A beterraba é uma cultura de raiz que aparece pelo menos uma vez por semana nas mesas da maioria dos nossos concidadãos. Pratos populares como borsch e vinagrete conquistaram firmemente uma das primeiras posições na culinária nacional. Neste artigo, vamos nos familiarizar com as características das beterrabas Pablo F1, aprender tudo sobre seu cultivo, pragas e doenças.
Descrição e característica
Beterraba vermelha Pablo F1 não é uma variedade, é um híbrido na primeira geração. O híbrido é obtido através do cruzamento de várias variedades. Ele contém uma quantidade aumentada de betanina, responsável pela remoção dos radionuclídeos do corpo. A planta não é muito exigente, mas possui um alto rendimento (7 kg / 1 m²), pode suportar baixas temperaturas prolongadas. O híbrido de beterraba Pablo F1 se distingue pelo bom gosto e resistência relativa a doenças fúngicas.
Você sabe Frutos de beterraba contêm muitos compostos orgânicos valiosos, como proteínas, fibras, ácidos orgânicos (fólico, málico, cítrico, tartárico e oxálico). Também contém vitaminas A, B, C, K, minerais (potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro), antioxidantes (principalmente betanina) e açúcar.
Histórico de seleção
O híbrido foi obtido por criadores da empresa holandesa Bejo Zaden. Pablo F1 é cultivado nos campos da Rússia, Moldávia, Ucrânia e Polônia. Áreas com clima severo são adequadas para o cultivo, pois esse híbrido é resistente ao frio.
Descrição do feto
Este híbrido é bom, pois seus frutos não são propensos a crescer demais. Esse tamanho é conveniente para cozinhar (uma beterraba é usada para uma sopa de beterraba ou vinagrete). Uma propriedade notável de Pablo F1 é que, quando cozidas em casca, as beterrabas mantêm uma cor brilhante da polpa, não desbotam.
Descrição do híbrido Pablo F1:
- Folhas verdes brilhantes com estrias cor de vinho crescem verticalmente, plantas frondosas são médias.
- A forma da folha é oval, a borda da folha é levemente ondulada.
- As colheitas de raiz têm uma forma redonda, diâmetro - 12-15 cm, peso - 110-180 g.
- A cor da polpa é uma borgonha brilhante, a pele fina na superfície da fruta tem uma cor ligeiramente mais opaca.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer variedade ou híbrido de beterraba, as beterrabas Pablo F1 têm aspectos positivos e desvantagens.
- Prós:
- alta produtividade;
- sabor doce;
- preservação da cor da polpa durante o tratamento térmico;
- alto teor de betanina nas raízes;
- compactação do feto;
- resistência a baixas temperaturas prolongadas;
- pouco exigente para a fertilidade do solo;
- resistência a certas doenças (cercosporose, crosta) e pragas nas culturas.
- Contras:
- tendência à peronosporose;
- tendência ao florescimento precoce e formação de flechas de sementes;
- plantas jovens são invadidas por gorgulhos de beterraba.
Semeando em campo aberto
Para acelerar a germinação das sementes, elas são embebidas em água por 24 horas. Durante esse período, a água é absorvida pela casca das sementes e elas incham. Esse suprimento de água é suficiente para uma semente germinar. Muitas vezes, as sementes embebidas são tratadas adicionalmente em uma solução líquida de inseticidas, por exemplo, em Aktara. Esta é uma precaução adicional contra uma praga perigosa das culturas de beterraba - o gorgulho.
Em canteiros pequenos, a semeadura do híbrido Pablo F1 é realizada manualmente, em grandes áreas as sementes são semeadas com semeadoras. Semeie a cultura em fileiras paralelas entre si nos sulcos.
Você sabe Após o tratamento térmico, a beterraba cozida perde algumas substâncias úteis, mas em sua forma bruta (por exemplo, na forma de suco), apoia o sistema circulatório, facilita a remoção de toxinas, ajuda a combater infecções, estabiliza o colesterol, regula a pressão sanguínea e protege o corpo do desenvolvimento de câncer.
O momento
As sementes são semeadas no início da primavera, assim que a neve sai dos campos, o solo seca, uma temperatura mais estável é estabelecida e até que a umidade saia do solo. A umidade do solo é um pré-requisito para a germinação das sementes.
As sementes germinam a temperaturas acima de + 8 ° C, a temperatura ideal de germinação é de +18 ... + 20 ° C. Nas regiões sul, a semeadura é realizada mais cedo, nas regiões norte, com medo de geadas de retorno, essa cultura é semeada posteriormente.
Devido ao rápido crescimento da cultura e à tendência de floração precoce e formação de flechas de sementes, recomenda-se uma data de semeadura precoce para o uso de frutas no verão e no outono. Dependendo da finalidade do fruto, a semeadura pode ser realizada a partir de meados de abril (para processamento, armazenamento) até julho (para produção tardia).
Você sabe Os médicos não recomendam a todos que usem suco de beterraba fresca. A substância que mancha a raiz de beterraba em vermelho (betanina) é de fato um antioxidante valioso, mas como contém nitratos, é indesejável dar para crianças.
Seleção de assento e rotação de culturas
Esta cultura de raiz requer terrenos férteis e boa exposição solar, não cresce à sombra ou sombra parcial.
Cultivar beterraba não é difícil, mas os legumes são bastante exigentes. Apesar de crescerem em quase todos os solos bem tratados, as culturas radiculares ainda preferem solos férteis, húmidos e úmidos com pH neutro ou ligeiramente alcalino (6,5-7,0). Eles não toleram solos ácidos, frios, densos e argilosos, e também reagem mal à seca e à falta de fertilizantes.
A beterraba também requer um clima quente e luz solar, pois não é uma planta resistente ao gelo. Ao crescer, a rotação de culturas deve ser observada. Você não pode cultivar beterraba na mesma área por 3 a 4 anos; também é indesejável cultivar uma colheita após outras culturas de raiz. As raízes de beterraba não toleram a ocorrência próxima de águas subterrâneas; portanto, o campo de beterraba deve ser evitado nas terras baixas.
Bons antecessores de beterraba:
- Cereais;
- legumes;
- abóbora;
- o alho.
- repolho;
- aipo;
- batatas.
Importante! A densidade de plantas seguidas é muito importante para o cultivo de uma safra comercial de beterraba vermelha. Com uma semeadura muito fina, os frutos crescerão muito. Culturas de raízes com 10–15 cm de diâmetro. A coloração brilhante e uniforme da raiz na cor vermelho escuro também é muito importante.
O esquema e a profundidade das culturas
Beterraba é geralmente cultivada a partir de sementes plantadas diretamente no solo. As sementes são semeadas em fileiras dispostas em paralelo, com espaçamento entre 30 e 40 cm.A profundidade dos sulcos em que as sementes são colocadas deve ser de 10 a 15 cm e as culturas são cobertas com solo, após o que são compactadas. Isso é feito para que os cotilédones da planta jovem sejam liberados do revestimento da semente quando aparecerem do solo, bem como reter a umidade do solo.
Cuidados adicionais
Após o aparecimento das mudas, as mudas são afinadas, deixando intervalos de 6 a 10 cm entre elas para que as plantas possam produzir grandes frutos. Durante esse período, as beterrabas são jovens, suculentas e frescas, perfeitas para saladas e coberturas.
Rega
A beterraba tem necessidades moderadas de água, a maior demanda de umidade durante a germinação das sementes. O esquema de rega ideal é a irrigação abundante duas vezes por mês sob a raiz. Nas regiões temperadas, onde chove frequentemente no verão, os agricultores ficam sem rega adicional durante o cultivo desta cultura de raízes. Em áreas quentes, a beterraba é cultivada com irrigação por gotejamento. Para isso, são colocadas fitas de irrigação por gotejamento nas fileiras de beterraba e, duas vezes por semana, são fornecidas com água, a uma taxa de 2 litros por 1 metro linear.
Importante! A rega com gota para o cultivo de vegetais é conveniente, pois a irrigação pode ser combinada com a introdução de cobertura líquida sob a raiz das plantas.
Aplicação de fertilizantes
É melhor alimentar o solo para cultivar beterraba com fertilizantes naturais, como estrume de gado, pois seus frutos acumulam compostos nitrogenados tóxicos obtidos de fertilizantes químicos. Por esse motivo, os vegetais do cultivo industrial nunca serão tão saudáveis quanto as beterrabas do jardim.
Pablo F1, como beterrabas de outras variedades, é propenso a acumular oxalatos e nitratos nas raízes, portanto, o excesso de fertilizante nitrogenado deve ser evitado durante o cultivo.
Antes da semeadura (em 7 a 10 dias), 80–120 kg / ha de nitrogênio na forma de uréia ou nitrato de amônio é aplicado ao solo. A dose pode ser dividida: 2/3 dessa quantidade é aplicada antes da semeadura e 1/3 - na fase de 3-5 folhas, sob a raiz de plantas jovens.
Cuidado do solo
Assim que as mudas aparecem do solo, os produtores de hortaliças realizam o primeiro cultivo de espaçamento entre linhas. Este é um procedimento muito importante, pois após a destruição das ervas daninhas, a aeração do solo (sua saturação com oxigênio), que afeta positivamente o crescimento de plantas jovens. No futuro, afrouxamento ou remoção de ervas daninhas são realizados conforme necessário, em média a cada 2-3 semanas.
Quando as beterrabas crescem e suas folhas são fechadas nos corredores, a capina pára, porque as ervas daninhas deixam de crescer nas folhas sombreadas dos corredores. Além disso, ao afrouxar, existe o risco de danos ao cultivo de raízes.
Doenças e Pragas
Durante o cultivo, as culturas de beterraba podem ser atacadas por pragas ou um surto de doença.
Doenças comuns:
- Cercosporose. O agente causador da doença é o fungo Cercospora beticola Sacc. Esta doença se espalha em clima quente e úmido. Esporos de cogumelos estão no chão. Pontos vermelhos são visíveis nas folhas, com uma borda mais escura e um centro brilhante. Com o tempo, um buraco se forma no centro do local. Na parte de trás das folhas há um revestimento esbranquiçado. Prevenção e tratamento: colheita de detritos de plantas desde a queda, desinfecção de sementes, tratamento de plantações com fungicidas a cada 10-14 dias, falta de espessamento consecutivo, rotação de culturas.
- Ramulariose. Doença fúngica. Os sinais iniciais são muito semelhantes à cercosporose: as folhas também são cobertas com manchas de vinho. No início da doença, as manchas têm um diâmetro pequeno e cor verde-acastanhado, gradualmente o diâmetro se expande para 1,5 cm, com uma borda sem contorno claro. Com o tempo, o tecido dentro da mancha seca e cai. A doença se desenvolve no final de julho ou agosto a baixas temperaturas. Como combater: realize tratamentos regulares de plantio com fungicidas sistêmicos.
- Peronosporose. O segundo nome da doença é míldio. Esta é uma doença fúngica, cujo primeiro sintoma é o amarelecimento das folhas, mais tarde as partes superiores estão enroladas e morrendo. Na parte de trás das folhas afetadas, você pode notar um revestimento marrom. Prevenção e tratamento: limpeza dos restos de culturas anteriores no outono, desinfecção de sementes. O tratamento regular das culturas é realizado durante a estação de crescimento com fungicidas sistêmicos.
- Fusarium. Doença fúngica de folhas de beterraba e culturas de raízes. Manifesta-se sob a forma de amarelecimento, murcha ou descoloração de folhas jovens. As culturas de raízes afetadas pela doença de Fusarium não crescem bem, no futuro elas se tornam como se fossem de madeira. Prevenção e tratamento: cobertura com substâncias minerais e orgânicas (cobertura com boro é especialmente importante), aplicação de cal em solos ácidos, rotação de culturas, rega e afrouxamento regulares.
As pragas de beterraba mais perigosas:
- Nematóide de beterraba branca. Uma das pragas mais perigosas no cultivo de beterraba. Possíveis perdas de colheita de até 50%. Essas pragas infectam o solo e, posteriormente, as raízes são infectadas. A presença de nemátodos pode ser determinada pelas muitas raízes pequenas das beterrabas - a "barba". Prevenção e tratamento: o mais importante é o cumprimento da rotação de culturas. Quando as culturas radiculares são cultivadas em uma cultura bienal (por semente), devem ser usadas plantas-mãe com beterraba não infectada.
- Weevil. Um besouro longo, com uma cor cinza de quitina, o comprimento do corpo é de 1 a 1,5 cm e é muito perigoso para mudas jovens, pois se alimenta de folhas. Talvez em algumas mordidas para comer mudas jovens, deixando apenas o caule. A fêmea deposita ovos no solo, a praga hiberna também no solo. Medidas de prevenção e controle: embebendo as sementes em inseticidas, se necessário, as plantas recém-emergidas são tratadas com inseticidas por folha, uso anual de rotação de culturas.
- Pulgões. Pequenos insetos com corpo preto ou verde escuro de 1,7 a 2,7 mm. Alimentam-se do suco das folhas, multiplicam-se rapidamente, podem ser vistas a olho nu. Os insetos estão na parte inferior das folhas e flechas das sementes. Prevenção e tratamento: a destruição de ervas daninhas nos canteiros, o cultivo de joaninhas, o tratamento de culturas com inseticidas organofosforados.
- Escudo de escala ou besouro. Alimenta-se de folhas, uma grande população pode comer completamente uma planta jovem. O besouro tem uma cor marrom ou esverdeada; o comprimento do corpo é de 6 a 7 mm. Prevenção e tratamento: manter o campo de beterraba limpo de ervas daninhas, tratamento inseticida pelo menos duas vezes por mês.
Colheita e armazenamento
O cultivo de raízes de commodities Pablo F1 cresce em 90 a 120 dias. O período de colheita precoce é o corte de folhas jovens em verduras, que é produzido no final de junho e julho. O corte é realizado regularmente, conforme necessário. Uma parte das folhas é cortada manualmente da planta, enquanto a colheita de raízes não é perturbada. As folhas jovens de beterraba são as mais deliciosas e contêm as substâncias mais valiosas.
A seleção de colheitas de raiz é realizada gradualmente, no verão - em julho e agosto. A colheita de toda a plantação é colhida no final de setembro e outubro. Vale lembrar que os frutos que sofreram geadas são armazenados cada vez pior.Você sabe A beterraba tem um índice glicêmico bastante alto (teor de açúcar); portanto, o uso dessas culturas de raízes não é recomendado para pessoas que sofrem de diabetes.
A colheita é realizada quando as colheitas de raízes atingem um tamanho e forma característicos, e as folhas inferiores das partes aéreas começam a ficar amarelas. A escavação de beterraba é realizada com cuidado, para não danificá-la, pois isso reduz significativamente o tempo de armazenamento.
Condições de armazenamento
Pablo F1 é um híbrido bastante sensível às condições de armazenamento. As colheitas de raízes são melhor armazenadas a uma temperatura de +2 ... + 4 ° C na geladeira, onde não perdem sua suculência e frescura por três meses. Porões ou despensas também são adequados para armazenamento, desde que uma temperatura semelhante seja estabelecida lá, haja ventilação constante e a umidade do ar esteja na faixa de 95 a 98%. Em tais condições, as beterrabas podem ser armazenadas sem perder suas propriedades, por até 5 meses.
As colheitas de raízes com um diâmetro de 10 a 15 cm são mais adequadas para armazenamento. Eles devem estar saudáveis e intactos, descascados e secos. Beterraba pode ser armazenada com sucesso ao lado de outros vegetais e culturas de raízes.
A beterraba vermelha é uma das culturas de raízes mais populares e úteis. O híbrido Pablo F1 se destaca entre outros vegetais semelhantes. Para obter uma boa colheita, o jardineiro deve observar as datas iniciais da semeadura e garantir o cuidado adequado das plantas durante a estação de crescimento (afrouxamento, remoção de ervas daninhas, desbaste, tratamento de pragas).Importante! As folhas de beterraba são comidas recém colhidas porque rapidamente perdem água e murcham. Na geladeira, eles só podem ser armazenados por 5–7 dias As verduras de beterraba podem ser congeladas; dessa forma, são armazenadas por vários meses e usadas para fazer sopas.
Revisões de usuários de rede
VANTAGENS: Rendimento, sabor longo e excelente, carne escura sem anéis e cheiro e sabor a beterraba, as colheitas de raízes não são grandes.
DESVANTAGENS: Nenhuma.
Eu saúdo os leitores da minha resenha! Conheci essa variedade de beterraba por acaso, estava procurando uma variedade de beterraba vermelha escura, sem anéis, de boa qualidade.Pablo recomendou uma tenda com sementes e agora sou fã dessa variedade há mais de dez anos.Planto esta beterraba nos canteiros no início de maio, os brotos são amigáveis e aparecem dez dias depois. As sementes germinam quase cem por cento. É uma pena romper, então eu planto imediatamente para não romper, e se eu tiver que romper, então planto em uma cama livre, isso cria raízes. A polpa é escura, suculenta, uniforme e sem anéis.O cuidado com as culturas de beterraba é simples: rega, capina e cobertura. Costumo usar folhas de beterraba para fazer sopa de repolho, sopa de beterraba, saladas. A beterraba tem um sabor agradável e adocicado, o cheiro e o sabor habituais estão ausentes. Percebi que as folhas dessa variedade de beterraba começam a amarelar mais cedo do que outras e permanecem verdes até a colheita.Eu colho raízes no final de setembro. Cortei as folhas com uma margem de 5 mm, limpe-as apenas em tempo seco, limpe-as do chão e as deixo espalhadas no chão do celeiro. Duas semanas depois, abaixo as beterrabas no porão para armazenamento no inverno. As beterrabas são bem armazenadas, praticamente não existem culturas de raízes doces. É armazenado em uma caixa de madeira até o mês de junho e não germina. Beterrabas são boas para cozinhar sopa de beterraba, beterraba, vinagrete, pastas, saladas, sopas frias. Recomendo essa variedade para plantar em uma horta, a colheita será necessariamente boa.