Existem lendas sobre os benefícios do mel, e todos sabem que as propriedades curativas dessa iguaria única dependem em grande parte das matérias-primas das quais são preparadas. No entanto, existem compostos especiais nos quais o mel é combinado com outros componentes, como resultado do qual o valor do produto é bastante aprimorado. Um exemplo vívido disso é Apitonus, também conhecido como mel abkhaziano, que será discutido.
Você sabe O mel mais caro do mundo é produzido na Turquia, perto da cidade de Artvin. Este mel é chamado de "élfico", apreciado devido à composição mineral única das cavernas locais onde as abelhas nidificam, e custa cerca de 5.000 euros por quilograma.
O que é Apitonus?
A rigor, chamar Apitonus de mel não é inteiramente verdade. Trata-se realmente de um produto de apicultura, no entanto, além do mel, inclui alguns componentes adicionais. É por isso que Apitonus é freqüentemente chamado de elixir de cura. Em particular, segundo os fabricantes, o Apitonus é misturado em proporções estritamente definidas:
- mel natural puro (no produto original - apenas castanha);
- pólen de flores;
- geléia real (abelha e zangão);
- tintura de própolis;
- cera de abelha;
- a quitosana é um polissacarídeo natural especial obtido da quitina contida na casca de crustáceos e aranhas, bem como na cobertura externa dos insetos.
As principais matérias-primas para a fabricação de Apitonus são o néctar e o pólen da castanha (não é cavalo, mas é real, cujos frutos são comestíveis). O período de floração desta árvore na Abkházia cai no final de maio - a primeira década de julho. Foi nessa época que o trabalho principal na preparação de uma poção de cura ocorreu.
Você sabe Para produzir um grama de mel, uma abelha precisa voar em torno de cem flores, enquanto o inseto está tão cansado durante o "dia útil" que mais da metade do néctar coletado é comido no caminho de volta à colméia.
Composição química e vitamínica
A base de Apitonus é açúcar e água, e apenas alguns por cento são responsáveis por outros componentes biologicamente ativos. Mas mesmo essa pequena quantidade, graças ao incrível equilíbrio e à enorme variedade de nutrientes (mais de 300 itens), é suficiente para falar sobre o valor significativo da droga.
Considerando a composição dos produtos que compõem o Apitonus, podemos dizer que este elixir é rico em:
- Vitaminas. Comparado aos legumes e frutas, não há muitas vitaminas em Apitonus, mas ainda é uma fonte de ácido ascórbico e várias vitaminas do complexo B, em particular os ácidos fólico e pantotênico, niacina, riboflavina, biotina, tiamina e piridoxina.
- Minerais Entre eles estão potássio, ferro, magnésio, fósforo, cobalto, cálcio, zinco, cobre, cromo, sódio, iodo, enxofre e muitos outros.
- Aminoácidos, intercambiáveis e insubstituíveis. Sua composição inclui mais de duas dúzias de itens, incluindo arginina, lisina, asparagina, valina, prolina, hidroxiprolina, cisteína, glutamina, isoleucina e leucina.
- Ácidos orgânicos como maçã, oxálico, âmbar, vinho, laticínios, glucônico, etc.
- Enzimas entre os quais a amilase é especialmente importante. Também vale mencionar a fosfatase, glucooxidase, colinesterase, invertase, catalase, ascorbina oxidase, protease, diastase, polifenol oxidase presente no produto.
- Outros componentes biologicamente ativos incluindo óleos essenciais, flavonóides, fitócitos, imunoglobulinas, hormônios.
Propriedades úteis e curativas
Graças à ação combinada de mel, própolis, geléia real e outros componentes, Apitonus possui um grande número de propriedades úteis.
- Incluindo:
- é o antioxidante e imunomodulador mais forte;
- acelera todos os processos metabólicos no corpo;
- tonifica, fortalece, revigora, aumenta a capacidade de trabalho e alivia a fadiga;
- melhora a visão;
- age como um forte absorvente natural - remove toxinas, sais de metais pesados, radionuclídeos do corpo e tudo o que é comumente chamado de “escória”;
- interrompe processos inflamatórios;
- destrói a microflora patogênica no intestino, tem um efeito bactericida comum;
- melhora os sistemas respiratório, cardiovascular, digestivo e endócrino;
- aumenta a hemoglobina, participa de processos de formação de sangue;
- estabiliza a função reprodutiva (usada para tratar muitas doenças ginecológicas, melhora a libido e a potência, restaura o equilíbrio hormonal);
- fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, bem como o músculo cardíaco, impede o desenvolvimento da esclerose, normaliza a pressão sanguínea;
- efeito benéfico no funcionamento do fígado e rins;
- promove a cicatrização precoce de feridas, é usado no tratamento sintomático da prostatite;
- melhora a regeneração celular, retarda o processo de envelhecimento;
- possui atividade anticâncer;
- fortalece os ossos, acelera sua fusão em fraturas;
- melhora a condição da pele, o que permite o uso da droga no tratamento de várias doenças dermatológicas;
- estimula o cérebro, melhora a memória, restaura o sistema nervoso;
- alivia a dor, gravidez e menopausa;
- promove a recuperação rápida após o tratamento medicamentoso ativo, incluindo o uso de antibióticos.
Como tomar
Já foi dito o suficiente sobre as propriedades curativas do Apitonus, já que não se trata apenas de um tratamento, mas especificamente de um medicamento, é importante saber como tomá-lo para obter o efeito desejado.
Para fortalecer a imunidade
O uso padrão do elixir envolve seu uso interno, e sempre com o estômago vazio e na sua forma mais pura. Meia hora após a ingestão, você não deve comer nem beber, após o que uma refeição é recomendada. A dose única usual é de 1 colher de chá. Se o medicamento for usado em comida para bebê, a dose deve ser reduzida pela metade. Como uma exceção à regra sobre a ingestão líquida do medicamento, você pode considerar beber um quarto de hora antes desses 100 ml de água mineral sem gás.
Importante! Apitonus nunca deve ser diluído com água, muito menos quente. Mesmo bebendo o produto não é estritamente recomendado.
Tal precaução para uma melhor absorção do produto apícola deve ser usada no primeiro estágio de seu uso. Um curso de três meses de uso do medicamento de acordo com o esquema especificado garante a mobilização das reservas internas do corpo, como resultado do qual a defesa imunológica aprimorada permite que uma pessoa lide com ameaças externas com muito mais facilidade.
Feridas, cortes e outras lesões de pele
Juntamente com o uso interno, o Apitonus é frequentemente usado externamente como compressas ou máscaras. Este método permite acelerar a cicatrização de feridas, inflamações purulentas e outros problemas associados a uma violação da integridade da pele ou dermatologia. O uso externo do elixir proporcionará um efeito ainda maior se você o combinar com uma ingestão padrão.Para preparar uma compressa, uma almofada de algodão ou um pedaço de gaze dobrado em várias camadas é abundantemente lubrificado com um elixir de um lado e aplicado na área afetada da pele, após o que é firmemente fixado com um curativo ou qualquer outro curativo. O tempo de exposição é de 2 a 3 horas. Depois disso, o curativo pode ser removido e, se necessário, substituído por um novo. Tal ferramenta não apenas evita a supuração e interrompe o processo inflamatório, mas também acelera a cicatrização de feridas.
Você sabe A velocidade média de vôo da abelha é de cerca de 28 km / h, mas o inseto "carregado" voa cerca de 20% mais lento. O número de flaps de asa por segundo, respectivamente, é 440 no primeiro caso e 300 no segundo.
Máscaras faciais
Uma direção separada no uso de Apitonus é a cosmetologia. O mel como componente principal ou adicional em várias máscaras nutricionais é usado com bastante frequência, mas se Apitonus for substituído na receita usual, o efeito será muito melhor.
As combinações mais bem-sucedidas para preparar máscaras com Apitonus são o leite de vaca (2 colheres de sopa. Durante 1,5 horas de elixir), além de suco de limão e um ovo de galinha (a gema é usada na máscara de rugas, a proteína é usada no clareamento e nutritivo, para uma ou outra adicione 1,5 horas de Apitonus e suco de meio limão).A mistura resultante é aplicada na pele do rosto limpa e vaporizada e deixada por 15 a 20 minutos, depois lavada com bastante água morna e imediatamente aplica uma camada rica de creme nutritivo oleoso (caso contrário, haverá uma sensação de aperto e ressecamento da pele). A frequência do procedimento é de 1-2 vezes por semana.
Contra-indicações e precauções
Apitonus tem apenas uma contra-indicação absoluta - alergia, ou seja, intolerância individual. Você pode acrescentar infância: até os dois anos de idade, qualquer produto apícola é tradicionalmente contraindicado para bebês, e o perigo de seu uso está associado não apenas a uma possível alergia, mas também ao risco de infecção por Clostridium botulinum.
Você sabe A alegação de alta alergenicidade do mel é muito exagerada. Segundo as estatísticas, a intolerância individual deste produto é expressa em não mais de 8 pessoas em 1000 (para comparação: as nozes causam alergias em 20 em 1000, e a alergia ao leite entre crianças é encontrada em 200 casos em 1000).
Esses bacilos anaeróbicos, os agentes causadores do botulismo mortal, podem estar presentes em pequenas quantidades nos produtos apícolas. Para um adulto, essa dose não é suficiente para ser infectada, mas a imunidade da criança pode não ser capaz de lidar com o micróbio. Todos os outros avisos para o uso de Apitonus são relativos, ou seja, não implicam uma exclusão completa do produto da dieta, mas apenas aumentam a cautela ao manuseá-lo.
- Tais contra-indicações relativas incluem:
- o período de gravidez e amamentação (principalmente devido ao risco de uma reação alérgica - tanto na mãe quanto no bebê, embora, por outro lado, Apitonus às vezes seja especialmente prescrito para melhorar a lactação);
- doenças do trato digestivo (gastrite, úlceras, pancreatite) e glândulas supra-renais na fase aguda;
- desordens intestinais;
- urolitíase;
- infecções virais ou bacterianas agudas, bem como outras condições que ocorrem no contexto de um aumento da temperatura corporal;
- algumas doenças mentais, em particular alcoolismo;
- algumas doenças oncológicas.
Quanto às precauções a serem observadas ao tomar o medicamento, seu conjunto, em geral, é padrão e desce cumprimento de tais regras:
- Se você tiver alguma dúvida sobre a possibilidade de usar o medicamento, consulte seu médico antes de usá-lo.
- Comece a tomar uma dose pequena e monitore de perto a reação do corpo (a alergia é uma doença que pode começar subitamente e em qualquer idade, ninguém está seguro dela).
- Se houver efeitos colaterais, o medicamento deve ser interrompido imediatamente.
- Apitonus, nem mel, nem outros produtos apícolas devem ser tratados como uma panacéia que pode curar qualquer doença perigosa. É apenas um produto que pode estimular as forças internas do corpo a combater. No entanto, se a doença exigir tratamento médico, não negligencie as realizações da farmacologia moderna e, neste caso, o Apitonus pode servir apenas como um componente adicional na terapia complexa.
Importante! A única maneira com um alto grau de probabilidade de se proteger contra a falsificação é comprar o Apitonus de um vendedor conhecido ou recomendado por pessoas confiáveis, em sites confiáveis ou diretamente na Abkhazia, e é melhor não em pontos de venda especializados, mas em aldeias nas montanhas.
Como escolher mel de qualidade
Existem regras padrão para distinguir o mel de qualidade do falso. Resumidamente, são os seguintes:
- Ao comprar um produto, você deve sempre preste atenção à consistência de sua temporada atual. Por exemplo, o mel de colza cristaliza muito rapidamente, no máximo em quatro semanas. A flor de colza na Ucrânia não dura mais que até meados de junho. Assim, no final do verão, é impossível comprar mel de colza real no estado líquido e, se esse produto é vendido, é falso.
- O motivo de recusar a compra é a presença de um precipitado nublado ou espuma na superfície do mel. Tais sintomas indicam que os processos de fermentação começaram no produto.
- Um bom mel é enrolado numa colher e desce lentamente dela, formando uma "colina". Se uma substância pinga de uma colher, isso é falso.
- Depois de absorver guloseimas lentamente na boca um leve sabor amargo deve permanecer.
- O mel de verdade não ensopa o pão e não deixa traços molhados no papel. Ao esfregar entre os dedos, não deve formar pellets, a substância "correta" é completamente absorvida pela pele.
- A presença de azul na substância, à qual foi adicionada uma gota de iodo, indica que o produto foi espessado com amido.
- Cada variedade de mel tem suas próprias características físicas - cor, densidade, sabor, aroma. Você precisa conhecê-los e comparar cuidadosamente o produto oferecido para compra com as qualidades específicas que ele deve atender. Para não cometer erros, é desejável, no entanto, saber como esse ou aquele mel deve parecer, cheirar e provar não em primeira mão, mas por experiência própria. Assim, por exemplo, uma leve acidez deve estar presente em Apitonus, mas se o sabor azedo for mais forte do que o permitido, provavelmente o mel incluído na composição do produto começou a se deteriorar.
Importante! Deve-se ter em mente que, após o vazamento da embalagem e a cada abertura subsequente do recipiente, seu conteúdo é "aceso", o que reduz drasticamente as qualidades de cura do produto; portanto, quando você começa a usar Apitonus, é melhor fazer isso o mais rápido possível.
Na aparência, sabor e até manipulações químicas especiais (como no exemplo com iodo), é possível estabelecer a presença ou ausência de impurezas estranhas no produto, como amido, farinha, água, xarope de açúcar, bem como, com um certo grau de probabilidade, o frescor do mel. Mas quando se trata de um produto com um grande número de propriedades de cura declaradas, isso não é suficiente. Também deve-se notar que o Apitonus real é geralmente embalado em panelas de barro com uma tampa selada com cera.
Pratos à prova de luz e embalagens seladas são uma garantia indispensável da preservação das propriedades curativas do elixir e, portanto, esse requisito é sempre respeitado pelos fabricantes de boa-fé. Em peso, é muito provável que uma farsa seja vendida, mas mesmo que não seja, dessa forma, Apitonus perde muito rapidamente suas qualidades e, portanto, é melhor recusar a compra.
Regras de armazenamento
O mel é um produto de armazenamento a longo prazo. Na verdade, sujeito às condições recomendadas (local escuro, seco, sem correntes de ar e bem ventilado, temperatura estável na faixa de + 5 ... + 10 ° C), pode ser armazenado por anos. Mas Apitonus, como foi dito, não é bem mel. Assim, por exemplo, o prazo de validade de sua própolis em qualquer circunstância não excede sete anos, e a geléia real pode ser armazenada por um período máximo de dois anos, e apenas em embalagens seladas.Assim, Apitonus deve ser armazenado adequadamente (em recipientes selados e opacos, em nenhum caso metal ou plástico), e deve ser armazenado nas mesmas condições que o mel por dois anos. A maioria dos fabricantes aumenta esse período para 36 meses, mas, levando em conta o que foi dito sobre o prazo de validade da geléia real, essa afirmação ainda é um tanto questionável.
Entre as muitas variedades de mel Apitonus ocupa um lugar especial. A composição deste produto exclusivo da Abkhazia inclui ingredientes naturais adicionais, cujo efeito complexo expande significativamente a gama de efeitos curativos do medicamento. No entanto, precisamente por causa de sua raridade e valor, Apitonus é um objeto muito atraente para várias falsificações; portanto, a questão de sua aquisição deve ser tratada duas vezes com cuidado para não se tornar vítima de fabricantes inescrupulosos ou golpistas definitivos.