A melancia é uma cultura favorita de todas, que pode diferir em cor, forma e sabor. Como é, a qual família pertence e como a melancia é cultivada adequadamente, leia abaixo.
Você sabe A maior melancia pesando 159 kg foi cultivada por um fazendeiro americano Chris Kent e inscrita no Guinness Book of Records em 2013.
Descrição botânica da melancia
Geralmente, acredita-se que essas frutas recebam distribuição mundial da África do Sul, onde o tsamma de melão selvagem ainda é encontrado no deserto do Namibe, o que ajuda a saciar a sede dos bosquímanos que vivem nessas partes, além de animais e pássaros selvagens. E embora essa fruta se chame melão, ela parece uma pequena melancia com casca verde listrada. A polpa da fruta é branca, com sementes escuras semelhantes às sementes das melancias comuns.Os romanos antigos já comiam melancia como alimento, como evidenciado por fontes escritas que chegaram até os nossos dias. O poeta Virgil descreveu a cultura e narrou uma ampla gama de aplicações de forma fresca e salgada. O que a melancia está no território da Rússia moderna foi aprendido no século VIII, graças aos comerciantes da Índia que trouxeram essas frutas exóticas para o comércio. A cultura se espalhou apenas em 1660, quando, por decreto do czar Alexei Mikhailovich, as bagas foram plantadas nas terras do palácio em Astrakhan.
Importante! O teor permitido de nitrato na polpa de melancia é de 60 mg por 1 kg.
Até hoje, os cientistas continuam discutindo sobre que tipo de fruta uma melancia pertence. Até hoje, botânicos de todo o mundo não chegaram a um acordo, seja uma fruta, um vegetal ou uma grande fruta. A opinião mais comum é que a fruta da melancia pode ser considerada uma baga, pois pertence à família Pumpkin e é uma abóbora que, por sua vez, é uma baga falsa. A melancia é uma erva anual com um caule encaracolado.
Frutas vêm em diferentes formas:
- rodada;
- oval;
- cilíndrico.
Importante! Crianças com menos de 5 anos de idade, uma dose única de melancia não deve exceder 150 g, a fim de evitar sobrecarregar o estômago.
A folha é dividida em 3 lobos, o do meio é ligeiramente alongado. O sistema de órgãos de reprodução de sementes é apresentado na forma de uma flor amarela, com brácteas na forma de um barco. Os estames são simples, com um diâmetro de 3 cm, a parte superior da flor é larga. O rizoma tem uma estrutura ramificada filiforme, atinge uma profundidade de 1m e cresce em largura até 50 cm.
A composição química da melancia
O conteúdo calórico das bagas listradas por 100 g de produto é 27 kcal. O teor de nutrientes em 100 g de polpa:
- proteínas - 0,7 g;
- gorduras - 0,1 g;
- carboidratos - 5,8 g;
- água - 92,6 g;
- fibra alimentar - 0,4 g.
Oligoelementos que compõem a melancia:
- cálcio
- potássio
- magnésio
- zinco;
- manganês;
- iodo;
- ferro.
Além disso, a fruta contém vitaminas do complexo B, é rica em ácidos fólico e ascórbico.
Você sabe A idéia de cultivar melancias quadradas surgiu no Japão em 1980, quando agrônomos locais decidiram facilitar o transporte e a preservação de frutas esféricas.
Propriedades da melancia
Devido ao alto teor de vitaminas B e C, essas frutas são indispensáveis na dieta humana. O consumo diário de polpa, no valor de 150 g por 2 semanas, ajudará a fortalecer a imunidade e, por muito tempo, enriquecer o corpo com vitaminas e minerais.
Benefício
- Comer melancia tem grandes benefícios para a saúde humana:
- aumenta a resistência do corpo a resfriados;
- ajuda a remover o excesso de líquido do corpo;
- remove toxinas acumuladas e toxinas;
- devido à presença de ácido fólico é útil para gerar um filho;
- útil para resfriados como antipirético e também protege o corpo da desidratação.
Contra-indicações e possíveis danos
- No entanto, possui uma baga listrada e várias contra-indicações:
- intolerância pessoal aos componentes que compõem o feto;
- com uretrite devido ao efeito diurético ao beber melancia;
- com urolitíase, se as pedras forem grandes;
- com diarréia;
- contra-indicado na colite.
Quando a intoxicação por melancia, os seguintes sintomas podem ocorrer:
- náusea
- vômito
- diarréia
- sonolência
- palidez da pele.
Tipos de melancias
Os tipos dessas bagas diferem na estrutura, em que cor é a polpa e como crescem em campo aberto. Abaixo, você pode descobrir quais tipos de frutas são cultivadas nos melões:
- colocynt;
- melancia comum;
- quadrado.
Colocint
Kolotsint é uma cultura herbácea perene, serpenteando no chão e com antenas alongadas. Os frutos de forma esférica atingem um peso de cerca de 500 G. A casca de um fruto maduro é amarela, a parte macia é branca e granulada. A principal área de uso do colocint é a medicina, e a culinária é de importância secundária.Normalmente, essa fruta é usada para fabricar medicamentos que ajudam na disfunção e constipação hepática. O uso na arte culinária é possível somente com estrita aderência às proporções, porque o colocint é bastante tóxico e, se usado incorretamente, pode provocar intoxicação. Para cozinhar, também é utilizado o óleo obtido das sementes da cultura.
Comum
Este tipo de melancia é familiar a todos. Características gerais do feto:
- a baga tem uma cor de pele manchada, apresentada na forma de listras de diferentes tons de verde e amarelo;
- as sementes são planas, têm uma cor marrom;
- a polpa é muito suculenta, açucarada.
Melancia quadrada
A forma quadrada da abóbora é o resultado do cultivo habilmente de uma melancia comum. Para atingir a forma desejada, nos estágios iniciais do amadurecimento, as frutas são colocadas em caixas quadradas ou retangulares. Crescendo em tamanho, as melancias enchem a caixa inteira com elas mesmas e obtêm a forma desejada.
Classificação das melhores variedades de melancia
As variedades de melancias mais cultivadas:
- Astracã. É uma cultura de meia estação que ganha peso até 10 kg. A polpa é vermelha, açúcar. A casca é espessa, tem listras amarelas brilhantes sobre um fundo verde.
- Light Amadurecimento precoce, despretensioso no cultivo. É famosa por seu alto rendimento e estrutura granular de celulose.A casca tem uma cor escura, quase preta, o peso atinge 2 kg, uma forma esférica. Entre as desvantagens da variedade estão a falta de transporte.
- Querida, querida. É resistente a resfriados e doenças, atinge uma massa de 5 kg. A casca é verde escura, a polpa é doce, rosa pálido. Amadurecimento no início do final de julho.
- Lunar Tem uma cor amarela brilhante da polpa, o que é completamente incomum para uma melancia. Híbrido, irá deliciar-se com um sabor delicado com leves notas de limão e mel. O peso médio é de 3 kg. Período de amadurecimento - até 80 dias, as bagas praticamente não são adequadas para o transporte.
- Chill. É uma variedade tardia, cujos frutos atingem 7 kg, com formato oval. Casca espessa, com riscas verdes e pretas, polpa vermelha, açúcar. É perfeitamente armazenado e transfere o transporte por longas distâncias.
- Volzhanin. Tem uma casca grossa pintada com listras amarelas e pretas. Amadurece em meados de agosto. A polpa é doce, com uma estrutura granular, contém 8% de açúcar. O peso da fruta madura é de até 16 kg, com rendimento de 1 ha - até 35 toneladas.
- Ataman F1. Variedade no meio da temporada, tem uma forma oval. O peso é de até 10 kg, a cor da pele é verde escura com listras amarelas claras. Tem uma vida útil longa - até 35 dias, é imune a doenças.
Métodos para cultivar melancias
Existem duas maneiras de cultivar melancia:
- usando mudas;
- sementes.
- O método de mudas tem várias vantagens:
- amadurecimento precoce das primeiras bagas;
- as plantas são menos suscetíveis a doenças e danos causados por pragas.
Com o método de muda, você precisa pegar um recipiente para semear e preenchê-lo com substrato do solo dos seguintes componentes:
- relva - 2 kg;
- turfa - 1 kg;
- areia - 1 kg.
Importante! Ao cultivar mudas, é necessário observar o regime de temperatura. A germinação deve ocorrer a uma temperatura de + 25 ° C a + 30 ° C. Durante o período de crescimento, a temperatura é reduzida para + 20 ° C durante o dia e + 16 ° C durante a noite.
Em seguida, plante sementes de melancia no solo a uma profundidade de 1 cm, observando uma distância entre as sementes de 3 cm. As sementes são semeadas no final de abril ou no início de maio e as mudas podem ser transplantadas para o solo no final de maio ou no início de junho. As sessões serão exibidas em 7 a 10 dias. O plantio de mudas em campo aberto é realizado 20 dias após a germinação. Uma semana antes do transplante de mudas, é necessário realizar um procedimento para seu endurecimento. Para isso, os contêineres com plantas são retirados por 2-3 horas na varanda, aumentando gradualmente a permanência das plantas em condições mais frias em até 24 horas.Em seguida, os recipientes podem ser levados para fora, aumentando gradualmente o tempo que as plantas ficam ao ar livre. Em regiões com climas quentes, as melancias podem ser cultivadas plantando sementes em campo aberto. Antes de plantar, você deve mergulhar o material de plantio em um estimulador de crescimento por 12 horas. O plantio nos canteiros é realizado no final de maio, quando a temperatura do ar atinge + 23 ° C.
Importante! Uma melancia madura deve ter uma mancha amarela de lado, o que indica que a fruta amadureceu no melão sob o sol.
Em campo aberto
Para cultivar melancia em campo aberto, é necessário preparar o solo para o plantio antecipado. A camada fértil superior deve ser fertilizada com húmus no valor de 10 kg por 3 m². O procedimento é realizado escavando simultaneamente o solo a uma profundidade de 20 a 30 cm.
Semeando sementes:
- faça um buraco com 10 cm de profundidade;
- coloque uma semente no fundo do buraco e cubra-a com terra;
- formar uma cama em forma de círculo com um diâmetro de cerca de 40 cm;
- despeje uma cama de 1-2 litros de água em temperatura ambiente;
- a distância entre os furos deve ser de 70 cm e entre as fileiras de 120-150 cm.
Interior
Para cultivar melancias em casa de vegetação, é necessário escolher a variedade certa para o plantio. Critérios de seleção:
- uma variedade precoce pode amadurecer perfeitamente em condições de estufa;
- a variedade deve ser selecionada de acordo com a região e suas características climáticas;
- o material das sementes para plantio deve ser fresco;
- em estufa, as variedades de melancias médias se desenvolvem melhor.
Antes de plantar mudas em casa de vegetação, é necessário preparar uma mistura do solo. O substrato é composto por:
- chernozem 5 kg;
- húmus 2,5 kg;
- sulfato de potássio 15 g;
- fertilizante nitrogenado 30 g;
- fósforo 60 g
A quantidade de ingredientes é indicada por 1 m² de solo. Os canteiros para o plantio de mudas são feitos com uma profundidade de 10 a 15 cm, a uma distância de 70 cm entre si e observam o espaçamento entre fileiras de 80 cm.As mudas são vertidas com água para facilitar a remoção das plantas sem danificar as raízes. Cada broto é colocado separadamente nos orifícios, juntamente com um pedaço de terra, completado com terra e batido. Cada leito com brotos plantados deve ser derramado com 2 litros de água morna (+ 20 ° C) imediatamente após o plantio.
Vídeo: plantando mudas de melancia em uma estufa
Escopos de melancia
Devido ao seu excelente sabor e propriedades úteis, o produto é amplamente utilizado:
- na culinária;
- em cosmetologia;
- no tratamento alternativo de doenças.
A melancia é um excelente produto dietético, portanto, indispensável no cardápio para perda de peso. A polpa de melancia está incluída na dieta de mulheres grávidas e lactantes. Devido ao alto teor de ácido fólico, a baga contribui para o desenvolvimento adequado do feto no início da gravidez e reduz o risco de anemia.Durante a amamentação, o uso de polpa de melancia ajudará a melhorar a lactação. O produto é um afrodisíaco natural e também é indispensável para problemas de prostatite. O consumo diário de 100 g de polpa por 3 semanas melhora o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais dos homens e também pode ter um efeito antiespasmódico ao urinar dolorosamente.
Na cozinha
Na maioria das vezes, a melancia é consumida fresca. Além disso, é adicionado a saladas e consumido na forma de suco. De forma salgada ou em conserva, a baga combina bem com o segundo e o primeiro prato. Frutas cristalizadas são feitas de casca de melancia, e a polpa é perfeita para fazer geléia e coquetéis.
Em cosmetologia
Na cosmetologia, a melancia é usada como refrescante e antioxidante, o que ajuda a dar frescor à pele e tem um efeito rejuvenescedor. A maneira mais fácil de refrescar a pele é tomar 50 g de polpa e aplicar na pele do rosto e pescoço. Após 15 minutos, lave a máscara e bata na pele com uma toalha de papel. Para reduzir o efeito dos raios ultravioleta na pele no calor do verão, você precisa beber 200 g de suco de melancia espremido na hora por um mês.
Máscara para pele seca:
- Misture em um recipiente 5 g de azeite, 10 g de mel e 30 g de polpa de melancia.
- Aplique a máscara no rosto e pescoço com movimentos leves de massagem.
- Após 20 minutos, lave com água morna.
- A máscara pode ser repetida 2 vezes por semana.
Máscara para pele contra brilho oleoso:
- Misture 30 g de mel, 10 g de suco de limão e 20 g de melancia.
- Aplique a máscara na pele do rosto e pescoço por 20 minutos antes de dormir.
- Enxágüe com água morna e seque com uma toalha de papel, evitando forte atrito.
- A máscara é usada se for necessário se livrar do brilho oleoso, mas não mais do que 2 vezes por semana.
Máscara para melhorar o crescimento do cabelo:
- Misture 40 g de mel e 50 g de polpa de melancia.
- Aplique a pasta resultante nas raízes do cabelo.
- Segure a máscara por 45 minutos e depois lave com água morna.
Na medicina popular
Substâncias benéficas na baga são usadas para:
- removendo a bile do corpo;
- extermínio de vermes;
- efeito anti-inflamatório;
- fortalecimento da imunidade;
- efeito diurético.
No tratamento da helmintíase e urolitíase, é necessário moer 100 g de sementes no liquidificador e despejar 1 litro de água, ferver em fogo médio por uma hora. O caldo deve ser infundido por 8 horas, após o que deve ser tomado 3 vezes ao dia, 150 g antes das refeições. O tratamento e a prevenção são realizados por 10 dias.No caso de calor e dor de garganta, você deve beber 200 ml de suco de melancia 3 vezes ao dia, o que ajudará a reduzir a temperatura do corpo e compensará a perda de líquidos no corpo. Gargarejar com suco de melancia espremido na hora reduzirá a dor e terá um efeito anti-inflamatório. Para intoxicação, você precisa beber 2,5 litros de suco de melancia por dia. Isso ajudará a remover as toxinas do corpo e também normaliza os processos metabólicos.
Regras para a seleção e armazenamento do feto
Para escolher uma fruta madura e doce, preste atenção a vários sinais:
- a casca deve ser uniforme e lisa, sem lascas, arranhões, assaduras;
- outro indicador de amadurecimento é a dureza da casca ao pressioná-la com a unha;
- a cauda de uma melancia madura deve estar murcha;
- se a fruta madura for batida, emitirá um som alto e vibratório;
- das bagas deve vir um aroma suave e doce.
Para garantir a segurança a longo prazo de bagas listradas, é necessário criar condições ideais no depósito. Este local deve ser:
- escurecido;
- frio, com uma temperatura de + 4 ° C a + 8 ° C;
- com boa ventilação;
- com umidade de 70%.
Métodos de armazenamento a longo prazo:
- Enrole a baga com um pano grosso e pendure-a sob o teto em um local escuro e fresco.
- O armazenamento em caixas de madeira é a melhor escolha para um grande número de frutas.É necessário cobrir o fundo da caixa com uma camada de palha de 20 cm, colocar as melancias, preencher o espaço entre as frutas com palha e cobrir com um pano denso por cima.
- Armazenamento na areia. Você precisa escolher uma caixa adequada, encher o fundo com areia, definir a melancia para que a cauda fique no fundo e encher o tanque com areia até o topo.
Sujeito a condições, as melancias podem ser armazenadas por até 4 meses. Somente frutas moderadamente maduras são deixadas para preservação a longo prazo, pois as bagas verdes não podem ser amadurecidas e, além disso, elas têm um gosto ruim. Certifique-se de ter uma ninhada macia embaixo da abóbora, e também é necessário proteger as bagas do contato umas com as outras.Na geladeira, toda a baga pode ser armazenada por até 1,5 meses a uma temperatura ideal de até + 5 ° C, e a fruta cortada tem um prazo de validade de não mais de 48 horas. A melancia é um dos produtos mais populares com uma ampla gama de aplicações. É doce e saboroso, sacia perfeitamente a sede. E graças às vitaminas e minerais que o compõem, é indispensável no tratamento de muitas doenças.