O sistema de ventilação automática é uma coisa indispensável ao plantar em uma estufa. Existem muitas variedades de unidades térmicas que você pode criar. Mais sobre isso em nosso material.
Características de um sistema automático de ventilação com efeito de estufa
Para culturas cultivadas em casa de vegetação, é necessário manter a temperatura ideal e o ar fresco. Para regular adequadamente o clima no jardim equipado, são instaladas saídas de ar com fechos.
- A transmissão permite:
- impedir a propagação de pragas;
- manter a temperatura ideal;
- controlar o nível de umidade na sala.
O acionamento térmico para estufas é apresentado na forma de uma folha de janela, equipada com sensores automáticos que acionam quando a temperatura aumenta excessivamente no meio da estufa. A ventilação é instalada no teto da estrutura, devido à propriedade da massa de ar aquecido subindo.
Importante! Lembre-se de que a distribuição da ventilação ao longo do perímetro da estufa deve ser uniforme, o que garantirá o mesmo suprimento de ar fresco, impedindo a entrada de ar. Para uma construção de 8 m de comprimento, 4 saídas de ar devem ser instaladas.
Vantagens de usar sistemas de ventilação automáticos
As vantagens de um ventilador automático podem ser consideradas com o atuador térmico Maksi como exemplo. O dispositivo demonstra a confiabilidade de manter a haste com 200 kg de pressão. Um alto grau de resistência permite evitar danos indesejados causados por rajadas de vento ou tentativas de fechar manualmente o local de instalação do dispositivo.
A vantagem da ventilação automática de uma amostra moderna é sua compactação. O tamanho do dispositivo é pequeno, portanto você não precisa dedicar muito espaço à sua instalação. A instalação é realizada em uma janela ou folha da porta.
O controle climático permite que você se livre do monitoramento constante das mudanças de temperatura, liberando tempo para o jardineiro fazer outro trabalho na estufa. Uma vantagem importante é o longo período de uso do mecanismo, a garantia é de 10 anos e, com a operação adequada, o período é significativamente aumentado. Além disso, durante todo o período de uso, não é necessário ajuste adicional. O dispositivo não precisa de uma fonte de energia adicional.
Tipos e princípio de funcionamento da ventilação automática de estufas
Para ventilar as instalações da estufa, é usado um acionamento térmico automático, cujo mecanismo de funcionamento é abrir e fechar a janela, devido a mudanças na temperatura do ar.
Você sabe Em países com clima frio, as estufas são equipadas na forma de anexos à sala de estar, o que reduz o tempo para cuidar de plantas e aquece a casa.
Existem vários tipos de unidades térmicas:
- eletrônico;
- Chapa fundida em metal;
- construção hidráulica;
- sistema pneumático.
Atuador térmico eletrônico
O acionamento elétrico é uma maneira eficiente e conveniente de controlar a temperatura em condições de estufa.
Componentes de acionamento elétrico:
- um ventilador localizado na parte superior da estrutura;
- sensor térmico.
O uso do acionamento elétrico é possível em estufas de qualquer escala, graças a um alto grau de produtividade. O processo de ação do termostato é o fornecimento ininterrupto de eletricidade, que suporta a operação do dispositivo.Antes de instalar a unidade elétrica, você precisa se preocupar primeiro em como restaurá-la para funcionar se não houver fornecimento de eletricidade. A dependência completa do dispositivo no fornecimento ininterrupto de eletricidade é sua desvantagem.
O princípio de operação de uma placa feita de metais diferentes
No ranking da instalação de reguladores automáticos de ar em estufa, um dos últimos lugares é o sistema bimetálico, seu processo de trabalho é a capacidade física dos metais de reagir às mudanças na temperatura do ar.O sistema bimetálico é composto por duas placas metálicas com diferentes índices de expansão linear. , e fechá-lo - legal.
Importante! Lembre-se de que, com aquecimento insuficiente, o sistema bimetálico não funcionará. Além disso, é difícil encontrar metais com propriedades para expandir a temperaturas relativamente baixas.
Características da construção de sistemas hidráulicos ou pneumáticos
A estufa automática envolve o uso de um atuador térmico em uma base hidráulica e pneumática. O processo do sistema hidráulico é a pressão do fluido. O sistema pneumático opera sob pressão de ar e um ventilador hidráulico pode ser fabricado de forma independente.
Seus componentes serão:
- um corpo cilíndrico cheio de líquido;
- a haste, que é acionada devido às propriedades físicas do líquido que é carregado nela.
O fluido deve se expandir a + 23 ° C e empurrar a haste com uma força de 30 kg, enquanto abre a janela. Se você não souber o que preencher no termostato hidráulico, pegue o óleo de engrenagem. À medida que a haste se move para trás, com sua própria massa, o sistema assume sua forma original.
O projeto feito por conta própria de um controlador de temperatura pneumático passo a passo é o seguinte:
- Tomamos recipientes de 3 e 1 l (você pode usar latas).
- Despeje 0,8 litros de líquido em uma jarra de 3 litros.
- Selamos um recipiente grande com uma tampa de ferro e perfuramos um furo para o tubo, cuja extremidade não deve entrar em contato com o fundo da lata, a distância mínima deve ser de 1 cm.
- Realizamos manipulações semelhantes com um frasco menor.
- Em seguida, conectamos os tanques com um tubo de plástico de 1 m de comprimento.
- O sifão pneumático-hidráulico resultante é fixado a partir do interior da sala.
- Ao contrário do frasco vazio do sifão obtido, você precisa anexar uma viga de madeira pelo lado de fora.
- Acima da janela deve ser colocada ênfase.
O sistema funciona após um aumento de temperatura em um tanque maior. A massa de ar empurra a água para um recipiente menor, que cai e abre uma janela. Após baixar a temperatura, o mecanismo chega à sua posição inicial e fecha a janela.
Como e do que fazer uma unidade térmica você mesmo
Se houver a possibilidade e os materiais necessários, faça você mesmo uma unidade térmica - isso permitirá que você obtenha um sistema autônomo de controle térmico dentro da sala com um custo mínimo.
Uma abertura para uma estufa pode ser criada com suas próprias mãos a partir dos seguintes materiais:
- cadeira de computador velha;
- amortecedor de automóvel;
- cilindro hidráulico para automóveis;
- recipiente de plástico;
- balão e bola de borracha.
Vídeo: exibição automática do tipo faça você mesmo
De uma cadeira de computador
O cilindro de elevação contido no mecanismo da cadeira do computador pode se tornar a base da unidade térmica.
Você sabe O governo inglês, em 1734, obrigou os cidadãos a instalarem sistemas de ventilação movidos por um motor a vapor em suas casas, o que contribuiu para seu desenvolvimento.
Uma instrução passo a passo para montar um ventilador a partir de uma parte de uma cadeira de computador é a seguinte:
- Desmonte a peça, remova a haste plástica que bloqueia a aproximação ao pino do amortecedor com uma base de metal.
- Prenda uma haste com um diâmetro de 8 mm em um torno, insira um cilindro nela, aliviando a pressão interna.
- Corte o cilindro de elevação juntamente com o cone com um moedor.
- Remova com cuidado a haste para evitar danificar a superfície da peça e a junta de borracha no cilindro.
- No final da haste, uma rosca M8 deve ser feita. Para isso, a peça é envolvida com duas camadas de lona e presa em um torno.
- Substitua o revestimento interno do cilindro.
- Remova todas as tiras de borracha do pistão.
- Livre-se das aparas de metal limpando-as com gasolina.
- Para evitar que a haste caia no cilindro sob a ação do controlador de temperatura, coloque uma porca do tamanho M8 nele.
- Insira o pistão na sede da válvula.
- No lado cortado do cilindro, solde uma seção de tubo.
- Aparafuse a porca M8 estendida na rosca da haste e, em seguida, aparafuse o plugue para conectar ao botão de controle da janela.
- Para a conveniência de encher o tanque com emulsão de óleo, coloque um plugue de um lado e uma torneira do outro lado.
- Remova o ar do sistema e encha a estrutura com uma emulsão de óleo.
De um amortecedor de carro
Os seguintes materiais são usados para o design caseiro do termostato a partir de um amortecedor de carro:
- elevador de gás;
- Tubo de aço de 50 mm com rosca nos dois lados (a altura depende dos parâmetros da estufa);
- montagem;
- acoplamento;
- válvula de esfera;
- dirigir;
- papel de areia;
- resina epóxi.
Instruções passo a passo:
- Cortamos o fundo do elevador de gás, dobramos as bordas para que a haste não caia. Cortamos orifícios de 2 mm no tubo.
- Limpamos todos os detalhes com uma lixa.
- Fazemos um plugue técnico a partir do fio impregnado com resina epóxi. Colocamos um encaixe no plugue obtido.
- Um pedaço de elevador de gás é inserido no tubo, por outro lado, pegamos uma válvula com um acionamento. Para tornar as conexões mais confiáveis, elas devem ser fixadas com juntas.
- Abra a tampa e despeje a emulsão resfriada.
- Depois de concluir os procedimentos, fixamos o guindaste na parte superior da janela e, na parte inferior, anexamos a um suporte de madeira em forma de cruz.
Quando a emulsão é aquecida no tubo, o pistão do amortecedor abre a janela. Depois que o líquido esfria, o pistão se encaixa e fecha a janela.
Do cilindro hidráulico de um carro
Para um ventilador caseiro a partir de um cilindro hidráulico, você precisará de:
- cilindro de gás;
- uma mangueira;
- Parafuso M6;
- receptor.
Você sabe O principal critério ao projetar ventilação em qualquer ambiente é levar em consideração a quantidade de ar inalado por pessoa por hora.
A operação do cilindro hidráulico ocorre com a ajuda de gás comprimido. Para fazer um acionamento térmico de uma peça, é necessário libertá-lo da substância contida no interior, para a qual será necessário fazer um pequeno furo e sangrar o gás. Uma rosca 10 * 1,25 é arrancada no lugar do furo, o que servirá para conectar ainda mais a mangueira.Para fixar a dobradiça no mesmo local, você precisará de um parafuso M6. O receptor fabricado deslocará o ar, após o que é possível preencher o óleo. Certifique-se de garantir que a haste do cilindro hidráulico esteja completamente imersa em óleo a baixa temperatura. No final do trabalho, é necessário verificar se há vazamentos no dispositivo.
Usando garrafas plásticas
O método caseiro mais econômico de fabricar um termostato é o uso de garrafas plásticas de água no trabalho.
Materiais para a fabricação de:
- recipientes de plástico na quantidade de 2 peças de diferentes volumes (5 le 2 l);
- uma mangueira de conexão, cujo comprimento é calculado desde a garrafa até a travessa (com sobretaxa);
- montagem;
- selante.
Instruções passo a passo:
- Uma garrafa grande é derramada com líquido até um terço do volume, é feito um orifício na tampa, cujo diâmetro é igual ao diâmetro da mangueira tomada.
- Insira o acessório no conector e aperte a mangueira.
- Uma garrafa de 2 l também é enchida com um terço de água, enroscada com uma tampa, na qual o conector para a segunda extremidade da mangueira é pré-cortado.
- Processe as juntas com selante.
- Uma garrafa grande é instalada na parte inferior da moldura da janela e uma garrafa menor é colocada na parte superior.
Você sabe Os habitantes da Roma antiga foram os primeiros a inventar estufas. Os jardineiros plantaram a cultura em carrinhos, que ficavam ao ar livre à luz do dia, sob o sol, e à noite eram deixados em uma sala quente.
Este método de ventilação autônoma usando controle pneumático é adequado para uma janela que se abre horizontalmente.
De balões e uma bola de borracha
Uma maneira original de equipar uma estufa com uma unidade térmica é fazê-la com um balão e uma bola inflável.
Para fabricar o dispositivo, você precisará de:
- 2 cilindros de metal;
- bola de borracha;
- caixa de madeira com tampa;
- madeira;
- uma mangueira.
Instruções passo a passo:
- Prenda a mangueira nos cilindros de conexão. A altura da mangueira deve ser igual à altura da estufa.
- A bola deve estar desinflada e a segunda extremidade da mangueira presa ao mamilo.
- A bola é colocada em uma caixa para que, quando estiver inflada, a tampa se abra. Um bloco é pregado na tampa da caixa e conectado à janela.
- Os cilindros são fixados sob o teto da sala e a caixa com a bola é instalada abaixo.
Quando os balões ficam quentes sob a influência de alta temperatura, a bola se enche de ar e abre a janela. A ação inversa ocorrerá quando os cilindros esfriarem.
Características da montagem de um atuador térmico em uma estufa
Ao instalar um atuador térmico, determine sua localização dentro da estufa. Evite locais onde a luz solar direta possa entrar no dispositivo, caso contrário, ele funcionará devido ao seu próprio aquecimento. Verifique a saúde da janela: ela deve abrir sem esforço. Tente a unidade térmica para o local selecionado para o seu local adicional. Em qualquer posição da folha da janela, partes do dispositivo não devem entrar em contato com a moldura.
Imediatamente antes da instalação, a haste é completamente retraída, para a qual eles usam a exposição ao frio. Mantenha o aparelho na geladeira por algum tempo. Após ler as instruções, aperte os suportes para instalar o atuador térmico, instale o dispositivo.
O arranjo mais vantajoso do dispositivo dentro da estufa é a janela do teto. A vantagem do arranjo é o fechamento rápido da janela de ventilação sob a pressão da massa do dispositivo, o que evitará o superaquecimento das lavouras. O mecanismo deve ser colocado na janela do teto devido ao fato de o ar quente tender a subir. Se houver uma unidade térmica na parte superior da estufa, a ventilação será mais rápida. Se a estufa tiver um duto de ar, você poderá usar uma grade de ventilação, instalada para receber ar fresco e impedir que partículas de poeira entrem na sala.
O uso de um atuador térmico em condições de estufa permite proteger as mudas cultivadas do alagamento e do debate como resultado da exposição a altas temperaturas na sala. Existem várias maneiras de criar um ventilador automático, economizando dinheiro e reduzindo o tempo gasto na estufa.