Os zangões são insetos da família das abelhas, que, como seus irmãos pequenos, são os polinizadores mais importantes. No processo de polinização, eles coletam néctar, que convertem em mel para alimentar sua pequena família. A quantidade de mel coletada por abelhas é insignificante, mas, por suas propriedades, não é pior que a abelha. Este produto será discutido no artigo.
Os abelhões têm mel?
É improvável que muitos acreditem que os abelhas não sejam menos viáveis que as abelhas, e também produzem mel. Para eles, você pode organizar um apiário, semelhante a uma abelha, embora a produtividade de um zangão seja insignificante.
Você sabe Os zangões têm uma visão melhor do que as abelhas, o que lhes permite trabalhar mesmo com mau tempo e ao entardecer.
Coleção de insetos néctar
Os abelhas, como as abelhas, têm uma hierarquia estrita na família: cada indivíduo está envolvido em um negócio específico. Eles também têm a principal fêmea responsável pela prole, e a maioria das fêmeas restantes da família são trabalhadoras. São eles que procuram o néctar para trazê-lo para a colméia e processá-lo para o mel.
A vida de toda a família das abelhas depende de quanto elas trabalharão produtivamente. Em média, esses trabalhadores coletam néctar de 30 flores por minuto. Esse indicador é bastante alto, pois as abelhas conseguem voar em torno do dobro de poucas flores. Além disso, os abelhões trabalham mais que as abelhas.
Quanto mel os abelhas podem coletar?
Embora os abelhões trabalhem com mais eficiência do que seus colegas menores, suas reservas de mel são muito mais pobres. Isso é explicado pelo fato de a família das abelhas ser grande; portanto, para alimentá-la, é necessário fazer grandes reservas. Além disso, as abelhas vivem mais de uma estação e, com bons suprimentos, podem passar o inverno com calma.
A família das abelhas é composta por 400 a 500 indivíduos, e eles vivem uma estação, de modo que o mel é armazenado apenas para alimentar a geração mais jovem. Se você colocar abelhas em uma colméia, em uma dessas estruturas, não poderá obter mais de 200 ml de um produto nutritivo.
Composição química e vitamínica
A qualidade de um produto de abelha é significativamente diferente da de uma abelha, pois os insetos felpudos podem coletar néctar líquido.
Isso afeta sua composição:
- carboidratos;
- proteínas;
- agua
- cobre
- zinco;
- potássio
- ferro
- cobalto.
Conteúdo calórico do produto:
- 38,9 kcal - em 1 colher de chá;
- 97,2 kcal - em 1 colher de sopa. l.;
- 324 kcal - por 100 g;
- 1166 kcal - em 1 copo;
- 1231 kcal - em 380 g.
Importante! A porcentagem de proteínas e minerais no mel de abelha é duas vezes maior que no mel de abelha.
Propriedades úteis e curativas
- O produto nutricional possui várias propriedades curativas:
- ajuda com asma e bronquite;
- melhora o sistema digestivo;
- elimina problemas associados ao trabalho do fígado, sistema genito-urinário.
Onde é usado o mel do zangão?
Com propriedades medicinais, o mel de abelha é usado exclusivamente para fins médicos. Além disso, pode ser consumido como um tratamento regular para fins preventivos - para manter a imunidade. Devido ao fato de a família peluda não ser especialmente abastecida com mel, este produto não é usado em nenhum outro lugar para fins medicinais.
Contra-indicações e possíveis danos
- Existem várias contra-indicações para as quais não é recomendado o uso do produto descrito:
- alergias
- diabetes
- intolerância individual.
Como obter mel de abelha
Na natureza, os insetos organizam seus ninhos em tocas de roedores, cavidades ou grama. É difícil, mas possível, obter um produto útil desse abrigo. Antes de tudo, você deve vestir um traje de proteção - essa ação deve ser executada mesmo que a substância preciosa precise ser removida da colméia.
Você sabe Fóssil de abelha — um achado raro, já que esse inseto quase nunca entra na resina, que endurece com o tempo, tornando-se âmbar e mantendo um “cativo”.
Em seguida, você precisa tentar retirar cuidadosamente o favo de mel. Então você deve tomar uma seringa e coletar lentamente fluido das células. Ao extrair o produto da colméia, como no caso do ninho, você precisa trabalhar com uma seringa, mas não precisa remover o favo de mel.
Devido ao fato de que os insetos peludos produzem pouco produto nutritivo, não é rentável criá-los como abelhas. Consequentemente, poucas pessoas sabem que os abelhões trazem mel, o que não é menos útil que a abelha.