Em qualquer fruto da planta, a maior quantidade de substâncias úteis está contida na semente, desde que o nascimento de uma nova vida vem dela. A abóbora também é uma exceção, das sementes das quais se obtém óleo, amplamente apreciado na medicina e no cozimento. Qual é o benefício do óleo de semente de abóbora e para o tratamento de que é usado, contaremos no artigo.
O que é e como é feito?
O óleo de abóbora é obtido pressionando a frio sementes de abóbora. Para começar, as matérias-primas são limpas de impurezas no separador. Um procedimento de colapso parcial é então realizado para liberar a semente do revestimento. Os grãos limpos são separados e enviados para moagem. As matérias-primas trituradas são prensadas e enviadas para extração. Inicialmente, a extração primária de óleo ocorre na prensa da extração primária por meio de tratamento com umidade e calor de matérias-primas. O bolo obtido na saída é triturado por trituradores e depois passa por um moinho de rolos.
Você sabe Para obter 1000 ml de óleo, você precisa de 2500 g de sementes de abóbora.
Em seguida, é seco a + 1100 ° C com indicadores mínimos de umidade e enviado à prensa para extração final. O produto resultante é filtrado e purificado a partir de impurezas. Agora pode ser engarrafado ou encapsulado. O processo de encapsulamento é realizado pelo método da extrusão clássica, co-extrusão ou tecnologia de vibração. A gelatina é geralmente usada como concha. No primeiro método, o produto encapsulado é introduzido no xarope com a adição de um emulsificante.Os componentes são completamente misturados sob pressão, para que o óleo seja distribuído uniformemente sobre o fundido e os componentes voláteis sejam preservados. O produto acabado é forçado através de um bico com pequenos orifícios para um recipiente cheio de solvente desidratado refrigerado. Quando a mistura quente, em contato com a superfície fria, solidifica, forma filamentos, que depois se partem em pedaços na forma de paus. A segunda técnica é empurrar simultaneamente o capsulador e o enchimento através do bico.
Você sabe Os primeiros a produzir óleo de abóbora foram os austríacos. Foram eles quem emitiram o decreto de que um produto valioso para o organismo deveria ser usado apenas para fins medicinais; portanto, somente as farmácias podem vendê-lo.
A matéria-prima que forma a concha passa através dos orifícios externos e envolve suavemente a substância encapsulada que sai do orifício interno. Em seguida, a gota passa pelo processo de endurecimento por secagem ou tratamento químico (depende do material da casca). No último método, é usada a quebra vibracional do fluxo do fluido laminar em gotículas esféricas que caem no polímero fundido (gelatina), onde são revestidas.
Composição quimica
O óleo de abóbora contém as seguintes substâncias:
- vitaminas B1, B2, C, PP, P, F, A, E;
- zinco;
- selênio;
- Sódio
- magnésio
- potássio
- manganês;
- cálcio
- ferro
- fósforo;
- rotina;
- carotenóides;
- fosfolípidos;
- fosfatidos;
- flavonóides;
- triglicerídeos;
- tocoferóis;
- carotenóides;
- pectinas;
- esteróis;
- ácidos (insaturados, poliinsaturados).
O conteúdo calórico do produto é de 896 kcal por 100 g e o índice glicêmico é 0.
Importante! Use um suplemento dietético estritamente de acordo com as instruções e após a permissão do médico.
Benefício e dano
- O óleo de semente de abóbora é recomendado para:
- aterosclerose, isquemia;
- doenças da bexiga, adenoma;
- processos inflamatórios crônicos (para reduzir a probabilidade de desenvolver uma doença);
- problemas associados a uma falha no metabolismo lipídico;
- doenças hepáticas difusas crônicas;
- colecistite crônica, úlcera;
- ostrite gastrite, azia;
- a necessidade de remover substâncias tóxicas do corpo.
- Danos e contra-indicações:
- capaz de causar diarréia, arrotos;
- pode provocar uma reação alérgica;
- cuidado extremo deve ser usado com colecistite, pancreatite, diarréia, problemas gastrointestinais associados a baixa acidez e doença biliar.
Para homens
A presença de zinco, magnésio e substâncias biologicamente ativas pode estimular o trabalho das glândulas sexuais. Como resultado, a próstata melhora, o que implica um aumento na ereção e estimulação da produção de espermatozóides. É capaz de aliviar o processo inflamatório no sistema genito-urinário e reduzir o risco de adenoma da próstata.
Para mulheres
O óleo é capaz de normalizar o fundo hormonal e entorpecer as sensações desagradáveis que acompanham a menstruação. Também é capaz de eliminar processos inflamatórios no sistema genito-urinário. Um bom profilático contra a erosão cervical e a infertilidade. Se você tomar o produto durante a gravidez, poderá normalizar a pressão, eliminar o edema e saturar o corpo com os elementos ausentes.
Importante! Mulheres grávidas e lactantes precisam ter cuidado com o uso de óleo de semente de abóbora, pois é um alérgeno. Você precisa começar a tomar pequenas doses e monitorar cuidadosamente a reação do seu corpo e do corpo da criança.
Além disso, o produto controla a formação e o desenvolvimento do feto, minimiza a probabilidade de desvios. As mulheres que amamentam também se beneficiam de tomar óleo para fortalecer os cabelos, unhas e melhorar a condição da pele. Além disso, junto com o leite materno, o óleo entrará no corpo do bebê.
Para crianças
O produto é recomendado para bebês. Suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias ajudarão a eliminar rapidamente os processos inflamatórios da pele e assaduras. Porém, para essas crianças, a cápsula não é adequada para consumo, portanto elas devem receber óleo através do leite materno.Também é aplicável em forma líquida para lubrificar áreas problemáticas da pele. Para crianças mais velhas que podem comer alimentos sólidos, você pode dar 1 pc. por dia. A ferramenta irá saturar o corpo das crianças com substâncias úteis e fortalecer o sistema imunológico.
Regras para tomar óleo de abóbora em cápsulas
De acordo com as instruções de uso, as cápsulas são tomadas como suplementos alimentares três vezes ao dia antes ou após as refeições. Pessoas com mais de 14 anos de idade podem beber 3-4 cápsulas. O curso é de um a dois meses. Após uma pequena pausa, se necessário, você pode repetir.
Importante! Para usar o óleo para fins medicinais, você precisa consultar um médico, pois somente ele pode determinar a dosagem e a duração do curso para um caso específico.
É possível o seguinte regime de ingestão de produtos:
- com inflamação da próstata, que se transformou em uma forma crônica (1-2 cápsulas depois de comer 3-4 meses);
- níveis lipídicos muito altos (mesmo padrão);
- prevenir a aterosclerose (2 cápsulas em 24 horas por vários meses, até melhora);
- problemas no fígado, vias biliares e biliares (3-4 cápsulas 3 vezes ao dia após as refeições).
Regras de armazenamento
O óleo de abóbora encapsulado é armazenado em um local escuro, fresco e seco. Nesta forma, o produto pode ser armazenado por até um ano e meio. O óleo de semente de abóbora em cápsulas é o mesmo produto líquido, mas de uma forma conveniente para uso.
Além disso, em cápsulas, retém mais propriedades úteis, pois não entra em contato com o ar e pode ser armazenado por mais tempo, sem alterações na estrutura.