A popularidade dos cranberries no mundo está crescendo. Na Ucrânia, é colhida na natureza, embora o país tenha todas as condições para o cultivo de bagas em escala industrial, dizem especialistas.
Os principais produtores mundiais de cranberry são Bielorrússia, Letônia, Romênia, Turquia e Azerbaijão. A Ucrânia poderia ocupar um lugar entre eles se mudasse para o cultivo industrial de frutas.
Até agora, as bagas do país são colhidas na natureza, enquanto outros produtores a cultivam há muito tempo. O fruto silvestre é mais útil, mas a lucratividade dos cranberries cultivados é várias vezes maior. Suas bagas são grandes, com até 2 cm de diâmetro, frutos comercializáveis com um rendimento de até 2 kg / m². Além disso, a demanda pelo produto é estável e cresce o tempo todo.
Outra vantagem do cranberries é que ele cresce em solos de turfa ácida, onde não é possível cultivar. Cranberry nessas condições é ótimo e dá uma colheita por 60 anos. O maior número de solos adequados para o cultivo desta baga está nas regiões de Ternopol, Volyn e Zhytomyr.
Inicialmente, a organização do plantio de cranberry exigirá um investimento, mas eles podem ser parcialmente compensados pelo estado como parte de um programa de apoio aos produtores agrícolas, que opera em 2017-2021.
Segundo especialistas, a lucratividade da fazenda de cranberry será de 36,9%, o que significa obter um lucro de cerca de 37 centavos de dólar por dólar de renda por 60 anos.