A principal tarefa dos jardineiros é obter uma rica colheita de culturas cultivadas, e nem todos prestam atenção às condições da folhagem até que a mudança de cor se torne perceptível demais. Muitas vezes, surgem problemas com o amarelecimento e danos ao arbusto ao cultivar vários tipos de pimenta. Com o que está conectado e como evitar esse fenômeno - consideraremos mais adiante.
Razões principais
Se manchas amarelas começarem a aparecer repentinamente nas folhas de pimenta, é necessário descobrir o quanto antes o que influenciou o início desse processo, a fim de tomar medidas oportunas. Por via de regra, a lista de tais razões é padrão.
Rega errada
O erro mais comum, levando ao fato de que a pimenta que cresce nos canteiros, deixa as folhas amareladas - isso é uma violação do regime de irrigação.
O vegetal é sensível à umidade, seu sistema radicular é muito delicado e responde tanto ao transbordamento quanto ao transbordamento:
- Com excesso de água o solo não tem tempo para secar e ocorre a deterioração das raízes. No estágio inicial, manifesta-se no fato de veias amarelas aparecerem nas folhas, que depois mudam completamente de cor e caem. No estágio final, a raiz apodrece completamente e o arbusto morre.
- Rega insuficiente provoca uma falta de nutrientes, o que também leva a uma deterioração do estado da coroa e, em seguida, o fruto da pimenta.
O esquema de rega dos arbustos de pimenta deve ser alterado dependendo das condições climáticas e da precipitação: em clima frio e durante chuvas, a quantidade de água deve ser moderada e abundante em calor.
Para evitar o amarelecimento das folhas, você deve sempre monitorar a condição dos arbustos e folhagens e, uma vez por semana, 2 dias após a próxima rega, afrouxe o solo a uma profundidade de 5-6 cm.
Frio
O pimentão é uma cultura que adora calor, portanto, um motivo muito comum para amarelar suas folhas pode ser uma queda acentuada de temperatura abaixo de 15 ° C à noite.
Para evitar o superaquecimento do sistema radicular, é necessário cobrir o solo ao redor das hastes com feno ou folhagem e com forte resfriamento noturno - proteja os arbustos com a ajuda de materiais especiais (spanbond, lutrasil).Importante! A pimenta não gosta de frio - ela enfraquece a imunidade da planta, então você precisa regá-la com água morna e aquecida ao sol.
Calor
Verões áridos e luz solar direta não são menos destrutivos para as folhas do que o frio. Se a coluna do termômetro for mantida acima de + 35 ° C, dificilmente será possível evitar a murcha e o amarelamento da coroa.
Durante esse período, se possível, é necessário proporcionar sombra às plantas, equipando o dossel e realizando uma rega abundante.
Importante! Em calor extremo, é recomendável regar todos os tipos de pimenta no início da manhã ou à noite após as 17:00, evitando a luz solar direta.
Transplante incorreto
Acontece que logo após o plantio de mudas em campo aberto, a folhagem dos arbustos jovens começa a ficar coberta de manchas amarelas. O motivo é simples: violação das regras de transplante. A planta entra em novo solo e a imunidade imatura de mudas causa um mau funcionamento.
Você pode evitar esse incômodo aplicando o método de transbordo ao plantar mudas. Nesse caso, os arbustos são transferidos para os buracos, juntamente com um pedaço de terra em que cresceram.
Falta de luz
O pimentão é uma cultura que adora a luz e é necessária uma iluminação intensa para o crescimento normal. Acontece que o amarelamento se faz sentir mesmo no estágio de cultivo de mudas - mesmo assim, quando há falta de luz nos arbustos jovens, as folhas começam a empalidecer, a fotossíntese é interrompida.
Para combater o problema, as plantas devem ter horário de verão de pelo menos 10 horas. Para mudas, recomenda-se o uso de iluminação artificial, e as mudas destinadas ao terreno aberto devem ser plantadas em uma parte bem iluminada do local.
Deficiência de nutrientes
Não é segredo que as plantas precisam de nutrientes para o crescimento normal. Se a cultura cresce em solo insuficientemente fértil, os problemas não podem ser evitados.
Folhagem de pimenta é um indicador de falta de minerais:
- com falta de nitrogênio e potássio, as folhas na parte inferior do mato sofrem - primeiro ficam amarelas, depois secam nas bordas e caem;
- com a falta de ferro, o amarelecimento começa com as folhas superiores, enquanto as veias permanecem verdes.
Em ambos os casos, é necessário realizar a cobertura foliar como medida de emergência para salvar os arbustos. Para fazer isso, plante o fertilizante apropriado, de acordo com as instruções, e com a ajuda de uma rega pode irrigar o solo e a própria folhagem. No futuro, a cobertura é feita regularmente, de acordo com as regras da tecnologia agrícola para o cultivo de pimenta (pelo menos 1 vez por mês durante a estação de crescimento).
Vídeo: As folhas de pimentão ficam amarelas
Para eliminar a deficiência de nitrogênio, o nitrato de amônio é usado para fertilizantes foliares e radiculares. Para reabastecer as reservas de potássio, é utilizado nitrato de potássio (contém um alto teor desse mineral). Uma solução fertilizante é preparada a partir de 20-30 g de salitre por 10 l de água.
Falha na rotação de culturas
Ao cultivar pimenta, independentemente de ser amarga ou doce, é importante seguir as práticas agrícolas. O desvio das regras de rotação de culturas está repleto de crescimento prejudicado dos arbustos e uma diminuição no rendimento, as folhas também podem desmoronar na planta.
- Ao cultivar pimenta, você não pode:
- plantar mudas por vários anos seguidos no mesmo local (o solo está esgotado, torna-se menos fértil);
- plantar pimenta na área onde as culturas solanáceas foram cultivadas na temporada anterior (elas liberam substâncias tóxicas no solo);
- mudar as datas da semeadura (alterar a duração do horário de verão ou congelar afeta negativamente o crescimento das mudas).
Root weave
Muitas vezes, ao cultivar em uma estufa, os jardineiros, tentando economizar espaço, engrossam o plantio de arbustos, que, por sua vez, podem causar queda de folhagem. As raízes das plantas plantadas intimamente se entrelaçam à medida que crescem e começam a lutar por nutrientes em uma área do solo, o que inevitavelmente leva ao esgotamento dos arbustos. Além disso, os pimentões que crescem muito grossos se obscurecem, como resultado, as folhas inferiores sofrem com a falta de luz e ficam verde-amareladas.
O problema pode ser resolvido apenas se for observada a distância ideal entre os arbustos (30 cm) e o desbaste regular dos leitos.
Você sabe O nome da pimenta "chili" da língua asteca é traduzido como "vermelho".
Doença
Outra razão muito séria para a mudança de cor da folhagem nesta lavoura vegetal é a derrota de suas doenças:
- Fusarium - uma doença fúngica perigosa que afeta toda a folhagem de um arbusto. A coroa começa a desbotar, fica amarela e depois cai completamente. O risco de infecção de plantas próximas é muito alto. A infecção ocorre principalmente pelo solo (especialmente se as culturas de cereais estavam crescendo no local antes) e, às vezes, pelo uso de sementes infectadas de baixa qualidade.
Para combater a doença, é necessário destruir as plantas já doentes (queimar) o mais rápido possível e pulverizar arbustos saudáveis com um antifúngico químico de produção industrial (por exemplo, Fundazol), de acordo com as instruções. As sementes de origem duvidosa são tratadas antes da semeadura.
- Praga tardia. Esta doença ocorre com uma violação do sistema de irrigação ou com um estalo frio. A coroa também afeta frutas que já apareceram, cobertas com manchas marrons e podridão. Nos primeiros sinais de doença, as plantas devem ser pulverizadas com um composto químico para o tratamento da praga tardia (por exemplo, “Fitosporina”), normalizar a rega e fornecer abrigo durante o período de resfriamento noturno.
- Mancha foliar (cladosporiose) - uma doença de natureza fúngica característica de todos os tipos de pimentas. Aparece na aparência de manchas brancas-amarelas na folhagem. Tendo atingido um arbusto, pode ir para o resto. É tratada tratando a coroa da planta com um fungicida (por exemplo, líquido de Bordeaux) de acordo com as instruções.
- Mosaico - a doença mais perigosa, cujo tratamento e prevenção é quase impossível. A doença é de natureza viral, entra no solo e na própria planta através de equipamentos de jardinagem, às vezes os pulgões o carregam. As plantas afetadas estão sujeitas à destruição e as sementes são desinfetadas em uma solução de permanganato de potássio por 15 minutos antes da semeadura.
Ataque de pragas
A folhagem de uma cultura vegetal pode sofrer não apenas de doenças, mas também do ataque de várias pragas:
- Pimentão assassina mais frequentemente pulgões. Este parasita come suco das folhas e caules da planta, como resultado da qual a folhagem fica amarela e cai. Lute contra os pulgões imediatamente: primeiro, lave bem a folhagem com uma solução de sabão (100 g de sabão por 10 litros de água) e depois pulverize com qualquer inseticida disponível (por exemplo, “Karbofos”) de acordo com as instruções.
- Um parasita desagradável que é muito prejudicial para a planta, - ácaro. É invisível, porque está localizado na superfície inferior das folhas e suga o suco delas. O método de controle é semelhante ao usado para matar os pulgões: remoção mecânica com água e sabão, tratamento com inseticida.
- Slug - um dos parasitas desagradáveis da pimenta, eles comem não apenas folhagem, mas também os próprios frutos, resultando em podridão e morte de parte da colheita. Para destruir lesmas, são utilizados meios especiais altamente eficazes (por exemplo, como Extraflor ou Arrow).
- Medvedka É a mais desagradável das pragas, porque é difícil de detectar e, em um dia, pode danificar as raízes de cerca de uma dúzia de arbustos. Para combater o urso, é usado o afrouxamento regular do solo, os buracos descobertos são derramados com uma solução de sabão (100 g por 5 litros de água) e, de acordo com as instruções, a droga mais popular que envenena esse parasita é o "trovão".
- Tripes, insetos que se parecem com gafanhotos microscópicos na aparência, comem a folhagem de quase todas as culturas vegetais. É difícil detectá-los, eles são muito pequenos e discretos, porém causam danos significativos à planta, pois também são portadores de infecções e vírus perigosos para os vegetais. A destruição é realizada de acordo com o método de combate aos pulgões: lavagem de larvas e adultos com jatos de água, seguida de pulverização com inseticida (por exemplo, “Fitoverm”).
Medidas preventivas
Evitar o amarelecimento futuro da folhagem nos pimentões é muito mais fácil do que tratar uma doença já existente.
Para fazer isso, basta seguir as medidas preventivas básicas:
- use apenas sementes comprovadas para a reprodução de mudas, mergulhe-as em permanganato de potássio antes de semear para fins de desinfecção;
- cultivar mudas em vasos separados para evitar a possível propagação de doenças e também para evitar o corte das raízes;
- tenha cuidado ao transplantar plantas em campo aberto, transbordar o mato da panela com um pedaço de terra;
- escolha cuidadosamente um local para o plantio: ele deve ter solo fértil e estar em um local bem iluminado;
- observar o padrão de plantio: 30 cm entre os arbustos, 70 cm entre os canteiros;
- forneça uma rega adequada e regular, ajuste-a de acordo com as condições externas (chuva, seca);
- soltar e adubar o solo para preservar e redistribuir nutrientes e proteger contra parasitas;
- alimente regularmente pimentas durante toda a temporada;
- cobrir plantas com uma forte queda na temperatura do ar;
- remover ervas daninhas das camas;
- periodicamente, faça uma inspeção completa dos caules e folhagens.
Você sabe Pimenta caiena é adicionada a algumas raças de canários para dar às penas uma cor vermelha brilhante.
Essas dicas são relevantes não apenas para o pimentão - elas podem ser usadas como profilaxia em variedades agudas e decorativas.
Uma consideração detalhada do problema de amarelecimento da folhagem nos arbustos de pimenta nos permite concluir que existem muitas razões para esse fenômeno, que vão desde a violação das regras de atendimento e terminando com a derrota de doenças perigosas. Medidas preventivas oportunas evitarão essas dificuldades.