O larício é uma estranha árvore conífera que descarta folhagem todos os anos. Quase todas as partes desta planta são usadas na medicina alternativa para tratar doenças respiratórias. Além disso, a presença de uma árvore no jardim torna o ar fresco e curativo. Como cultivar larício a partir de sementes em seu site e quais medidas de cuidados a serem aplicadas serão descritas mais adiante.
É possível cultivar larício a partir de um cone?
No ambiente de crescimento natural, o larício se multiplica pela penetração de sementes no solo nutriente. Sob condições favoráveis, elas germinam e crescem com sucesso na árvore original com agulhas macias. Usando esta propriedade, você pode cultivar larício com sucesso a partir de um cone em casa. Nesse caso, várias condições devem ser observadas.
Como são as sementes de lariço?
Os cones de uma única árvore conífera amadurecem no outono. Depois que as sementes são regadas, elas podem cair nos galhos por mais 2-3 anos. As sementes de lariço são redondas, marrom claro, com 3-4 mm de comprimento. Nas bordas existem pequenas "asas". Freqüentemente eles não são fertilizados e são incapazes de germinar.
Quando e onde coletar cones de lariço para plantio
As sementes de lariço amadurecem no outono, na segunda quinzena de outubro, e os cones abrem um pouco mais tarde. Se o objetivo da coleção é propagar a árvore, pegue apenas frutas frescas com escamas bem apertadas. É melhor evitar materiais antigos. Os espécimes jovens são determinados pela forma e cor; com a idade, a colisão escurece.
Importante! Junte as sementes até que elas comecem a derramar do cone.
O material coletado é colocado em um recipiente de papelão e deixado por 3-4 dias em uma sala quente. Lá, as frutas secam e as escamas se abrem. Portanto, as sementes serão mais fáceis de obter. A semente extraída é embrulhada em um saco de papel e armazenada até o momento da semeadura.
Como plantar larício
Para a germinação, você precisa colher apenas sementes de alta qualidade (calibradas). Faça o seguinte: o material é baixado para um recipiente com água e deixado por dois dias. Boas sementes caem e sementes não fertilizadas flutuam para a superfície.
Você sabe Larício árvores são árvores de vida longa. Eles podem crescer 500-600 anos.
Estratificação de sementes
As sementes de lariço podem eclodir sem estratificação, mas esse procedimento aumenta a porcentagem de germinação e a taxa de germinação. As sementes por 24 horas são mergulhadas em água limpa à temperatura ambiente e misturadas com areia (1: 3). Despeje a mistura em um recipiente, envolva com gaze, faça pequenos orifícios.
O recipiente é colocado na geladeira e as sementes não devem ser colocadas no freezer - elas não germinam. Após 2-3 meses, as sementes começam a chocar.
Solo para larício
O cultivo de uma árvore em solo inadequado sempre terminará em falha, portanto, é necessário cuidar primeiro do substrato. Um arenito ou uma planta pobre em terra não tolera. E com uma drenagem profunda e rica em matéria orgânica, o lariço cresce bem e forma um poderoso rizoma: se o solo no local de plantio proposto for ácido, a área será de cal (cal, dolomita em pó). Húmus e composto também são adicionados ao solo.
Para a germinação das sementes, um substrato é preparado:
- turfa - 10 kg;
- giz triturado - 40 g;
- areia - 3 kg.
Quando plantar
É aconselhável plantar larício em abril, mas o mais tardar na primeira quinzena de maio. É proibido plantar sementes na área onde as batatas costumavam crescer - as mudas podem sofrer infecção por Fusarium.
Plantio de sementes
Antes do plantio, um recipiente é preparado, a drenagem é colocada no fundo com uma camada de 2 cm (argila expandida, pedras trituradas). Em seguida, o recipiente é preenchido com um substrato e umedecido. No meio, faça um buraco com uma profundidade de 1,5–2 cm e coloque as sementes lá. A distância entre as mudas é de 10 a 15 cm, cobrindo tudo com turfa e serragem. No final, eles criam condições de estufa para as mudas: cobrem-na com vidro ou filme.
Cuidados com as mudas
Os tiros aparecem em 10 a 14 dias, e você pode remover o abrigo. A principal condição para o seu desenvolvimento é a presença de boa luz. Inicialmente, após o plantio, o solo é umedecido através de um palete. O procedimento é realizado à medida que o solo seca.
Como as coníferas (pinheiro, abeto) são suscetíveis a doenças fúngicas, o solo e as mudas são tratados periodicamente com preparações fungicidas. Quando as mudas tiverem agulhas, você poderá começar a endurecer. No tempo quente, eles são levados ao ar desprotegido. Quando ocorre o frio, os contêineres são trazidos para a sala.Durante o verão, os brotos crescem de 30 a 40 cm. Se os brotos cresceram pequenos e se desenvolveram mal, você não deve se livrar deles - ao mergulhar em recipientes separados, eles crescerão rapidamente.Importante! Ao crescer, você precisa garantir que a condensação não apareça. Nesse ambiente, mofo e perna preta se desenvolvem.
Transplante aberto
Para um local permanente, o larício doméstico é transplantado com 1 a 2 anos de idade. Você precisa plantá-lo no outono, quando o período decíduo passar. É permitido plantar na primavera, antes do inchaço dos rins. O desembarque em solo não protegido deve levar em consideração o tamanho do rizoma.
O larício tem raízes profundas. Se você planeja plantar uma variedade padrão (européia, siberiana etc.), fica uma distância de 2 a 3 m entre as mudas.Como muitas coníferas, o larício requer uma conexão com os cogumelos; portanto, ao cultivar, é aconselhável regar as plantas jovens com a água que resta após a lavagem dos cogumelos.Você sabe Na Europa, o larício foi cultivado para fins decorativos na segunda metade do século XIX. E no leste (Japão e China), essa árvore é cultivada há mais de mil anos.
Antes do transplante, faça um buraco de 50 × 50 cm, encha-o com água e deixe a umidade absorver bem. Em seguida, a muda com um pedaço de terra é abaixada no buraco e polvilhada com o solo. No final do plantio, o círculo do tronco é coberto com uma camada de cobertura morta de 4-5 cm (turfa ou serragem). Apical atira ao pousar, tente não danificar. Isso pode fazer com que a planta se dobre.
Cuidados e cultivo após o transplante
Para cultivar larício em seu jardim, você deve fazer um mínimo de esforço e observar várias regras.
Rega
Umidade suficiente é a principal condição para um bom crescimento e desenvolvimento da árvore. Plantas adultas se dão bem sem rega adicional. Eles obtêm umidade do solo e das chuvas. Mudas jovens precisam de rega regular. A secagem do solo é inaceitável. Variedades anãs ou rastejantes precisam de muita umidade, e nas variedades padrão seu excesso é mal tolerado.
As árvores jovens são regadas pelo menos uma vez a cada 7 dias. Ao mesmo tempo, nada menos que um balde de água é derramado sob cada planta. Regar larício pode ser regado uma vez por mês. Norma - dois baldes embaixo de cada árvore.
Importante! Com a escassez de água, as agulhas ficam embotadas, o padrão fica embaçado e as próprias mudas parecem murchas.
Afrouxamento e cobertura do solo
Você precisa iniciar o tratamento do solo imediatamente após o plantio. A área ao redor da árvore jovem deve ser limpa de ervas daninhas. Eles podem simplesmente privar as mudas de luz e retardar seu desenvolvimento.
Também é necessário fazer a cobertura do solo. A cobertura morta ajuda a manter a umidade e o crescimento úmido das ervas daninhas. Um bom material seria turfa, húmus ou serragem. Além da proteção, eles melhorarão a composição do solo. A camada de cobertura morta deve ter 5 cm.
Poda
A formação regular da coroa permite manter larício decorativo e evita o espessamento, o que leva a várias doenças.O trabalho é realizado com uma ferramenta afiada e desinfetada. Após o trabalho, você precisa coletar todas as peças cortadas e destruir.
Os cuidados com a coroa incluem os seguintes tipos de poda:
- Sanitária. É realizado nos casos em que a planta sofreu doenças. Ao mesmo tempo, brotos secos e feridos, bem como peças danificadas por mofo e musgo, são cortados. Remova também a tampa da casca, que aparece quando o cuidado é inadequado.
- Anti-envelhecimento. É realizado na primavera e no outono. Brotos enfraquecidos e doentes são cortados das árvores e os antigos são encurtados em 1/3. Este procedimento estimula o aparecimento de novos galhos e devolve a decoratividade à árvore.
- Formativo. Necessidade de plantas jovens. Durante a operação, a coroa recebe a forma correta. Execute no início da primavera, até que o fluxo de seiva comece. Ao podar, são removidos brotos em excesso e em desenvolvimento inadequado.
Preparações de inverno
Uma planta adulta não precisa de abrigo para o inverno. Mas, no outono, troncos de árvores jovens são embrulhados em estopa. À medida que envelhecem, a resistência do inverno da planta aumentará.
Como você pode ver, não é apenas realista, mas também fácil cultivar larício a partir de uma semente. Somente manutenção simples será necessária, bem como para muitas árvores jovens. E as plantas corretamente plantadas atingirão um metro e meio de altura em 4-5 anos.Você sabe Os maiores lariços crescem no bosque de Lindulovskaya (a vila de Roshchino, perto de Zelenogorsk). Alguns espécimes atingem uma altura de 40 metros.