Schisandra chinesa é uma planta bonita em forma de liana. Devido à sua aparência incomum, a cultura ganhou popularidade em quase todas as regiões da Rússia. Devido à resistência ao gelo, esta planta pode ser cultivada nos Urais. O artigo considerará as características das espécies, bem como as regras de plantio e cuidado com a planta.
Descrição botânica
Na maioria das vezes, a schisandra chinesa na natureza é encontrada ao longo dos rios, nas margens da floresta e em clareiras antigas. A planta possui alta resistência ao gelo (até -30 ° C), o que o torna ideal para o cultivo em condições climáticas adversas da Rússia.
No ambiente natural de crescimento, as plantas são altas, até 12 m. As hastes são finas. Seu diâmetro atinge uma marca máxima de 25 mm. Tiros - uma sombra marrom. A casca é lisa, brilhante, elástica. Com a idade, adquire uma cor preto-marrom e começa a descolar.
Você sabe Na medicina chinesa, a planta é usada para fazer infusões que são tomadas para dores de cabeça.
As folhas são densas, ovóides ou de formato amplamente oval, delimitadas por dentes quase imperceptíveis. Pecíolos de folhas podem ter um tom vermelho ou rosa. O lado externo das folhas é caracterizado por uma cor verde brilhante e as costas com um tom cinza-azulado. No outono, as lâminas das folhas podem ficar amarelas ou douradas.
Se a umidade prevalecer na região, as folhas adquirem tons de açafrão. A floração é muito memorável. Inflorescências lembram flores de magnólia. As pétalas têm um rico tom branco. Antes de cair, eles ficam rosa claro. A videira de magnólia chinesa começa a florescer no meio ou no final de julho.
Descrição das frutas Schisandra:
- o formulário - esférico;
- descascar - vermelho vivo;
- bagas escovas de 15 a 20 unid. em cada um;
- tamanho da fruta - 8 cm;
- o perfume - agradável, cítrico;
- dentro do feto contém 2-3 sementes.
O sabor das frutas é específico, porque elas contêm uma enorme quantidade de ácidos e óleos saudáveis. A casca é salgada e o suco azedo. As bagas amadurecem no final de agosto e o rendimento médio é de 5 a 7 kg por arbusto.
Importante! A videira de magnólia chinesa é uma planta monóica. Portanto, altos rendimentos são observados se várias mudas de plantas femininas e masculinas forem plantadas nas proximidades.
Variedades de plantas
Existem algumas das variedades mais populares de videira de magnólia chinesa cultivadas no clima do Ural:
- Primogênito. A altura da videira é de cerca de 2 M. Bagas arredondadas são coletadas em pincéis de 30 a 40 peças. em cada um. As folhas são elípticas, com dentes esparsos e afiados. Floração - inflorescências rosa brilhantes. Possui alta resistência à seca e ao gelo.
- Schizandra. Vinhas desta variedade podem atingir 15 m de comprimento e o sistema radicular é altamente desenvolvido. Os rins são pequenos, de cor marrom escura. As hastes são densas, com 2 cm de diâmetro.
- Delícia. O comprimento da videira é de até 15 M. As bagas são agridoces, arredondadas. O peso médio de cada fruta é de 5 g.
Aterragem
Não é recomendado cultivar videiras com sementes, porque a germinação não é superior a 50%. Portanto, é preferível usar mudas adultas compradas em viveiros ou lojas especializadas. Alguns jardineiros preferem cultivar material de plantio por conta própria. Todos os métodos serão descritos em mais detalhes abaixo.
O momento
Nas regiões da Sibéria e dos Urais, eles começam a desembarcar na primavera. Isto é devido ao fato de que as plantas precisam de tempo para se enraizar antes do início da geada. Se você for plantar material de plantio nas regiões sul do país, o procedimento será iniciado no outono. A melhor época é meados de outubro. A temperatura do solo deve ser de pelo menos + 10 ° C.
Preparação do local de desembarque
A primeira coisa a fazer antes do procedimento de pouso é escolher um local adequado. A videira de magnólia chinesa prefere crescer em áreas bem iluminadas. Também pode ser cultivado em sombra parcial de árvores. As plantas devem ser plantadas em locais onde não há luz solar direta ao meio-dia - caso contrário, após as chuvas na massa verde, queimaduras aparecerão, o que afetará negativamente o desenvolvimento da cultura.
Se você plantar uma videira de magnólia ao lado de barreiras ou prédios, a distância dos prédios deve ser de pelo menos 1,5 m, pois as correntes de água que serão drenadas do telhado podem afetar adversamente a planta. O "passo" ideal entre as plantas é de 1 m. Se você reduzir a distância, eles serão entrelaçados, os tiros serão deformados.
Antes de plantar, em 1-2 semanas, fertilize o local com húmus, turfa ou composto. Você também pode misturar todos esses ingredientes em proporções iguais e adicionar 20 kg de mistura por 1 m². Depois disso, o local é cavado até a profundidade da baioneta da pá e deixado por algum tempo para que as substâncias nutram o solo.
Preparação de mudas
Ao escolher o material de plantio, leve em consideração as seguintes características:
- sistema radicular desenvolvido e saudável (sem mofo e rachaduras);
- a idade ideal é de 2 anos. Uma muda assim é capaz de sobreviver facilmente às geadas;
- a presença de um coma de terra no sistema radicular;
- falta de sinais de doença (manchas, placa).
A preparação do material de plantio para o capim-limão é que o rizoma é embebido por 2 dias em um purê de argila.
Depois disso, você pode usar o estimulador de crescimento "Kornevin" (30 g por 5 litros de água). Mergulhe as mudas em tal preparação por pelo menos 3 dias. Graças a essas ações, o material de plantio endurece rapidamente no solo e fica mais resistente ao gelo.
Você sabe A primeira descrição científica da videira de magnólia chinesa apareceu em 1837. Foi representado pelo taxonomista russo. S. Turchaninov.
Regras de desembarque
A tecnologia de pouso é a seguinte:
- Cavar orifícios com 40 cm de profundidade e 50 cm de largura.
- Despeje uma camada de 15 cm de drenagem no fundo. É aconselhável usar seixos ou cascalho.
- Despeje a mistura de nutrientes de turfa, solo do jardim, húmus e composto (na proporção de 1: 2: 1: 1) sobre a camada de drenagem.
- Coloque uma muda dentro do sulco e alise as raízes.
- Polvilhe com o solo restante após cavar no buraco.
- Despeje 10 litros de água.
- Cubra a área ao redor da muda com uma camada (20 cm) de cobertura morta - húmus e palha.
Schisandra Care chinesa
O procedimento para cuidar de plantas é bastante simples, ou seja, eles são despretensiosos nos cuidados. Apesar disso, cada jardineiro deve aderir às regras básicas de fertilização e rega. Uma etapa igualmente importante é a preparação para o inverno. Não se esqueça de remover ervas daninhas e afrouxar o solo superficial. Se você cuida adequadamente da cultura, pode preservar permanentemente a aparência requintada do capim-limão e sua produtividade.
Rega e alimentação
A videira de magnólia chinesa responde positivamente a solos bem úmidos. A rega deve ser realizada à taxa de 60 litros por planta. Você precisa irrigar a colheita não mais que uma vez por semana. Se você irrigar sob a raiz, é melhor fazer isso com água parada. Você pode irrigar o solo a qualquer hora do dia.
Importante! Molhar os arbustos é preferencialmente por aspersão. O procedimento deve ser realizado à noite, para que a luz solar ativa não provoque queimaduras.
Top vestir produtos:
- 3 anos após o plantio, na primavera, é adicionado salitre (30 g para cada arbusto);
- no verão, são usados excrementos de frango diluídos em água na proporção de 1:20. A alimentação é realizada três vezes com um intervalo de 21 dias. Sob um capim-limão, despeje 10 litros de solução;
- no outono, após a queda das folhas, é adicionado superfosfato (50 g por 1 planta) ou cinza de madeira (30 g por arbusto).
Também é distinguido um procedimento separado para alimentar plantas de frutificação de adultos. Na primavera, é usado nitroammofosco (40 g por 1 m²). No final de agosto, é usado nitrato de potássio (100 g por 1 arbusto). No outono, os fertilizantes são aplicados na forma de superfosfato (50 g por arbusto).
Poda
Pela primeira vez, você precisa aparar a videira de magnólia chinesa 2 anos após o plantio. Não restam mais de 5 brotos jovens nos arbustos, e o restante é cortado ao nível do solo. Tente podar no outono quando não houver folhas nos arbustos. Na primavera, o crescimento das raízes é removido. Também neste momento é realizada a poda sanitária. No processo, galhos doentes, secos e afetados pela geada são cortados.
Preparações de inverno
Apesar da severa resistência à geada, a videira de magnólia chinesa precisa de abrigo para o inverno. Plantas jovens que ainda não tiveram tempo de crescer mais são cobertas com ramos de abeto ou folhas caídas. Isso não apenas protegerá o sistema radicular do resfriamento severo, mas também manterá o nível ideal de umidade no solo. As plantas adultas não precisam de abrigo adicional para o inverno. Sua resistência no inverno permite que você cresça nos Urais. No entanto, uma camada baixa de cobertura morta na zona do tronco próximo é bem-vinda.
Métodos de reprodução
Existem várias maneiras de propagar a videira de magnólia chinesa. Os cultivadores de plantas em sua prática usam métodos diferentes, dependendo de suas próprias preferências, mas todos os métodos são muito eficazes. Portanto, a frutificação pode ocorrer já no terceiro ano após o plantio.
Sementes
As sementes de capim-limão são extraídas de frutos maduros. Eles precisam ser estratificados, ou seja, armazenados na areia a uma temperatura baixa. As primeiras 2 semanas de semente devem ser armazenadas a + 18 ° C. Depois disso, você precisa abaixar os indicadores para + 8 ° C e depois de uma semana - para + 5 ° C.
A semeadura é realizada em meados do outono, em pequenos recipientes ou em estufa. Os orifícios de plantio devem ser rasos, apenas 5 a 7 cm. Quando três placas de folhas aparecem nas plantas, as mudas mergulham. O transplante para um local permanente é realizado após 2 anos.
Estacas
A propagação por estacas é realizada no outono e é a seguinte:
- Corte brotos pequenos de um arbusto adulto, com 8 a 10 cm de comprimento, cuja idade deve ser de 2 a 3 anos.
- Coloque os galhos na solução Epina (30 g por 5 litros de água) por uma semana.
- Plante em estufa a uma profundidade de 6 cm no sétimo dia após a imersão.
- Regue as mudas diariamente, remova regularmente as ervas daninhas.
- Quando 2 pares de folhas se formarem, proceda ao transplante para um local permanente.
Brotar
O processo de crescimento da vegetação rasteira é simples, por isso os jardineiros iniciantes costumam recorrer a ela. O procedimento é iniciado no outono, quando as folhas caem. Apare a parte aérea que se desenvolve ao lado do rizoma. Mergulhe-o na solução Kornevina (50 g por 5 litros de água) por três dias e plante-o em campo aberto.
Doenças e Pragas
Capim-limão chinês pode ser afetado fusarium murcha, oídio e mancha preta. Os sintomas do murchamento do fusário são o amarelecimento e a secagem das folhas, bem como a deformação da videira. O tratamento consiste no processamento da solução "Fitosporina" (20 g por 5 litros de água).
Na luta contra o oídio, que se manifesta em um revestimento cinza, não na superfície de brotos e manchas escuras nos frutos, use Líquido de Bordeaux (20 g por 10 litros de água). É considerado um remédio eficaz contra manchas pretas (manchas marrons escuras na fruta e folhas secas) carbonato de sódio (5 g por 10 l de água). A pulverização é realizada duas vezes por mês.
Essa cultura também é afetada por algumas pragas:
- pulgões. O processamento é realizado 3 vezes por mês com uma solução de formalina (30 g por 10 l de água);
- ácaro. Os arbustos são pulverizados com uma solução de "Kuprozan" (4 g por 10 litros de água).
Então, agora você sabe como cultivar uma videira de magnólia chinesa bonita e perfumada. Liana é despretensiosa ao sair, mas todos os seus esforços serão recompensados em 3 anos após o plantio. Esta planta irá deliciar você não apenas com a beleza de flores delicadas, mas também com deliciosas frutas, que são muito benéficas para a saúde de todos os membros da família.