Qualquer gaiola de coelho deve atender a vários requisitos, mas a primeira coisa que você deve prestar atenção é a força e a facilidade de construção. Nem o último papel na obtenção do resultado desejado é desempenhado pela escolha da grade para as portas, janelas e piso da futura moradia dos coelhos, embora, se desejar, você possa fazer toda a gaiola com esse material.
Variedades de redes celulares
Dada a capacidade dos coelhos roerem varas grossas, é fácil adivinhar que redes de plástico ou madeira não são adequadas para a construção de coelhos. Existem muitas estruturas metálicas no mercado moderno. Todos eles têm características e características próprias e, para não serem enganados em sua escolha, Recomendamos que você considere algumas das opções mais populares:
- Elo da corrente. Uma solução relativamente barata para uma gaiola de coelho, perfeita para criar paredes e tetos. Raramente é usado para o sexo, pois os coelhos pesados ficam desconfortáveis nessa superfície (facilmente dobrados) e, em alguns casos, podem até desenvolver subdermatite.
- Malha toda em metal. Ao usá-lo, vale a pena focar nas mesmas nuances que no primeiro caso. Além disso, existem farpas perto de cada orifício no material que podem ferir gravemente as patas dos animais se usadas para organizar o chão. Para resolver o problema, remova todas as áreas salientes com um arquivo antes de montar a estrutura. Caso contrário, um produto fabricado com esse material é caracterizado por alta resistência e durabilidade.
- Malha galvanizada soldada. Esta opção é considerada a mais adequada para a construção de uma gaiola de coelho, para a qual existem várias explicações lógicas:
- durabilidade (os dentes dos coelhos não têm medo da tela e a corrosão praticamente não a pega);
- durabilidade (suporta até os animais mais pesados);
- excelente transmissão de luz (um fio fino garante a entrada de uma quantidade suficiente de luz solar, o que é muito importante para o desenvolvimento harmonioso de coelhos e fortalece sua imunidade);
- facilidade de limpeza da célula (este pano responde bem aos detergentes, o que significa que substâncias abrasivas não afetam a integridade da célula e podem ser bem lavadas).
Você sabe Coelhos fêmeas não passam mais de 5 minutos por dia alimentando seus filhotes.
Regras básicas de seleção de grade
Antes de prosseguir com a escolha do material, é necessário decidir o que e como você fará a partir da malha adquirida, portanto, antes de comprar, é importante considerar os seguintes recursos:
- o tamanho de malha necessário (na porta e no chão, será necessário menos malha que toda a célula, o que significa que você pode escolher produtos mais caros);
- o tamanho das células na grade (este indicador é mais dependente da raça do animal, porque se indivíduos grandes podem caber facilmente no fundo com células de 2 × 3 cm, então para animais jovens ou representantes de raças médias essa superfície será inconveniente: ao se mover dentro da gaiola, as pernas do animal caem) ;
- ao combinar um piso de malha com um revestimento de madeira compensada inclinada (unida por união), é recomendável escolher uma malha com células de não mais que 25 por 25 mm e, se materiais metálicos forem utilizados na construção da célula, o tamanho da célula poderá ser maior: 2 × 3 cm;
- a força da malha "porta" ou "janela" não desempenha um grande papel; portanto, você pode comprar redes comuns;
- na construção de gaiolas internas para coelhos, uma malha metálica soldada com células de 2,7 × 2,7 cm, 2,7 × 5,4 cm, 2,7 × 7,5 cm será mais apropriada para o piso;
- a espessura do fio não deve ser inferior a 13-15 mm, e uma opção ideal para o fundo da gaiola é um fio com uma espessura de 20 mm (ele não corta as patas dos coelhos).
Como criar uma célula de grade
Para a manutenção constante dos coelhos, vale a pena escolher gaiolas duráveis e bem resistentes, possivelmente feitas de madeira. No entanto, existem casos em que estruturas volumosas simplesmente não se encaixam em uma área limitada; portanto, produtos mais compactos precisam ser usados para acomodar animais. O último também inclui uma gaiola de malha galvanizada, fácil de montar.
Cálculo do tamanho
Para 1 coelho grande ou 2 médio, uma gaiola de 50 × 60 × 100 cm será suficiente, para a fabricação da qual é perfeita uma malha galvanizada com células de 2,5 × 2,5 cm e uma espessura de haste de 1,8 mm. Se vários alimentadores ou um local para algum equipamento adicional for fornecido dentro da gaiola, as dimensões poderão ser aumentadas.
Materiais e ferramentas para o trabalho
O principal material para a criação da gaiola de acordo com o plano descrito abaixo será uma malha de rolo galvanizado, com 100 cm de largura. De uma folha inteira, você precisa cortar:
- 1 parte 220 × 100 cm;
- 2 partes 50 × 60 cm;
- 1 parte 50 × 50 cm.
Além disso, ao fazer o trabalho, você precisará de:
- máquina de cortar relva com agrafos;
- moedor;
- dois blocos de madeira com 70 cm de comprimento;
- armadura de ferro com 12 mm de diâmetro e 120 cm de comprimento (2 peças)
- tricô fio;
- pinças;
- roleta;
- serra na madeira;
- braçadeiras de plástico;
- prancha, 1 m de comprimento
Importante! O cortador pode ser substituído por pedaços de arame comuns (do mesmo tecido), mas é difícil garantir a força dessa estrutura: partes individuais da malha podem se mover e a forma será quebrada.
Fase de produção
O processo de fabricação de uma gaiola metálica consiste em uma série de ações seqüenciais, começando na fase preparatória e terminando com a instalação da estrutura acabada nos suportes. Nesse caso, o plano de trabalho fica assim:
- Abra a rede no chão e, depois de fazer as marcas apropriadas, corte a primeira e a maior parte retangular com um triturador: 120 × 100 cm. Depois, o mesmo princípio também precisa cortar pedaços menores, que mais tarde se tornam paredes laterais e a porta da gaiola.
- As partes salientes das células restantes após o corte também devem ser cortadas com um triturador, para que as bordas de todos os segmentos sejam absolutamente uniformes e não grudem durante a instalação.
- Agora, pegue o segmento maior e, espalhando-o no chão (verticalmente), afaste-se da borda superior de 60 cm.
- Ao longo da largura do segmento, pressione a grade com a placa no lugar certo e comece a dobrar a parte restante atrás dela, com 60 cm de tamanho (como resultado, um ângulo reto deve ser formado com a parte da grade para cima).
- No local da primeira curva, recue mais 50 cm e dobre a malha novamente usando a prancha e seus próprios esforços.
- Depois de se afastar mais 60 cm da segunda curva, repita a ação indicada para obter uma caixa com uma parte solta.
- Para tornar a malha ainda mais estável, prenda as peças livres com uma tesoura, enfiando os suportes a cada duas células.
- Em seguida, alinhe as dobras (as laterais devem ficar planas, não convexas) e, usando o mesmo cortador, prenda as partes laterais que faltam, passando a ferramenta por todas as faces (você deve obter uma caixa de malha fechada).
- Posicione a estrutura à sua frente para que a costura que liga as bordas da grade fique no topo.
- Usando um moedor, faça um orifício na parede frontal (altura 50 cm), partindo da borda inferior de 5 cm. A largura da abertura da porta previamente preparada deve ser de 45 cm, de modo que a grade de diferentes partes fique ligeiramente voltada uma para a outra em cada lado.
- Usando o mesmo cortador, conecte um lado da porta à gaiola em altura para que ela possa abrir e fechar livremente.
- No lado oposto na parte superior e inferior, prenda dois ganchos de arame para tricotar que prenderão a porta na posição fechada (dobrando-os em um laço, você precisará enrolar as extremidades livres na borda da porta e o nariz curvado resultante se agarrará à célula na própria gaiola).
- Para criar suportes, pegue duas peças de reforço e, virando o produto de cabeça para baixo, coloque-as ao longo do comprimento da estrutura, afastando-se da borda em 10 cm de cada lado. Se você mediu tudo corretamente, as extremidades das barras de ferro se projetam além das bordas da gaiola em cerca de 10 cm em ambos os lados.
- Para consertar os acessórios, as braçadeiras de plástico ajudarão, que deve ser usada a cada 3-4 células do piso da gaiola.
- Agora, vire a gaiola e instale-a nas barras de madeira preparadas, apoiando as extremidades do reforço nelas e, para que a estrutura não se mova, as juntas podem ser adicionalmente fixadas com parafusos.
Vídeo: fazendo uma gaiola de coelho
Nesta célula pode ser considerado pronto, mas você só precisa:
- coloque o bebedor dentro;
- cobrir parte do piso com madeira compensada (aumentar o conforto dos animais);
- coloque alimentadores.
Disposição e manutenção da gaiola
Nem todas as estruturas de malha são igualmente convenientes para os próprios animais; portanto, para aumentar seu conforto, é necessário equipar adequadamente o espaço interno da habitação de malha. Atenção especial deve ser dada ao chão, comedouros e taças, que devem ser fixadas para que os animais não possam derramar ou derramar nada.
Importante! Todas as manipulações de conexão com um fio ou braçadeiras devem ser executadas apenas transversalmente, “ligando” os cantos das células inferior e superior. Se você prender os lados vizinhos, essa conexão se moverá e mudará constantemente, em uma direção e na outra direção.
Piso e roupa de cama
Na maioria das vezes, o feno macio é usado como material de cama, pois é muito mais fácil removê-lo da gaiola do que serragem ou papel, que geralmente não é adequado para malha grossa. Se possível, você pode comprar um enchedor de milho (partículas de espigas de milho) ou colocar palha em uma gaiola, mas nesse caso você precisará usar algum tipo de base para que o enchedor não caia nas aberturas da gaiola.Uma seção de madeira compensada processada com cal cortada ajudará a aumentar o conforto dos orelhudos. Não é necessário cobrir todo o chão com ele, basta colocar uma folha em apenas um lado da gaiola para que os animais possam descansar em uma superfície plana. Em cima da madeira compensada, você pode colocar uma ninhada de feno.
Você sabe O menor coelho do mundo é considerado um coelho pigmeu, aydahsky. O comprimento do seu corpo é de 25 a 29 cm, e o peso de um adulto geralmente atinge apenas 250 g.
Bebedouros e taças
As paredes de malha permitem que você conserte convenientemente tigelas e alimentadores em qualquer altura, dependendo do tamanho e crescimento do próprio animal. No entanto, ao escolher esses produtos, é importante levar em consideração os parâmetros do coelho e sua forma. Você pode comprar tigelas para comida, mas, neste caso, verifique se elas têm um fundo largo; caso contrário, os animais virarão o prato com facilidade e aspergirão constantemente.
É aconselhável pegar as taças com um bico especial que não permita que a água seja derramada (vendida em lojas de animais), especialmente porque parafusos especiais estão incluídos no kit para fixar rapidamente a garrafa na parede da gaiola.
Preste atenção especial ao local para colocar o feno. O suporte deve ser fixado o mais baixo possível, pois os coelhos não gostam de levantar a cabeça. Para animais decorativos, além desses produtos, os brinquedos podem ser presos à gaiola, por exemplo, na forma de bolas de madeira ou outras figuras feitas de material natural.
Em gaiolas grandes, podem ser organizadas elevações e saliências, nas quais os animais podem subir com a ajuda de pequenas escadas localizadas nas proximidades. O principal aqui é evitar uma possível queda do alto-falante, considerando anteriormente todos os recursos da instalação.
As gaiolas de malha não são adequadas para manter os animais nas ruas; portanto, ao construir uma habitação como essa, cuide da presença de um espaço fechado sem correntes de ar. No inverno, os coelhos terão que organizar aquecimento adicional usando lâmpadas especiais ou outro equipamento similar.Importante! Cada elemento na casa dos coelhos deve estar bem fixo, para que o animal não possa movê-lo ou quebrá-lo. Para a fixação, é aconselhável usar apenas parafusos autorroscantes com uma tampa plana, parafusando-os completamente para evitar ferimentos.
Desinfecção e limpeza
As gaiolas de malha galvanizada não têm medo da umidade e dos componentes abrasivos dos detergentes; portanto, ao limpar o coelho, você pode limpar com segurança as hastes com um pano úmido ou molhado, embebido em uma solução desinfetante com antecedência. Para a boa saúde dos coelhos, as células precisam ser lavadas pelo menos uma vez em várias semanas, tendo previamente transferido seus habitantes para outro local.
A troca de maca e a limpeza dos alimentadores é realizada com um pouco mais de frequência - uma vez por semana, embora nesta questão dependa muito do número de coelhos contidos no interior. É aconselhável lavar os bebedores diariamente, antes de encher com água fresca.
Os seguintes produtos podem ser usados para desinfetar o coelho:
- Virocid
- Cinzas volantes
- Solução alcoólica de iodo
- Glutex
- Formalina
- Virosan.
Características de manter coelhos em uma gaiola de malha
Gaiolas de malha para coelhos não são a melhor opção para a criação de animais a longo prazo em uma área aberta, mas, ao mesmo tempo, são muito práticas e fáceis de limpar. Para aumentar o conforto de seus residentes, certifique-se de cuidar de uma camada de roupa de cama adequada e coloque as próprias células em uma sala fechada de correntes de ar.Em casos extremos, vale a pena cobrir vários lados com material à prova de vento, especialmente no lado do vento. A alimentação e o feno devem ser colocados apenas nos alimentadores, caso contrário, eles se encontrarão rapidamente no chão e o consumo da mistura de alimentos aumentará. Caso contrário, cuidar de coelhos em "casas de malha" não é diferente do seu conteúdo em outros tipos de células.