Se você cultivar tomates em uma estufa, deve estar ciente de um problema como a perda de gordura. Nesse caso, os arbustos de tomate parecem saudáveis, poderosos, a massa verde é grande, mas há poucas ou nenhuma flor. Colheita, neste caso, você não pode esperar. Oferecemos entender as causas desse fenômeno e descobrir como evitar esse problema.
Como entender que o tomate "come"?
Para determinar se há algum problema, reveja os sintomas do engarrafamento de tomates:
- o principal sintoma é que o arbusto está bem desenvolvido, o caule é espesso, a folha de tomate é verde escura, suculenta e ondulada nos topos;
- escovas de flores fracas, um pequeno número de flores, os frutos não estão amarrados.
- a formação de um grande número de enteados.
Se você encontrar arbustos na estufa com esses sinais - é hora de agir.
Você sabe Na planície costeira perto da cidade de Almeria, no sudeste da Espanha, há uma cidade com efeito de estufa. As estufas ocupavam uma área de 26.000 hectares, onde metade do mercado de vegetais na Europa é cultivado.
Por que os tomates engordam em uma estufa e o que fazer com isso?
Primeiro, você precisa descobrir o motivo pelo qual o tomate está "acima do peso", depois ficará claro como lidar com isso de maneira eficaz e rápida. Considere os comuns.
Microclima
Para cultivar tomates em condições de estufa, é necessário criar as condições climáticas corretas. Durante o dia nas estufas, não deve haver mais de 25 graus de calor e à noite - não mais que 22. Em condições de alta umidade e alta temperatura ambiente, brotam rapidamente. E isso significa que toda a energia da planta é enviada para o verde.
Esta situação pode ser corrigida de uma maneira simples, como a ventilação frequente da estufa. Isso eliminará a umidade desnecessária e diminuirá a temperatura do ar e do solo.
Fertilizantes e rega incorretos
Os jardineiros costumam pensar em como alimentar os tomates para que eles se desenvolvam melhor. Nesse processo, o controle é necessário, porque um excesso de fertilizantes leva à perda de gordura dos arbustos.
Importante! Cuidado com fertilizantes que contêm nitrogênio, pois é o nitrogênio que estimula o crescimento da massa verde. Eles não são necessários na primavera e durante o período de intenso desenvolvimento de curativos com infusões de ervas, esterco fresco ou fezes de pássaros.
Não há necessidade de abandonar completamente o nitrogênio, basta colocá-lo dentro de limites razoáveis e simultaneamente com fósforo e potássio.
Se você não levou em consideração alguma coisa e os tomates estão "engordando", use uma solução de monofosfato de potássio (uma colher de sopa de 10 litros de água) para pulverizar verduras e molhar as raízes. O resultado também fornece uma solução de superfosfato (3 colheres de sopa.colheres de fertilizante por 10 litros de água morna), é aplicada sob a raiz em um volume de 1 litro.
A perda de gordura pode resultar de rega excessiva. O tomate não precisa de excesso de umidade. Regue-o 1-2 vezes por semana, dependendo das condições climáticas. Alguns jardineiros regam as plantas somente quando os arbustos mostram os primeiros sinais de falta de umidade - eles murcham.
Densidade de aterrissagem
A próxima razão pela qual o tomate "come" é o aumento da densidade de plantio das mudas. Com o tempo, os arbustos aumentam de tamanho e são obtidos matagais intransponíveis, dos quais as plantas não têm luz.
Nesse caso, é necessário tomar medidas radicais - para remover parte das folhas que interferem na penetração da luz, principalmente sobre os pincéis de flores. Este procedimento requer precisão.
Nível de iluminação
Além de tudo isso, os tomates são sensíveis à iluminação. Para uma boa colheita, você precisa de muita luz do sol (até 16 horas por dia) e, se não for suficiente na estufa, com um microclima inadequado selecionado, as plantas também começarão a "engordar".
Portanto, pense em fornecer iluminação durante a fase de construção da estufa e não permita que ela escureça. Por exemplo, não plante plantas grandes perto da estufa, pinte a parede opaca de branco e, em casos difíceis, use iluminação artificial.
Você sabe Todos os anos, mais de 60 milhões de toneladas de tomate são cultivadas no planeta, um aumento de 16 milhões a mais de bananas. Maçãs ocupam o terceiro lugar - 36 milhões de toneladas.
Medidas preventivas
Não é segredo que o melhor remédio para problemas no cultivo de hortaliças é a prevenção. Em seguida, mostraremos como evitar a restrição de gordura dos arbustos de tomate, a fim de minimizar a possibilidade de um problema semelhante e aumentar a produtividade.
Seleção de grau
Primeiro, selecione as variedades com responsabilidade, com base nas seguintes regras:
- não use variedades determinantes de tomate destinadas a terrenos abertos na estufa; a colheita será ruim;
- as melhores variedades para condições de estufa são híbridos criados especialmente para esses fins.
Formação de Bush
Preste atenção à formação correta do arbusto. Para fazer isso, remova brotos laterais desnecessários (deixando 2-3 galhos) e aperte as partes superiores do arbusto. Este procedimento aumentará o número de ovários no mato e permitirá que a planta receba luz suficiente.
Aplicação de fertilizantes
Uma grande quantidade de fertilizante pode levar ao crescimento do mato, mas não para aumentar o rendimento. Portanto, as regras para a fertilização do tomate devem ser seguidas.
Eles são os seguintes:
- um mínimo de fertilizantes nitrogenados na primavera após o transplante das mudas para a estufa e no verão (adubo, adubos), é melhor introduzir nitrogênio durante a escavação da terra no outono;
- observe a falta de magnésio, como as folhas amareladas indicam, neste caso o sulfato de magnésio é usado na forma de uma solução aquosa;
- produza cobertura de potassa quando estiver presente em várias escovas no arbusto (de 5 a 6);
- aplique uma solução de superfosfato 2 semanas após o plantio, depois durante a formação dos ovários, uma terceira vez durante a frutificação.
Estímulo à floração
Para a formação de flores nos arbustos, é necessário observar o regime de rega (1-2 vezes por semana), plantar tomates a tempo, para evitar o espessamento da folhagem. Além disso, nas condições da estufa, a polinização é realizada de maneira forçada, pela qual os arbustos são sacudidos.
Criando condições confortáveis
Para evitar o problema de engorda de tomates em estufas, crie boas condições para eles, preste atenção especial a esses momentos:
- o esquema correto para o plantio de arbustos;
- rega regular, mas não frequente;
- temperatura durante o dia não superior a +25 ... + 26 ° С, à noite - até +22 ° С;
- boa iluminação e ventilação regular;
- vinculação oportuna de galhos a suportes;
- para o tomate, é melhor alocar uma estufa separada, não plante-a juntamente com pepino, porque o cuidado com as culturas é diferente.
Importante! Trate arbustos de tomate a cada 2 semanas com medicamentos contra doenças e pragas de insetos, mas em baixa concentração. Isso ajudará não apenas na luta contra a engorda, mas também protegerá os arbustos e as colheitas da morte.
Tomates em estufas, sujeitos a todas as regras, dão uma boa colheita. O tomate é uma planta despretensiosa. Portanto, forneça um cuidado mínimo, guiado por nossas recomendações, e obtenha deliciosas frutas. Se, no entanto, suas plantas começaram a engordar, agora você sabe o que fazer com ela. Tenha uma boa colheita!