Nas áreas domésticas, diferentes variedades de marmelo são frequentemente encontradas. Graças a esta planta, você pode decorar o jardim, fazer uma cobertura incomum e até desfrutar de frutas ricas em vitaminas e minerais. Uma das culturas mais bonitas é considerada marmelo japonês ou henomeles japonês. Este artigo considerará não apenas variedades populares para a região de Moscou, mas também a tecnologia de seu cultivo.
Descrição e características da cultura
O marmelo japonês é considerado um arbusto alto. Na superfície da planta são frequentes e grandes folhas de forma alongada. A placa da folha é caracterizada por uma rica tonalidade verde. Altura da planta - até 3 m.
Descrição detalhada da colheita:
- os rebentos jovens são verdes, felpudos e, com a idade, tornam-se nus com uma cor marrom;
- o comprimento das folhas é de 3 a 6 cm e a largura é de 2 a 4 cm;
- flores - rosa, laranja ou vermelho;
- inflorescências são grandes, tireóide;
- a largura das flores é de até 5 cm, formando uma inflorescência, coletando 3-5 peças;
- frutas arredondadas com casca verde-amarela. O diâmetro do feto é de até 6 cm e o marmelo é adequado para o consumo.
Os frutos amadurecem mais perto de outubro. O marmelo japonês pertence a culturas de crescimento lento. Apesar de a planta ser considerada termofílica, ela é capaz de sobreviver a geadas de até -30 ° C. A frutificação ocorre no quarto ano após o plantio em campo aberto. A produtividade é média, cerca de 3 kg de frutos são colhidos de cada árvore.
Importante! Devido ao seu sabor excessivamente ácido, as frutas frescas raramente são consumidas. Eles são usados principalmente para fazer geléia, compota e geléia.
Variedades para cultivo nos subúrbios
As seguintes variedades de marmelo japonês são frequentemente cultivadas na região de Moscou:
- Nivalis - Esta é uma planta poderosa, cuja altura é de até 1,5 m. As flores são brancas e as folhas são cobertas com uma flor aveludada;
- Simony (Simonii) - os arbustos são cobertos com um grande número de folhas grandes. A altura da planta não é superior a 1,3 m. As flores são de cor vermelho escuro, característica da maioria das variedades de marmelo japonês. Os frutos são grandes, verde-amarelo;
- Menina Gueixa - altura do mato até 1,5 m, coberta por flores duplas de cor creme delicada;
- Pink Lady - Arbusto de crescimento lento, cuja altura não excede 1,4 m Flores cor-de-rosa. Essa variedade é capaz de tolerar geadas severas (até -35 ° C) e crescer à sombra. Portanto, é ideal para cultivo nas regiões centrais do país;
- Fascinação - Um arbusto amplo, com até 1,5 m de altura, flores roxas reunidas em inflorescências.
Marmelo plantando em campo aberto
Para cultivar uma planta bonita e frutífera, você precisará plantar adequadamente. Antes de tudo, escolha um assento de alta qualidade para deixar o marmelo confortável. Você também deve escolher uma muda saudável. É melhor fazer isso em viveiros especializados, a fim de comprar material de plantio resistente a geadas, doenças e pragas. Na superfície das mudas não deve haver manchas, depósitos e rachaduras. Sua presença pode levar ao fato de que a planta não cria raízes bem.
Você sabe Durante o governo de Tudor, o marmelo era feito de marmelo, considerado um poderoso afrodisíaco.
Tempo de pouso
É necessário plantar marmelo japonês na primavera, quando o solo aquece até + 10 ° C. A temperatura ambiente deve estar entre + 15 ° C e + 17 ° C. A melhor planta sobrevive se plantada de manhã ou à noite, quando não há luz solar ativa. Isso pode causar queimaduras na coroa. Se você plantar um marmelo japonês no outono, ele poderá afetar negativamente seu desenvolvimento. As plantas jovens não têm tempo para criar raízes antes do início da geada e do congelamento.
Seleção de assento
É necessário plantar marmelo japonês em áreas ensolaradas. Na sombra, os arbustos crescem mal e o processo de floração é perturbado. Tente plantar em locais protegidos contra ventos e correntes de ar do norte. O marmelo japonês prefere crescer em solos argilosos com baixa acidez. Ótimo equilíbrio de pH - não mais que 6.
Preparação do solo
Como a cultura prefere crescer em solos nutritivos e férteis, é necessário preparar um assento com antecedência. Primeiro, o local deve ser cuidadosamente regado para que o solo seja umedecido a uma profundidade de 40 cm. Depois disso, adicione fertilizantes orgânicos (estrume apodrecido ou turfa) em uma quantidade de 20 kg por 1 m².
Após 2-3 dias, quando a água e os nutrientes penetram nas camadas internas da terra, você pode começar a marcar o jardim. Faça furos de 60 x 60 cm de tamanho.A distância entre os arbustos deve ser de 1,5 M. Se você deseja cultivar marmelo japonês como uma cerca viva, mantenha a distância entre os arbustos em 80 cm.
Adicione 10 kg de húmus e 500 g de cinza de madeira ao poço escavado. Em seguida, adicione cerca de 5 kg de solo do jardim e misture bem todos os ingredientes. Quando todas as ações estiverem concluídas, continue com o procedimento de plantio.
Regras de desembarque
Um procedimento de pouso passo a passo é o seguinte:
- Coloque o material de plantio dentro do buraco, para que o colar de raiz permaneça acima da superfície do solo.
- Polvilhe as raízes da planta com terra e despeje água suficiente (pelo menos 10 litros).
- Faça uma pequena depressão ao redor do arbusto, onde a água para irrigação será derramada.
- Cubra a parte basal com uma camada de cobertura morta (turfa, casca de árvore picada ou serragem), com pelo menos 10 cm de altura.
Cuidado
Eles vão deliciar-se com frutas deliciosas e perfumadas. O principal estágio do cuidado é a rega. Isto é devido ao fato de o marmelo japonês ser higrófilo. Também deve ser dada atenção especial à cobertura, poda e proteção contra geadas. É importante afrouxar o solo superficial a tempo e remover as ervas daninhas.
Rega
Atenção especial deve ser dada à rega em clima seco. Nesses períodos, despeje pelo menos 30 litros de água sob cada arbusto, para que o solo seja umedecido até a profundidade necessária. Se o tempo chuvoso prevalecer, a planta não precisará de umidade adicional. Após a irrigação, o solo superficial deve ser afrouxado a uma profundidade de 8 cm, para que as raízes não apodreçam. Se desejar, você pode molhar a coroa do arbusto para tornar as placas das folhas mais vivas.
Importante! As ervas daninhas devem ser removidas toda semana para reduzir o risco de pragas.
Fertilizantes e fertilizantes
Dado que o jardineiro deve fertilizar durante o plantio, o primeiro ano não exigirá fertilizante. Todos os curativos são introduzidos a partir do segundo ou terceiro ano após o plantio.
As etapas do procedimento são as seguintes:
- Na primavera, 300 g de superfosfato e 150 g de nitrato de potássio são adicionados a cada arbusto.
- No verão, use nitrato de amônio (20 g por planta).
- No outono, despeje 3 litros de solução de verbasco (90 g por 10 litros de água) sob cada arbusto.
Poda
A cultura precisa de sucatas sanitárias e formativas. Ambos os procedimentos são realizados na primavera, antes do fluxo de seiva nos galhos. Se o jardineiro aderir ao momento ideal da poda, ele será capaz de manter a qualidade das inflorescências e indicadores de rendimento.
A formação da coroa é que remova os galhos que estão fora de forma. Devem ser cortados apenas 2/3, e os pontos de corte devem ser tratados com var. Isso ajudará a impedir o desenvolvimento de parasitas, além de não perturbar a estrutura do arbusto. Durante as sobras sanitárias, brotos secos danificados pela neve e pelo gelo são removidos.
Preparações de inverno
Apesar da alta resistência ao gelo da cultura, é necessário cobrir os arbustos para o inverno. Isto é especialmente verdade para plantas jovens que ainda não tiveram tempo de fortalecer e formar o sistema imunológico. Cubra o círculo do tronco com uma camada densa de folhas caídas, ramos de abeto ou casca de árvore. A altura da cobertura deve ser de cerca de 25 cm. Recomenda-se que o procedimento seja realizado 2-3 semanas antes do início do gelo.
Você sabe Os povos que vivem no Mediterrâneo consideram o marmelo um sinal de Vênus. Acredita-se que essa cultura seja um símbolo de amor e fertilidade.
Doenças e Pragas
Os arbustos de marmelo japoneses podem ser afetados por doenças como citosporose e ramulariose. Os sintomas dessas doenças se manifestam no fato de as folhas adquirirem uma cor marrom e a cor da casca se tornar menos saturada. Para proteger os genômica, é necessário pulverizar com a solução Aktara (40 g por 10 l de água). O intervalo de tratamento não deve exceder 2 semanas, para que as bactérias não tenham tempo para se recuperar e se multiplicar.
Entre as pragas freqüentes, a bainha e o ácaro da aranha devem ser observados. Contra eles, é aconselhável usar produtos químicos fortes. Na luta contra insetos escamados, é utilizada uma solução de Karbofos (40 g por 10 l de água). Contra o ácaro, é usado o Actellik (30 g por 6 litros de água). A pulverização é realizada 1 vez por mês. Isso será suficiente para não prejudicar a planta, mas não para permitir o desenvolvimento das larvas do parasita.
Reprodução
Muitos jardineiros usam métodos diferentes de propagação da jardinagem de marmelo, dependendo das capacidades e habilidades. No total, existem várias maneiras de criar cultura:
- estacas;
- usando sementes;
- vacinações;
- dividindo o mato;
- estratificação.
Estacas
O método mais comum de propagação é considerado estacas. Graças a ele, todas as qualidades varietais da cultura são preservadas. É necessário colher mudas em clima seco, melhor nos verões quentes. Corte brotos pequenos de uma planta adulta (2-3 anos) para que em cada ramo haja um salto (madeira do ano passado), com até 1 cm de comprimento.
Para que a planta se enraíze, é necessário mergulhá-la na solução Kornevin (50 g por 5 l de água). É necessário manter-se nesse estado por pelo menos três dias para estimular o crescimento. Depois disso, prepare um substrato nutritivo, misturando turfa e areia na proporção de 1: 3. Estacas verde-escuras no solo em ângulo agudo.
Após cerca de 30 dias, quando o sistema radicular estiver ligeiramente desenvolvido, transplante a cultura para um local permanente. Para proteger a cultura das geadas do inverno, cubra os arbustos com agrofibra ou filme plástico. Remova o abrigo na primavera, para não provocar o desenvolvimento de infecções por fungos.
Sementes
Muitos jardineiros estão convencidos de que a criação de marmelo com sementes japonesas é a maneira mais confiável. Isso se deve ao fato de as taxas de germinação de henomeles serem altas, cerca de 80%. A semeadura é realizada no início do inverno e, em meados de março, os primeiros rebentos aparecem.
A preparação e o plantio de sementes consiste nas seguintes etapas:
- Despeje-os com água morna. Uma semente vazia é exibida, após a qual deve ser descartada.
- Enrole as sementes adequadas em gaze e leve à geladeira na prateleira inferior. Lá eles devem ser armazenados por pelo menos 30 dias.
- Transfira as sementes para um saco de areia molhada e deixe nesta posição por 50-60 dias.
- Plante as sementes com o início da primavera, aprofundando 50 cm.
Através da vacinação
Muitas vezes, os jardineiros recorrem à reprodução através da vacinação. Como estoque, é usada uma muda das principais espécies. O enxerto é uma haste varietal. Em meados de agosto, quando há um fluxo ativo de seiva no solo, é realizada uma vacinação ocular.
A essência do procedimento é a seguinte:
- No meio das estacas varietais, corte um rim saudável junto com parte da casca.
- Faça uma pequena incisão no porta-enxerto.
- Dobre as bordas da "ferida", coloque o rim dentro e envolva-o de volta.
- Enrole a área cortada com filme ou pano para que os olhos fiquem abertos.
- Após 20 a 30 dias, o olho cria raízes.
- Transplante para um local permanente no próximo ano, quando uma fuga é formada no lugar do rim.
- O cuidado é que, toda semana, você precisa borrifar os olhos com água limpa.
Divisão
Genomeles é caracterizado por um sistema radicular desenvolvido. Portanto, muitos jardineiros preferem propagar a cultura dividindo o mato.
A tecnologia é a seguinte:
- Desenterrar uma planta adulta.
- Pegue a raiz, com cerca de 15 cm de comprimento e 0,5 cm de espessura.
- Transplante-os ao lado da planta mãe, aprofundando em 10 cm.
- Regue regularmente as plantas jovens e imediatamente após o plantio, cubra com uma camada de 10 centímetros de cobertura de serragem.
Camadas
Os marmelos japoneses geralmente têm brotos rastejantes que podem ser cortados e usados para o cultivo de variedades. Mergulhe-os ao lado da planta mãe, não separando-os do arbusto principal. Cubra com uma camada de cobertura morta e água toda semana. Após o tempo em que o sistema radicular é desenvolvido (geralmente leva pelo menos 3 meses), é possível separar as camadas da mato-mãe e transplantar para um local permanente.
Quando amadurece e como colher
Os frutos amadurecem em setembro ou outubro, dependendo das condições climáticas e da qualidade do atendimento. A casca é coberta com uma densa camada de revestimento de cera, que protege o marmelo de danos causados por pragas. Se os frutos ainda não amadureceram, ainda precisam ser colhidos antes do início da geada. Se você os colocar em uma sala onde a temperatura do ar esteja entre + 3 ° C e + 5 °, eles poderão amadurecer. Você precisa coletar os frutos do marmelo japonês em caixas densas e organizá-los para que eles não lutem entre si. Caso contrário, a colheita não será armazenada por muito tempo e começará a apodrecer muito em breve.
Portanto, agora você sabe que não é difícil cultivar marmelo japonês se você seguir as regras básicas para plantar e cuidar. Graças a ações simples, você pode desfrutar de frutas aromáticas das quais deliciosas sobremesas são feitas em 3-4 anos.