um remédio eficaz contra esta praga é o Fazalon (50 ml por 4 l de água). Pulverize arbustos 2 vezes por mês.
- Traça de abeto. O "Keltan" (10 g por 10 l de água) é usado contra o parasita. Pulverize as plantas a cada 3 semanas.
- Escudo falso. Contra ele, use "Fosfamida" (20 g por 5 litros de água). A pulverização é realizada 1 vez por mês.
Uso em paisagismo
O diamante raramente é usado para fins industriais. Mais frequentemente, é usado para decorar áreas suburbanas. Na cidade, não é recomendado o cultivo dessa espécie, porque o ar excessivamente poluído afeta negativamente o desenvolvimento da cultura. (o crescimento diminui, a coroa é deformada e a saturação da sombra das agulhas é perdida).
A beleza e a aparência original permitem que você use essa variedade para o design de canteiros, canteiros grandes ou slides alpinos. Você também pode plantar plantas ao longo do beco.
A compacidade dos arbustos permite que eles se encaixem bem na paisagem do jardim. Eles são plantados em grupos e sozinhos. As plantas são encontradas regularmente em parques de coníferas ou canteiros de flores em composições decorativas. Combina bem com cipreste, arborvitae ou zimbro. Alguns moradores de verão plantam abeto no mesmo local que uma castanha ou bétula.
Uma classe compacta de abeto balsâmico (coreano) O diamante é despretensioso nos cuidados. Graças à sua aparência incomum, você pode criar composições decorativas e tornar o jardim mais arrumado e estético. O cultivo da variedade é fácil de executar, por isso é adequado para jardineiros experientes e iniciantes.