O surgimento de novos tipos de tomate é o resultado do trabalho bem-sucedido e frutífero dos agrônomos modernos, que se esforçam muito para produzir variedades que combinam excelente sabor e forte imunidade, proporcionando uma boa colheita. "Eupator" é uma das novas, mas comprovadas descobertas, e será discutida neste artigo.
Caracterização e descrição da variedade
"Eupator" é uma cultivar híbrida cuja colheita cai no meio do período inicial. Você pode aprender tudo sobre eles estudando suas principais qualidades:
- arbusto de altura média, que pode atingir 1,5-2 m;
- inflorescências simples de 5-6 frutas redondas em cada uma;
- folhas de tamanho médio são pintadas em tons escuros de verde;
- o feto é médio, sua massa pode variar - 130-150 g;
- casca vermelha tem uma estrutura densa, mas ao mesmo tempo fina;
- Tomate de 4-6 câmaras;
- polpa suculenta;
- o teor de sólidos é de 4-6%;
- sabor agridoce;
- o período entre o plantio de mudas e o amadurecimento do tomate dura de 100 a 110 dias;
- a produtividade pode chegar a 40 kg / m², 1 mato de tomate pode estragar 6 kg de frutas;
- a colheita pode ser armazenada por muito tempo e transportada com sucesso com perdas mínimas;
- O tomate é adequado para o consumo fresco no verão e também é usado com sucesso na preservação do lar. Especialmente com frequência, suco e pasta de tomate são feitos a partir dele, quando a colheita de frutas inteiras para o inverno, sua casca não racha durante o tratamento térmico;
- a necessidade de formar e beliscar arbustos;
- arbusto retarda o crescimento após o aparecimento de 6 ovários.
Vantagens e desvantagens
- As vantagens dos tomates "Eupator" são reconhecidas como:
- boa fertilidade, desde que seja criado um microclima favorável em solo fechado, protegido das rajadas de vento;
- aparência atraente de um tomate;
- bom gosto;
- boa imunidade a doenças da sombra noturna;
- a possibilidade de transporte com perdas mínimas;
- precocidade.
- As desvantagens da variedade "Eupator" incluem:
- requer cuidadoso cuidado: aparar, ligas, beliscar;
- a capacidade de obter alta fertilidade apenas em condições de estufa;
- a acidez prevalece no sabor.
Recursos e condições ideais de semeadura
Quem já plantou tomate sabe que esse é um processo importante do qual depende a produtividade futura.
Durante a semeadura, condições como:
- temperatura do ar e do solo;
- umidade
- tratamento de local de plantio de mudas;
- iluminação;
- adesão à tecnologia.
Você sabe O tomate é um dos vegetais mais comuns. Mais de 60 milhões de toneladas de tomate são cultivadas todos os anos.
Antes de começar a plantar mudas, você deve se preparar cuidadosamente para este processo:
- tratar as sementes, pré-embebendo-as em uma solução de permanganato de potássio de baixa concentração;
- preparar o solo soltando-o e alimentando-o com fertilizantes, pois o solo deve ser leve e nutritivo para o rápido surgimento de mudas. Para alimentar o solo, você pode usar a mistura de areia e turfa, adicionar húmus ou comprar fertilizantes complexos na loja.
O plantio de sementes não deve ser feito aleatoriamente, mas a uma distância de 2-3 cm um do outro em recipientes especiais, recipientes para mudas ou vasos. Para fazer isso, crie pequenos orifícios com profundidade não superior a 1,5 cm. Depois disso, a terra precisa ser levemente molhada. A temperatura do solo deve ser moderadamente quente, mas não fria.Depois de semear os vasos com mudas, recomenda-se cobrir com um filme, você também pode pegar um copo comum para esses fins e colocá-lo em um local quente. A temperatura ideal do ar deve ser +19 ... + 27 ° C. Após o aparecimento da vegetação, as mudas são colocadas sob os raios do sol em uma janela ou varanda, ou fornecem luz com uma lâmpada. Além disso, após a germinação das sementes, o primeiro curativo é realizado sob a raiz.
Mudas dessa variedade aparecem de forma síncrona com rejeição mínima das sementes. Depois que o filme ou o vidro é removido e os vasos são colocados em um local quente, mas não quente, ensolarado e calmo. As mudas podem ser transferidas para a estufa o mais cedo possível, quando várias folhas verdes aparecem nela, o que deve ser feito no final da primavera, quando a planta não tem menos de 45 dias e atinge 15 cm de altura.
Importante! Para ter certeza o que em pNão há infecções em que as mudas estejam planejadas para serem plantadas; recomenda-se tratá-la com uma solução saturada de permanganato de potássio por 1h. 1/1 l de água.
Tecnologia de plantio de mudas
A transferência de mudas para a estufa é realizada levando em consideração:
- condições climáticas. Como regra, nas regiões sul, o desembarque já pode ser feito no início de maio, nas regiões norte - até meados de junho;
- clima o principal é garantir que o solo tenha esquentado o suficiente e que o perigo de geada no chão tenha passado;
- qualidades da própria estufa, onde os tomates serão cultivados.
O plantio de mudas em estufa é realizado de acordo com essas regras:
- O solo da estufa é cuidadosamente escavado até uma profundidade de 20 cm.
- Em seguida, deve ser regada para que esteja molhada o suficiente.
- Faça arcos para o plantio de mudas com um intervalo de pelo menos um quarto de metro, otimamente 0,4 m, o que permitirá obter uma boa colheita em condições confortáveis.
- Adicione uma pequena quantidade do complexo nutricional a eles.
- Transfira o arbusto de mudas para o buraco e enterre-o.
Importante! Para que a erva-moura dê bons frutos, as regras de rotação de culturas devem ser observadas.
Cuidado de tomate
Tomates "Eupator" não requerem atenção especial, basta seguir regras simples de atendimento:
- As mudas plantadas devem ser bem regadas, controlando a secura do solo e evitando a rega excessiva;
- Como a variedade é muito produtiva e possui muitos ovários, o arbusto precisa ser amarrado regularmente. Assim, ele não ficará sob o peso pesado de um tomate;
- o arbusto deve crescer em um caule;
- a terra na estufa deve ser bem solta várias vezes por semana. É mais eficaz fazer isso após a rega no dia seguinte;
- o rizoma dos arbustos pode ser coberto, pois isso contribuirá para uma boa aeração das raízes;
- o curativo é realizado após a rega, para evitar queimadura química do rizoma;
- durante o florescimento dos arbustos na estufa, é necessário produzir ventilação, excluindo correntes de ar. A temperatura deve estar entre +24 ... + 28 ° C.
Fertilizantes e rega
Fertilizantes - nutrição adicional necessária para a planta:
- durante o período de seu intenso crescimento;
- aumentar a produtividade;
- aumentar as funções de proteção contra os efeitos de doenças e pragas nocivas.
A primeira alimentação é recomendada após um período de dez dias após o surgimento das mudas. Para isso, os especialistas aconselham o uso de fertilizantes com um índice mínimo de nitrogênio, pois é esse componente que estimula o crescimento intensivo. Esse efeito é indesejável nessa situação, pois um número suficiente de ovários deve aparecer no arbusto futuro e todas as forças da planta devem ser direcionadas com precisão para isso.
Você sabe Os cientistas argumentam que, graças à ação do licopeno, uma substância que faz parte do tomate, a pele humana pode reter sua juventude por mais tempo. No entanto, a proporção máxima dessa substância não está em frutas frescas, mas em conservas.
Quando as mudas já estão nos canteiros - é necessário alimentar o solo em que irá crescer. Para alimentar os arbustos, é usado nitrato de amônio, preparado de acordo com a seguinte receita: 1 colher de chá. fertilizantes por balde de 10 litros de água. No futuro, a concentração da solução pode ser aumentada, atingindo 1 colher de sopa. A rega de cada arbusto requer 0,5-0,7 l de fluido nutriente. Após a primeira alimentação com nitrato de amônio, recomenda-se alimentar o solo com fezes de frango. Pontos importantes também para a alimentação são: arbusto florido e o período de formação do ovário.
Recomenda-se que os arbustos sejam alimentados 2-3 vezes por mês usando:
- fosfato;
- nitrogênio;
- preparações de potássio;
- complexos para fertilizar tomates.
Após a rega, jardineiros experientes são aconselhados a cobrir o solo com palha, o que ajudará a preservar a umidade da terra por um longo período e também atuará como fertilizante orgânico depois que apodrecer. A rega é feita com água morna, que foi previamente assentada sob o arbusto sem tocar na folhagem. Então é necessário afrouxar um pouco a terra, para que as raízes tenham acesso ao ar.
Importante! Mudas e arbustos de tomate não podem ser regados e umedecidos diariamente. O excesso de água contribuirá para o desenvolvimento de doenças perigosas.
Pasynkovka e formação de um arbusto
Remover brotos e folhas laterais ou beliscar é um procedimento necessário para os tomates Eupator. O arbusto dessa variedade de tomate deve ter um caule forte. Os enteados, pequenos processos nos nódulos dos galhos, afetam adversamente o desenvolvimento do mato, retirando parte da nutrição e inibindo seu processo de desenvolvimento, reduzindo o rendimento.Como o arbusto da cultivar Eupator é altamente ramificado, a fim de garantir uma quantidade suficiente de sol para cada fruta, o procedimento para formar o arbusto é extremamente necessário. Depois que o arbusto é formado regularmente, é necessário remover não mais que 3-4 folhas por semana. O procedimento é realizado de manhã ou à noite, o que contribui para a rápida cicatrização.
Cultivo do solo e capina
Para o ar nas raízes da planta, afrouxando o solo. Este procedimento é recomendado no dia seguinte à rega. O solo da estufa deve ser eliminado regularmente para evitar o aparecimento de ervas daninhas, o que pode retardar o crescimento dos tomates ou expô-los a efeitos negativos.
Você sabe Um arbusto de tomate parece tão atraente que, durante muito tempo, os jardineiros da Europa medieval cultivaram essa planta exclusivamente como planta decorativa, sem sequer pensar em provar os frutos. Os matagais de tomate podem ser encontrados em estufas inglesas e nos jardins da capital belga do século XVI.
Colheita e armazenamento
Tomates Eupator podem ser bem transportados. Eles podem ser empilhados em caixas em camadas e, devido à casca densa, não perderão a aparência, assim como o interior não sofrerá. Para armazenamento prolongado, recomenda-se que os tomates sejam empilhados em caixas de ventilação, colocando as frutas com a haste para cima. Em seguida, são colocados em uma sala escura e fria, com alta umidade, o que ajudará o tomate a não perder sua suculência.
Doenças e sua prevenção
O Eupator foi desenvolvido com o objetivo de eliminar a exposição às principais doenças solanáceas, porém existem doenças e pragas que podem causar esse tipo de híbrido solanáceo. Por exemplo:
- fomosis - uma doença fúngica na forma de manchas pretas na folhagem e nos frutos da planta. Para evitar sua propagação e destruição adicional, é necessário eliminar as áreas infectadas e tratar o mato com o composto químico especial "Khom". Além disso, é necessário reduzir o nível de aplicação de fertilizantes nitrogenados e rega;
- manchas secas ou alternarioses - também um fungo que afeta as hastes dos arbustos de tomate e se parece com manchas marrom-cinza secas. Para combater esta doença fúngica, aplique: "Tattu", "Antracol", "Consento";
- lagartas de mariposas noturnas ou de mariposas O tomate também é perigoso para essa variedade. Essas pragas são coletadas manualmente e, no caso de uma invasão em larga escala, recomenda-se o uso da composição química Strela;
- mosca branca com efeito de estufa. Para combater este inseto, "Confidor" é usado.
Importante! A escolha de uma variedade de tomate é importante não apenas com base nas preferências pessoais, mas também dependendo das condições climáticas da sua região.
Deve-se enfatizar que o uso de produtos químicos é extremamente indesejável, pois reduzirá a compatibilidade ambiental do produto, pois existe a possibilidade de micropartículas entrarem nos próprios frutos.
Para excluir os casos de aparecimento dessas doenças, devem ser tomadas medidas preventivas regulares, as quais, em primeiro lugar, incluem:
- capinar camas de efeito estufa e remover ervas daninhas;
- afrouxamento do solo para melhorar a aeração;
- mulching para preservar a umidade na raiz do mato;
- tratamento de cobre.
"Evpator" de tomate - uma variedade híbrida produtiva e de bom gosto, adequada para a preservação e fabricação de molhos de tomate. É conveniente no transporte, não requer muito esforço durante o cultivo e traz uma boa colheita, o que, é claro, atrai agricultores modernos com sua lucratividade e torna a variedade em demanda.