Existem muitas variedades e variedades de híbridos de pimentão disponíveis para plantar os cultivadores. Infelizmente, porém, muitos deles não podem ser distinguidos pela alta produtividade e excelente qualidade das frutas. No entanto, a variedade Aivengo é excelente na frutificação, mesmo em climas com verões ultra-curtos, e praticamente não é danificada por doenças e pragas. Neste artigo, você aprenderá em detalhes como cultivar pimentas Aivengo em casa e o que você precisa para frutificar com segurança essa variedade.
Seleção e descrição de variedades
A pimenta Avento foi criada há relativamente pouco tempo, o desenvolvimento dessa variedade começou em meados dos anos 90 do século XX e, em 1998, a planta passou por todos os estudos necessários e foi incluída na lista oficial de culturas permitidas para cultivo. A planta foi criada devido ao trabalho árduo dos criadores africanos, baseada em híbridos locais, mais produtivos e resistentes às intempéries.
Esta planta é uma variedade altamente produtiva e madura. Os primeiros frutos tecnicamente maduros são observados 100 dias após o transplante de mudas em solo aberto. A fase de amadurecimento total dos pimentões ocorre 110-115 dias após o transplante. Os arbustos da planta são grandes, vigorosos e ramificados, com cerca de 60 a 70 cm de altura.O arbusto é de tamanho médio, as folhas são pequenas, redondas, apontadas para a borda. O caule e a folhagem têm uma rica tonalidade verde com um leve brilho.
Galeria de Fotos
A floração dos arbustos se reúne; durante esse período, grandes flores axilas aparecem nas plantas. Eles crescem sozinhos, mas geralmente se reúnem em cachos. A cor da corola é de tons branco ou esverdeado, mas às vezes a base adquire um tom amarelado. Após a floração, os frutos, os chamados frutos ocos sem sementes, se formam a partir do ovário. Eles são caracterizados por uma tonalidade amarela ou vermelha saturada, polpa densa e moderadamente suculenta. A espessura da polpa geralmente é de 5 a 7 mm, enquanto o peso médio do feto está na faixa de 100 a 130 g.O rendimento da variedade é alto, até 8 kg de frutas podem ser colhidas com segurança a partir de um metro quadrado. A cultura amadurece uniformemente, os frutos do Aivengo se distinguem por excelentes qualidades comercializáveis, são resistentes ao estresse mecânico e também possuem propriedades aromáticas e de sabor aumentadas.Você sabe O capsicum foi descoberto pelos europeus no século XV, graças a uma das expedições de Cristóvão Colombo.
Vantagens e desvantagens
- As principais vantagens do Aivengo:
- estação de crescimento curta;
- alta produtividade;
- a planta não tem medo de plantações espessadas;
- os frutos toleram armazenamento e transporte a longo prazo;
- excelentes características de sabor das frutas;
- a variedade é resistente a infecções específicas, incluindo alternariose e mosaico viral;
- os pimentões estão completamente prontos para uso, mesmo na fase de maturidade técnica.
Como cultivar mudas por conta própria
Não é difícil cultivar pimenta do Aivengo, para isso será necessário dominar as especificidades gerais da tecnologia agrícola do cultivo. Nesse caso, é necessário levar em consideração as necessidades individuais da variedade. Somente neste caso é possível obter não apenas mudas saudáveis, mas também sua produtividade máxima no futuro.
O momento
Para calcular o período ideal de semear sementes para mudas, você pode usar a regra universal: o ciclo de vida ideal das plantas para semear ocorre 60 a 80 dias após as primeiras colheitas. Assim, cerca de 100 dias após a germinação, o Aivengo dará os primeiros frutos, adequados para consumo e transporte a longo prazo. Para isso, em clima temperado, as sementes devem ser plantadas entre o final de fevereiro e a primeira quinzena de março.
Solo e capacidade
Semear em solo especialmente preparado. Esses solos devem ser leves, soltos, mas bem fertilizados. Freqüentemente, são utilizados solos especiais para plantas de interior, diluídos com areia do rio (0,5: 3). Você mesmo pode cozinhar esta mistura, para isso deve combinar húmus, turfa e areia do rio (2: 2: 1).
Eles enchem o solo em recipientes de jardim em geral ou individuais, feitos de plástico, madeira, metal, etc. A principal condição desses vasos é a segurança e a não-toxicidade total. Ao mesmo tempo, cada planta deve ter um espaço de pelo menos 5 × 10 cm, motivo pelo qual os copos individuais são considerados os melhores recipientes de jardim para mudas. Um orifício de drenagem funcional deve necessariamente ser construído no fundo dos vasos de jardim.O substrato mais simples e eficaz para a germinação das sementes é considerado o chamado comprimido de turfa. Este é um solo prensado especial contendo todos os nutrientes necessários. É embrulhado com agrofibra especial, que preserva a estrutura da mistura até o plantio no solo. Os comprimidos de turfa semeada são imersos em recipientes comuns com água (com uma camada de cerca de 1 cm), onde passam as primeiras fases do desenvolvimento da planta.
Se forem utilizadas misturas soltas durante o plantio, elas devem ser esterilizadas. Isso é necessário para destruir os patógenos de várias infecções e larvas de parasitas, que frequentemente destroem os brotos na fase das 2 primeiras folhas. O procedimento é realizado de várias maneiras, mas o mais popular entre os jardineiros é:
- assar no forno, 20-30 minutos, a +125 ... + 145 ° С;
- vapor no microondas, 5-10 minutos;
- hidratação com solução de permanganato de potássio a 2%.
Importante! Após a esterilização, o solo deve ser mantido em repouso, a uma temperatura de cerca de + 20 ° C, por pelo menos uma semana. Durante esse período, ela restaurará completamente sua estrutura.
Seleção e preparação de sementes
Hoje, o mercado de sementes de qualidade está cheio de muitas ofertas, por isso é fácil comprar pimenta Aivengo. No entanto, muitas vezes, mesmo em uma loja especializada, você pode encontrar um híbrido degenerado. Apesar de tais plantas serem capazes de dar frutos, muitas vezes seus frutos não correspondem ao aroma esperado, nem a outras propriedades. Portanto, ao comprar sementes, todo cultivador de plantas deve prestar atenção à embalagem.As sementes de pimenta de alta qualidade devem conter as seguintes informações na embalagem:
- datas de vencimento claramente indicadas;
- informações sobre o importador e fabricante da empresa;
- Marcação F1 - híbridos obtidos por cruzamento direto de plantas-mãe. Esta é a única condição para um excelente rendimento, uma vez que as sementes da segunda geração (F2) não são adequadas para a semeadura.
São utilizadas várias preparações específicas; as mais populares são as soluções de zircão (2 gotas / 100 ml), Kornevin (1 mg / 100 ml) e Epina (2 gotas / 100 ml). O tratamento é realizado embebendo as sementes em soluções de trabalho por 4-8 horas, imediatamente antes da semeadura, ou não antes de 1-2 dias.Se possível, as sementes são germinadas, para isso são embrulhadas em uma única camada de gaze umedecida e colocadas em um local quente, com uma temperatura de cerca de +22 ... + 26 ° C. À medida que a gaze seca, umedeça. Sob tais condições, em apenas 1-3 dias, as sementes darão um pequeno broto e raiz, após o que poderão ser transferidas com segurança para o solo.
Você sabe Os astecas antigos tinham uma divindade simbolizando pimenta. Esta é a chamada deusa Chantiko (Kausholotl), ocupando um dos principais papéis na crença dos índios.
Semeando sementes
Na produção agrícola, é habitual distinguir dois métodos de germinar sementes de pimenta, este é o chamado método de colheita e sem colheita. Apesar de fornecerem condições idênticas para a manutenção das plantas, os métodos apresentam diferenças fundamentais que diferem tanto nas vantagens quanto nas desvantagens específicas.
Com picareta
Semear com colheita envolve o cultivo de mudas em grandes recipientes comuns ou em células individuais. Nesse caso, as sementes são semeadas em método de linha ou cava, sendo que cada planta deve ter pelo menos 5 × 10 × 5 cm de espaço livre do vaso.A semeadura é realizada superficialmente, a uma profundidade de 2 cm. Após 3-5 semanas, as mudas são transplantadas para um novo recipiente. Neste momento, as plantas entram na fase de crescimento ativo e 2 folhetos reais se desenvolvem nelas.
- As principais vantagens do método:
- baixos custos trabalhistas;
- não requer muitas capacidades;
- as plantas são fornecidas uniformemente com o microclima necessário.
- As principais desvantagens:
- a colheita pode causar inibição de brotos;
- uso irracional de sementes (as culturas requerem desbaste);
- quando ocorrem infecções, todas as plantas são afetadas.
Sem picareta
O método de não colheita envolve a obtenção de mudas em recipientes individuais. Nesse caso, as plantas recebem muitas condições do solo para crescimento e desenvolvimento, e o transplante dessas mudas é realizado uma vez, quando se desloca para o solo aberto.
- Há muitas vantagens nesse método:
- não requer transplante, o que melhora a imunidade das mudas;
- torna possível criar condições individuais para as plantas;
- simplifica a técnica agrícola geral do cultivo de mudas.
- Não é sem suas deficiências, em primeiro lugar, são elas:
- custos adicionais para um grande número de tanques;
- É necessário atendimento individual para cada planta.
Cuidados com mudas
Após a semeadura, os vasos são movidos para um local quente e bem iluminado; o peitoril da janela sul é mais adequado para isso. A falta de luz é prejudicial para os pimentões, pois leva à extensão e fragilidade do caule. Se as mudas forem expostas à luz solar direta o dia todo, elas serão sombreadas para criar iluminação difusa.Durante uma semana, as sementes são germinadas a uma temperatura próxima de + 15 ° C, após o que a temperatura é aumentada para +18 ... + 20 ° C. Nesse caso, é possível alcançar dois requisitos positivos ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, ajuda a obter mudas de alta qualidade sem recorrer a destacar vasos de flores. Em segundo lugar, o desenvolvimento a baixa temperatura contribui para um aumento ativo da massa aérea de pimenta, o que melhora sua capacidade de criar raízes durante o transplante em terreno aberto.
Importante! Inicialmente, os recipientes semeados são cobertos com um filme plástico, o que é necessário para proporcionar o microclima ideal para mudas jovens. Na fase 2 dessas folhas, esse abrigo é removido.
Regue as pimentas conforme necessário. Ao umedecer essa cultura, é importante levar em consideração que a estagnação da umidade livre não ocorre no substrato, pois o fenômeno leva a lesões putrefativas do sistema radicular. Portanto, o solo é regado não mais de uma vez por semana, apenas água limpa e bem mantida à temperatura ambiente é usada para o procedimento. A rega é realizada sob a raiz, evitando molhar a folhagem.Aivengo e nutrição são necessários, pois ajudam a proteger as mudas de uma deficiência de vitaminas e minerais importantes para o crescimento das plantas. Fertilize as pimentas duas vezes antes de plantar no solo. A primeira alimentação é realizada 14 dias após a semeadura, a segunda vez após um mergulho ou 14 dias após a primeira. O curativo é introduzido na forma líquida, para esse uso uma variedade de misturas complexas, das quais as mais eficazes são as preparações Agricol, Krepysh, Fertika e Argamassa.
Endurecimento de mudas
O endurecimento das mudas não é um procedimento obrigatório, no entanto, é melhor proteger as plantas da variabilidade ambiental e prepará-las para o desenvolvimento no ambiente natural. Eles começam a plantar cerca de 2 semanas antes do plantio, pois essas mudas estão gradualmente acostumadas a condições de baixa temperatura (+13 ... + 16 ° C).
Primeiro, as plantas são mantidas no frio por várias horas, aumentando gradualmente esse intervalo para 12-24 horas. Para fazer isso, eles são transferidos para o ar livre, para uma varanda ou terraço não aquecido. Nos últimos 2-3 dias antes do plantio, as plantas são completamente transferidas para o ar livre. Depois disso, os pimentões tornam-se quase invulneráveis a qualquer mudança repentina do clima.
Como e quando plantar mudas em um local permanente
O plantio adequado é uma das condições mais importantes que ajudam a obter uma colheita rica e de alta qualidade, enquanto o pimentão não é exceção. Para isso, é importante levar em conta não apenas os termos ideais, mas também escolher um local adequado, além de preparar o site com alta qualidade.
O momento
As pimentas são plantadas com 60 a 80 dias após a germinação; nessa idade, as plantas entram na fase de 6 a 8 folhas verdadeiras, e sua altura geralmente chega a 20 a 30 cm.Em um clima temperado, o período favorável para isso ocorre aproximadamente no final de maio - início de junho. Antes do desembarque, um degelo estável e as condições climáticas devem ser formadas. Nesse caso, a temperatura do ar deve aquecer até pelo menos + 18 ° C, e o solo - a + 15 ° C.
Seleção do site
As pimentas são cultivadas apenas em solos leves e bem fertilizados, com baixo coeficiente de absorção de água; somente nesse caso as plantas poderão fornecer uma nutrição ideal, bem como condições para um crescimento eficaz e bem-sucedido. Para esse fim, independentemente do tipo de solo, os canteiros sob plantio são preparados de maneira especial, para:
- o barro fertiliza com turfa;
- áreas de argila são diluídas com areia;
- na área de turfeiras, os solos são melhorados por misturas argilosas ou sujas;
- os arenitos são enriquecidos com uma mistura de turfa e terra de grama (2: 1).
- Fique longe de correntes de ar e áreas de ventos constantes;
- bem iluminado e também longe de vegetação alta ou objetos sombreados;
- estar localizado em uma planície ou colina, no lado sul;
- ter um nível de água subterrânea não inferior a 90–100 cm.
Para fazer isso, siga as seguintes regras:
- depois de plantadas pimenta, cebola, cenoura, repolho, abobrinha, pepino, etc. No final da temporada, a terra é semeada com sideratos, cortados e lavrados no solo no final do outono;
- no próximo ano, o local é semeado com Abóbora (melancia, melão, abóbora, etc.);
- no futuro, o lote será ocupado por culturas de repolho (ou outro crucífero) ou feijão, após o que o plantio de pimenta é repetido.
Mais rentável | Bom | Proibido |
Melão | Repolho | Batata |
Abóbora | Beterraba | Tomates |
Melancia | Cenouras | Physalis |
Leguminosas | Berinjela | |
Bow | Pimenta (outras variedades) | |
Couve-flor | ||
Pepino | ||
Nabo | ||
Rutabaga | ||
Squash | ||
Siderata |
Ao planejar o local, vale a pena prestar atenção aos vizinhos na cama, variedades doces de pimenta não coexistem com segurança com muitas plantas, o que sempre termina com uma diminuição na produtividade.
Vizinhos excelentes para a pimenta são considerados:
- berinjela;
- feijão;
- Tomate
- cebolas;
- alho
- milho
- ervas picantes.
Importante! Não se recomenda que o Aivengo seja cultivado perto de outras variedades de pimenta, incluindo variedades picantes. Isso levará à polinização cruzada, que sempre ameaça alterar as propriedades aromáticas e morfológicas da fruta.
Esquema e profundidade do desembarque
Na maioria das vezes, os pimentões são plantados em linhas, enquanto a largura deve estar dentro de 1 metro e o espaçamento entre 40 a 50 cm. Muitas vezes, a cultura é plantada em um método minúsculo, para isso as plantas são plantadas em duas fileiras, com um espaçamento de 60 cm. Muitos cultivadores de plantas usam um sistema de plantio de xadrez mais progressivo. Ao mesmo tempo, as plantas são plantadas em poços individuais de 30 × 30 cm, com uma distância de 50 cm por m², é permitido conter no máximo 5 plantas.Esse sistema é mais racional, ajuda a economizar espaço e a criar um microclima individual para cada bucha. Independentemente do método de plantio, as mudas são plantadas a uma profundidade de 8 a 10 cm.
Como cuidar em campo aberto
Não é difícil cuidar de Aivengo, apesar das raízes do sul, esta planta não requer condições individuais para si mesma, portanto pode ser cultivada com segurança usando técnicas agrícolas padrão para o cultivo. Nesse caso, atenção especial deve ser dada ao regime de manutenção dos leitos.
Rega
As pimentas são regadas regularmente, essa cultura não tolera a seca; portanto, com a falta de umidade livre, ela pode morrer. Para evitar isso, é criado um sistema de irrigação regular no local, para que, durante o período de seca, os leitos sejam regados pelo menos 2 vezes por semana, durante a estação chuvosa e em clima frio, a frequência do procedimento seja reduzida. Um sinal claro da necessidade de leitos para irrigação é uma crosta densa e seca do solo, com 2 a 4 cm de espessura.As pimentas são regadas por irrigação por gotejamento, o período mais favorável para isso é de manhã cedo ou tarde da noite. Esta é a única maneira de proteger contra a evaporação excessiva de umidade e a irrigação irracional. Para fazer isso, use apenas água limpa previamente assentada. Deve ser aquecido à temperatura ambiente, caso contrário, existe uma alta probabilidade de picada pelo frio no sistema radicular da pimenta.
Cuidado do solo
Para um crescimento bem-sucedido, a pimenta requer capina oportuna, afrouxamento do solo e cobertura morta. O afrouxamento e a remoção de ervas daninhas são frequentemente combinados, são realizados conforme necessário, mas não antes de uma vez por semana. Além disso, o solo é afrouxado no dia seguinte à rega e às fortes chuvas. Nesse caso, é possível evitar o desenvolvimento de ervas daninhas nos canteiros, bem como proporcionar ao solo a permeabilidade ao gás necessária. Ao mesmo tempo, para não danificar o sistema radicular da pimenta, o solo é afrouxado em 4-5 cm.
A cobertura é obrigatória para todos os jardineiros que tentam criar as condições mais favoráveis para o Aivengo no local. Permite preservar a umidade valiosa do solo, além de criar as melhores condições de microclima e temperatura. O procedimento é realizado pelo menos 2 vezes por estação, 2 semanas após o plantio e antes da floração. Coco, serragem, agulhas e casca de pinheiro são usados como cobertura morta. A espessura desta camada deve ser de pelo menos 5 cm.
Você sabe Apesar do mesmo nome de raiz, o capsicum não é uma espécie relacionada às ervilhas. Eles pertencem a uma família separada de pimentas, enquanto o capsicum é um representante das Solanaceae.
Aplicação de fertilizantes
Com a preparação adequada do local, a introdução de fertilizantes adicionais não é necessária, mas muitas vezes essa medida aumenta significativamente a produtividade e ajuda a reduzir o tempo de amadurecimento das frutas em 10 a 14 dias. Para isso, a cobertura é realizada sistematicamente, de acordo com o seguinte esquema:
- 14-25 dias após o plantio, os canteiros são regados com soluções de fosfato-nitrogênio (25 g de superfosfato, 10 g de uréia / 10 l de água);
- compostos de boro são úteis durante a floração; para isso, é utilizada uma mistura de açúcar e boro (500 g de açúcar, 20 g de ácido bórico / 10 l de água);
- após o aparecimento do ovário, os leitos são regados com uma solução de sódio e amônio (10 g de nitrato de sódio, 5 g de sulfato de amônio / 10 l de água);
- durante o período de enchimento dos frutos das plantações, eles são fertilizados duas vezes, com um nitroammofos (10 g / 10 l de água) e uma mistura de 40 g de superfosfato e 20 g de nitrato de potássio (por 10 l de água).
Vídeo: Fertilizante de pimenta
Liga de arbustos
Aivengo é considerado um arbusto alto, portanto, suas plantações devem ser de liga. Este procedimento ajuda a evitar a fragilidade do caule durante o crescimento ativo das plantas, bem como durante a fase de enchimento dos frutos. Além disso, os arbustos amarrados se tornam absolutamente imunes a fortes rajadas de vento, o que geralmente leva a um prolongamento dos desembarques.Uma liga é realizada o mais cedo possível; é melhor executá-la após o enraizamento das mudas, aproximadamente 14 dias após o plantio. Como suporte, use estacas de madeira ou hastes de metal, instaladas a uma distância de 10 cm da bucha. Amarre os arbustos ao suporte usando um cordão apertado, no centro ou ligeiramente acima do centro da haste. Nesse caso, a planta deve ser fixada livremente e a liga não deve causar dificuldades para o crescimento.
O Aivengo é uma variedade moderna e despretensiosa de alto rendimento que pode produzir frutos de alta qualidade. É por isso que essa planta é frequentemente usada para cultivo doméstico e industrial, incluindo vendas subsequentes. Não é difícil cultivar esta pimenta, no entanto, para o seu crescimento e frutificação abundante, você precisará criar um microclima estável e cuidados regulares, incluindo cobertura oportuna.