Os brotos de trigo, ou “vitgrass”, são chamados jovens partes verdes dos brotos usados como matéria-prima para a fabricação de alimentos saudáveis (geralmente são apresentados na forma de suco ou pó). O produto resultante sempre contém um grande número de vitaminas, micro e macro elementos que podem melhorar o estado geral do corpo e, em alguns casos, até contribuir para a eliminação dos sinais de certas doenças. O que exatamente vale a pena saber sobre brotos de trigo, qual é o seu efeito em órgãos e sistemas específicos do corpo e como evitar possíveis reações indesejadas - isso será discutido mais adiante.
Composição de germe de trigo
Muitos componentes do germe de trigo correspondem à composição química dos grãos da cultura germinada, mas, ao mesmo tempo, apresentam diversas diferenças (por exemplo, a água na parte verde é um pouco maior: 100 g pode conter até 47,75 g, com 7,5 g de proteína, 1,3 g de gordura, 42,5 g de carboidratos, 1,1 g de fibra alimentar). O conteúdo calórico dos brotos é relativamente baixo e é de 198 kcal por 100 g de produto.
Quanto à composição vitamínico-mineral, então, primeiro, os seguintes componentes serão úteis (por 100 g de brotos):
- vitamina B1 (tiamina) - 0,225 mg;
- vitamina B2 (riboflavina) - 0,155 mg;
- Vitamina B5 (ácido pantotênico) - 0,947 mg;
- vitamina B6 (piridoxina) - 0,265 mg;
- vitamina C (ácido ascórbico) - 2,6 mg;
- Vitamina E (tocoferol) - 21,0 mg;
- vitamina PP (ácido nicotínico) - 3,087 mg;
- potássio - 169,0 mg;
- fósforo - 200,0 mg;
- magnésio - 82,0 mg;
- cálcio - 28,0 mg;
- sódio - 16,0 mg.
Ao mesmo tempo, não há açúcares na composição dos brotos de trigo, o que os torna adequados para o consumo por pessoas com alto nível de açúcar no sangue.
Você sabe Segundo pesquisas arqueológicas, o trigo começou a ser cultivado em cultura no XIII–XII art. BC e., principalmente no Oriente Médio. Desde o início de nossa era, ela se espalhou pelos estados da Ásia e da África.
Propriedades úteis
A rica composição química dos brotos de trigo os tornou um valioso produto dietético para muitas pessoas, em particular, e para aqueles que desejam prolongar suas vidas através de nutrição adequada.
- A lista geral de propriedades úteis do produto inclui o seguinte:
- normalização da atividade cerebral e otimização de processos metabólicos devido à presença de ácido gama-aminobutírico;
- melhorar a saúde das mulheres (vitaminas do grupo B e vitamina E participam ativamente disso);
- limpar o corpo de escórias e acumulações tóxicas, melhorando o sistema digestivo;
- o suprimento de órgãos e sistemas do corpo com oxigênio, aumentando o número de glóbulos vermelhos;
- ativação do crescimento da massa muscular e aumento dos indicadores de força;
- normalização do sistema cardiovascular, com a prevenção da formação de placas de colesterol.
Impacto em sistemas e órgãos individuais
As vitaminas e minerais presentes no produto têm um efeito restaurador em todo o organismo como um todo, mas, além disso, é possível destacar o benefício para alguns órgãos separadamente. Por exemplo, no caso de problemas nos rins, o uso de brotos verdes como suplemento dietético ajudará a combater as pedras formadas, a melhorar o metabolismo do oxigênio e a rede vascular do órgão, normalizando a condição do ducto. O magnésio contido na composição é responsável pela decomposição de sais no sistema urogenital humano, de modo que o suco dos brotos de trigo impede a formação de pedras nos rins.No caso de problemas cardíacos, componentes do produto como potássio, selênio, cromo, zinco, magnésio, vitaminas A, C, B1, aminoácidos lisina, arginina, tirosina e prolina serão relevantes. Para uma terapia complexa do sistema cardiovascular, basta tomar 60 a 90 ml de suco diariamente, cerca de 20 minutos antes da refeição principal. Isso reduzirá significativamente a probabilidade de coágulos sanguíneos nos vasos e estabilizará a pressão sanguínea.
Brotos de trigo verde trazem certos benefícios em caso de doenças gastrointestinais. Primeiro de tudo, o produto afeta positivamente a condição das membranas mucosas, mas somente se elas não forem danificadas por uma úlcera, caso contrário, será necessária medicação. A parte verde ficará melhor para a prevenção futura de doenças, devido às vitaminas B6 e B12 presentes nela.Tudo isso se aplica ao corpo masculino e feminino; no entanto, neste último caso, você pode adicionar a possibilidade de uso durante a gravidez e lactação, o que será útil não apenas para a mãe, mas também para o bebê (apenas na ausência de alergia ao glúten). Esse suplemento alimentar ajudará a fortalecer o sistema esquelético do feto, contribuindo para o seu desenvolvimento mental devido ao conteúdo de ácido fólico. Quanto aos homens, o suco Vitrass é eficaz na solução de problemas de potência., uma vez que seu componente constituinte, a L-arginina, contribui para a duração do suprimento sanguíneo para o pênis e melhora as sensações agradáveis do ato sexual.
Para crianças
Mães que cuidam de diferentes países geralmente incluem brotos de trigo no cardápio diário de seus filhos. Existem várias razões para isso. Por exemplo, a provitamina A ajuda a fortalecer a visão e a vitamina D impede o desenvolvimento de raquitismo em bebês.
Importante! Muitas crianças não gostam de brotos de trigo; portanto, para a introdução na dieta, elas são esmagadas com um liquidificador e misturadas aos pratos habituais do bebê.
Para alcançar o resultado mais positivo, vale a pena dar diariamente à criança 1 colher de chá. brotos verdesNo entanto, para isso, o bebê deve ter mais de dois anos de idade e não ter contra-indicações para o uso desses alimentos. Até essa idade, você pode dar às crianças suco de grãos de trigo germinados, cerca de 10 ml por dia.
Os benefícios da perda de peso
A normalização dos processos metabólicos no corpo humano devido ao uso regular de brotos de trigo também contribui para um tratamento mais rápido do excesso de peso, o principal é saber como, quando e em que quantidades usar este produto.
As receitas mais populares nesse caso incluem o seguinte:
- No café da manhã, é útil tomar um coquetel de maçãs verdes (2 unid.) E gérmen de trigo (2 colheres de sopa). Chicoteado no liquidificador. O alto teor de ferro e fibra na pasta resultante satura bem o corpo, desencadeando processos metabólicos em seus órgãos e sistemas. Para obter o resultado mais positivo, a próxima refeição deve ser planejada antes de 4 horas após a aplicação da mistura, e é muito desejável que ela seja fracionada.
- Para criar um suplemento alimentar saudável com base nesta receita, basta misturar 3 colheres de sopa. brota com 2 horas de mel, após o que come a poção cozida pelo menos três horas antes da refeição principal.
- Às vezes, 100 g de gérmen de trigo são misturados com dois pepinos em cubos, acrescentando ervas e uma colher de azeite a gosto. Como nos casos anteriores, você precisa usar a mistura pelo menos meia hora antes da refeição principal.
Além das receitas acima, você pode usar outras que incluem a inclusão na composição do produto acabado de mel, nozes e até ameixas secas, maçãs, o que tornará o sabor do medicamento acabado mais atraente.
Importante! A taxa diária de germe de trigo para um adulto não é superior a 100 g.
Como fazer suco em casa
O suco de grama de trigo é usado para fins preventivos e terapêuticos não menos do que a polpa de verduras picadas, de modo que a questão de sua preparação em casa costuma ser destacada.
Obviamente, para atingir esse objetivo, você precisa ter as principais matérias-primas - brotos de trigo, que podem ser obtidos em casa, executando várias manipulações simples:
- Para começar, prepare sementes de alta qualidade: umidade ideal, sem odores ou manchas desagradáveis na superfície. Se insetos foram encontrados na embalagem de trigo, toda a embalagem terá que ser jogada fora.
- Lave bem as sementes selecionadas em água corrente fria, coloque no fundo de uma tigela de porcelana, vidro ou esmalte e despeje água morna sobre ela. Todos os grãos emergentes devem ser removidos e descartados, e os afogados devem ser embebidos por 6 a 12 horas.
- Após o tempo previsto, substitua a água no tanque e deixe o trigo por mais 12 horas e depois semeie em um solo leve e nutritivo.
Como não é recomendável consumir mais de 100 g de gérmen de trigo por vez, apenas uma quantidade de sementes ou com um pequeno suprimento é tomada para um procedimento de imersão.Uma opção alternativa para a germinação é embrulhar o trigo em um pano ou gaze úmido e limpo. À medida que fica sujo, o tecido é alterado para um novo, mantendo-o úmido.
Após o aparecimento dos brotos, resta apenas desconectá-los da parte de grãos e triturar de qualquer maneira possível:
- Usando um espremedor. A melhor opção, que permite obter suco sem grandes partículas de polpa, no entanto, os modelos de parafuso são mais adequados para esses fins (atrasam o bolo usando um filtro de malha fina).
- Usando um liquidificador de cozinha. Ao moer os brotos coletados em uma tigela, você também precisará espremê-los na gaze, após o que o suco estará pronto para uso.
- Ralado em um ralador. A essência deste método de cozimento lembra muito o anterior, porque os brotos esmagados são primeiro esfregados em um ralador, o que está longe de ser sempre conveniente, e depois o suco é espremido da lama obtida com gaze para consumo adicional.
Muitos adeptos da preparação regular de uma bebida feita a partir de brotos de trigo garantem que, após a criação da casa, é muito mais útil e mais barata que a opção adquirida. No entanto, a terra usada para plantio em casa raramente é caracterizada por uma rica composição mineral e vitamínica, portanto, grãos germinados nem sempre serão tão úteis quanto possível. Em escala industrial, o solo costuma ser especialmente preparado, o que significa que as matérias-primas obtidas são mais adequadas para a preparação de um medicamento. Além disso, o prazo de validade de uma bebida feita manualmente é geralmente menor do que a opção de compra final.
Você sabe Apenas 30 ml de suco de gérmen de trigo contêm a mesma quantidade de vitaminas e minerais que 1 kg de legumes frescos.
Possíveis danos e contra-indicações
Apesar de todos os benefícios dos brotos de trigo verde, não se deve excluir a probabilidade de deterioração do bem-estar quando o produto é abusado ou ignorado por qualquer contra-indicação ao seu uso.
- Quanto ao último, a lista dos principais inclui:
- a presença de úlcera no estômago ou úlcera duodenal na fase aguda;
- pós-operatório;
- tendência a alergias (especialmente glúten);
- crianças menores de dois anos, embora alguns nutricionistas não recomendem comer grama de trigo antes dos 12 anos.
Todas as conseqüências negativas do uso do produto são geralmente expressas em fraqueza geral do corpo, tontura e náusea, e após o uso conjunto com kefir ou outros produtos lácteos, é possível um aumento na formação de gases. Em casos raros, uma reação alérgica resulta em uma erupção cutânea no corpo, embora isso seja mais provavelmente a exceção do que a regra.
Tendo conseguido brotar corretamente e tendo aprendido a usar suco e polpa à base de brotos de trigo, eles realmente podem se tornar um excelente remédio restaurador que pode ajudar a eliminar várias doenças. Tudo o que é necessário é uma atitude responsável em relação à escolha da dosagem e ao método de uso do medicamento preparado de acordo com as receitas da medicina tradicional.