Spathiphyllum é uma planta perene que cresce em florestas úmidas e pantanosas de clima quente. Em condições internas, esta flor não exige muito cuidado, mas se forem permitidas pequenas negligências, o produtor terá que lidar com problemas como folhagem amarela e várias pragas. Como corrigir e impedir a ocorrência de tais problemas será descrito abaixo.
Cuidados ou condições inadequadas
Muitas vezes, um spathiphyllum absolutamente saudável de repente começa a ficar amarelo, ou simplesmente murcha. Tal reação da flor pode indicar uma variedade de problemas ocultos. Deixar o que aconteceu sem atenção é impossível, pois você pode perder a planta. Portanto, a primeira coisa que você deve fazer é revisar as condições de sua manutenção, pois não observá-las é uma das causas mais comuns de folhagem amarela.
Ar seco
Se na sala onde o spathiphyllum cresce a umidade do ar insuficiente, as pontas das folhas começam a ficar amarelas. A cor muda apenas em uma pequena parte da folha (1-2 mm). O restante da lâmina da folha permanece com uma cor verde natural. Uma faixa amarela pode aparecer na zona da borda. Se você não tomar medidas a tempo, o amarelecimento gradualmente se transforma em escuridão e se espalha por toda a folha. Ele finalmente morre.Melhorar a situação ajudará a aumentar a umidade. Para fazer isso, você deve borrifar a planta duas vezes por dia com água morna e morna, colocar um recipiente com água perto da panela ou despejar argila expandida úmida na panela.
Você sabe O gênero de plantas spathiphyllum recebeu esse nome pela fusão das duas palavras gregas σπάθη (colcha) e φύλλον (folha), pois sua pétala bráctea parece uma colcha.
Luz solar direta
Spathiphyllum adora muito a luz, mas se os raios do sol caírem em suas folhas, eles deixarão queimaduras. Eles parecem manchas ou listras com uma tonalidade amarela e uma superfície mais fina.
Na luz brilhante, a cor da chapa muda gradualmente: de verde saturado para verde amarelado, que pode se transformar completamente em incolor.
Essa planta precisa ser reorganizada com urgência em outro local ou no antigo para criar uma sombra ou se afastar da janela. Se possível, ele deve ser colocado nas janelas norte, nordeste, noroeste ou leste.
Deficiência de nutrientes
Quando uma planta carece de nutrientes, sua folhagem começa a mudar de cor de maneira desigual. Na maioria das vezes, essa cor se assemelha a um mosaico: manchas verdes estão espalhadas em um fundo amarelo ou vice-versa. As veias também podem perder a cor ou apenas elas manterão sua sombra natural. Na maioria das vezes, isso indica uma falta de elementos como boro, cálcio, ferro.
Para corrigir a situação, você precisa:
- mude o solo da panela para leve, solto e levemente ácido;
- borrife a flor com quelato de ferro (se a veia mudou de cor) ou alimente-a com um complexo mineral (em outros casos);
- 2-3 semanas após o transplante para introduzir fertilizantes complexos;
- regue a flor com água morna e pulverize duas vezes por dia.
Importante! Na maioria das vezes, o spathiphyllum carece de nutrientes durante a floração, pois esse período é bastante longo e consome muita energia. Portanto, uma planta com flores deve ser alimentada regularmente.
Rega errada
Com a rega inadequada, a planta pode experimentar excesso de umidade e sua falta. Na primeira versão, as folhas começam a secar e escurecer em pedaços grandes. Pode ser apenas manchas marrons ou pretas ou uma descoloração da ponta da folhagem. Tais alterações aparecem devido ao fato de o sistema raiz travar constantemente. Reduza a rega para que o solo seque bem, depois regue apenas quando o solo superficial secar a 1 / 3-1 / 4 da profundidade. Se os pontos continuarem a se espalhar, provavelmente o sistema radicular já começou a apodrecer.Em seguida, o spathiphyllum precisa ser removido com urgência da panela, enxaguar as raízes em água para libertar do solo e examiná-las cuidadosamente. As raízes afetadas terão uma cor amarela ou acastanhada e suavizadas ao toque. Saudáveis são brancos, elásticos. A parte afetada do sistema radicular precisa ser cortada e as seções devem ser lubrificadas com pó de carvão ativado. Em seguida, deixe a flor secar, duas ou três horas. Após o desembarque em uma nova terra misturada com carvão ativado. Após dois a três dias, despeje a planta com água morna e sedimentada.
Se o spathiphyllum sentir falta de umidade, mas suas folhas começarem a desbotar, e se você não a regar a tempo, então amarele. A seca é menos perigosa para uma flor do que a inundação, mas muitas vezes não é recomendável organizá-la por um longo tempo. Percebendo que a planta murcha, ela precisa ser regada. Se, após algumas horas, as folhas não ficarem duras, provavelmente o solo está muito seco ou com muita turfa, é necessário colocar o vaso de flores em um recipiente com água para que o sistema radicular retire a umidade por baixo. Será o suficiente para manter o spathiphyllum por 15 a 20 minutos.
Hipotermia
A planta reage a correntes de ar ou a baixas temperaturas alterando a cor da folhagem (a aparência de uma tonalidade amarela ao longo da borda). Pode haver outra variante da reação ao escurecimento a frio das placas foliares. Isso acontece devido ao resfriamento do sistema de cavalos através da umidade. Provavelmente você regou uma flor à noite, e à noite a temperatura caiu muito e as raízes congelaram. É necessário reorganizar a flor em um local mais quente, protegê-la de correntes de ar e não regá-la à noite. Para que ele se recupere mais rapidamente, você pode borrifá-lo com um agente anti-estresse, como Epina.
Transplante prematuro
Um transplante de plantas é necessário para que o sistema radicular coberto de vegetação receba nutrientes suficientes. Se as raízes enchem completamente a panela e começam a cair, a flor não tem para onde obter nutrientes, pois o solo já está esgotado e lentamente começa a morrer.
As folhas velhas ficam amarelas, as jovens ficam pequenas, a floração está ausente. Portanto, é urgente agir para que a planta não morra.
- Para começar, selecione um pote uma vez e meia maior que o antigo.
- Encha-o com solo fresco e nutritivo, sem esquecer a camada de drenagem.
- Remova cuidadosamente a flor da panela, solte suas raízes do chão, tomando cuidado para não cortar as raízes pequenas.
- Coloque a flor em um novo vaso, espalhe as raízes e adicione terra. O ponto de crescimento não precisa ser aprofundado.
- Alimentar spathiphyllum dentro de um mês após o transplante.
O aparecimento de pragas de insetos
A aparência da flor pode mudar não apenas por causa dos maus cuidados, mas também por causa do ataque de pragas.
Você sabe Spathiphyllum é popularmente chamado «felicidade feminina». Segundo a lenda, a deusa grega do amor, Astrada, respirou nesta flor um pedaço de felicidade que a dominou no dia do casamento, para que todas as outras meninas pudessem senti-lo, acreditando no poder da flor.
Tripes
Trata-se de uma pequena praga de inseto com corpo alongado e estreito e duas varandas, penetrando na folha com a ajuda de uma pequena probóscide e sugando todos os sucos. Surgem devido à falta de umidade, ar estagnado, excesso de nitrogênio no solo.
Os sinais da praga são:
- pequenos pontos marrons nas lâminas das folhas;
- folhas e flores jovens são deformadas e reduzidas em tamanho;
- folhas velhas ficam cobertas com manchas ou revestimento prateado e morrem;
- áreas a céu aberto em placas de folhas.
- Despeje 50 gramas de dente de leão picado com um litro de água e deixe por 24 horas. Pulverize a planta com uma solução.
- 0,2 kg de flores de camomila despejam um litro de água fervente e deixe fermentar por 10 horas. Coe e pulverize a flor várias vezes ao dia durante uma semana.
- 0,1 kg de tabaco triturado devem ser derramados com um litro de água fervente e insistidos por vários dias. Coe e trate a planta inteira.
- "Actellicus". Uma ampola da droga é diluída com um litro de água e é usada para tratar a flor. Após o procedimento, o spathiphyllum deve ser coberto com um pacote por 24 horas.
- "Aktara". 4 g por 5 litros para pulverização. Repita após 7 dias.
- Fitoverm. 2 ml por 200 ml de água de pulverização. Após o procedimento, a flor deve ser coberta por 24 horas com polietileno.
Mealybug
Insetos pequenos (com até 10 mm de comprimento) de pernas múltiplas com corpo redondo, oval ou alongado, coberto com uma película de cera branca. A cabeça do corpo são praticamente inseparáveis. Coloque ovos translúcidos brancos em forma redonda. Aparecem devido a:
- baixa temperatura;
- alta umidade do solo;
- solo contaminado;
- remoção prematura de partes mortas da flor.
- "Aktara";
- "Biotlin";
- Calypso
- "Confidente";
- Confidor
- Mospilan;
- "Tanrek";
- Fitoverm.
Ácaro aranha
Insetos minúsculos, com até 1 mm de comprimento, vermelhos, amarelos, laranja. Devido ao seu tamanho, é difícil notar, além disso, eles se assentam na parte traseira da chapa.Um sinal impressionante de sua aparência é uma pequena teia fina. Os carrapatos atacam a flor quando o ar da sala está seco e quente.
Para evitar a propagação da praga, as flores devem ser inspecionadas regularmente e, se for encontrado um carrapato, lave-a com água e trate-a com uma solução com sabão. Se o caso for iniciado, você precisará recorrer à ajuda de inseticidas ("Aktara").
Escudo
Pequenos insetos ovais são semelhantes aos vermes. Em uma idade jovem, é muito difícil notá-los, pois eles são pequenos e se movem rapidamente. Os adultos são visíveis como placas acastanhadas. Eles geralmente se instalam em plantas que são superalimentadas com nitrogênio, estão em uma sala quente ou fria, são regadas incorretamente e não têm iluminação. Seu lugar favorito é a área entre o pecíolo e o caule, bem como o fundo da placa da folha. Você pode notá-los por manchas escuras, espalhando-se ativamente sobre a flor e folhas retorcidas.Na luta contra a praga, as áreas afetadas do spathiphyllum são removidas e as demais são tratadas com uma solução de sabão e tabaco com adição de álcool. Pode ser tratado com sulfato de nicotina (1 g por 1 litro).
Como você pode ver, negligenciar as regras para o tratamento de spathiphyllum pode trazer muitos problemas adicionais. E se a situação for lançada, você poderá perder completamente a flor. Portanto, é mais fácil seguir todas as regras do que corrigir as consequências, além de não serem tão complicadas.Importante! Se você estiver controlando pragas com inseticidas, precisará tomar precauções para que o produto não entre nos olhos e na pele. Também é aconselhável executar o procedimento em uma área não residencial e bem ventilada.