Zamiokulkas amilóide - uma planta popular com folhagem verde exuberante. À medida que cresce, ele precisa de um transplante. Como muitas plantas perenes, uma flor tolera perfeitamente esse processo, mas o cultivador ainda deve seguir certas regras. Sobre quando e como transplantar Zamioculcas, leia a resenha.
Como entender que Zamioculcas precisa de um transplante
Os sintomas para os quais os Zamioculcas requerem um transplante podem ser facilmente confundidos com sinais de outros problemas:
- retardo de crescimento;
- amarelecimento e murcha de folhas;
- outros sinais de murcha.
Tudo isso nas flores de interior pode ser um sinal da presença de pragas, podridão das raízes e outras doenças.
Zamioculcas é o proprietário de um sistema raiz bem desenvolvido. Se as raízes dominam toda a área do vaso, a flor pára de se desenvolver. Neste momento, ele também começa a faltar nutrientes, então precisa de um transplante.
Um transplante pode ser necessário se a drenagem no vaso for insuficiente. O excesso de umidade é prejudicial ao sistema radicular, portanto, neste caso, é necessário um transplante para melhorar a drenagem.
Depois de comprar Zamioculcas em uma loja, também é aconselhável colocá-lo em outro contêiner.Importante! Acredita-se que as zamioculcas sejam venenosas, portanto, tente mantê-las longe de crianças e animais de estimação.
E há várias razões para isso:
- um pote de loja é um contêiner temporário, menor que o necessário;
- composição desequilibrada do solo - você não pode ter certeza de que é nutritivo o suficiente;
- falta de drenagem;
- aberturas muito grandes no fundo do tanque.
Quando e com que frequência uma planta pode ser transplantada
Se você transplantar Zamioculcas anualmente, não haverá danos. Além disso, você pode notar facilmente a presença de pragas ou problemas com o sistema radicular. Alguns jardineiros recomendam replantar esta flor de interior a cada 2-3 anos.
As zamioculcas podem ser transplantadas a qualquer momento do ano, mas é melhor realizar um transplante no final do outono. No verão, isso pode causar uma carga excessiva na planta, que está na fase de vegetação e reprodução ativas. O início da primavera também é adequado para transplante.
Você sabe As pessoas chamavam essa planta de "árvore do dólar". Acredita-se que o surgimento de cada novo folheto prenuncia o proprietário de um repentino lucro em dinheiro.
Condições necessárias para transplante e crescimento
A planta cresce bem em iluminação difusa. Portanto, um dia nublado com temperatura moderada do ar é adequado para transplante.
Para um crescimento e desenvolvimento ideais após o transplante, os Zamioculcas requerem as seguintes condições:
- Iluminação "irregular", sem luz solar direta;
- quase qualquer umidade do ar - de 40 a 70%;
- temperatura +16 ... + 24 ° C;
- solo bem drenado;
- rega semanal, necessária se os 4 cm superiores do solo estiverem secos.
Preparação para transplantes
Para transplantar com sucesso Zamioculcas, você precisa se preparar:
- solo universal para transplante;
- uma nova panela com diâmetro 5 cm mais largo que a anterior;
- drenagem.
Escolha um pote
As zamioculcas precisam ser plantadas na mesma profundidade em que cresceram no vaso "velho"; portanto, compre um tanque um pouco mais largo e maior que o anterior. O material pode ser plástico ou cerâmica; recipientes de cerâmica são mais bonitos, mas é mais difícil remover zamioculcas de tal panela. Escolha uma panela, levando em consideração o seu interior e a conveniência de cuidar da planta.
Preparação e drenagem do solo
O solo das zamioculcas deve ser solto e nutritivo. Você pode comprar solo universal para plantar em uma loja de flores ou preparar a mistura do solo.
Para fazer isso, faça o seguinte:
- barro - parte do solo do jardim com um pouco de argila e areia;
- perlita - uma massa de origem vulcânica usada para aumentar a friabilidade do solo;
- compostagem - fertilizantes orgânicos que aumentarão o valor nutricional do solo;
- turfa.
Importante! O turfa é um anti-séptico natural que pode destruir bactérias putrefativas, o que afeta positivamente o desenvolvimento de zamioculcas após o transplante.
Passo a passo de transplante
Instruções para transplantar zamioculcas:
- Regue a planta até que a água comece a escorrer da panela para a panela.
- Coloque a mão no chão e vire o recipiente de cabeça para baixo, segurando o pedaço de terra.
- Agite para cima e para baixo até que uma bola de barro deslize para fora do recipiente.
- Se não der certo, pressione o pescoço da panela várias vezes (desde que seja de plástico); depois que o chão cair das bordas, a planta ficará mais fácil de retirar.
- Se o recipiente tiver mais de 30 cm de diâmetro, caminhe cuidadosamente pelo perímetro com uma espátula para remover facilmente o pedaço de terra.
- Corte todas as raízes negras, curvas e doentes com tesouras de podar.
- Expanda as raízes emaranhadas.
- Faça uma faca 3-4 cortes nas laterais da raiz.
- Coloque a drenagem em uma panela nova; pode ser qualquer coisa: argila expandida, pedra britada, cascalho, espuma de poliestireno, estilhaços de cerâmica, carvão.
- Coloque uma pequena camada de solo úmido sobre ele.
- Defina a alimentação das raízes sobre uma camada de solo úmido.
- Certifique-se de que as raízes não amassem durante o transplante.
- Preencha a área ao redor do caroço da raiz com uma mistura de solo preparada ou solo universal.
Importante! Não esmague o solo antes de regar!
Regue a planta para que a água comece a escorrer para a panela. Sob a influência da água, o solo assenta. Agora resta adicionar mais solo à panela, para nivelar a superfície.
Vídeo: Transplante de Zamioculcas
Cuidados posteriores após transplante
A planta é extremamente despretensiosa e pode suportar condições difíceis, incluindo secas e pouca luz. Zamioculcas cresce bem em uma sala fria.
Os zamiokulkas precisarão de rega e fertilização periódicos. Deve-se ter em mente que, após o transplante, levará algum tempo para aclimatar a flor a novas condições - durante esse período, o crescimento da flor não é observado. Esta é uma ocorrência normal.
Localização
Com iluminação moderada, as zamioculcas se desenvolvem melhor, portanto, são boas com luz indireta nas janelas leste ou oeste: onde os raios do sol entram apenas periodicamente.
Rega
Para um bom desenvolvimento, a flor prefere solo moderadamente úmido. Para preservar a umidade do solo, o solo no vaso pode ser coberto com cobertura vegetal - isso também impedirá a compactação do solo e melhorará o desenvolvimento do sistema radicular.
Ao regar, você precisa derramar água até que ela comece a escorrer para a panela. Ao mesmo tempo, a rega é interrompida e a água da panela é drenada para não contribuir para o desenvolvimento de pragas. A frequência da rega depende da secagem do solo: se o solo secou a uma profundidade de 4-5 cm, é necessário regá-lo. No inverno, a planta precisa de menos rega do que no verão.
Você sabe Na Tanzânia, o suco de Zamioculcas é usado para tratar a dor de ouvido e suas raízes são usadas para tratar úlceras.
Período de aplicação de fertilizantes
Zamioculcas é alimentado durante a estação de crescimento: na primavera e no verão. Dado o fato de a planta ser transplantada para um novo solo, ela é alimentada com meia dose de fertilizantes, a fim de evitar um excesso de sais minerais no solo. Isso é tão prejudicial quanto a falha deles.
O fertilizante deve conter nitrogênio, fósforo e potássio. É aconselhável comprar fertilizantes líquidos com uma proporção igual dos componentes acima.
Possíveis transplantes e problemas crescentes
Sinais de uma planta com problemas:
- as folhas inferiores ficam amarelas - provavelmente, você está zamioculcas de alagamento;
- as pontas das folhas ficam marrons: a razão é ar seco e baixa umidade - organize regas mais frequentes;
- as folhas ficam marrons e caem - inundação do solo e aparecimento de bactérias putrefativas nas raízes.
Para corrigir o problema, você precisa remover a bola radicular, examinar as raízes e remover todas as partes mortas ou doentes, tratar o sistema radicular com fungicida e transplantar a planta em outro vaso com solo novo. No futuro, você precisa garantir que a rega seja realizada corretamente.
Dada a despretensão de Zamioculcas, não será difícil para você transplantar e cultivar esta bela planta. E agradecerá seu cuidado com magnífico desenvolvimento e floração.