As cabras leiteiras tchecas marrons são populares entre pequenos e grandes agricultores, são relativamente fáceis de cuidar, os animais são despretensiosos na alimentação e também não precisam de muito espaço para manutenção. Neste artigo, examinaremos mais de perto a descrição e as características desta raça, aprenderemos como cuidar de cabras e como criá-las.
Origem
A cabra de pelo curto marrom tcheca é uma raça obtida como resultado do trabalho de criação realizado entre 1900 e 1930. Seus ancestrais são cabras tchecas Garz, suíças e cabras alpinas marrons.
Você sabe As cabras têm estômago, constituído por quatro seções (cicatriz, tela, livros e abomaso). Sua comida primeiro cai na cicatriz, depois se move para a rede, depois entra no livro e, no final do caminho, entra no abomaso, que mais se assemelha a um estômago humano sensível.
Características gerais da raça
Essas cabras são de pêlo curto, com cor de pêlo marrom e subpêlo espesso. A maioria dos representantes desta raça não tem chifres; 80% dos animais têm um kolost pronunciado. As cabeças de apenas 20% das cabras marrons tchecas são coroadas com chifres grossos e levemente curvos. A produção de leite feminino é muito alta.
Descrição da aparência
Animais de tamanho médio com um corpo musculoso.
As cabras são muito resistentes, adaptam-se bem às condições e conteúdos climáticos.Peso médio da carcaça, kg | Cabras - 75 a 80, cabras - 50 a 55 |
Impassability | Em 80% dos casos |
A presença de chifres | Em 20% dos casos |
Cor | Marrom, com uma faixa mais escura na crista |
Altura na cernelha, cm | Homens - 75–85, mulheres - 70–75 |
Circunferência do peito, cm | Homens - 90–110, mulheres - 80–100 |
Cauda | Curto |
Barba | Apenas cabras, pretas |
Os ouvidos | Arredondado, pequeno. |
Qualidades produtivas
É benéfico manter as cabras tchecas de pêlo curto em fazendas pequenas e grandes. Na maior parte do ano, as cabras leiteiras fornecem leite a seus donos.
Os animais que engordam após o abate fornecem um bom rendimento de carne com uma pequena quantidade de gordura, além de peles macias e quentes, pele forte adequada para costurar roupas e sapatos, lã para tricotar blusas e luvas.
Rendimento do leite
Todos os dias, cabras tchecas deliciam os proprietários com leite moderadamente gordo, grosso e muito saudável. Após o primeiro parto de uma cabra jovem, já é possível ordenhar até um litro e meio de leite por dia. O leite de uma cabra adulta é de 4 a 6 litros.O recorde de produção de leite da cabra tcheca marrom por 12 meses é de 2600 litros de leite moderadamente gordo.
Características do leite integral tcheco:
- teor de gordura do leite - de 3,5 a 4,5%;
- proteína no leite - de 2,7 a 3%;
- lactose no leite - 5%;
- produção média de leite - 900 litros por ano;
- o período médio de lactação é de 300 dias.
O sabor do leite em cabras desta raça é discretamente cremoso. O leite tcheco já está à venda pasteurizado; também são feitos queijos, queijo cottage e queijo feta. Devido à sua excelente digestibilidade, o leite tcheco é adequado para alimentos para bebês sem causar alergias.
Você sabe Caxemira incrivelmente macia e cara, feita com um subpêlo fofo de inverno de cabras da Caxemira. O preço da caxemira é muito alto, uma vez que separar manualmente o subpêlo de seda do pêlo grosso de cabra é um processo trabalhoso. Para fazer um suéter para um adulto, é necessário um subpêlo de dois animais adultos desta raça.
Carne
Após o abate de crianças de seis meses de idade, o rendimento líquido de carne fica em 20 kg, com um ano de idade, de 40 a 45 kg. Quanto mais velha a cabra, maior a produção de carne; é mais racional abater animais com um ano e meio de idade. Anteriormente, a cabra é especialmente engordada.
As cabras tchecas de pêlo curto marrom têm as seguintes características de carne:
- o peso médio de uma carcaça viva é de 52 kg;
- peso após o abate - 24,2 kg, dos quais: gordura - 3,8 kg, carne - 20,4 kg.
- rendimento em termos percentuais - 46,6%.
A carne de cabra tem seu próprio sabor específico, nem todas as pessoas adoram. Portanto, em tenra idade, os machos são castrados e, pouco antes do início do cozimento, a carne de cabra é mantida em marinadas ácidas (vinho, vinagre) com especiarias, por pelo menos 24 horas.
Para cozinhar deliciosamente a carne de cabra, ela é frita em fogo aberto, cozida, assada com legumes ou cereais no forno.
Você sabe As cabras têm pupilas retangulares, sua forma incomum oferece aos animais um espectro de visão mais completo que os humanos e animais com pupilas redondas. Com a visão periférica, as cabras podem capturar um panorama de 320 a 340 graus - essa propriedade é muito útil para evitar ataques de predadores. A desvantagem de uma pupila retangular é que as cabras não podem olhar para cima ou para baixo sem mover a cabeça.
Pele e pele
As peles de cabra têm calor e maciez, além de durabilidade e elasticidade. A partir das peles do pêlo curto checo, são feitos revestimentos para o chão (tapetes, carpetes) e colchas quentes.
A pele macia de cabra é usada na fabricação de abajures para luminárias de chão e luminárias de mesa. Um abajur tão incomum torna a luz brilhante abafada e aconchegante. Casas de moda famosas costuram roupas masculinas e femininas com pele de cabra elástica (casacos, jaquetas, casacos de pele de carneiro, jaquetas sem mangas).Essas roupas são usadas por um longo tempo, ficam ótimas, repelem as gotas de chuva e são perfeitamente limpas de poluição.
Sapatos de verão e inverno, chapéus e bonés, cintos, luvas, bolsas e carteiras também são feitos de couro. Todos esses produtos não perdem a forma desejada por um longo tempo e resistem ao atrito.
Além disso, o material descrito é usado na indústria da música - a superfície dos instrumentos é coberta com couro: pandeiros, tambores e maracas. Pedaços de couro vão para a produção de todos os tipos de lembranças.
Ninhada
A cabra tcheca, quando mantida em pasto livre por ano, produz meia tonelada de esterco. Desde que o animal esteja vivendo em um estábulo, a quantidade de estrume produzido é o dobro. A maca de cabra é um fertilizante orgânico forte, rico em nitrogênio, usado na agricultura.
O estrume de cabra não é aplicado ao solo em sua forma pura, pois um alto teor de nitrogênio queima as raízes das plantas. Para proteger as plantas e tirar proveito de todos os benefícios desse tipo de material orgânico, a liteira é empilhada em pilhas de composto, onde é usada durante o tempo.
Você sabe Ao contrário do leite de vaca, o leite de cabra é facilmente digerido, mesmo por pessoas que não conseguem tolerar a lactose. Também é mais rico em cálcio e vitamina A.
O estrume é intercalado por galhos, folhas e outros resíduos orgânicos. O fertilizante obtido como resultado da compostagem é espalhado nos leitos imediatamente antes da lavoura. A incorporação imediata no solo é necessária para que o nitrogênio e seus compostos não escapem do fertilizante.
Vantagens e desvantagens
- Lados positivos da raça:
- produção de leite muito alta (4-6 litros por dia);
- longo período de lactação (até 10,5 meses por ano);
- despretensão em comida;
- excelente sabor do leite e ausência de cheiro específico de cabra;
- excelente fertilidade - em uma gravidez, uma cabra carrega dois ou três filhos;
- alta imunidade a doenças virais e bacterianas (com bons cuidados e alimentação).
- Os lados negativos da raça tcheca:
- pêlos curtos, devido aos quais os animais não toleram baixas temperaturas e são atacados por insetos sugadores de sangue;
- intolerância ao calor do verão, durante a qual a produção de leite diminui.
Como escolher boas cabras ao comprar
Querendo criar cabras, o agricultor precisa adquirir animais saudáveis e de raça pura.
Aqui estão algumas dicas de criadores experientes, que ajudarão você a obter uma boa cabra:
- Nunca compre um animal puro-sangue no mercado de um vendedor desconhecido.
- Procure criadores de cabras famosos com uma boa reputação.
- É aconselhável inspecionar os animais reprodutores dos quais as crianças nasceram antes de comprar.
- Pergunte de quais lugares e quando foi a última vez que os produtores de cabras pedigree foram comprados.
- A idade das crianças compradas deve variar na região de 3 a 4 semanas, para que elas possam ficar sem mãe. Uma cabra deve ter um peso corporal de cerca de 9 a 12 kg e uma cabra deve ter um peso de 10 a 13 kg.
Importante! Se os pequenos animais forem saudáveis, serão brincalhões e inquietos, os olhos brilharão, os cabelos serão limpos, macios e brilhantes, a área ao redor do ânus não ficará manchada com fezes líquidas secas.
Características de criação e cuidados
O cuidado adequado é muito importante na criação de cabras. É necessário fornecer nutrição nutritiva e nutritiva, proteção contra parasitas, vacinação e moradia confiável que os proteja das intempéries.Apesar de todas as qualidades notáveis, a raça checa de pêlo curto não é muito adequada para os invernos russos, pois não protege o animal da geada e do vento. Proprietários inventivos de Altai colocam cobertores quentes em seus animais e constroem galpões aquecidos por fogões como abrigo para animais de estimação.
Condições de detenção
Requisitos para a casa das cabras:
- Normalmente, as cabras podem viver em qualquer pequeno celeiro, nem mesmo muito quente. O principal é que a temperatura ambiente não caia abaixo de +5 ° C.
- Os pisos da sala são mais convenientes para fazer concreto - isto tornará possível limpar diariamente os excrementos e manter os animais secos.
- O local onde o galpão de cabras será localizado, é aconselhável escolher em uma colina ou área plana, mas em nenhum caso nas planícies, para que não houvesse umidade e umidade. As cabras são animais bastante resistentes, mas nas condições de umidade elas facilmente adoecem.
- É desejável que a abertura da porta ou janela do prédio esteja voltada para o sul - O aquecimento solar será uma fonte adicional de calor na sala.
- O chão está coberto de serragem ou palha. Em invernos particularmente rigorosos, no canto do estábulo, onde as cabras gostam de descansar, você pode fazer pisos de tábuas, o que salvará os animais de resfriados.
- O tamanho ideal da cabra para um animal é de 4 metros quadrados. m, isto é, um rebanho de 5 objetivos requer um celeiro de pelo menos 20 metros quadrados. m
- Para iluminar uma sala medindo 20 metros quadrados. m, uma lâmpada de 120-150 watts é suficiente.
Em famílias pequenas (nas quais uma ou duas cabras), os animais pastam sob a supervisão dos proprietários ou amarrados no gramado com uma grama exuberante perto da casa. Normalmente, um pino de metal (ou madeira forte) e uma corrente ou corda longa e não grossa são usados para isso.
O comprimento da trela varia de acordo com o desejo do proprietário, mas o ideal é de 3-5 metros. Os animais ficam na coleira por um dia inteiro. Depois que a cabra come capim na coleira, é transferida para um novo local onde é amarrada novamente.Para que os artiodáctilos possam pastar sem supervisão ou trela, é necessário proteger o pasto. A cerca deve ser alta o suficiente (cerca de 1,5 m) para que os animais não possam pular sobre ela e deixar o território, e também para que os animais perigosos para a cabra (predadores selvagens ou cães grandes) não possam entrar no pasto.
A cerca pode ser feita de malha de metal com grandes malhas, tábuas de madeira ou travessas de madeira freqüentes recheadas nos postes centrais (como em um pasto para cavalos).
Importante! Na hora mais quente do dia, os animais em um pasto distante são destilados à sombra parcial e, não muito longe de casa, são levados até a casa de barcos até que o calor diminua. Se isso não for feito, os artiodáctilos podem receber insolação.
Os animais devem ter acesso a água limpa e fresca a qualquer hora do dia. No pasto, eles são levados para um local de rega três vezes ao dia.
São necessárias visitas regulares aos animais por um veterinário. É aconselhável dar aos seus animais de estimação um complexo vitamínico mineral que contenha vitamina E e selênio: ambos são muito importantes para a saúde óssea, muscular e reprodutiva de cabras e para animais prenhes.
A maioria das cabras é muito suscetível a parasitas externos e internos (pulgas e vermes); portanto, é necessário tratamento regular. Worms e coccídios são parasitas comuns aos quais os artiodáctilos são suscetíveis.
Os parasitas podem causar vários problemas de saúde: as cabras não conseguem suportar o feto, perdem peso, seus cabelos e subpêlos ficam desgrenhados, perdem-se emaranhados, a produção de leite diminui. Em casos especialmente avançados, os parasitas podem até ser fatais.Portanto, a desparasitação regular é obrigatória e dois procedimentos são suficientes: na primavera e no outono.
As crianças são as primeiras a desparasitar com 6 a 8 semanas de idade. Estes medicamentos podem ser adquiridos sem receita nas farmácias veterinárias. Os sinais de infecção por coccidiose são: perda de peso, sonolência e um som estridente nos cascos durante o movimento.
O veterinário realiza a vacinação, seguindo o cronograma individual de cada animal. As vacinas ajudarão a evitar doenças infecciosas e a morte de artiodáctilos. As cabras são vacinadas uma vez por ano com a vacina CDT (para tétano).
É necessário vacinar as crianças com 6 a 8 semanas de idade e depois repetir o procedimento após 4 semanas.
Alimentação
O que as cabras comem:
- no verão - capim fresco;
- no inverno - feno;
- em qualquer época do ano - culturas de raízes, aveia, farelo e cevada.
Não é recomendado derramar comida de cabra diretamente no chão. Ao comer comida do chão, mofo ou insetos podem entrar no estômago da cabra. Para alimentar é necessário o uso de alimentadores especiais feitos de madeira, metal ou plástico duro. Alimentos perigosos:
- Feno ou cereais com mofo. O mofo na alimentação pode aparecer se eles se molharem e depois forem secos injustamente. Esses alimentos podem causar indigestão, um distúrbio do trato gastrointestinal e cólicas dolorosas. Em casos particularmente difíceis, sem a ajuda de um veterinário, o animal pode morrer.
- Existe vegetação extremamente prejudicial à saúde das cabras. As plantas pertencentes à família do rododendro pertencem a uma vegetação perigosa. Ao serem comidos, eles podem causar diarréia, vômito e até morte, se o animal já comeu o suficiente e não há cuidados veterinários.
Você sabe As cabras são animais de rebanho que ficam deprimidos se deixados sozinhos. Portanto, os animais de estimação se sentem melhor quando vivem em uma equipe de 5 a 7 pessoas.
Adultos
A alimentação adequada de cabras leva em consideração suas necessidades relacionadas à idade, sexo e direção do uso, bem como a disponibilidade de alimentos individuais, dependendo da época do ano.
Comida verde. No verão, o pastoreio é o mais benéfico para a saúde das cabras e é o mais benéfico. As cabras tchecas gostam de pastar em uma mistura de ervas como azevém, timóteo e festuca. Juntamente com as ervas, vale a pena semear legumes no pasto - trevo, alfafa, ervilhaca, tremoço e ervilha.
Um alimento de cabra valioso é o siderat das leguminosas da família das leguminosas - seradella, que não congela no inverno até uma temperatura de –8 ° C, o que significa que pode enriquecer a dieta dos animais no inverno.
Além disso, galhos verdes de árvores (bordo, tília), caules imaturos de cereais e ervas que sustentam o sistema digestivo e a circulação sanguínea de artiodáctilos são usados como alimento de cabra.Até 0,15 ha de pastagem é alocado para cada cabra com posteridade. Um animal adulto come 2-7 kg de ração por dia, dependendo da idade e fase do ciclo reprodutivo.
Alimento seco. O feno de uma mistura de capim e legumes é a base da dieta de uma cabra no inverno.As plantas são ricas em nutrientes imediatamente antes da floração; portanto, o primeiro feno é melhor no início de junho.
A cabra come 1-2 kg de feno seco diariamente. A redução nos alimentadores deve ser compensada várias vezes ao dia, porque o feno seco perde rapidamente seu cheiro fresco e deixa de ser apetitoso.
Um bom complemento para a dieta de inverno são aveia, palha de cevada e legumes secos.
No inverno, os animais de estimação podem ser alimentados com silagem de ervas, legumes e milho com a adição de giz para ração. A fêmea come 1-3 kg de silagem por dia durante a lactação. No entanto, não é recomendável introduzir silagem na dieta de cabras leiteiras, cujo leite é destinado à produção de queijos.
Comida suculenta. Suculentas são plantas cujos tecidos armazenam uma grande quantidade de umidade. Estes incluem vegetais, que são regularmente dados aos artiodáctilos em pequenas quantidades durante um ano inteiro, especialmente às cabras durante a lactação, pois contribuem para a produção de leite. Os animais adoram cenouras, forragens e beterraba sacarina, batatas cozidas. Talos de árvores e arbustos também pertencem a alimentos suculentos.
Alimento dietético e mineral. Uma adição valiosa para a alimentação de cabras leiteiras e crianças de até 6 meses de idade são cereais, legumes, polpa de beterraba e farelo de trigo. Como aditivos para a alimentação principal, é aconselhável o uso de misturas minerais, o sal-gema para lamber deve ser administrado às cabras durante todo o ano.
Crianças
O primeiro alimento de uma criança nascida é o colostro. Além disso, os bebês são criados alimentando-os com leite materno ou de vaca, e os substitutos do leite também são adequados.O período de crescimento das crianças com dieta de leite é de cerca de 12 semanas.
Após o desmame do úbere da mãe, os animais jovens destinados a atualizar o rebanho são pastados em pastos verdes, alimentados com feno do prado e ração concentrada. Além disso, as cabras são fornecidas com sal lamber, suplementos minerais e vitaminas sem falhas.
Regras básicas de beber
Uma cabra adulta bebe de 2 a 7 litros de água diariamente. Vale lembrar que, para a produção de 1 litro de leite, o animal precisa de 1,43 litros de água, de modo que um déficit hídrico pode levar a uma diminuição na produção de leite.
Requisitos para o fornecimento de água:
- O número de bebedores deve coincidir com o número de animais que vivem na cabra.
- O bebedouro deve estar firmemente fixado em algum suporte (parede, pilar), para evitar que as cabras o vire.
- Os animais devem ter acesso constante à água potável, substituída 2-3 vezes ao dia.
- A água deve mudar à medida que fica suja.
- É necessário limpar regularmente as paredes da tigela de bebida. Se isso não for feito, eles serão cobertos com pequenas algas.
- Como uma tigela para beber, você pode usar um balde de plástico ou esmalte comum com capacidade de pelo menos 10 a 15 litros.
Cuidados com os cabelos e os cascos
O corte regular do cabelo é um atributo indispensável para o cuidado da cabra. Após o corte de cabelo, os proprietários têm à disposição pêlos de cabra quentes, e os animais ficam saudáveis e livres dos parasitas habituais que vivem nele. O corte de cabelo é realizado à medida que o cabelo cresce novamente.
Também é muito importante aparar regularmente cabras. Este procedimento é realizado aproximadamente uma vez por mês. A poda regular (uma vez por mês) ajuda a evitar danos aos cascos das cabras, como dobrar ou rachar, levando à infecção do tecido dos cascos.
Prevenção de doenças
Doenças na cabra podem indicar abortos ou malformações fetais. O perigo da propagação da doença está sempre presente e é especialmente grande quando os animais vivem em um rebanho. Além disso, algumas doenças também podem ser transmitidas de animais para humanos.
Além da vacinação, muitas doenças podem ser evitadas observando as regras básicas de higiene e cuidados com os animais:
- As cabras devem viver em quartos limpos e secos, sem correntes de ar e comer boa comida. O uso de silagem de baixa qualidade, bem como a superalimentação de animais com alimentos concentrados, podem ser a causa da doença.
- É aconselhável cuidar bem das cabras desde o momento do nascimento, é importante dar-lhes colostro nas primeiras horas de vida.
- Ao escolher os alimentos para animais, é necessário garantir que eles correspondam a certos períodos da vida do animal de estimação, como feto, pico de lactação e preparação para a criação.
- Um papel importante na ocorrência de doenças infecciosas é desempenhado trazendo-as de fora (por novos animais ou pessoas). No caso de compra de um animal novo, deve-se lembrar que cada indivíduo deve ser submetido a um exame veterinário quanto a brucelose e tuberculose.
- Os cuidados regulares com os cascos também impedem o desenvolvimento de doenças perigosas.
- No conteúdo individual, mudanças no comportamento dos animais ou os primeiros sintomas da doença são frequentemente observados mais cedo do que no rebanho. De qualquer forma, os donos de animais devem reconhecer os sintomas da doença e consultar o veterinário. A maioria das doenças de cabras são tratáveis.
Posso cruzar com outras raças?
Os checos de pêlo curto podem ser cruzados com representantes de raça pura de outras raças de caprinos. A prole resultante freqüentemente herda as características da raça tcheca. Com o sucesso do acasalamento, as crianças são fortes e saudáveis, e as fêmeas mestiças dão mais leite que seus pais.
Realizaram-se experiências bastante bem-sucedidas no cruzamento de um macho de uma raça marrom checa de pêlo curto com cabras Saanen. A prole resultante teve excelente produção de leite e também foi adaptada para viver em regiões com clima severo. A lã dessas crianças era grossa e curta, de cor bege.
Ao entrar na idade adulta, as fêmeas jovens começaram a trazer pelo menos três filhos de cada vez; o leite tinha um sabor excelente, era grosso, com consistência semelhante à nata.
Note-se que um resultado tão bom foi obtido apenas porque cabras tchecas foram cruzadas com representantes de raça pura das cabras Saanen.
Você sabe As crianças se levantam e dão os primeiros passos alguns minutos após o nascimento.
Se a raça tcheca for cruzada com cabras comuns, em uma ou duas gerações os descendentes dessa seleção diminuirão a quantidade e a qualidade do leite, bem como a viabilidade e força da prole.
Perspectivas de criação na Rússia
As cabras tchecas são muito populares entre os habitantes da Rússia devido à sua natureza onívora, alta produção de leite, boa imunidade e saúde. Aqueles que desejam comprar esta raça não têm medo nem do preço bastante alto dos animais.
Embora a raça seja famosa por suas qualidades, ela ainda não é difundida na Rússia Central. Os pêlos dessas cabras devem ser cuidados regularmente. É importante levar em consideração que, nas condições de inverno frio da Rússia, o cabelo dos tchecos cresce rapidamente e os procedimentos de limpeza são necessários com mais frequência.
Na Federação Russa, é muito difícil comprar essas cabras na quantidade necessária. Com dificuldade em obter vários indivíduos de linhagem, o proprietário inicia sua reprodução e, dentro de cinco a seis anos, espera que o rebanho cresça.
Se não houver cabra tcheca produzindo cabra no rebanho, haverá um cruzamento com cabras locais e gradualmente a pureza da raça será perdida.
A maioria das cabras tchecas é encontrada nas regiões de Altai e Primorsky, Khakassia, Voronezh, Pskov, Sverdlovsk. O preço das cabras de raça pura começa em 15 mil rublos e as cabras leiteiras custam 20.000 rublos por cabeça. Algumas cabras com uma produção de leite particularmente notável são vendidas por um preço acima de cem mil rublos.Graças à sua excelente produção de leite, as cabras de cabelos curtos tchecos ganharam reconhecimento em muitos países do mundo. Em nosso país, eles são mantidos em pequenas parcelas domésticas e em grandes fazendas.
O leite com um alto teor de gordura e uma ausência completa de um odor desagradável específico é uma excelente recompensa para os agricultores por cuidar e cuidar dos animais.